A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

Pré-visualização | Página 8 de 13

têm essa conotação.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Agregar valor aos produtos e serviços, de forma que os benefícios oferecidos aos clientes sejam cada vez mais expressivos, continuamente, ao menor custo possível. Este é o desejo das empresas que veem oportunidades de construir parcerias duradouras, criando valor na visão do consumidor e auferindo maiores lucros. Qual das opções abaixo corresponde ao texto apresentado?
		
	 
	Esta visão corresponde a relação da logística vs. Marketing.
	
	Otimiza de forma integrada processos produtivos, suprimento, redes de distribuição, sistemas de transporte e tecnologia de informação.
	
	Relaciona tempo, espaço e qualidade, buscando aumentar a margem de lucro e auferir vantagem competitiva para a organização.
	
	Equaliza simultaneamente o conjunto de variáveis custo.
	
	Decide quanto aos processos de suprimento de bens e serviços a clientes, com base na avaliação dos cenários micro e macroeconômicos.
	
Explicação:
A única opção que faz sentido em relação ao exposto na questão é a que indica - Relação logística vs Marketing.
Esse entrosamento é que irá proporcionar a fidelização do cliente e a lucratividade da empresa.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Sobre os fatores que influenciam na previsão de demanda, analise as afirmativas: I- O efeito chicote se refere a distorções das informações sobre a demanda que é verificada quanto mais a jusante uma empresa está na cadeia de suprimentos. II- Previsões de longo prazo normalmente são menos precisas do que previsões de curto prazo. III- Previsões agregadas normalmente são mais exatas que as previsões desagregadas. É (são) correta(s) a(s) afirmativa(s):
		
	 
	I
	 
	II e III
	
	II
	
	I e II
	
	III
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	"A globalização, em conjunto com as novas tecnologias de comunicação, sobretudo a internet, permitiu às organizações conectar fornecedores, fabricantes e clientes em uma rede mundial. Isso trouxe novos desafios relacionados à localização de instalações, planejamento global de operações e distribuição internacional de produtos". Este texto caracteriza a fase da evolução histórica da logística denominada:
		
	
	Logística nas instalações.
	
	Gestão da cadeia de suprimentos.
	
	Logística no trabalho.
	
	Logística corporativa.
	 
	Logística global.
	
Explicação:
O texto se refere à fase logística global, ao citar no enunciado:"planejamento global de operações e distribuição internacional de produtos".
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Verifique a informação a seguir: (Av m) ERP pode ser definido como uma arquitetura de software que facilita o fluxo de informações entre todas as atividades da empresa como fabricação, logística, finanças e recursos humanos. Portanto, é correto o que se afirma em:
		
	
	É usado somente na área de materiais e patrimoniais das organizações.
	 
	Interage com um conjunto segmentado de aplicações.
	
	É um sistema restrito de soluções e informações.
	
	Consolidando operações somente setoriais do negócio.
	 
	Um banco de dados único, operando em uma plataforma comum.
	
Explicação:
Aplicação do ERP na Cadeia de Suprimentos como vantagem competitiva
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O Sistema que permite a conexão com impressoras de notas fiscais, coletores de dados, impressoras e leitoras de códigos de barras e demais equipamentos utilizados na movimentação de produtos (esteiras, empilhadeiras, balanças etc), é chamado de:
		
	
	Electronic Data Interchange;
	 
	Warehouse Management Systen;
	
	Computer Assisted Ordering;
	
	Back Hull;
	
	Retail Link;
	
Explicação:
O WMS gerencia as operações de armazenagem, registrando as entradas e saídas de produtos, bem como produzindo o endereçamento das cargas aos locais de armazenagem( estrutura porta paletes).As atividades de picking( separação) para entrega, acontecem de forma rápida e  com segurança devido a utilização de leitores de código de barras.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Neste nível as informações logísticas são sustentáculos para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da estratégia logística. Nesse nível, encontram-se atividades como formulação de alianças estratégicas, desenvolvimento e aperfeiçoamento de capacitação e oportunidades e análises do serviço ao cliente focadas e baseadas no lucro. Escolha a denominação que define o texto acima.
		
	 
	Planejamento Estratégico
	
	Controle Tático
	
	Apoio às Decisões
	
	Controle Gerencial
	
	Sistema TRansacional
	
Explicação:
Trata-se do nível que toma decisões de longo prazo.Uma empresa que  adquire uma frota de veículos de cargas, deve realizar alianças com os participantes da cadeia, e possuir clientes que justifiquem o investimento, pois toda empresa  precisa ter lucro para continuar operando no mercado,além de procurar manter o nível de serviço fidelizando clientes.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Antes do conceito de integração total pelas empresas, o conceito de cadeia de suprimentos, as gestões baseavam-se em papel, e eram comuns os erros, que até então eram tolerados. Algumas decisões gerenciais são extremamente complexas de serem solucionadas sem a utilização da Tecnologia da Informação. Existem vários sistemas com responsabilidades específicas, sendo assim, é correto afirmar que a sigla do programa que integra todos os processos da empresa é:
		
	
	MRPII.
	 
	EDI.
	
	TMS.
	 
	ERP.
	
	WMS.
	
Explicação:
Os sistemas integrados ERP, integram todas as atividades de uma empresa, sendo possível operar com outros sistemas como o WMS e o EDI que ao se conectarem com o ERP, fornecem dados relevantes para o planejamento das atividades desenvolvidas ,principalmente, de transporte, estoque e armazenagem.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Leia o texto: Gurgel (2007) afirma que um padrão vastamente utilizado para identificação de mercadorias é o código de barras. Entre as vantagens de utilização do código de barras, citam-se as seguintes (GONÇALVES, 2009): I - Fácil utilização e grande capacidade de captura dos dados via reconhecimento ótico das barras; II - Baixo custo operacional e implantação relativamente simples; III - Uso de equipamentos robustos na leitura dos dados. A respeito das asserções, marque a opção correta.
		
	
	II está correta apenas.
	 
	I e II estão corretas apenas.
	
	I está correta apenas.
	
	III está correta apenas.
	
	I e III estão corretas apenas.
	
Explicação:
As asserções I e II destacam características básicas sobre a utilização do código de barras no controle dos materiais( produtos) em todos os processos logísticos.Trata-se da aplicação da T.I. na gestão de estoques.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	São seis as principais variáveis impactadas pela utilização da TI na Cadeia de Suprimentos. Através da gestão do fluxo de informações, que só é possível com o apoio incondicional da TI, os diversos processos e operações e controles poderão ser efetivados. Sendo assim, marque a opção que trate da ¿Velocidade¿.
		
	 
	A Ti possibilita a identificação para a posterior eliminação de processos redundantes e que não estejam agregando valor a Cadeia de Suprimentos.
	 
	Com o uso da TI possibilita ganhos na Cadeia de Suprimentos como: Agilidade, Velocidade de resposta as novas demandas e Flexibilidade.
	
	É a organização que acontece entre os diversos departamentos

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.