Buscar

Abraham Maslow e a Psicologia da Auto-Atualização

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resenha crítica:
 
Abraham Maslow e a Psicologia da Auto-Atualização
 
 Abraham Maslow ficou famoso por seus estudos acerca do crescimento e desenvolvimento pessoais e pelo uso da Psicologia como um instrumento de promoção do bem-estar social e psicológico. Esta resenha pretende abordar alguns dos principais aspectos dos estudos feitos por Maslow sob uma perspectiva crítica. Maslow dá uma vaga definição de auto-atualização, que seria ³o uso e a exploração de plenos talentos, capacidades, potencialidades, etc.´ Uma pessoa auto-atualizada seria alguém ³comum, de quem nada foi tirado´. Ou seja, uma pessoa cujos sonhos e aspirações foram alcançadas. Ele chegou a estes conceitos após analisar as vidas, valores e atitudes das pessoas consideradas por ele mais saudáveis e criativas.Tais pessoas seriam as que alcançaram um nível de funcionamento melhor, mais saudável do que o homem ou a mulher comuns. Isso se deu porque, segundo Maslow,é mais exato generalizar sobre a natureza humana estudando os melhores exemplos que se pudessem encontrar.Segundo o texto, Maslow define a neurose e o desajustamento psicológico como ³doenças de carência´, ou seja, causadas pela privação de certas necessidades básicas. As necessidades humanas estariam organizadas da seguinte maneira:
Da mesma forma que a privação de alimentos causaria desnutrição, a privação das necessidades que se encontram no topo da pirâmide causaria doenças psicológicas. Isso não se sustenta hoje em dia, quando a maior parte da comunidade científica abandonou os conceitos de neurose e passou a adotar diretrizes mais claras para a classificação e o diagnóstico dos transtornos mentais. Com o avanço das pesquisas científicas na psicologia, surgiram modelos biológicos e psicológicos mais plausíveis e empiricamente testados para explicar a etiologia das doenças mentais.Um dos pontos mais fracos dos estudos de Maslow é sua escassa fundamentação teórica. Alguns de seus conceitos carecem de explicações mais detalhadas, permanecendo como idéias vagas a respeito do que seria o bem-estar subjetivo. Por exemplo, os critérios utilizados para encontrar seu grupo amostral são difusos: Maslow escolheu estudar as pessoas que estariam relativamente livres de neuroses ou de problemas pessoais maiores. Os dois aspectos são subjetivos, pois dependem do relato verbal dos objetos de pesquisa e não podem ser falseados.
Mesmo o conceito que mais lhe trouxe reconhecimento, a hierarquia de necessidades, tem pouca sustentação empírica. Isso se dá porque a classificação de necessidades não é tão simples como Maslow sugere. Por exemplo, algumas pessoas fazem greve de fome até morrer para demonstrar a importância de suas crenças pessoais, colocando as necessidades básicas num ponto abaixo de todas as outras estabelecidas pelo pesquisador. Enquanto outras pessoas, cujas necessidades fisiológicas e de segurança são plenamente satisfeitas, não buscam a companhia dos outros. Além disso, como já foi citado anteriormente, o conceito de auto-atualização édifícil de medir e definir com precisão. Desta forma, a hierarquia de Maslow se mostra mais útil no nível descritivo do que no nível empírico.

Outros materiais