Buscar

AD1 2019

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
 
Universidade Federal Do Estado Do Rio De Janeiro
Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCH
Licenciatura em Pedagogia - EAD
Unirio/Cederj
	 Primeira Avaliação a distância - 2019– AD1
Disciplina: GESTÃO 2
Coordenação: Profa. Elisangela da Silva Bernado 
Tutoras a Distância: Leyla Abrantes e Rosane Souza
Postagem em: 21 de Janeiro de 2019
Data de entrega no polo: ATÉ 23 de Fevereiro de 2019 (sábado)
	Nome(s): 
	Matrícula: 
	Pólo:
Textos utilizados 
Texto 1 – PNE 2014-2024: UMA REFLEXÃO SOBRE A META 19 E OS DESAFIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA de Elisangela Bernado e Amanda Borde
Texto 3 – ASPECTOS HISTÓRICOS SOBRE A FUNÇÃO DO PEDAGOGO de Andréa Cristina Martelli
Todos os textos da disciplina estão disponíveis na plataforma!!!!!!
Leia atentamente as Instruções abaixo:
Você vai encontrar 3 (três) questões nesta avaliação;
Discuta as questões com um grupo de colegas e com os tutores presenciais;
Consulte os textos, pesquise a legislação educacional e desenvolva as respostas sem copiar;
Caso queira fazer citações utilize as normas ABNT;
A avaliação AD1 pode ser feita individualmente ou em grupos de, no máximo, 3 (três) alunos;
Cada grupo deverá entregar uma única folha de respostas com o nome de todos os integrantes;
Os Tutores Presenciais não aceitarão a inserção de nomes nos grupos após a entrega;
Queremos saber a sua opinião sobre os textos, portanto, critique a posição dos autores;
Escreva com calma e cuidado procurando as palavras e conceitos que exprimam, teoricamente, o que você quer dizer;
Respeite o prazo de postagem.
�
Questões da AD1 – Gestão 2
I - Consulte a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) n° 9394/96 e o Plano Nacional de Educação e preencha o quadro abaixo!!! (2,5 pontos)
	
	Constituição Federal de 1988
	LDB n° 9394/96
	PNE 2014-2024
	Gestão Democrática
	Observando os artigos abaixo posso afirmar que a gestão democrática aqui é vista e estruturada como a possibilidade de criação de vínculos da escola com a comunidade a fim de estruturar uma educação de qualidade.
Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; III - pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; IV - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; V - valorização dos profissionais do ensino, garantido, na forma da lei, plano de carreira para o magistério público, com piso salarial profissional e ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, assegurado regime jurídico único para todas as instituições mantidas pela União; VI - gestão democrática do ensino público, na forma da lei; VII - garantia de padrão de qualidade. (BRASIL, 1988, grifos nossos).
	Na LDB vemos a participação na eleição dos diretores de escolas, como forma de gestão democrática envolvendo profissionais de educação e comunidade.
Art. 3º: O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: VIII – gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino. Art. 14: Os sistemas de ensino definirão as normas de gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios: I – participação dos profissionais da educação na elaboração da proposta pedagógica; II – participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes. Art. 15: Os sistemas de ensino assegurarão às escolas progressivos graus de autonomia pedagógica, administrativa e de gestão financeira. Art. 56. As instituições públicas de educação superior obedecerão ao princípio da gestão democrática, assegurada a existência de órgãos colegiados deliberativos, de que participarão os segmentos da comunidade institucional, local e regional. (BRASIL, 1996, grifos nossos).
	No PNE, observamos que o campo de atuação da comunidade é abrangido e além de eleições ao diretor eles fazem parte da estruturação e implantação dos conselhos escolares, buscando sempre a melhoria da educação e a garantia de uma educação de qualidade.
Art. 2 o: São diretrizes do PNE: (... ) VI - promoção do princípio da gestão democrática da educação pública; - Art. 9o : Os estados, o Distrito Federa l e os municípios deverão aprovar leis específicas para os seus sistemas de ensino, disciplinando a gestão democrática da educação pública n os respectivos âmbitos de atuação, n o prazo de dois anos contado da publicação desta lei, adequando, quando for o caso, a legislação local já adotada com essa finalidade. A gestão democrática também é tratada nas seguintes metas do PNE: Meta 7: Estratégia 7.4- induzir processo contínuo de auto avaliação das escolas de educação básica, por meio da constituição de instrumentos de avaliação que orientem as dimensões a serem fortalecidas, destacando-se a elaboração de planejamento estratégico, a melhoria contínua da qualidade educacional , a formação continua da dos(as) profissionais da educação e o aprimora mento da gestão democrática; Estratégia 7. 16 - a poiar técnica e financeiramente a gestão escolar mediante transferência direta de recursos financeiros à escola, garantindo a participação da comunidade escolar no planejamento e na aplicação dos recursos, visando à ampliação da transparência e ao efetivo desenvolvimento da gestão democrática. Meta 19: assegurar condições, no praz o de dois a nos, para a efetivação da gestão democrática da Educação, associada a critérios técnicos de mérito e desempenho e à consulta pública à comunidade escolar, no âmbito das escolas públicas, prevendo recursos e apoio técnico da União para tanto.
II- Escreva sobre a perspectiva de gestão democrática trazida pelas autoras: (2,5 pontos)
A gestão democrática trazida pelas autoras salienta as dificuldades enfrentadas em sua implementação e o fortalecimento de que essa gestão não deve se esgotar mediante aos muros das escolas. Traz a participação em todos os seus âmbitos e profundezas e esclarece que a meta 19 teve que ser revista devido a sua deficiência no cumprimento da gestão democrática. A gestão democrática é a afirmação de cidadania e parte do princípio que o cidadão deve ser parte fundamental nas tomadas de decisões, da criação do planejamento e das políticas escolares, em conjunto com o corpo pedagógico e com o conselho, sempre visando a melhoria da qualidade do ensino e da gestão educacional.
Sem a participação da sociedade (pais, vizinhos, sociedade civil organizada, alunos e educadores) não há gestão democrática. Essa deve fincar suas raízes em pilares que proporcionem aos alunos as experiências de aprendizagem que incentivem e promovam a forma democrática de viver.
III – Faça um quadro comparativo antes e pós Resolução CNE/CP nº 1/2006, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia (DCN-Pedagogia) sobre as funções do Pedagogo em relação à gestão. (5 pontos)
	
