Buscar

DISCURSIVAS FINAIS DE METODOLOGIA E CONTEÚDOS BÁSICOS DE CIÊNCIAS NATURAIS E SAÚDE INFANTIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISCURSIVA FINAL 1:
QUESTÃO:
As metodologias adotadas pelos professores em sala de aula ainda estão longe de serem uma metodologia de investigação e de experimentação. A forma de ensinar está cada vez mais distante da pesquisa científica. Diante disso, disserte sobre a importância da formação inicial do futuro professor.
RESPOSTA ESPERADA:
O professor de ciências apresenta muitas dificuldades em ensinar determinados conteúdos para seus alunos. Essas deficiências nas práticas pedagógicas podem estar relacionadas com a sua formação inicial. Quando o professor tem contato com práticas rotineiras ou com receitas prontas, acaba reproduzindo essa metodologia em sala de aula, não possibilitando uma aprendizagem significativa. O professor precisa ter uma formação inicial que priorize seu papel de protagonista, para que produza novos conhecimentos, possa repensar e refazer a sua prática. Uma formação que prepare o futuro professor como um ser pensante e que desempenhe sua função com qualidade. Não pode ser a universidade quem elabora as atividades para serem aplicadas pelo futuro professor, mas ela deve possibilitar que ele participe diretamente da construção do conhecimento, através da pesquisa, para que sejam criativos e preparados para elaborar novas práticas pedagógicas.
DISCURSIVA FINAL 2:
QUESTÃO:
É cada vez mais urgente que a temática Educação Ambiental seja trabalhada nas escolas para realizar mudanças no comportamento e nas atitudes da população com relação à ética ambiental. A humanidade utiliza o meio ambiente para seu consumo e exploração, sempre numa posição de dominação com relação à natureza. Nós, como educadores, podemos modificar as nossas práticas pedagógicas e contribuir com a formação de cidadãos mais conscientes. Diante deste contexto, o que é o meio ambiente?
RESPOSTA ESPERADA:
O termo meio ambiente pode ser definido como um local de interação entre o homem e a natureza. Ele deve ser compreendido como um local de constantes mudanças que ocorrem por meio de uma dinâmica de multiplicidade de relações entre os fatores bióticos e abióticos, que permitem a vida em suas mais variadas formas. O meio ambiente está ligado ao espaço físico, biológico e sociocultural, não contemplando apenas os elementos naturais, mas todas as relações ali estabelecidas.
DISCURSIVA FINAL 3:
QUESTÃO:
O Brasil buscava reestruturar seu currículo para melhorar a qualidade da educação em ciências, pois o ensino oferecido recebia influências do sistema público francês. No final da década de 50, o país realizou mudanças no currículo com a ajuda do Instituto Brasileiro de Educação Ciências e Cultura - IBECC. Partindo dessa informação, quais as contribuições do IBECC para as escolas brasileiras?
RESPOSTA ESPERADA:
O Instituto Brasileiro de Educação Ciência e Cultura - IBECC - realizou reformas no currículo das escolas brasileiras para promover melhorias na qualidade do ensino de ciências. As reformas realizadas no currículo tiveram um caráter de ensino experimental, oferecendo um ensino mais prático. Vários projetos foram desenvolvidos, com o objetivo de preparar os estudantes para a universidade, formando profissionais preparados para a indústria e para a tecnologia do país, que estava em desenvolvimento. Além dos projetos, foram produzidos livros didáticos, equipamentos para laboratório e o treinamento de professores para utilizar esses materiais. Outros materiais de ciências, como livros explicativos para a realização dos experimentos e kits foram elaborados. O objetivo desta mudança foi introduzir o método experimental na sala de aula.
DISCURSIVA FINAL 4:
QUESTÃO:
A forma como o homem vem danificando a biosfera, devido à grande exploração na natureza para atender aos seus interesses, está causando danos irreversíveis ao planeta. A Educação Ambiental (EA) vem se destacando como uma possibilidade de mudança no comportamento das pessoas. Como local privilegiado para trabalhar a Educação Ambiental, de que forma poderá contribuir a escola com o meio ambiente?
