Buscar

Relatório de estágio II Ensino fundamental Fael

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA
PEDAGOGIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
CAMILA COSTA ALVES DE OLIVEIRA- 160113265
JOSÉ NIVALDO TORRES JUNIOR- 160111252
 POLIANA DA SILVA- 160111114
ALAGOINHAS
2018
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA
PEDAGOGIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Trabalho apresentado como requisito parcial para a atribuição de nota na disciplina de Estágio Supervisionado na Gestão Educacional, do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Educacional da Lapa – FAEL.
Orientador: Prof. (a). Rodrigo Maykon Brandão Silva
CAMILA COSTA ALVES DE OLIVEIRA- 160113265
JOSÉ NIVALDO TORRES JUNIOR- 160111252
 POLIANA DA SILVA- 160111114
ALAGOINHAS
2018
INTRODUÇÃO 
O presente relatório refere-se ao Estágio Supervisionado nos Anos iniciais do Ensino Fundamental, realizado na Escola Municipal Professora Maria de Fatima Torres Batista, na sede do município de Sátiro Dias.
Pretendeu-se através do Estagio refletir sobre as praticas pedagógicas do Ensino Fundamental, contextualizando teoria e prática.
Visando fortalecer a relação teoria e prática, o Estágio Supervisionado está baseado no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica quer na vida profissional e pessoal. Sendo assim, o estágio constitui-se em importante instrumento de conhecimento e de integração do aluno na realidade social, econômica e do trabalho em sua área profissional.
Para a realização deste trabalho foram realizadas observações participantes na escola e em uma das turmas da mesma. Além disso, houve o momento de regência, através de dez planos de aula com temas e conteúdos diversos, que envolveram as questões inerentes a escrita e a oralidade, bem como, o trabalho com projetos ligados ao meio ambiente, a semana do trânsito e da criança, além de operações envolvendo matemática, sequência numérica e medidas.
O texto deste relatório está organizado da seguinte forma: esta Introdução, que apresenta de forma geral o conteúdo do trabalho; o desenvolvimento que apresenta a caracterização da instituição; a observação frente aos processos de inclusão, bem como as considerações finais, de acordo ao que foi trabalhado. E por fim, as referencias bibliográficas.
 
DESENVOLVIMENTO 
Neste item do relatório serão apresentados os relatos de todas as etapas cumpridas no Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino fundamental, relacionando a descrição das observações e das ações realizadas com o referencial teórico pertinente a cada situação informada, através da caracterização da instituição, inclusão na escola estagiada, relatos de observação, seguida pelas experiências através da regência. 
CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 
A Escola Municipal Professora Maria de Fátima Torres Batista está localizada na Avenida das Palmeiras nº 805. A Escola foi inaugurada no dia 16 de Março de 2009, sendo uma “Escola Modelo”.
Conta com uma equipe composta por 23 funcionários, sendo 11 professores, 06 serviços gerais, 01 Diretor, 01 Vice. 
A escola atende a um público estimado em 249 alunos, divididos de acordo a faixa etária, tendo em média 20 alunos por sala. Atendendo aos alunos no turno matutino e vespertino, não há educação integral na referida unidade de ensino. 
O espaço físico é amplo e espaçoso onde as crianças podem transitar e explorar o ambiente. Possui um pátio coberto, que é utilizado para a culminância dos projetos pedagógicos, ou para as aulas de recreação. 
É de grande relevância o planejamento do espaço físico para que a criança possa se movimentar, ter autonomia, expressar sua criatividade e consequentemente aumentar a capacidade de aprendizagem.
Galardini e Giovannini (2002) defende a ideia de que os espaços escolares são grandes parceiros no processo de ensino e aprendizagem, ao afirmarem que,
[...] A qualidade e a organização do espaço e do tempo dentro do cenário educacional podem estimular a investigação, incentivar o desenvolvimento das capacidades de cada criança, ajudar a manter a concentração, fazê-la sentir-se parte integrante do ambiente e dar-lhe uma sensação de bem-estar (p. 118).
Ao se observar o trabalho na perspectiva dos projetos, percebeu-se que a escola desenvolve os mesmos mediante a necessidade das turmas e da combinação entre os professores, sendo de forma interdisciplinar, envolvendo todas as disciplinas e turmas, com temas adequados a cada faixa etária. Geralmente são associados às datas comemorativas, bem como, temas ligados à saúde, meio ambiente, projetos de leitura e de escrita. Dando ênfase a Semana do Trânsito, ao dia da árvore, e semana da criança, os quais ocorreram durante o presente estágio. 
Trabalhar com projetos demanda, primordialmente, uma escuta atenta e sensível do professor, uma ligação empática com seu grupo de alunos, partilhando situações de aprendizagem onde pode-se dar voz às crianças, às percepções que elas têm do espaço em que vivem, à forma como se relacionam com a vida da escola, da comunidade escolar e, mais amplamente, com a vida da cidade, exercitando seu papel de cidadão, percebendo-se no mundo como agende de transformação social (PASCHOALIN, 2015, p.3).
Sendo assim, consideram-se exitoso e necessário às práticas pedagógicas com projetos em sala de aula é de grande relevância, pois, amplia as possibilidades de construção de conhecimento de forma mais global, tendo como eixo a aprendizagem significativa. Sendo assim, as crianças serão oportunizadas a aprender de forma dinâmica e lúdica através dos projetos. 
No que diz respeito à relação escola x família há uma parceria destacável, onde os pais participam ativamente das atividades e projetos da escola, não apenas quando são convidados para as reuniões de pais, mais de acordo a necessidade. Os pais procuram a secretaria, a gestora e professores, mantendo um clima cordial e harmonioso. Além disso, acontecem as reuniões de pais e mestres a cada final de unidade, onde pais e professores discutem as ações da escola, relacionando ao comportamento dos educandos e a procura de soluções e caminhos que venham melhorar o rendimento dos mesmos, e a qualidade do ensino. Há que se considerar que os pais acompanham seus filhos na chegada e na volta dos mesmos as suas residências, o que facilita ainda mais um contato com a escola e com o educador.
O lúdico tem espaço garantido nas práticas pedagógicas propostas pela referida unidade de ensino, seja nos projetos didáticos e interdisciplinares, bem como, nas aulas.
Na questão da avaliação, entende-se que a mesma ocorre e forma contínua e processual. O aluno é avaliado gradativamente de acordo as suas experiências e vivências em sala de aula. O pouco que fala no PPP sobre avaliação é que essa seja instrumento de qualificar e não apenas mensurar a aprendizagem do aluno. 
O Conselho de classe acontece ao término da IV unidade, após as atividades de recuperação, nas séries/anos onde os alunos são avaliados por notas. Os professores de cada série se reúnem, e discutem com base no Regimento Escolar, no PPP, as condições de aprendizagens do aluno, e as possibilidades ou não do mesmo na serei posterior. Levando em consideração que os alunos que são avaliados através do Conselho de Classe são aqueles que não atingem a média mínima exigida (Cinco) para serem promovidos.
Sobre a Associação de Pais, Mestres e Funcionários não há na escola. 
Pensar na inclusão, na oportunizacão de condições de aprendizagens para todos os alunos, pensando em suas especificidades de modo que o direito a educação seja garantido.
A Escola Maria de Fatima Torre Batista há 03 alunos inclusos mais apenas 02 com laudo, uma cadeirante que contem uma auxiliar para ajudar e uma com problemas mentais que também tem uma auxiliar que acompanha o tempo todo na escola, o outro aluno esta aguardando o laudo, tem uma Psicopedagoga que
acompanha os alunos, que faz visita à escola para conversar e ver como as crianças estão evoluindo.
INCLUSÃO NA ESCOLA ESTAGIADA 
Constituição 1988: o artigo 205 define a educação como um direito de todos, que garante o pleno desenvolvimento da pessoa, o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho. Estabelece a igualdade de condições de acesso e permanência na escola como um princípio.
Segundo a realidade da escola estagiada observa-se que o atendimento a inclusão é feito através do NAE (Núcleo de atendimento ao estudante) que é um grupo formado por: Psicólogo, Psicopedagogo e grupo de apoio.
A escola conta com o apoio da família e quando a necessidade do aluno é encaminhando para o NAE, que da o apoio que o aluno precisa para melhor se desenvolver na escola.
Na escola há 03 alunos inclusos, apenas 02 com laudos confirmados, foi observado que os procedimentos de inclusão constam no PPP da escola, porém nem todos são aplicados realmente.
Todas as salas são acessíveis, os dois alunos cada um tem uma auxiliar para acompanharem todo momento na escola. A avaliação desses alunos acontece por meio da observação do docente orientado e pelo psicopedagogo.
A equipe pedagógica dá suporte ao professor por meio de instruções de acordo com as necessidades que surgem, assim eles trabalham no desenvolvimento dos alunos.
Para que a educação inclusiva seja efetiva é necessário um trabalho de dedicação e que envolva Escola, Educadores, Equipe multidisciplinar e a família. E o professor, assim como com todos os seus alunos, deve fazer a diferença positiva.
(Conforme Carvalho 92007, p. 34-35),
Uma escola inclusiva não “prepara” para a vida. Ela é a própria vida que flui devendo possibilitar, do ponto de vista politico, ético e estético, o desenvolvimento da sensibilidade e da capacidade crítica e construtiva dos alunos-cidadãos que nela estão, em qualquer das etapas de fluxo escolar ou das modalidades de atendimento educacional oferecidas. Para tanto, precisa ser prazerosa, adaptando-se ás necessidades de cada aluno, promovendo a integração dos aprendizes entre si, com a cultura e demais objetos do conhecimento, oferecendo ensino-aprendizagem de boa qualidade para todos, com todos e para toda a vida.
OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DA TURMA 
Ao observar as aulas na Escola Municipal Professora Maria de Fátima Batista Torres, pode se fazer algumas considerações. Sobre a rotina diária ou semanal das crianças, acontece em três momentos: a roda de conversa onde as crianças são oportunizadas a se expressar juntamente com a educadora diante das atividades desenvolvidas, ou algum tema, filme, estória, etc., O momento do lazer, atividades dirigidas, lanche, hora do conto etc. 
[...] a palavra "rotina" tem, no seu sentido habitual, um caráter pejorativo, porque nos faz pensar em conduta mecânica. Já falamos anteriormente sobre a importância dessas atividades do ponto de vista do desenvolvimento. Tratam-se de situações de interação, importantíssimas, entre a pessoa adulta e a criança, em que a criança parte de uma dependência total, evoluindo progressivamente a uma autonomia que lhe é muito necessária (BASSEDAS, HUGUET e SOLE, 1999, p.2).
A rotina é a organização básica e fundamental do trabalho, onde a criança possa se situar, habituar e se relacionar socialmente nos espaços da educação infantil. Sendo assim, tem como foco organizar o tempo e o espaço. No entanto é preciso destacar que a rotina não precisa ser rígida e nem limitada, mas deve ser flexível, rica, alegre e prazerosa. 
No que diz respeito à organização dos cartazes, a educadora pena numa forma que os alunos tenham acesso, para olhar, tocar e tenha um contato direto com os mesmos, ficando acessível, sendo construída de acordo a necessidade da turma. 
As cadeiras são organizadas de forma que os alunos tem contato direto com a professora, bem como, com os seus colegas, um espaço que favorece o desenvolvimento da autonomia da criança ao escolherem o espaço desejado para realizarem suas atividades em pequenos grupos ou individualmente. 
