A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
atividade41661

Pré-visualização | Página 1 de 1

�
CURSO DE PEDAGOGIA – 3º semestre – Ano 2019/1
FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Profª Miriam Brum Arguelho
Aluno(a): Bibiana Lara Klug 				RGM: 053.16847
ATIVIDADE 5 - Vale 1 ponto
Exercício 1
Com base na leitura da aula 5, assinale a alternativa correta: 
“O construtivismo coloca em evidencia as hipóteses que as crianças formulam, testam, reorganizam, assimilam, acomodam e formam novas hipóteses até adquirirem a forma convencional da língua escrita” (FERREIRO, Emília e TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre. Artes Médicas, 1998), esse processo está relacionado a que? 
( x ) Uma alfabetização construída pouco a pouco respeitando a compreensão dos meios que a criança utiliza para representar a sua idéia de mundo e a construção do seu conhecimento sobre a língua escrita. 
( ) A alfabetização como um processo mecânico e repetitivo e que só ocorre por meio da utilização de letras e palavras, com auxilio de cartazes com figuras em que se trabalham a letra inicial da palavra representada por uma figura. 
Exercício 2
 A que razão, principalmente, você atribui os altos índices de atraso na aquisição da leitura e da escrita na escola, no Brasil? Assinale uma das alternativas que considere correta e justifique:
1) Ao despreparo dos professores; (x)
2) Às práticas que privilegiam alguns métodos, padronizando os modelos de ensino e negligenciando as particularidades, os tempos e ritmos de aprendizagem dos alunos;
3) Ao desperdício de energia do professor, ao tentar alinhar as suas atividades ao Projeto Pedagógico da Escola; 
4) Os índices de retenção são bons. É interessante que se mantenha um grau de retenção dos alunos nos primeiros anos do Ensino Fundamental para demonstrar o grau de dificuldade de trabalho nessa etapa da educação básica. Essa é uma política de valorização profissional. 
Caso você não concorde com nenhuma das alternativas, elabore e justifique a sua resposta.