RESPOSTA ESPERADA:
É urgente que a escola ofereça uma educação ambiental com qualidade, para formarmos cidadãos conscientes com novos conceitos sobre a preservação do meio ambiente. O grande desafio da EA é modificar a prática educativa desempenhada pelos professores. A escola possui conhecimento científico que deve ser colocado ao alcance dos alunos. Para isso, deve sugerir ações pedagógicas planejadas e interdisciplinares. Esses conhecimentos devem ser significativos aos alunos para a construção de novas posturas e novas atitudes perante o meio ambiente. A educação ambiental quando trabalhada de forma fragmentada não apresenta significado para o aluno. Assim, ele não consegue relacionar o conteúdo já pronto e acabado com os impactos causados ao planeta, nem de que forma ele poderá contribuir para essa mudança de comportamento. Por isso, a escola precisa associar o conhecimento com ações envolvendo a família. Só assim, a mudança de valores, de hábitos e de conceitos poderá mudar quando vivenciarmos de forma concreta essas ações.
DISCURSIVA FINAL 5:
QUESTÃO:
O professor enfrenta muitos problemas durante as aulas de ciências, por conta das dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos. Essas deficiências no ensino podem estar relacionadas com as metodologias adotadas em sala de aula. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) enfatizam a importância de o aluno adquirir conhecimento científico através de procedimentos didáticos que levem o aluno a construir o próprio saber. De que forma o professor pode ensinar os conteúdos conceituais para garantir uma aprendizagem significativa? 
RESPOSTA ESPERADA:
É necessário que haja uma mudança nas estratégias de ensino por parte do professor na hora de ensinar. O professor não pode mais trabalhar de forma fragmentada os conteúdos, mas propor atividades em que os alunos tenham noção do todo. Para melhorar essa aprendizagem, a prática didática pedagógica deve priorizar procedimentos em que o aluno, através de estratégias de aprendizagem, chegue ao conhecimento. Para que o aluno aprenda por meio de procedimentos, ele precisa adquirir os conteúdos conceituais adequados. Ensinar numa dimensão conceitual é valorizar as experiências prévias que o aluno já possui. Os alunos demonstram que compreenderam o significado de um conceito quando conseguem relacioná-los nas mais variadas formas e situações, estabelecendo uma conexão entre os conceitos aprendidos com outros conceitos. As atividades desenvolvidas devem ser significativas e funcionais, para que esse aprendizado faça sentido na vida do aluno.
DISCURSIVA FINAL 6:
QUESTÃO:
Para ensinar ciências, é necessário que o professor modifique as suas práticas pedagógicas, direcionando seu trabalho docente para uma metodologia voltada à investigação e à experimentação. Diante disso, disserte sobre quais as deficiências apresentadas nas metodologias utilizadas pelos professores de ciências em sala de aula. 
RESPOSTA ESPERADA:
O Brasil tem um quadro de professores que apresentam carência em desenvolver metodologias qualificadas para a área de ciências. Os alunos possuem dificuldades em compreender o conteúdo e em resolver estratégias de raciocínio, e os professores uma crescente frustração quanto ao ensino. Percebe-se que essa forma tradicional de ensinar reflete na escolha dos conteúdos e na forma de avaliar. O saber prático dos professores de ciências, tanto do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio, não possibilitam uma aprendizagem efetiva para a produção do conhecimento científico. Essa deficiência pode estar relacionada às atividades tradicionais e rotineiras, com pouco ou nenhum significado científico. Os professores ainda trabalham as aulas de forma explicativas e com um conhecimento conceitual, muito dependente dos livros didáticos, que são considerados a principal referência da maioria dos docentes. O professor ainda ocupa o papel central na busca pelo conhecimento, não permitindo a participação dos alunos na construção dosaber, nem considerando importantes os conhecimentos que eles já possuem. É necessário que o docente supere esse senso comum pedagógico que está impregnado na forma de ensinar, que privilegia a cópia e a memorização dos conteúdos para que ocorra a aprendizagem.

Continue navegando