Buscar

Apol cidades educadoras

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Cidades Educadoras
Atente para a citação:
“Destacamos que os princípios pontuados na Carta [educadora] são condizentes com as diretrizes legais [de documentos] [...] que postulam igualmente o desenvolvimento sustentável, a igualdade e a justiça sociais e a gestão democrática e participativa por meio da integração entre ações da comunidade e ações do Poder Público”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro; BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: Intersaberes, 2018, p. 74.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, os documentos que são condizentes com os princípios da Carta da Aice são:
	
	A
	Estatuto da Criança e do Adolescente e Constituições Estaduais.
	
	B
	Lei de Diretrizes e Bases da Educação e Parâmetros Curriculares Nacionais.
	
	C
	Constituição Federal e Estatuto da Cidade.
	
	D
	Declaração Universal dos Direitos Humanos e Constituição Federal.
	
	E
	Estatutos e regimentos escolares.
Questão 2/5 - Cidades Educadoras
Considere a seguinte afirmação:
“[...] quando falamos de educação, não a reduzimos à instituição escolar, mas, é necessário entendê-la tal como um processo complexo que se desenvolve em múltiplos espaços, indo para ‘além dos muros da escola’. A tarefa educativa, portanto, não se centraliza em um só sujeito histórico, como o professor, mas institui outros atores”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOMES, Marcus Vinícius. Para além dos muros da escola: a relação cidade-educação em debate. Giramundo, Rio de Janeiro , v. 1 , n. 2, p. 67-80, jul. /dez., 2014, p. 76.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre os três níveis ou dimensões de relação entre educação e cidade, analise as afirmativas:
I. Essa divisão tem como objetivo formar categorias formais de estudo da cidade.
II. Essas dimensões foram propostas como uma das formas de se tentar aprender na cidade, da cidade e a cidade.
III. Todas essas dimensões valorizam e suscitam reflexões importantes acerca das transformações no tempo e no espaço da cidade.
IV. Cada uma delas oferece um ponto de vista para se compreender, refletir e atuar no espaço da cidade.
V. Essas dimensões pressupõem uma separação dos espaços formal, não formal e informal de educação.
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	II, III, IV
	
	B
	II e IV
	
	C
	I, IV, V
	
	D
	I e II
	
	E
	II e III
Questão 3/5 - Cidades Educadoras
Relacione os trechos de texto:
“Libâneo [...] esclarece que um dos fenômenos mais significativos dos processos sociais contemporâneos é a ampliação do conceito de educação e a diversificação das atividades educativas, levando, por consequência, a uma diversificação da ação pedagógica na sociedade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro; BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: Intersaberes, 2018, p. 35.
“Os telefones celulares estão presentes em praticamente todas as salas de aula [...]. Em vez de disputar atenção dos jovens com os aparelhos, o professor José Luiz Tavares da Silva resolveu aproveitá-los para elaborar um projeto de fotografia com sua turma do 8º ano da EMEF Professora Antonia Rosa, em São João da Ponta a 130 quilômetros de Belém. Pesquisando e ensinando técnicas, e a própria história da fotografia o professor conduziu com os alunos uma reflexão sobre problemas ambientais da cidade [...] como a extração de caranguejo fora de época, as queimadas para a agricultura e a presença de lixo no mangue e no rio. [...] Em seguida, Tavares da Silva pediu que a turma pensasse na cidade e registrasse lugares que gostaria de ver preservados. [...] Diferentes olhares sugiram: alguns registraram a relação da comunidade com o local, outros regiões com poluição ou a natureza ao redor”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PERES, Paula; KRAUSE, Maggi. Um rio refletido pela lente do celular. Revista Nova Escola, a. 29, n. 278, dez., 2014, p.35,36.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre técnicas de ensino e preservação ambiental, analise as afirmativas:
I. Para diversificação da ação pedagógica, é preciso incluir desde dinâmicas, aulas expositivas e gamificação até atividades realizadas no espaço da cidade.
II. A percepção da paisagem da cidade envolve metodologias, competências e habilidades a serem desenvolvidas ao longo do processo educativo.
III. Na atividade citada pela reportagem, a noção de paisagem parte da sua definição mais elementar, que retrata aquilo que pode se ver.
IV. Ao se trabalhar com a fotografia, parte-se de uma abordagem etnográfica, que considera a forma como os sujeitos conhecem, veem ou percebem a cidade.
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I, II e III
	
	B
	II, III e IV
	
	C
	I, II e IV
	
	D
	I e II
	
	E
	II e III
Questão 4/5 - Cidades Educadoras
Considere os extratos de texto:
“Relacionar todos os aspectos e estruturas da paisagem e, com base no resultado, exprimir de que forma um determinado espaço deverá ser ordenado, obedecendo que o desenvolvimento da sociedade deve salvaguardar a capacidade dos ecossistemas e o potencial recreativo da paisagem como partes fundamentais para a vida humana, é uma contribuição em longo prazo à sociedade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GONÇALVES, Felipe Timmermann; NUCCI, João Carlos; VALASKI, Simone. Educação Ambiental e o planejamento da paisagem. Ambiente & Educação, v. 19, n. 1, 2014, p. 80. <https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/viewFile/4049/3319>. Acesso em 8 fev. 2019.
“Para que os alunos entendessem sobre os desmoronamentos nas Serra Fluminense em 2011, o professor de Geografia decidiu trabalhar sobre a importância da preservação da mata ciliar e sua preservação ‘para minimizar as consequências de desastres enquanto planejava a recuperação do córrego que passa pela escola’. Por meio de debates em sala, com textos e slides, e envolvimento dos pais, ‘muitos deles agricultores que dependem da perenidade dos rios da cidade’, o projeto foi sendo desenvolvido até a etapa seguinte, quando ‘os alunos foram ao riacho da escola – o Córrego da Toca, um braço da bacia hidrográfica do Rio Bengala, que abastece a cidade, para observar o impacto das chuvas abundantes. Após identificar os problemas, várias intervenções foram propostas para se recuperar a região, seguindo aspectos técnicos fornecidos pela Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado do Rio de Janeiro’. Ao fim do projeto, o córrego tinha recuperado seu curso normal. E a turma reconheceu a necessidade de colaborar com a preservação de seu entorno usando, para isso, os conhecimentos adquiridos durante o percurso do estudo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WINKEL, Sophia; NICOLIELO, Bruna. A moçada interferiu em seu entorno. Revista Nova Escola, a. 29, n. 274, ago., 2014, p. 40-42.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, é correto afirmar que:
	
	A
	os alunos precisam conhecer a região para aprender os conteúdos e obter boa avaliação nas disciplinas.
	
	B
	os projetos escolares servem para que os estudantes consigam compreender as problemáticas do entorno e entender a teoria dada em sala de aula.
	
	C
	o exemplo de projeto demonstra que os alunos precisam estar atentos às questões ambientais no âmbito específico da geografia.
	
	D
	as questões práticas de umprojeto demandam muito envolvimento, o que acaba sendo um impeditivo para aplicação de mais projetos.
	
	E
	quando um indivíduo desenvolve um sentimento de pertencimento ao lugar que vive, ele acaba por praticar ações de preservação do espaço onde ele vive.
Questão 5/5 - Cidades Educadoras
Relacione os excertos de texto:
“[...] as instituições educativas tradicionais, como a família e a escola, desempenham um papel fundamental na socialização e na educação das pessoas, mas outros agentes também podem exercer essa função, transmitindo, ao longo da vida, não somente conhecimentos e habilidades, mas também valores e comportamentos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro e BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: Intersaberes, 2018, p. 26.
“Em 2004, os alunos da rede pública [a maioria] de São Paulo, presentearam a cidade com uma enorme maquete da capital paulista. A ideia foi dos cartunistas Haroldo George Gepp e José Roberto Maia [...]. Uma parceria entre os SESC Itaquera e a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente tornou viável o projeto [...]. A garotada saia pra as aulas-passeio acompanhada de monitores e munida de máquina fotográfica para registrar tudo o que é visto. ‘Muitos alunos achavam que a violência, desemprego e moradias precárias eram exclusividade de Itaquera, onde moram’, relata o professor de Geografia Wanderley José da Silva. Houve também quem conhecesse um lado bem diferente de onde vivia [área nobre]. [...] De volta à escola, os estudantes revelaram as fotos e fizeram pesquisas sobre os locais visitados. Só então começaram a construção, com auxílio de 16 técnicos. [...] Em alguns pontos, a garotada se expressou por meio de cartuns, mostrando uma opinião, positiva ou negativa, sobre determinado tema”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALCANTE, Meire. Alunos de São Paulo constroem sua cidade. Revista Nova Escola, a. XIX, n. 171, abr., 2004, p. 56,57.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre projetos em cidades educadoras, leia as afirmativas, assinalando V para verdadeiras e F para falsas:
I.( ) Na cidade educadora, é preciso considerar apenas as estruturas materiais e concretas que caracterizam a cidade.
II.( ) É possível identificar diversos exemplos de participação no espaço da cidade, por parte das comunidades, que demonstram a importância da interação entre sociedade, cidade e educação .
III.( ) Quando se usa o espaço da cidade no processo de ensino, estabelece-se um processo de construção e transformação social.
IV. ( ) Utilizar espaços de memória e patrimônio cultural fomenta conscientização acerca da importância que os espaços de cidadania têm para a formação profissional e para o desenvolvimento social.
Agora, assinale a alternativa que menciona a sequência correta:
	
	A
	F – V – V – V
	
	B
	V – F – V – F
	
	C
	V – V – V – F
	
	D
	V – V – F – F
	
	E
	F – F – V – V

Outros materiais