	Antes DCN-Pedagogia
(a partir do Textos 3) 
	Pós DCN-Pedagogia
	Funções do Pedagogo em relação à gestão
	Através do Parecer 252/69, o Curso de Pedagogia passou a formar, além dos docentes, os chamados “especialistas em educação”, pois introduziu as habilitações em Orientação Educacional, Supervisão Escolar, Administração Escolar e Inspeção Escolar e propôs a divisão técnica das tarefas e o trabalhopedagógico fragmentado, como as seguintes particularidades: - ADMINISTR AÇÃ O ESCOLAR : tarefa de gerir exclusiva do diretor, autoridade máxima na escola; responsável pelo controle das questões burocráticas, administrativas e financeiras; - SUPERVISÃ O EDUCAC IONAL: tarefa de prestar assistência técnica e didática ao professor, assegurando que este utilize métodos corretos e predeterminados; pesquisar, planejar, criar estratégias e avaliar, a fim de obter melhoria da qualidade de ensino; - ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL: tarefa de prestar suporte terapêutico e psicológico ao aluno, ajustando-o aos mais variados grupos sociais, a fim de prepará-lo para o mercado de trabalho.  O currículo do Curso era composto por uma base comum, básica para a formação de qualquer profissional da área e por uma parte diversificada para cada uma das habilitações específicas.  O curso de pedagogia era exclusivamente formador de “especialistas” em educação e ofertava, sob forma de habilitação, a licenciatura “Ensino das disciplinas e atividades práticas dos cursos normais”, sendo possível a formação para a docência nos anos iniciais do ensino fundamental.
	Com a aprovação da Resolução CNE/CP no 1/2006, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Pedagogia, Licenciatura, o campo de atuação do pedagogo passou a abranger a docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nas disciplinas pedagógicas do curso de Ensino Médio (modalidade Normal), em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos, conforme consta em seu art.4o. Ocorreu a extinção das habilitações e do trabalho fragmentado. A docência passou a ser base da identidade do pedagogo e se estendeu para além da sala de aula, possibilitando ao mesmo atuar nas áreas da docência, da gestão e da produção de conhecimentos pedagógicos. Na perspectiva de trabalho coletivo proposta pelas DCN, o diretor/gestor deixou de ser a autoridade máxima para incentivar e promover a participação de toda a comunidade escolar em processos decisórios da escola, a fim de alcançar melhorias na qualidade do ensino.
Bom Estudo!
Equipe da Disciplina Gestão 2
_1349105736.doc

Outros materiais