Buscar

dimesoes da globalização

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Políticas e instrumentos de política macroeconômica
a) Política Fiscal
É a ação do Estado no que se refere às receitas e despesas do governo.
- Receitas: tudo o que o governo arrecada num determinado período de tempo. As principais fontes de receita são: arrecadação de tributos e venda/concessão de serviços públicos.
- Despesas: tudo o que o governo gasta num determinado período de tempo. Principais despesas do governo: pagamento dos funcionários, manutenção da máquina administrativa e investimentos públicos.
A Política Fiscal pode ser Restritiva ou Expansiva. Uma política restritiva reduz a quantidade de moeda em circulação, enquanto a política expansiva aumenta a liquidez da Economia. Para praticar a política fiscal , o governo conta com instrumentos:
- alíquotas de impostos, - gastos públicos, - concessão de subsídios, - transferências financeira Exemplo: quanto maior a carga tributária, menos recursos terão os contribuintes para poupar e/ou consumir.
Resultado das Contas Públicas: Superávit ou Déficit
 
b) Política Monetária
É o conjunto de medidas adotadas pelo governo para adequar a quantidade de moeda em circulação às necessidades da Economia.
São instrumentos de Política Monetária:
- Depósito Compulsório: mecanismo por meio do qual o BACEN reduz o total de meios de pagamento existente na economia, uma vez que os bancos são obrigados a manter no Banco Central parte de sus depósitos.
- Empréstimos de Liquidez ou Redesconto: é a concessão de assistência financeira a instituições do Sistema Financeiro Nacional destinada a atender a eventuais problemas de caixa, desde que de caráter breve e momentâneo. O objetivo do empréstimo de liquidez é evitar que eventuais desequilíbrios de alguma instituição possam repercutir no sistema causando insegurança.
- Operações de Mercado Aberto ou “Open Market”: mercado no qual o Banco Central regula o fluxo de moeda, comprando e vendendo títulos da dívida pública. Quando existe muito dinheiro em circulação, o BACEN vende títulos e, quando quer aumentar a quantidade de dinheiro em circulação, compra os títulos. Essas operações são intermediadas por instituições financeiras.
 
c) Política Cambial:
É a administração da taxa de câmbio para garantir o funcionamento regular do mercado. O gestor da política cambial é o BACEN que atua nas transações entre o Brasil e o exterior.
A taxa de câmbio é a relação entre duas moedas (quantos reais são necessários para adquirir um dólar, por exemplo), e pode estimular ou desestimular as trocas internacionais, ou seja, movimentos de mercadorias, serviços e capitais entre os países.
Percebe-se que o resultado da Balança Comercial pode ser bastante influenciado pela taxa de câmbio, uma vez que um câmbio favorável pode contribuir para aumentar a competitividade do produto nacional do exterior.
Resultado da Balança Comercial: Superávit ou Déficit 
d) Política de Rendas :Estabelece controles sobre a remuneração dos fatores diretos de produção envolvidos na economia, tais como salários, depreciações, lucros, dividendos e preços dos produtos intermediários e finais. 
O aproveitamento dos recursos para a maximização da produção global da economia – A curva de possibilidades de produção
Supondo uma economia simplificada, onde só se produzam dois tipos de bens. Devemos utilizar todos os fatores de produção para obtê-los, sendo que o aumento na produção de um deles está relacionado com a diminuição na produção do outro.
A curva de possibilidades de produção indica as quantidades máximas de bens e serviços que podem ser produzidos em uma economia, quando todos os fatores de produção disponíveis estão empregados.
Custo de Oportunidade: é igual ao sacrifício de se deixar de produzir parte do bem A para produzir mais do bem B. É um custo crescente.
Deslocamento da Curva de Possibilidades de Produção: determina o crescimento da economia do país, que pode ser causado pelo aumento da quantidade dos fatores de produção ou melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.
Lei dos Rendimentos Decrescentes : elevando-se a quantidade do fator variável, permanecendo fixa a quantidade dos demais fatores, a produção inicialmente aumentará a taxas crescentes e depois começará a crescer em taxas decrescentes.
	Terra
	Mão-de-obra
	Produto Total
	Produt. média de MDO (4) = 3/2
	Produt. marginal de MDO
5=variação em 3/ variação em 2
	10
	1
	6
	6
	6
	10
	2
	14
	7
	8
	10
	3
	24
	8
	10
	10
	4
	32
	8
	8
	10
	5
	38
	7.6
	6
	10
	6
	42
	7
	4
	10
	7
	44
	6.3
	2
	10
	8
	44
	5.5
	0
	10
	9
	42
	4.6
	-2
As esferas da Globalização
Dimensões: Comercial, Produtiva, Financeira e Tecnológica.
A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, com o barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e inicio do século XXI. 
É um fenômeno observado na necessidade de formar uma Aldeia Global que permita maiores ganhos para os mercados internos já saturados.
A rigor, as sociedades do mundo estão em processo de globalização desde o início da História. Mas o processo histórico a que se denomina Globalização é bem mais recente, datando (dependendo da conceituação e da interpretação) do colapso do bloco socialista e o conseqüente fim da Guerra Fria (entre 1989 e 1991), do refluxo capitalista com a estagnação econômica da URSS (a partir de 1975) ou ainda do próprio fim da Segunda Guerra Mundial.
As principais características da globalização são a homogeneização dos centros urbanos, a expansão das corporações para regiões fora de seus núcleos geopolíticos, a revolução tecnológica nas comunicações e na eletrônica, a reorganização geopolítica do mundo em blocos comerciais regionais (não mais ideológicos), a hibridização entre culturas populares locais e uma cultura de massa universal, entre outros.
Uma das dinâmicas mais visíveis do fenômeno da globalização é aquela que diz respeito aos aspectos comerciais. Este processo, qual seja, o de crescimento do comércio mundial, acelerou-se particularmente nos anos 1980 e 1990, o que nos leva a concluir que o incremento da atividade comercial pode caracterizar, senão um fato novo, algo de relevante importância e que explica a interpretação da globalização como sendo particularmente um fenômeno de características comerciais. Tal leitura está, portanto, irremediavelmente ligada à extinção de barreiras comerciais e práticas protecionistas e ao surgimento de grandes blocos comerciais.
- Aumento do fluxo comercial em escala planetária:novas tecnologias e velocidade das comunicações; 
 
Por seu turno, a dinâmica produtiva refere-se à integração internacional da produção a partir das estruturas produtivas domésticas. Tal processo pode se dar de diferentes formas, tanto envolvendo a distribuição espacial de diversas etapas da produção nos mais diversos países para aproveitamento de vantagens comparativas, quanto envolvendo a distribuição espacial da produção em termos do Ciclo do Produto. Na primeira situação, empresas fabricariam “pedaços” do produto nos locais em que essa etapa fosse mais barata, comparativamente. Na segunda, os produtos seriam oferecidos ao mercado segundo uma lógica em que aqueles inovadores e resultantes de pesquisas de última geração seriam primeiramente oferecidos nos mercados mais “nobres” (Estados Unidos e Europa), chegando aos países periféricos apenas quando substituídos por outros de tecnologia mais moderna. Assim, haveria mercados de primeira e segunda linha, e a estrutura produtiva das empresas se organizaria segundo esta divisão internacional do mercado através da atuação de suas filiais espalhadas por todo o mundo.
 
Muito mais visível do que a dinâmica produtiva (e talvez até mesmo mais do que a comercial), a dimensão financeira da globalização é aquela que diz respeito ao processo de integraçãodos mercados financeiros locais que, no limite, se integram na formação de um mercado financeiro internacional.
 
Finalmente, devemos considerar a dinâmica tecnológica. Todas as inovações desenvolvidas a partir das décadas de setenta e oitenta foram incentivadas e disseminadas por governos, empresas e universidades, e o maior interesse na adoção desta estratégia culminava na invenção e difusão de novas tecnologias que possibilitassem menor custo e maior produtividade. A informação agora era instrumento central da sociedade, integrando o sistema, flexível às instabilidades mundiais e adaptável às exigências econômicas e sociais. A informação, impulsionada pela globalização, passou a afetar estruturas em diversos parâmetros e intensidades surpreendentes, funcionando quase que como um novo “ambiente operacional”. Hoje em dia, várias empresas têm grande parte de suas vendas ocorrendo pela Internet, e muitas delas já dedicam todo um setor de seu gerenciamento ao marketing ou comércio online.
� PAGE \* MERGEFORMAT �4�

Outros materiais