Buscar

Resenha Filme Sonhos Roubados

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Resenha Filme Sonhos Roubados
Esse filme traz a história de três adolescentes de baixa condição social residentes em uma favela, o filme mostra a realidade dura do desemprego, da gravidez na adolescência, da desestrutura familiar. Todas as garotas têm em comum o fato de não terem mãe viva, de serem pobres, de não conseguirem se sustentar pois o desemprego assola, para tentar sobreviver as mesmas se prostituem para angariar dinheiro. 
O filme mostra a realidade de famílias desestruturas e o quanto isso afeta a vida das adolescentes, inclusive uma delas (Dayane) foi totalmente abandonada pelo pai e mãe que havia falecido, Dayane era criada pela tia e o marido. O pai de Dayane a rejeitava pela desconfiança que tinha quanto a paternidade, mesmo assim a garota o visitava pois sentia necessidade de ter algum parente de primeiro grau, constantemente a adolescente sofria violência sexual por parte do seu “padrasto”, ou seja, o marido de sua tia, temendo que a tia não acreditasse e ficasse enraivecida caso ela contasse Dayane que era uma adolescente de 14 anos ficou calada suportando os abusos, entretanto, ao se aproximar de Dolores, uma dona de salão, ela é encorajada pela dona do salão a denunciá-lo e assim o faz, nesse sentido fica claro a importância do apoio de algum familiar ou até estranho que passe confiança para criança ou adolescente molestado sexualmente no sentido que consiga se abrir e realizar denúncia. 
Essa película relata também o descaso do Estado na manutenção de políticas básicas sociais, como a educação, a escola na qual as 3 adolescentes estudam já estava a mais de mês em greve, o que corrobora com a realidade de muitas cidades no Brasil.
Embora a vida seja difícil as três adolescentes estão sempre unidas e mantêm uma amizade consistente de apoio reciproco, as mesmas têm essa amizade como válvula de escape, sempre saindo e se divertindo. Jéssica tem apenas 18 anos e já é mãe solteira, durante o filme a jovem Sabrina também engravida e para criar o filho sozinha parte para a vida de prostituição propriamente dita, enquanto Jéssica trabalha numa lanchonete e Dayane num salão de beleza. Sonhos roubados mostra a realidade de muitas brasileiras jovens de famílias desestruturadas, pobre, e sem apoio, que buscam se manter a qualquer custo.

Outros materiais