Educação especial   Inteligência, Afetividade e Criatividade
6 pág.

Educação especial Inteligência, Afetividade e Criatividade


DisciplinaEducação7.409 materiais21.135 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Questão 1/5 - Inteligência, Afetividade e Criatividade
Leia as seguintes informações: 
A inteligência, tema de estudos que instigou filósofos e psicólogos a construírem várias teorias, contou, no século XX, com as contribuições do psicólogo Raymond Cattel. Para melhor entender o constructo da inteligência, Cattel sugeriu que ela fosse analisada a partir de dois fatores denominados por ele de habilidade fluida e habilidade cristalizada. 
Fonte: Texto elaborado pelo autor desta questão. 
Considerando as informações acima e os conteúdos do livro-base Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente referentes à visão histórica sobre a inteligência, assinale a alternativa que caracteriza corretamente a habilidade fluida e a habilidade cristalizada segundo a concepção de Cattel.
Nota: 20.0
	
	A
	A habilidade fluida é constituída pelos fatores genéticos herdados dos nossos antepassados, e a habilidade cristalizada é desenvolvida pelas experiências culturais e educacionais, portanto, é produto do ambiente.
Você acertou!
Comentário: \u201cOutra teoria importante na consolidação do construto da inteligência no século XX foram os estudos de Raymond Cattell (1905-1998). Esse psicólogo sugeriu que o fator g de Superman poderia ser melhor entendido como dois fatores separados, a que ele denominou de habilidade fluida e habilidade cristalizada. A habilidade ou inteligência fluida (Gf) seria a parte da inteligência correspondente aos fatores genéticos, ou seja, aquilo que herdamos de nossos antepassados. Já a habilidade ou inteligência cristalizada (Gc) seria desenvolvida com base em experiências culturais e educacionais e estaria presente na maioria das atividades escolares\u201d (livro-base, p. 28).
	
	B
	A habilidade, quando está relacionada às experiências do indivíduo com o meio, é chamada de habilidade fluida, e, quando está relacionada exclusivamente às experiências educacionais, constitui-se como habilidade cristalizada.
	
	C
	Tanto a habilidade fluida quanto a cristalizada são herdadas dos nossos antepassados.
	
	D
	A habilidade cristalizada é a parte da inteligência constituída somente por fatores genéticos, já as relações estabelecidas com o ambiente constituem a habilidade fluida.
	
	E
	A inteligência fluida é demonstrada por meio das capacidades exigidas na solução da maioria dos problemas cotidianos mais complexos, e a inteligência cristalizada, por estar diretamente ligada aos fatores genéticos, está relacionada às operações mentais frente a novas tarefas.
Questão 2/5 - Inteligência, Afetividade e Criatividade
Atente para a seguinte afirmação: 
\u201c[...] um dos fatores mais importante a se considerar em qualquer programa de atendimento ao grupo social que apresenta altas habilidades/superdotação é, sem dúvida, a questão da identificação [...], [que] deve, também, estar associada a um plano de atendimento, com o objetivo de proporcionar as melhores condições para o desenvolvimento dos sujeitos envolvidos e o respeito às suas singularidades\u201d. 
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VIEIRA, N.J.W. Uma trajetória na identificação das altas habilidades/superdotação em educação infantil. In: FREITAS, S. N. (Org.) Educação e altas habilidades/superdotação: A ousadia de rever conceitos e práticas. p. 89-107. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2006. p. 89,90. 
De acordo com essa afirmação e com os conteúdos do livro-base Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente referentes aos \u201cpropósitos da identificação\u201d de estudantes com altas habilidades/superdotação, analise as seguintes afirmativas: 
I. ( ) A identificação é fundamental para o reconhecimento do potencial dos estudantes que, por vezes, estão invisíveis no ensino regular, principalmente aqueles cuja área de interesse pouco são contempladas no currículo escolar.
II. ( ) O direito ao atendimento educacional especializado é um dos benefícios garantidos aos estudantes identificados com altas habilidades/superdotação.
III. ( ) Uma vez inseridos nos programas de atendimento, os estudantes com altas habilidades/superdotação, os superdotados, estão isentos de acompanhamento no processo de avaliação da aprendizagem. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
 
Nota: 20.0
	
	A
	F \u2013 V \u2013 F
	
	B
	V \u2013 F \u2013 V
	
	C
	V \u2013 V \u2013 F
Você acertou!
Comentário: A sequência correta é V \u2013 V \u2013 F. \u201cA literatura mostra cinco pontos de concordância entre autores sobre a identificação dos alunos com altas habilidades, sumarizados por Hany [...]: A identificação de superdotados é fundamental para localizarmos aqueles alunos cujos potenciais não estão sendo suficientemente desenvolvidos ou desafiados pelo ensino regular; portanto, não devemos identificar apenas os que apresentam uma superdotação manifesta, mas também os que demonstram potenciais para o desenvolvimento de comportamentos de superdotação [...]. A identificação deve incluir tantos alunos quanto for possível, garantindo o direito desse grupo ao serviço especial. O direito ao atendimento especializado está estabelecido, no Brasil, na Lei de Diretrizes e Bases (LDB). [...] E, finalmente, o processo avaliação da aprendizagem dos alunos selecionados deve ser feito periodicamente, a fim de se verificar se os critérios para admissão ao programa foram adequados para se atingir os objetivos planejados [...]. Dessa forma, sugerimos que a identificação deve ser entendida como um processo contínuo, pois as habilidades e os interesses emergem, se desenvolvem e mudam à medida que a criança ou o jovem amadurece. Portanto, um processo avaliativo deve apontar áreas fortes, aptidões e interesses de cada um, e não focalizar nas suas fraquezas e incapacidades, dando sempre à criança ou ao jovem oportunidade de desenvolver um autoconceito positivo, uma autoestima forte e um interesse em aprimorar seus talentos\u201d (livro-base, p. 78-80).
	
	D
	V \u2013 F \u2013 F
	
	E
	F \u2013 V \u2013 V
Questão 3/5 - Inteligência, Afetividade e Criatividade
Atente para a seguinte afirmação: 
\u201c[A] capacidade de desenvolver, ampliar e implementar as suas ideias, enriquecendo a ideia inicial, detalhando-a [...], [é] uma característica importante, pois muitas vezes o indivíduo tem uma boa ideia, mas ela vem de forma incompleta e, se não for trabalhada, acaba por fazer com que seja rejeitada ou encontre dificuldades em sua aceitação\u201d. 
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NAKANO, T.C.; WECHSLER, S.M. Identificação e avaliação do talento criativo. In: FLEITH, D.S.; ALENCAR, E.M.L.S. (Org.). Desenvolvimento de talentos e altas habilidades. p. 87-98. Porto Alegre: Artmed, 2007. p. 91. 
Considerando a afirmação acima e os conteúdos do livro-base Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente, indique a alternativa que corresponde à habilidade básica do pensamento criador referente à capacidade de ampliar uma ideia acrescentando-lhe detalhes.
 
Nota: 20.0
	
	A
	Flexibilidade
	
	B
	Originalidade
	
	C
	Elaboração
Você acertou!
Comentário: \u201cElaboração é a habilidade de expandir uma ideia adicionando detalhes; clarificar ou melhorar uma ideia trabalhando seus aspectos constitutivos; desenvolver uma ideia, uma resposta, um estilo etc. dando seus detalhes\u201d (livro-base, p. 139).
	
	D
	Motivação
	
	E
	Fluência
Questão 4/5 - Inteligência, Afetividade e Criatividade
Observe a seguinte imagem:
  
Após essa avaliação, caso queira visualizar a imagem no site de origem, ela está disponível em: PXHERE. Menino lendo e escrevendo. <https://pxhere.com/en/photo/84449>. Acesso em 24 jan. 2019. 
Tendo em vista essa imagem e os conteúdos do livro-base Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente sobre a teoria das inteligências múltiplas de Gardner, assinale a alternativa que apresenta a inteligência que melhor define a habilidade manifestada por pessoas que apresentam vocabulário avançado e intenso interesse pela leitura e pela escrita.