Buscar

Visão Sistêmica e Especialidades

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Ponto de partida: Da visão Sistêmica.
Pag. 35 à 43
*
Especialidades e Conhecimento Humano
As especialidades não são independentes umas das outras. Na realidade, elas são criações do nosso espírito. A nossa mente, com finalidade de compreender a realidade, que é complexa, lança mão do recurso de classificação segundo as chamadas especialidades.
• Os problemas que existem no mundo são antes de mais nada problemas humanos, porque existem na medida em que o homem os sente.
*
*
Sistema: Conceito
Um sistema é qualquer entidade, conceitual ou
física, composta de partes inter-relacionadas,
interatuantes ou interdependentes, dotada de um
objetivo.
*
*
Automóvel: é um sistema, na medida em que é composto de várias partes – chassi, roda,motor, carroceria, pneus,etc. – que se inter-relacionam, interatuam e interdependem, tendo como objetivo : transporte.
Partes: subsistema ex. motor; basta um subsistema não funcionar “motor” para que o sistema não cumpra o seu objetivo primário, que é transportar.
Exemplo
*
*
Sistemas: Níveis de Complexidade
 8. Organização Social
 7. Ser Humano
 6. Reino Animal
 5. Vida Vegetal
 4. Sistema Aberto Auto-regulável: célula
 3. Sistema Cibernético Simples: termostato
 2. Sistemas Dinâmicos Simples: mecanismo de relógio
 1. Sistemas Estáticos Simples: estruturas
*
 Sistema Aberto Sistema Fechado 
*
Sistemas estáticos: Compõem-se de estruturas tipificadas pelo padrão dos átomos em uma formula molecular ex: organograma de uma empresa.
Dinâmico simples: movimentos predeterminados ex; relógios, alavancas e roldanas (motores á vapor e dínamos).
Cibernéticos simples: termostato, esse dispositivo implica a comunicação e integração de informação, permitindo ao sistema regular-se e manter equilíbrio dentro dos limites determinados.
Exemplos sistemas fechados:
*
*
Aberto ou “auto regulável”: neste nível a vida difere da não vida ex: célula, chamas e rios são abertos e extremamente simples; nem sempre é fácil estabelecer uma exata diferenciação entre vida e não vida, exceto no sentido de que até mesmo os organismos vivos mais simples são inconcebíveis sem o processos como ingestão, excreção e mudanças metabólicas.
Vida vegetal: divisão de trabalho entre as células formadoras das sociedades de raízes, folhas e sementes.
Reino animal: surgem receptores especializados de informações (olhos, ouvidos, etc.) e desenvolve-se o sistema nervoso , permitindo o cérebro organizar as informações com vistas á mobilidade e comportamento.
Exemplos de sistemas abertos:
*
*
Ser humano: o homem possui qualidade auto-reflexiva, ele não apenas sabe, mas sabe que sabe, memória altamente desenvolvida, fala, interpreta símbolos, consciente do passado e seu comportamento é profundamente afetado pela época em que vive.
Organização social: nesse caso, não é o indivíduo mas o papel por ele desempenhado – aquela parte dele interessada na organização ou situação em questão. Definimos organizações sociais como um conjunto de papéis enfeixados em sistemas por seus respectivos canais de comunicação.
Exemplos de sistemas abertos:
*
*
Componentes e Características de um Sistema
1. Insumos (entradas, inputs);
2. Processamento (throughput);
3. Exsumos (produto, output);
4. Entropia;
5. Homeostase;
6. Retroalimentação (realimentação, feedback);
7. Decomposição do sistema em subsistema.
*
*
Entropia
È a tendência que têm os organismos , quais quer que sejam, no sentido da desagregação. 
Os sistemas físicos, fechados estão sujeitos á força da entropia, que aumentará até que, em determinado momento, o sistema inteiro parte. Ex: uma maquina que uso tende a deteriorar-se e deixar de funcionar. 
Entretanto no sistema biológico ou social, aberto, a entropia pode ser interrompida, transformando-se em entropia negativa, ou homeostase. Isso significa que nos sistemas abertos os inputs (material, energia, informação) provenientes do ambiente externo , permitem que o sistema busque novos rumos e se desenvolva, porem para o sistema biológico a entropia negativa nunca é perfeita. 
