Buscar

Av2 - Ciências Contábeis - Ética, Política e Sociedade Respostas

Prévia do material em texto

1) 
"Existia um determinado anel que tinha o poder de dar invisibilidade a quem conseguisse virá-lo para dentro e o utilizasse. O proprietário desse anel chama-se Giges. Assim, esse anel ficou conhecido como: o anel de Giges. Esse homem o conseguiu quando estava a serviço do rei da Lídia e, após ter se salvado de uma catástrofe, retirou o anel de um cadáver e, ao perceber que conseguiria ficar invisível quando bem entendesse, entrou no castelo, seduziu a rainha, tramou com ela a morte do rei e obteve poder".
(Web aula 2)
Quais são as verdadeiras razões que nos levam a fazer determinadas coisas e quais são as verdadeiras razões que nos desestimulam a fazer outras coisas? Se pudéssemos ficar invisíveis, o que faríamos? Vimos na Web aula 2 que este é um dilema apresentado no famoso "mito do anel de Giges".
Com base nos conhecimentos sobre o mito do anel de Giges analise as proposições abaixo e assinale aquela que apresenta qual o propósito do dilema apresentado no mito.
Alternativas:
a) O dilema nos faz pensar sobre a importância da mitologia para a discussão ética.
b) O dilema é apenas uma forma de satirizar a mitologia antiga propondo sua superação.
c) O dilema nos leva à reflexão sobre a difícil relação entre o público e o privado.
d) O dilema é apenas uma maneira de mostrar a distinção entre ética e moral.
2) 
Na web aula 2 vimos que Platão nos conta o mito da caverna: pessoas vivem acorrentadas dentro de uma caverna desde crianças. Lá contemplam apenas sombras do que existe verdadeiramente no mundo real. O que ocorreria com estes indivíduos se pudessem sair da caverna e ver o mundo real? 
Com base nos conhecimentos sobre o mito da caverna analise as proposições abaixo e assinale aquela que apresenta o propósito de Platão ao narrar o mito.
Alternativas:
a) O propósito de Platão era fazer durar críticas à situação de escravidão de grande parte dos trabalhadores da Grécia de seu tempo. O mito retrata esta situação.
b) Com o mito da caverna Platão pretende deixar claras suas posições políticas. Sabemos que Platão foi um dos principais defensores da democracia, bem retratada no mito.
c) Platão pretendia nos mostrar a diferença entre o mundo das aparências sensíveis (ilusões, erros, etc) e o mundo supra-sensível (da verdade, do Bem).
d) O mito da caverna é uma maneira de mostrar a diferença entre moral e ética: a moral é representada pelo comportamento dentro da caverna, já a ética seria a saída da caverna.
3) 
"A autonomia [...] não nega a influência externa e outros determinantes da conduta, mas destaca no indivíduo a capacidade de refletir sobre as limitações que lhe são impostas, a partir das quais reorienta a ação para superar os condicionamentos. Portanto, quando decide por cumprir uma norma, o centro da decisão é ele mesmo, a sua própria consciência moral. A autonomia é autodeterminação"
ARANHA, M. L. de A. & MARTINS, M. H. P. Filosofando: Introdução à Filosofia. 4ª ed. Revisada. São Paulo: Moderna, 2009. p. 225.
Vimos no texto acima uma definição de autonomia. Mas na web aula 2 vimos que a posição contrária à autonomia é a heteronomia. Escolha a alternativa em que há uma correta definição de heteronomia:
Alternativas:
a) Heteronomia é autodeterminação, ou seja, determinar para si mesmo aquilo que deve ser feito em termos éticos.
b)Heteronomia é um posicionamento político ortodoxo de desprezo, repugnância e intolerância com relação às minorias.
c) Heteronomia é uma atitude ética segunda a qual o outro deve ser respeitado em sua liberdade e dignidade.
d)Heteronomia caracteriza a atitude da pessoa que age segundo influências externas, sem questionar as regras impostas.
4) 
Na web aula 2 fora abordada a noção de virtude em Aristóteles – filósofo grego que viveu em Atenas entre 384 e 322 a. C. Quando Aristóteles fala de virtude, chega à conclusão de que toda virtude é boa quando é controlada no seu excesso e na sua falta.
A partir deste pensamento, como poderíamos definir virtude em Aristóteles?
Alternativas:
a) Virtude é uma atitude que busca sempre aquilo que é a parte mais importante da existência humana, ou seja a inteligência.
b) Virtude é um justo meio entre dois extremos (que são vícios), ou seja, Virtude é querer o bem, buscando tudo com equilíbrio.
c) Virtude provêm de vir, ou seja força, virilidade. Na concepção de Aristóteles virtude é a atitude do guerreiro belo e bom.
d) Virtude em Aristóteles é uma constante disposição para querer o bem, contudo, não está ligada à inteligência, mas à parte emotiva da alma.
5) 
Vimos na web aula 2 que o cristianismo teve forte influência na constituição da moralidade ocidental. Agostinho de Hipona (354- 430 d. C) e Tomás de Aquino (1225 – 1274) foram alguns dos principais teólogos que influenciaram fortemente a elaboração da moralidade moderna.
Quais foram os três grandes temas do pensamento cristão a influenciar a moralidade moderna? 
Alternativas:
a) A construção da individualidade, a ideia do dever e o valor da intenção.
b) A noção de perdão, de dever é de compromisso para com o próximo.
c) A noção de perdão, a importância da fé e a necessidade da caridade para com o próximo.
d) O respeito pela dignidade humana, a noção de dever e a questão da intenção.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes