Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
tcc clinica psicomotora

Pré-visualização | Página 1 de 9

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
NATALIA RODRIGUES SILVANO RA: B7328A-3
CLÍNICA PSICOMOTORA
COM JARDIM TERAPEUTICO INTEGRADO
JUNDIAÍ SP
2018
	 
 CLÍNICA PSICOMOTORA
 COM JARDIM TERAPÊUTICO INTEGRADO
 
 Monografia Apresentada para obtenção do Título
 Nível de Graduação em Arquitetura e Urbanismo
 Pela Universidade Paulista – UNIP, sob
 Orientação da Professora Flávia Tarricone. 
 
 Sou grata a Deus que em nenhum momento me deixou fraquejar, foi minha maior força para superar toda dificuldade. Dedico este trabalho ao meu filho Gabriel, luz da minha vida, ao meu marido Cristian, aos meus pais que contribuíram com a realização desse sonho. 
	
Desejo ver um mundo melhor, mais fraternal em que as pessoas não queiram descobrir os defeitos das outras, que tenham prazer em ajudar o outro.
 (OSCAR NIEMEYER)
AGRADECIMENTOS
Primeiramente agradeço a Deus, que me guiou e sempre se fez presente em minhas decisões que me iluminou e me mostrou o caminho certo a seguir, a minha família em especial minha mãe e meu Pai que me apoiaram em cada desafio e vitorias que percorri durante esses cinco anos de faculdade, ao meu marido Cristian que soube relevar, e teve muita paciência com a minha impaciência. 
Ao meu filho Gabriel que faz parte de cada desenho, cada traço do meu projeto, ele é a maior motivação que eu tive para acordar e enfrentar dias turbulentos e noites sem dormir.aos meus amigos Roberto,Felipe,Arão,Michele,Lucimeire,Francislaine, obrigada pelo apoio e incentivo.
Aos meus queridos professores que fizerem parte de cada etapa do curso, ensinando com muita paciência e sabedoria, foram eles que me proporcionaram recursos para evoluir a cada dia, Ao professor Pedro por toda ajuda inicial. A professora Flavia pela orientação essencial que contribuiu para a evolução desse trabalho. A todas as pessoas que de alguma forma fizeram parte do meu percurso, eu agradeço com todo o meu coração.
RESUMO
O presente trabalho propõe a implantação de uma clínica psicomotora para a região de Jundiaí, um centro especializado na recuperação física e psicológica, destinado apenas a crianças portadoras de necessidades especiais, a partir do nascimento e diagnostico, ate quatorze anos, que necessitam de tratamento para poder desenvolver aspectos necessários para seu desenvolvimento físico, motor e emocional. O desenvolvimento de uma criança depende de sua capacidade de se movimentar, e da relação com o ambiente externo, é por meio dos movimentos que o ser humano recebe e transmite informações. O objetivo geral da clinica é auxiliar no desenvolvimento físico-motor e intelectual dos pacientes, proporcionando uma melhor adaptação com a sociedade e encontrando uma maneira de viver melhor o mais cedo possível.
ABSTRACT
The present work was implemented in a psychomotor outpatient clinic for the Jundiai region, a recovery and psychology center, a special needs recovery campaign and an early and psychological diagnosis. power prepared parts needed for their physical, motor and emotional development. The development of a child depends on its ability to move, and on the relationship with the external environment, is a means of managing activities that receives and transmits information. The overall goal of the clinic is not the physical-motor and intellectual development of the patients, providing an improved adaptation and a better possibility of life as soon as possible.
Key Words: Revitalize, connection, treatment, development
Palavras Chaves: Revitalizar,conexão,tratamento, Desenvolvimento
1.0 INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA DO TEMA
O Número de pessoas que nascem ou adquirem alguma deficiência vem aumentando signitivamente, segundo o censo do IBGE de 2010 o número de deficientes elevou-se a 24% da população, ou seja, aproximadamente 46 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência física, mental, visual ou auditiva, valor considerado de grande importância. O presente trabalho trata-se de uma clínica psicomotora que será implantada em um terreno vazio na área central de Jundiaí onde o atendimento é destinado a crianças recém-nascidas até os quatorze anos período consideravelmente mais crítico. 
É na infância e adolescência que as pessoas fazem amizades conhecem pessoas e começam a desenvolver uma vida em sociedade, a escolha do tema veio da preocupação com o usuário, nas limitações que são impostas pela sociedade para estes pacientes, a proposta tem como premissa ressaltar a importância da influência que a arquitetura tem sobre os ambientes destinado a saúde, e o bem estar físico e psíquico do ser humano. 
O projeto consiste em implantar uma clínica referencial para a região central de Jundiaí, que além de oferecer todo auxilio, ela é um lar provisório onde as crianças se sentem seguras e acolhidas independente de sua deficiência, podendo ir e voltar sentindo-se como se estivesse em sua própria residência. O objetivo é oferecer todo tipo de terapias gratuito e as mais diversas especialidades, contando com uma grande quantidade de funcionários especializados nos mais diversos tipos de terapias. 
É encontrado no local, situação adequada para a sua implantação, devido a proximidade de grandes hospitais como o Hospital São Vicente, Santa Elisa, clinicas e laboratórios, a locomoção é consideravelmente de fácil acesso para a população por conta dos meios de transportes públicos coletivos por ser um local estratégico próximo dos terminais que dão acesso a diversos pontos da cidade. Prezando o bem-estar dos pacientes e buscando proporcionar condições favoráveis ao seu tratamento o espaço conta com ambientes lúdicos, terraço de encontro, espaço de convivência com áreas verdes livres e sensoriais onde o contato com a natureza é de fundamental importância nas terapias.
 Um grande referencial é a implantação de jardins terapêuticos amplos, onde são realizadas terapias ao ar livre e a inclusão de uma horta móvel para incentivar as crianças desde cedo o amor com a natureza e a importância do cuidado com os alimentos e a sustentabilidade.O projeto busca suprir a demanda da fila de espera de pacientes que aguardam por anos o atendimento na clínica Amarati, compreendendo que a clínica não suporta o número de crianças que precisam de atendimento, como também buscando ser atrativo para a população das cidades vizinhas.
.
São diversos tipos de deficiências que a criança pode apresentar no momento que nasce, ou após algum trauma ou acidente que passa a desenvolver, a seguir o gráfico representa por meio de cores quais as principais deficiências, a motora recebe a maior porcentagem
Figura 1: Gráfico representado por cores os tipos de Deficiência 
 
“Pessoas com deficiência são aquelas que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir a participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”. (CONVENÇÃO SOBRE DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, 2007) 
1.1 CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE DEFICIÊNCIAS
Deficiência Visual: cegueira, na qual a acuidade visual é igual ou menor que 0,05 no melhor olho
Deficiência Motora: alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, limitação
Deficiência Mental: funcionamento intelectual significativamente inferior
Página123456789