*
*
Homeostase
É o oposto da entropia. No organismo humano esse processo é presente sempre que há um distúrbio no sistema, quando um fator de perturbação (doença) atacar o sistema, imediatamente os anti corpos são gerados para reequilibrar o sistema.
Nas organizações porém o processo não é automático, é preciso criar dispositivos corretivos para o reequilíbrio.
*
*
*
*
*
Sistema, segundo Deming
“Um sistema é uma rede de componentes
interdependentes que trabalham em conjunto para tentar realizar o objetivo do sistema; Um sistema deve necessariamente ter um objetivo. Sem um objetivo não existe sistema.”
*
Papel dos Administradores
E qual deve ser a tarefa dos Administradores – aqui entendidos como o corpo diretivo da organização?
Para Deming, os Administradores devem direcionar os esforços de todos os componentes para o objetivo do sistema.
*
*
São Paulo, Coríntios (12:8) e o Sistema
“Porque o corpo não é um só membro, mas muitos. 
Se o pé disser: ‘Porque não sou mão, não sou do corpo’, não será por isso do corpo? 
E se a orelha disser: ‘Porque não sou olho não sou do corpo’, não será por isso do corpo? 
Se todo corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? 
Se todo corpo fosse ouvido, onde estaria o olfato?... 
Agora, pois, há muitos membros, mas um só corpo. 
E o olho não pode dizer a mão: ‘Não tenho necessidade de ti’.”
*
*
*
Pag.57 à 60
*
Papel da Gerencia em Ambientes Turbulentos
“Em ambientes turbulentos, a primeira tarefa da gerência é certificar-se da capacidade da instituição para sobreviver, certificar-se de sua força estrutural e de saúde, de sua capacidade de resistir a um golpe, de adaptar-se a uma mudança brusca e de ser capaz de buscar novas oportunidades.”
Peter Drucker
in Managing in Turbulent Times
*
*
Mudanças sempre existiram, entretanto a velocidade com que ela acontece, isto sim é inusitado. Basta apenas atentar a um fator que quase sempre passa desapercebido, a compactação temporal, reduzir o tempo entre uma invenção e a sua exploração econômica.
*
*
Da invenção à utilização foram necessários:
*
*
A explicação para tal desenvolvimento está vinculada ao avanço tecnológico, que se auto alimenta e auto-renova, caracterizada pela radicalidade com que se operam as mudanças no ambiente.
Às empresas não é deixada outra alternativa a não ser empreender um processo de reestruturação no seu funcionamento.
Porem certas empresas ainda estão presas aos modos tradicionais, antigos válidos para um ambiente estático, onde a aceleração e a inovação não fazem parte do seu contexto.
*
*
Mudanças rápidas do ambiento vem confrontar de frente com a incerteza, daí a necessidade de desenvolver sistemas cada vez mais aperfeiçoados.
Muitos criticam ao necessidade de planejar, pois “se o ambiente é tão dinâmico, não há por que planejar”
A verdade é que justamente por não possuirmos de condições para prever o futuro, necessitamos sistemas aperfeiçoados de planejamento, para decidir hoje, calcados em pressupostos futuros, mecanismos contínuos de correção, entre o planejado e o real.
*
*
Num ambiente estático era possível que as empresas subsistissem sem grandes alterações, quanto muito melhorando aquilo que já faziam.
Em uma empresa familiar os filhos substituíam os pais, e continuavam agindo da mesma forma.
A não preocupação da empresa com o ambiente externo (empresa como sistema fechado), traz consequências extremamente disfuncionais como a não preocupação com a inovação, afetando diretamente a eficácia organizacional e a capacidade de produzir resultados.
Visto a era da globalização.
*
*
Globalização
O processo de Globalização diz respeito à forma
como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. 
Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtêm-se como consequência o aumento acirrado da concorrência.
*
*
Consequências derivadas do processo de adaptação e mudança das organizações
*
*
O administrador de visão reorganiza e movimenta a estrutura, para romper os quadros organizacionais que tendem sempre a se manter estáticos. Rigidez e inflexibilidade comportamental lembram a morte.
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais