Buscar

sociedade contemporânea - resumo av1 - unicarioca

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Revisão para av1 
	•	Cultura : todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade. 
	•	Cultura para marshal: só os humanos tem cultura 
	•	Protocultura: aparece na sociedade animal, é transmitido pela observação. 
	•	Cultura popular: um conjunto de manifestações criadas por um grupo de pessoas que têm uma participação ativa nelas. A cultura popular é de fácil generalização e expressa uma atitude adotada por várias gerações em relação a um determinado problema da sociedade. A grande maioria da cultura popular é transmitida oralmente, dos elementos mais velhos da sociedade para os mais novos.
	•	Cultura de massa: é construída por indústria cultural, não é expontânea. Acredita-se que o ser deixa de valorizar sua própria cultura para consumir uma cultura homogeneizada.
	•	Cultura valor : é tudo aquilo que o ser humano aprende de moral e ético desde que nasce e é inserido no meio social, se tornando o que chamamos de valores morais.
	•	Antropofagia: transformar a influência externa em cultura brasileira 
	•	Ideologia:ideias, pensamentos, doutrinas ou visões de mundo de um indivíduo ou de determinado grupo, orientado para suas ações sociais e políticas.
	•	Etnocentrismo: atitude individual ou colectiva que coloca a etnia da qual se faz parte como eixo central de uma determinada interpretação ou concepção do mundo, sem necessariamente conduzir à crença de que a sua própria raça ou grupo étnico são superiores aos demais povos e raças que compõem a humanidade. Resumindo, é quando uma cultura é considerada superior a outra de acordo com o ponto de vista . 
	•	Variação linguística:é um fenômeno que acontece com a língua e pode ser compreendida por intermédio das variações históricas e regionais. Em um mesmo país, com um único idioma oficial, a língua pode sofrer diversas alterações feitas por seus falantes.
	•	Fatos sociais : para Durkheim diz respeito de agir, pensar e viver , criados em sociedade. Duas características são impor a maneira de pensar
	•	Auguste Comte: Filósofo positivista. A visão pela qual a análise dos fatos abandona a consideração das causas dos fenômenos e pesquisa suas leis, uma vez que são fenômenos observáveis. O positivismo pregava um modelo de sociedade organizada, na qual o poder espiritual não mais prevaleceria, ficando o governo à cargo dos sábios e cientistas.
	•	Coesão da sociedade: para Durkheim a existência de uma sociedade só é possível a partir de um determinado grau de consenso entre seus membros constituintes: os indivíduos. Segundo ele, esse consenso se assenta em diferentes tipos de solidariedade social.
	•	Sociedade anterior ao indivíduo: para Durkheim significa que há uma consciência moral coletiva. 
	•	Solidariedade orgânica: concebe as sociedades complexas como grandes organismos vivos, onde os órgãos são diferentes entre si (que neste caso corresponde à divisão do trabalho), mas todos dependem um do outro para o bom funcionamento do ser vivo. A crescente divisão social do trabalho faz aumentar também o grau de interdependência entre os indivíduos. Pode mascar as relações entre os indivíduos, pois nem todos possuem o mesmo interesse. 
	•	Solidariedade mecânica: é característica das sociedades ditas “primitivas” ou “arcaicas”, ou seja, em agrupamentos humanos de tipo tribal formado por clãs. Nestas sociedades, os indivíduos que a integram compartilham das mesmas noções e valores sociais tanto no que se refere às crenças religiosas como em relação aos interesses materiais necessários a subsistência do grupo. São justamente essa correspondência de valores que irão assegurar a coesão social.
Ler o texto de Clarisse: o Mineirinho

Outros materiais