A professora busca sempre se colocar por igual com os alunos, criando um ambiente de afetividade e respeito entre todos, que proporciona às crianças acolhimento e segurança ao se sentirem amadas e respeitadas. A forma dinâmica e afetuosa que a educadora trabalha, oportuniza a criança se sentir parte integrante do processo, e consequentemente gostar do ambiente escolar, como sendo uma extensão de sua família. 
A metodologia utilizada é voltada ao lúdico com atividades desafiadoras, significativas e integradas, proporcionam às crianças investigarem a realidade observando, explorando, fazendo perguntas, criando hipóteses, experimentando possibilidades e partilhando ideias e sentimentos.
Utilizam-se muitos materiais concretos, além de jogos diversos, massas de modelar, matérias de pintura, que oportuniza aulas dinâmicas e prazerosas para as crianças. Uma vez que a escola disponibiliza de muitos materiais pedagógicos para serem trabalhados no Ensino Fundamental. Além disso, a educadora faz uso também do projetor multimídia para passar vídeos, músicas, etc.
Para que a criança aprenda, ela precisa ser motivada a participar das dinâmicas em sala de aula, para isto nada mais prazeroso e divertido do que transformar o processo ensino aprendizagem em momentos de descontração e estimulação proporcionados pelas brincadeiras com fins educativos.
[...] possibilitar tempo, espaço e materiais para brincarem livremente, escutar o que as crianças têm a dizer, fortalecendo a autoestima, fomentar a autonomia durante os conflitos, para estimular o desenvolvimento emocional e o autoconhecimento das crianças, possibilitar ações físicas que motivem as crianças a ser mentalmente ativas, propor regras, participação, elaboração, questionar valores morais proporcionar a troca de ideias, incentivar a responsabilidade de cada criança quanto ao cumprimento das regras, permitir o julgamento das mesmas, promovendo o desenvolvimento da inteligência (FRIEDMANN, 2003, p. 54-55).
	Sobre o planejamento, acontece mensalmente através de uma formação continuada desenvolvida no município, com uma orientadora específica para trabalhar no Ensino Fundamental, onde cada professor recebe uma planilha mensal contendo os conteúdos e sugestões de atividades para a referida modalidade. A partir daí o professor constrói sua rotina própria, seguindo um modelo de plano padronizado, bem como, os conteúdos escolhidos, sendo que a metodologia é flexível, bem como, as atividades que serão trabalhadas. 
As correções das atividades acontecem em sala de aula, de forma oral, onde a educadora conta coma participação de todas as crianças. Fazendo anotações, inferências nas atividades desenvolvidas, de modo que a mesma se sinta valorizada. 
As crianças são avaliadas através de relatórios diários, de acordo as atividades desenvolvidas por cada criança, seus avanços e possibilidades. Onde a educadora organiza uma espécie de portfólio. Sendo registradas todas as aulas no diário de frequência e de acompanhamento do aluno também. 
Diante do que foi exposto e sabendo que o Ensino Fundamental tem como objetivo principal o desenvolvimento integral da criança, ciente desse papel, a avaliação deve ser vista como meio de conquista desse objetivo, devendo respeitar a singularidade e a individualidade de cada criança, para que esta se desenvolva integralmente. 
DESCRIÇÃO DA DOCÊNCIA 
No dia 21 de Maio de 2018 foi aplicado o plano de aula abordando o conteúdo Alfabeto, vogais e consoantes que diz respeito à disciplina de Língua Portuguesa, cujo objetivo foi proporcionar um aprendizado do contexto da leitura e escrita explorando o alfabeto, para a motivação foi feita a leitura da história A Magia do Alfabeto, em seguida foi realizado um dialogo sobre o alfabeto, logo após foi feito uma leitura do alfabeto onde os alunos tiveram que diferenciar as vogais das consoantes, em seguida foi feita uma atividade de pintura, recorte e colagem
para diferenciarem as vogais das consoantes.
Aplicou-se também o plano de aula abordando o conteúdo Leitura que diz respeito à disciplina de Língua Portuguesa, cujo objetivo foi Contribuir para o processo de aprendizagem dos alunos, despertando o hábito da leitura. Para a motivação da aula foi feita a leitura da história A Festa no Céu, em seguida foi feito um debate sobre a história, onde as crianças falaram o que acharam sobre. Em rodinha a professora mostrou vários livros e falou sobre a importância da leitura na vida deles, logo após foi feita uma atividade com gravuras da história para eles pintarem e colarem na cartolina. 
No dia 22 de Maio de 2018 foi aplicado o plano de aula abordando o conteúdo Adição e Subtração que diz respeito à disciplina de Matemática, cujo objetivo foi resolver problemas do cotidiano, utilizando operações de adição e subtração como forma de raciocínio. Para a motivação da aula feito um jogo de boliche utilizando garrafas pet, Com a utilização do boliche já numerado para os alunos jogarem e identificarem os números que acertou das garrafas que derrubaram e irem anotando no papel, em seguida foi feito continhas de adição e subtração com os números que os alunos anotaram.
Aplicou- se também o plano de aula abordando o conteúdo Higiene que diz respeito a disciplina de Ciências, cujo objetivo foi perceber a importância da higiene. Para a motivação da aula foi feito algumas perguntas sobre o que os alunos sabiam sobre higiene e qual a importância dela para a vida das pessoas, em seguida foi feito um cartaz sobre pratica de higiene (escovação de dente, higiene corporal, etc.), logo depois feito uma atividade xerocopiada, cruzadinha sobre higiene.
No dia 23 de Maio de 2018 foi aplicado o plano de aula abordando o conteúdo Conto Infantil: A bonequinha Preta, que teve como objetivo reconhecer a sua própria identidade, valorizando sua imagem e a do outro e foram trabalhados também valores básico e racial. Com a utilização de uma caixa decorada com fitas coloridas, dentro dela tinha uma bonequinha preta e o livro da história que foram apresentados aos alunos à boneca seria uma visitante da turma; Para a realização da atividade foi distribuído folhas de oficio, giz de cera, lápis onde os alunos tiveram que ilustrar a boneca e depois pintá-la. A atividade foi explorada com perguntas orais sobre o conto: quais sentimentos esta boneca transmite para cada um de vocês? Gostaram da visita? Em seguida foi feita uma exposição das ilustrações num painel.
Aplicou-se também o plano de aula abordando o conteúdo Apreciação Musical, que diz respeito à disciplina de Artes, cujo objetivo foi perceber o som musical das palavras, improvisando as interpretações musicais. Para a motivação da aula foi explorado alguns repertórios musicais, para a descoberta dos sons das palavras. Em seguida foi trabalhadas coreografias para cada repertorio descontraindo os alunos de forma lúdica. Logo após os alunos fizeram repetição dos movimentos feito pelos sons das palavras que eram pronunciadas.
No dia 24 de Maio de 2018 foi aplicado o plano de aula abordando o conteúdo Dia das Mães, que diz respeito à disciplina de Língua Portuguesa, cujo objetivo foi fortalecer os laços afetivos na Família, valorizando o papel da mãe. Para a motivação da aula foi feita uma conversa informal falando sobre as mães dos alunos, em seguida foi feito um cartaz com frases para as mamães, logo após fizeram um cartão para levar para suas mães.
Aplicou-se também o plano de aula abordando o conteúdo Letras do Alfabeto e Ortografia S e SS, que diz respeito à disciplina de Língua Portuguesa, cujo objetivo foi Estimular a leitura através da ludicidade na identificação e escrita das letras do alfabeto, possibilitando o contato com as letras facilitando o ensino da ortografia. Para a motivação da aula foi feita a leitura da história O Aniversário do Seu Alfabeto, em seguida foi feita a explanação referente à história, logo após os alunos folearam o livro e analisaram e falaram o que acharam conhecer as regras ortográficas do S e SS, em seguida fizeram uma atividade com palavras escritas em S e SS.
No dia 25 de Maio de 2018 foi aplicado o plano de aula abordando o conteúdo Sequencia Numérica que diz respeito à disciplina de Matemática, cujo objetivo foi Promover um momento de descontração através do estudo dos números em sua sequência para que os alunos aprendam de modo lúdico. Para a motivação da aula foi uma roda de conversa e a leitura dos números, em seguida foi distribuído alguns números para o aluno ir para o pátio da escola para cantar a música do Indiozinho conforme for cantando a música cada criança vai saindo do bote de acordo com o número que está na mão, logo após a professora entregara um pacote de palito de picolé para eles agruparem os palitos com sua ordem de acordo à quantidade Ex: número um apenas um número dois apenas dois palitos etc. Montando um grande cartaz em sala de aula. Em seguida com utilização de papel ofício os alunos terão que desenhas o bote com os dez indiozinhos para expor na sala.
Aplicou-se também o plano de aula abordando o conteúdo As Plantas que diz respeito a disciplina de Ciências, cujo objetivo foi Proporcionar ao aluno um momento de aprender sobre a importância das plantas em nossas vidas, procurando mostrar que elas são fundamentais para o meio ambiente. Para a motivação da aula foi feita uma conversa descontraída sobre plantas e ouviram a música Natureza distraída de Toquinho, em seguida foi feito um passeio pelos arredores da escola, logo após plantaram feijão em um copo descartável com algodão, os alunos fizeram uma lista de atividades sobre o que podemos fazer com as plantas e seus frutos, seguido de correção no quadro.
CONSIDERAÇÕES FINAIS 
Conclui-se que o estágio supervisionado do curso de Pedagogia, é a base que nós como futuros professores precisamos para conviver com a realidade escolar.
Através do presente estágio foi possível refletir sobre as práticas pedagógicas do Ensino Fundamental, contextualizando teoria e prática. Sendo um processo de descobertas e aprendizagem, na construção profissional e humana. Pois, nos oportunizou refletir sobre o papel do professor na busca de uma educação de qualidade e que forneça condições igualitárias de aprendizagem a toda criança.
Podem-se considerar algumas dificuldades, principalmente na disponibilidade de tempo, bem como, no trabalho com crianças, já que exige uma atenção e um tratamento diferenciado levando em consideração que se trata das suas experiências na escola.
O mais importante, é que conseguimos fazer a função de explicar com o prazer e entender, os alunos se mostravam sempre atentos e com curiosidade com as atividades aplicadas. 
REFERÊNCIAS
BRASIL. Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 06 de Junho. 2018
FERNANDES, Rubia Juliana Gomes. Estatística e probabilidade: uma proposta para os anos iniciais do ensino fundamental. 2014. 194 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Tecnologia) – Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2014. 
LIMA, Licinio, C. A escola como organização educativa. Cortez, 2001.
PASSOS, Marileni O.de A.; BASTOS, Vivian de Camargo; GOMES, Walquiria O. Editora Fael. Curitiba: 2011.
METZ, Maristela Cristina. Curitiba: Editora Fael, 2011. 
SILVA, R. N.; OLIVEIRA, R. Os limites pedagógicos do paradigma da qualidade total na educação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INICIAÇAO CIENTIFICA DA UFPE, 4., 1996. Recife. Anais eletrônicos... Recife: UFPE, 1996.
Disponivel em: <http://www.propesq.ufpe/anais/anais/educ.htm>. Acesso em: 06 de Junho. 2018. 
ANEXO A – Ficha de Avaliação na Escola-campo
[Type text]	[Type text]	[Type text]

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais