Buscar

Marketing para o Terceiro Setor

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
MARKETING PARA O TERCEIRO SETOR AULA 1
PROFESSORA DENISE FREIRE
Entre 177 países, o Brasil é o 63º no ranking de desenvolvimento humano da ONU. Em educação, a taxa de
analfabetismo põe o país em 91º no ranking mundial.
Fonte: Relatório de 2005 do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD
*
Tsunami no Japão, março/11.
*
Chuva no RJ, janeiro/11.
Primeiro 
Setor
Segundo
Setor
Terceiro 
Setor
O Terceiro Setor corresponde às instituições com preocupações e práticas sociais, sem fins lucrativos, que geram bens e serviços de caráter público, tais como: ONGs, instituições religiosas, clubes de serviços, entidades beneficentes, centros sociais, organizações de voluntariado etc.
http://www.terceirosetor.org.br/
Quando pensamos em Terceiro Setor inevitavelmente o associamos a instituições sem fins lucrativos que promovem ações voltadas ao bem comum. Esta associação está correta, mas o que é uma instituição sem fins lucrativos?
De acordo com o  Handbook on Non – Profit Institutions in the System of National Accounts (Manual sobre as Instituições Sem Fins Lucrativos no Sistema Nacional de Contas) desenvolvido pela Divisão de Estatísticas das Nações Unidas em conjunto com a Universidade Johns Hopikins, estas instituições são pessoas jurídicas:
Institucionalizadas: constituídas legalmente;
Privadas: não integrantes do aparelho do Estado;
De fins não lucrativos: não distribuem lucros para os seus administradores ou dirigentes;
Auto-administradas: gerenciam suas próprias atividades;
Voluntárias: podem ser constituídas livremente por qualquer pessoa ou grupo de pessoas.
A origem da ação humanitária que é objeto do trabalho do Terceiro Setor nasce com o homem e suas misérias.
 
No Brasil, uma das primeiras iniciativas nesta área surge em 1543 com a fundação da Santa Casa, com o objetivo de tratar os enfermos, socorrer os necessitados e amparar os órfãos.
ORIGENS E EVOLUÇÃO DO TERCEIRO SETOR
*
De acordo com Tachizawa (2007), muitas entidades filantrópicas têm sua origem nas Igrejas, atuando fundamentalmente junto aos movimentos comunitários, de bairros, de periferia e sindicais, com a função principal de construção e fortalecimento da sociedade civil.
ORIGENS E EVOLUÇÃO DO TERCEIRO SETOR
No mundo, personagens históricos como Madre Tereza de Calcutá, Gandhi, Martin Luther King e outros, trabalharam por causas sociais importantes e que servem até hoje como inspiração para aqueles  que militam contra a miséria, a fome, o analfabetismo, entre outros males.
PERSONAGENS HISTÓRICOS
E aqui no Brasil, Herbert de Souza, o Betinho, Zilda Arns, Chico Xavier são exemplos emblemáticos de pessoas que sempre trabalharam para melhorar as condições de vida do povo, buscando encontrar soluções efetivas para suas mazelas.
PERSONAGENS HISTÓRICOS
PERSONAGENS HISTÓRICOS
Chico Xavier – 1910 - 2002
PERSONAGENS HISTÓRICOS
Ruth Cardoso – 1930 - 2008
PERSONAGENS HISTÓRICOS
Zilda Arns – 1934 - 2010
*
*
Fonte: Censo GIFE 2007-2008
PRINCIPAIS SEGMENTOS DE ATUAÇÃO DO TERCEIRO SETOR
*
ONG’s – Organizações Não Governamentais
FORMAÇÃO DO TERCEIRO SETOR:
*
OSCIP’s – Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público
FORMAÇÃO DO TERCEIRO SETOR:
*
OSC’s – Organizações da Sociedade Civil
FORMAÇÃO DO TERCEIRO SETOR:
*
O Terceiro Setor é a oitava economia do mundo, movimentando mais de U$1 trilhão por ano, cerca de 8% do PIB do planeta.
No Brasil representa R$10,9 bilhões anuais, cerca de 1% do PIB. Reúne mais de 300.000 ONGs, além de fundações, institutos e etc., empregando cerca de 1,2 milhão de pessoas e tem 20 milhões de voluntários. 
O TERCEIRO SETOR E A ECONOMIA
*
O Brasil é o quinto país do mundo em voluntários. Porém estes dados não refletem inteiramente a realidade do Terceiro Setor, já que existem muitas entidades de auxílio que não são registradas e atuam nas periferias das grandes cidades e no interior.
De acordo com Manzione (2006) as entidades do Terceiro Setor atuam em grande variedade de atividades de interesse público: assistência social, educação, saúde, esportes e lazer, meio ambiente, geração de emprego e renda, artes e cultura, ciência e tecnologia, comunicação, segurança pública e etc.
VOLUNTARIADO NO BRASIL
*
O mundo corporativo não fica fora disso. Já que o consumidor está cada vez mais consciente, se tornou fundamental o patrocínio de projetos sociais em suas diversas vertentes. Segundo Tachizawa (2007), são 465.000 empresas com um ou mais empregados que dão sua contribuição, seja fazendo doações eventuais a pessoas carentes ou desenvolvendo projetos mais estruturados.
Muitas criam suas próprias fundações como a Telefônica, o Bradesco, Itaú, Banco do Brasil,
Bunge e etc.
MUNDO CORPORATIVO
*
A noção de responsabilidade social empresarial decorre da compreensão de que a ação das empresas deve, necessariamente, buscar trazer benefícios para a sociedade, propiciar a realização profissional dos empregados, promover benefícios para os parceiros e para o meio ambiente e trazer retorno para os investidores. A adoção de uma postura clara e transparente no que diz respeito aos objetivos e compromissos éticos da empresa fortalecem a legitimidade social de suas atividades, refletindo-se positivamente no conjunto de suas relações. 
(ETHOS, 2007).
MUNDO CORPORATIVO
*
As empresas brasileiras Natura, Petrobras e Bradesco estão entre as 100 companhias de capital aberto mais sustentáveis do mundo, segundo o ranking Global 100 da revista canadense Corporate Knights, especializada em responsabilidade social e desenvolvimento sustentável.
A Natura é a brasileira melhor colocada (66ª), seguida pela Petrobras (88ª) e Bradesco (91ª). 
http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/blog-do-management/2011/03/21/greenbest-internautas-votam-pelas-melhores-iniciativas-de-sustentabilidade/
MUNDO CORPORATIVO
*
Desde 1954, a Bosch vem desenvolvendo seu papel de empresa cidadã por meio de vários projetos distribuídos nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul do País.
Baseados nos pilares da política de responsabilidade social – educação, incluindo formação básica e profissionalizante de adolescentes; meio ambiente/saúde; e preservação do patrimônio histórico cultural brasileiro – esses projetos visam também integrar a corporação às comunidades vizinhas das unidades fabris.
MUNDO CORPORATIVO
*
MUNDO CORPORATIVO
*
SAIBA MAIS:
Entre no site do IBASE e conheça sua história e seu trabalho: 
http://www.ibase.br/modules.php?name=Conteudo&pid=40
Leia o artigo Marketing cresce no terceiro setor e gera cases, publicado na revista Exame em 25/05/2010.
http://portalexame.abril.com.br/geral/marketing-cresce-terceiro-setor-gera-cases-563248.html?page=2
Conheça o movimento do Consumo Consciente através do estudo realizado pelo Instituto Akatu em parceria com a IndicatorGfK:
http://www.akatu.org.br/akatu_acao/publicacoes/perfil-do-consumidor/descobrindo-o-consumidor-consciente
*
www.abong.org.br
www.akatu.org.br
http://www.terceirosetoronline.com.br/
www.ethos.org.br
www.gife.org.br
www.ibase.org.br
www.ibge.gov.br
INDICAÇÕES DE PESQUISA:
*
Leia o capítulo “Reflexões sobre as ONGs e o Terceiro Setor” do livro Organizações Não Governamentais e Terceiro Setor – Criação de ONGs e Estratégia de Atuação no livro customizado.
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais