Buscar

GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão
	
	
	
	
	Escolha a afirmação INCORRETA.
		
	
	Um dos fundamentos da Logística é o aumento do nível de serviço ao cliente.
	 
	Um desempenho logístico integrado nem sempre produz melhores resultados que funções gerenciadas individualmente, sem coordenação entre si, constitui o paradigma fundamental da Logística.
	
	A Logística foi posicionada dentro da empresa como uma das competências que contribuem para o processo fundamental da criação de valor para o cliente.
	
	O desenvolvimento dos processos Logísticos necessitam de apoio fundamental da TI.
	
	Quando as operações logísticas estão fortemente integradas e posicionadas como uma competência chave, elas podem servir como uma base para a obtenção de vantagem competitiva.
	
Explicação:
A afirmação INCORRETA é - Um desempenho logístico integrado nem sempre produz melhores resultados que funções gerenciadas individualmente, sem coordenação entre si, constitui o paradigma fundamental da Logística.
A integração das funções, bem coordenadas e colaborativas, é fundamental para a eficácia da Logística.
As demais opções colocadas estão corretas e coerentes com o tema.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Leia o texto: ¿O gerenciamento da cadeia de suprimento envolve o controle dos fluxos entre os estágios da cadeia para maximizar a lucratividade total. Portanto, o gerenciamento adequado desse fluxo é a chave do sucesso da cadeia de suprimento¿. Marque a alternativa correta para a seguinte pergunta: Qual é o único representante real de fluxo de caixa positivo em uma cadeia de suprimentos?
		
	 
	o cliente
	
	o fornecedor
	
	o governo
	 
	a empresa
	
	nenhuma das alternativas acima
	
Explicação:
O estágio Cliente em uma cadeia de supeimentos representa o lucro.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Uma cadeia de suprimento típica é formada por:
		
	
	governo, fornecedores de matéria-prima, indústria principal e consumidor final
	
	governo, indústria principal, atacadistas, distribuidores, varejistas e consumidor final
	 
	fornecedores de matéria-prima, indústria principal, atacadistas, distribuidores, varejistas e consumidor final
	
	governo, indústria principal, varejistas e consumidor final
	
	fornecedores de matéria-prima, governo, indústria principal e consumidor final
	
Explicação:
O governo não faz parte do Supply Chain Management, logo, a opção correta é aquela que indica a cadeia completa: "fornecedores de matéria-prima, indústria principal, atacadistas, distribuidores, varejistas e consumidor final".
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Não é considerada uma das principais atividades logísticas:
		
	
	Gestão de processamento de pedidos.
	 
	Gestão de instalações.
	 
	Gestão de projetos.
	
	Gestão de transportes.
	
	Gestão de Estoques.
	
Explicação: Gestão de projetos é um assunto que pode ou não interagir com a logística.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	"Nesta fase, a ênfase deixa de ser a integração dos processos internos da empresa e passa a ser a integração dos processos inter organizacionais. As organizações perceberam que a integração de processos entre fornecedores, fabricantes, distribuidores e até mesmo clientes pode oferecer uma grande oportunidade de diferenciação". Este texto caracteriza a fase da evolução histórica da logística denominada:
		
	
	Logística nas instalações.
	
	Logística no local do trabalho.
	
	Logística global.
	 
	Gestão da cadeia de suprimentos.
	
	Logística corporativa.
	
Explicação: O texto refere-se à fase gestão da cadeia de suprimentos.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A logística tem como objetivo principal colocar as mercadorias ou serviços no lugar certo, na hora certa, nas condições acertadas com o cliente e sempre ao menor custo possível. Com o passar dos tempos, houve uma acentuada evolução em termos conceituais, em que a logística dividiu-se em quatro fases. Dentre as afirmativas abaixo, qual delas está relacionada ao Gerenciamento da Cadeia de Suprimento (Supply Chain Management):
		
	
	Fase em que a logística concentrava todos os seus esforços somente na otimização do sistema de transportes e administração de materiais.
	 
	Fase que contempla uma visão sistêmica da empresa, incluindo desde fornecedores até os canais de distribuição.
	
	Fase em que a logística atua na gestão da demanda.
	
	Fase de amplo uso de alianças estratégicas.
	
	Fase em que a logística passa a atuar de forma sistêmica dentro da organização, além de fazer uso de um sistema integrado de informações.
	
Explicação:
A opção que indica - Fase que contempla uma visão sistêmica da empresa, incluindo desde fornecedores até os canais de distribuição é a que apresenta corretamente o sentido do que denominamos Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. Essa visão sistêmica passa a considerar as atividades desenvolvidas por componentes externos da Cadeia, trazendo eficácia ao conjunto, através de coordenação e integração.
As outras opções apresentadas na questão não apresentam essas características.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	São seis as principais variáveis impactadas pela utilização da TI na Cadeia de Suprimentos. Através da gestão do fluxo de informações, que só é possível com o apoio incondicional da TI, os diversos processos e operações e controles poderão ser efetivados. Sendo assim, marque a opção que trate da ¿Coordenação Inter Organizacional¿.
		
	 
	É o planejamento das ações integradas entre as empresas que fazem parte da Cadeia de Suprimentos.
	
	É a organização que acontece entre os diversos departamentos da empresa e seus parceiros externos que são partes integrantes da Cadeia de Suprimentos.
	 
	Com o uso da TI possibilita ganhos na Cadeia de Suprimentos como: Agilidade, Velocidade de resposta as novas demandas e Flexibilidade.
	
	Podem corresponder a até 60% do custo logístico na Cadeia de Suprimentos, portanto o uso da TI tende a efetivar os controles que poderão diminuir os custos.
	
	A Ti possibilita a identificação para a posterior eliminação de processos redundantes e que não estejam agregando valor a Cadeia de Suprimentos.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Na hora da tomada de decisão sobre uma Cadeia De Suprimentos (CS), os gestores ou executivos responsáveis devem decidir e agir em fases distintas. Verifique qual das alternativas descreve corretamente estas fases:
		
	 
	Estratégia ou Projeto da CS, Planejamento da CS, Operação da CS
	
	Estratégia ou Projeto da CS, Planejamento da CS, Avaliação e Análise da CS
	
	Análise de Custos da CS, Implementação da CS, Análise de Resultados
	
	Análise de Mercado, Operação da CS
	
	Escolha dos Parceiros da CS, Planejamento da Ação da CS, Análise de Resultados da CS
	
Explicação:
A resposta é auto explicativa
	
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Dados informam que a empresa ProntoLog foi multada e seu Gestor demitido sem justa causa, haja visto que não assegurou o fornecimento de peça importante para o sistema WMS, do armazém logístico. A partir da informação acima, analise as alternativas abaixo e Marque a resposta correta em relação as atividades de um Gestor em SCM.
		
	 
	O Gestor em SCM precisa ter a visão para frente afim de atender seus clientes, tendo por preocupações negociações com distribuidores e varejistas, relevando a visão para trás,
ou seja relações com fornecedores.
	 
	Esta situação poderia ser evitada se o Gestor realiza-se visitas técnicas para verificar realidades dos fornecedores e assistência técnica disponível.
	
	Não cabe a Gestão a administração dos trâmites das mercadorias, assim é compromisso único se preocupar com as informações dos produtos pedidos por compras.
	
	Podemos imaginar que este Gestor estava em concordância com as políticas da empresa, assim manteve sua decisão de adquirir produtos por menor preço , independente da qualidade; ao passo que a empresa prima por qualidade e maior vida útil dos equipamentos em funcionamento
	
	O Gestor comprometeu-se com prazos que não foram cumpridos , não tem culpa na situação pois sua função é apenas adquirir suprimentos e verificar fornecedores
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A Logística, na concepção desta fase, consistia no simples ato de entregar o produto certo, no lugar solicitado, dentro de um determinado intervalo de tempo, ou seja, não havia uma abordagem sistêmica, a ênfase era funcional e a execução dava-se por departamentos especializados. A definição acima exprime as características de uma das etapas do desenvolvimento da Logística. Qual a denominação abaixo está relacionada com a definição citada
		
	
	Logistica Integrada
	
	Logistica Interna
	 
	Logística Fragmentada
	 
	Integração Estratégica
	
	Integração Flexivel
	
Explicação:
A opção coerente para a questão é a que menciona - Logística Fragmentada. Nessa fase não havia integração entre os segmentos, ou seja, não havia a abordagem sistêmica, com o comprometimento dos envolvidos, para a obtenção dos resultados pretendidos.
As outras opções apresentadas não correspondem a esse entendimento de atuação isolada.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	São seis as principais variáveis impactadas pela utilização da TI na Cadeia de Suprimentos. Através da gestão do fluxo de informações, que só é possível com o apoio incondicional da TI, os diversos processos e operações e controles poderão ser efetivados. Sendo assim, marque a opção que trate da ¿Coordenação Inter Organizacional¿.
		
	 
	Com o uso da TI possibilita ganhos na Cadeia de Suprimentos como: Agilidade, Velocidade de resposta as novas demandas e Flexibilidade.
	 
	É o planejamento das ações integradas entre as empresas que fazem parte da Cadeia de Suprimentos.
	
	Podem corresponder a até 60% do custo logístico na Cadeia de Suprimentos, portanto o uso da TI tende a efetivar os controles que poderão diminuir os custos.
	
	A Ti possibilita a identificação para a posterior eliminação de processos redundantes e que não estejam agregando valor a Cadeia de Suprimentos.
	
	É a organização que acontece entre os diversos departamentos da empresa e seus parceiros externos que são partes integrantes da Cadeia de Suprimentos.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A Logística passou por fases em sua trajetória até hoje. Todas foram denominadas por características e traços de sua época. Escolha a frase que define a fase da INTEGRAÇÃO INTERNA
		
	
	Este período também deu inicio a utilização intensiva de multimodalidade nos transportes.
	 
	Diversos fatores evidenciaram o imperativo de que as atividades funcionais deveriam ser executadas de forma integrada e harmoniosa para obter-se uma boa performance da organização.
	
	Não havia uma abordagem sistêmica, a ênfase era funcional e a execução dava-se por departamentos especializados.
	
	Pode-se perceber o grande grau de relevância que foi atribuído aos canais de comunicação, assim como os novos sistemas de informações integrados.
	
	Grandes melhorias foram introduzidas no sistema de controle de estoques dos supermercados. Tal tecnologia possibilitou o aumento do nível de integração entre os membros da cadeia.
	
Explicação:
A opção que define bem a fase da Integração Interna é a que menciona - Diversos fatores evidenciaram o imperativo de que as atividades funcionais deveriam ser executadas de forma integrada e harmoniosa para obter-se uma boa performance da organização. A Integração Interna se refere justamente às diversas atividades funcionais que passaram a atuar harmoniosamente.
As outras opções apresentadas na questão não refletem esse entendimento de Integração Interna.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O conceito que tem grande semelhança com o de gestão da cadeia de suprimentos é:
		
	
	O de logística empresarial.
	
	O de logística tradicional.
	 
	O de logística integrada.
	
	O de logística positiva.
	
	O de logística reversa.
	
Explicação:
O conceito de logística integrada é o que condiz com o de gestão da cadeia de suprimentos, pois o compartilhamento de informações e o entrosamento dos componentes são fatores determinantes para o alcance da eficácia do conjunto. Existe o envolvimento de todos os estágios, de maneira ordenada, para atendimento às necessidades dos clientes.
As outras opções apresentadas na questão não têm essa mesma conotação.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Podemos dizer que são Blocos dos Fluxos Básicos:
		
	
	Nenhuma das respostas anteriores
	
	Demanda, Suprimento e Pagamento
	 
	Pedido, Suprimento e Caixa
	
	Pedido, Entrega e Pagamento
	 
	Demanda, Suprimento e Caixa
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Em vez de focar os relacionamentos individuais, o conceito de cadeia de suprimentos:
		
	 
	promove o trabalho do comprador junto aos seus principais fornecedores, concentrando-se na eliminação dos custos desnecessários de toda a cadeia e, dessa forma, os preços podem ser razoavelmente reduzidos.
	
	evidencia a necessidade de desenvolvimento conjunto (fornecedores e compradores) de novos produtos e o trabalho com fornecedores responsivos.
	
	propõe uma redução do número de fornecedores do processo de compras.
	
	indica o uso de bancos de dados integrados e a orientação de fornecedores-chave.
	 
	dá uma visão geral do fluxo de bens e serviços do fornecedor ao usuário final e o fluxo de pagamentos e informações em direção oposta.
	
Explicação:
A opção correta é a que indica - dá uma visão geral do fluxo de bens e serviços do fornecedor ao usuário final e o fluxo de pagamentos e informações em direção oposta.
As demais opções não fornecem esse entendimento do funcionamento de uma Cadeia de Suprimentos, seguindo o fluxo de bens e serviços a partir do Fornecedor, passando pelo Fabricante, pelo Distribuidor, pelo Varejista, até chegar ao Usuário final, e recebendo na direção oposta os pagamentos e as informações necessárias ao bom atendimento.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	É correto afirmar que é um exemplo de feedback negativo
		
	
	O aumento da demanda em relação à previsão
	
	O aumento da demanda em relação à venda
	 
	A redução da demanda em relação à previsão
	
	Nenhuma das respostas anteriores
	 
	A redução da demanda em relação à compra
	
	
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Hoje, o grande desafio para os gestores de estoques é equilibrar as quantidades corretas de ressuprimento de mix de itens em estoques cada vez mais crescentes. As quantidades a serem ressupridas são um fator estratégico para as empresas, visto que um mau planejamento, operação e controle dessas quantidades podem gerar custos indesejados às empresas. POR QUE Entende-se que quantidades desbalanceadas,
sobras ou faltas são tão prejudiciais às finanças, assim como a satisfação dos clientes para com a empresa. Analisando as duas afirmações, conclui-se que:
		
	
	A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
	 
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	As duas afirmações são falsas.
	
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
	
Explicação: Ambas afirmações são verdadeiras e se justificam.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Sistema de Produção por Lotes é o mesmo que:
		
	
	Fluxo com Intermitência e Linha.
	
	Fluxo Dinâmico.
	
	Fluxo Variado.
	 
	Fluxo em Linha.
	 
	Fluxo Intermitente.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Logística Integrada é:
		
	
	Atividades logísticas desenvolvidas de forma integrada, harmoniosa e desarticuladas proporcionando uma boa performance da organização.
	
	Atividades logísticas desenvolvidas de forma integrada, de produção harmoniosa, proporcionando uma boa performance da organização.
	
	Atividades logísticas desenvolvidas de forma integrada e harmoniosa, proporcionando uma boa performance da organização e grandes distribuidoras.
	 
	Atividades logísticas desenvolvidas de forma integrada e harmoniosa, proporcionando uma boa performance da organização.
	 
	Atividades logísticas desenvolvidas de forma integrada e harmoniosa, proporcionando uma boa performance da organização e do gerenciamento da cadeia de suprimentos.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A Logística Moderna procura também incorporar : Aponte a alterativa que NÃO corresponde a essas expectativas:
		
	
	Satisfação plena do cliente, mantendo nível de serviço preestabelecido e adequado.
	
	Integração efetiva e sistêmica entre todos os setores da empresa;
	 
	Busca da otimização global, envolvendo a racionalização dos processos e a redução de em toda a cadeia de suprimentos, promovendo lucratividade a curto prazo;
	 
	Prazos previamente acertados e cumpridos integralmente, ao longo de toda a cadeia de suprimento;
	
	Integração efetiva e estreita (parcerias) com fornecedores e clientes;
	
Explicação: Os novos conceitos da Logística não visam promover lucratividade a curto prazo, ao contrário a lucratividade acontece a longo prazo.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Podemos notar que alguns processos são comuns a todos os elos da Cadeia de Suprimentos e são esses processos, portanto que trazem mais impactos em custos para a Cadeia. Dessa forma, podemos afirmar sobre o processo de Armazenagem que:
		
	
	É a função da Logística que posiciona geograficamente os produtos é também responsável por uma parcela mínima dos custos na Cadeia de Suprimentos.
	
	Atualmente as empresas buscam tê-los em níveis mínimos possíveis, já que tê-los zero é muito difícil para a grande maioria das empresas.
	 
	Quando nos referimos a ele estamos nos reportando aos espaços físicos, onde são guardadas, as mercadorias.
	
	É a função da Logística que posiciona geograficamente os produtos é também responsável por uma parcela substancial dos custos na Cadeia de Suprimentos.
	
	Atualmente as empresas buscam tê-los em níveis máximos possíveis, já que tê-los completo é muito difícil para a grande maioria das empresas.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Uma estratégia de posicionamento logístico é composta por cinco categorias de decisão que devem ser articuladas e coerentes entre si ao longo do tempo, de modo a permitir uma empresa alcançar seus objetivos de custo e nível de serviço. Marque a alternativa que não corresponde a uma categoria de decisão.
		
	
	Alocação de Estoques
	 
	Coordenação de Fluxo de Produtos
	 
	Gestão Financeira
	
	Políticas de Transportes
	
	Política de Produção
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O procedimento que caracteriza o conceito de puxar na cadeia de suprimento é:
		
	 
	Uma fábrica de confecção de roupas inicia a produção com o recebimento do pedido.
	
	Uma loja abasteceu seu estoque, considerando a venda para o natal.
	 
	Uma distribuidora sempre repõe o estoque quando chega ao ponto de ressuprimento.
	
	Uma marca de cosméticos mantém o estoque de segurança para cada produto.
	
	Uma empresa com vendas pela internet sempre repõe o estoque dos produtos.
	
Explicação:
O sistema pull (puxar) inicia ou produz a partir de um pedido ou solicitação realizado pelo cliente. Por isso o nome "puxado", pode ocorrer em qualquer ponto de uma cadeia de suprimento. Geralmente solicitado pelo cliente final.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Os CDs podem proporcionar bom desempenho operacional de uma rede de instalações. O desafio está em gerenciar as atividades relacionadas, de tal forma orquestrada, com o objetivo de oferecer o nível de atendimento. Considere as seguintes afirmações abaixo. Escolha aquelas que estão relacionadas com a atividade logística denominada ARMAZENAGEM
		
	
	A adaptação de serviços tradicionais às modernas exigências de prestação de serviços e de redução de custos fazem parte dos requisitos desta atividade.
	
	O seu objetivo básico é obter uma rotatividade máxima satisfazendo, ao mesmo tempo, os compromissos com o cliente.
	 
	Em muitos projetos logísticos, é considerado mais uma instalação de processamento do que um local de guarda de mercadorias.
	
	Representa uma rede de relações de trabalho especializadas em movimentar e posicionar os materiais e produtos.
	
	As exigências de uma distribuição bem sucedida só serão plenamente satisfeitas através da cooperação no âmbito de todo o canal.
	
	
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	As empresas precisam estar atentas às mudanças que ocorrem, no mercado com produtos e serviços, a fim de serem inovadoras na solução dos problemas de seus clientes. Com esse propósito, o que NÃO traz benefícios para a logística moderna à cadeia produtiva é:
		
	
	Integração sistêmica dos setores da empresa.
	
	Racionalização dos processos.
	 
	Ciclos logísticos mais longos.
	
	Integração dos fornecedores com clientes.
	
	Valor no fluxo da informação.
	
Explicação:
Quanto mais longos os ciclos , maior tempo será dispendido trazendo insatisfação ao cliente.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Os ciclos de atividades logísticas, conforme nosso matrial didático, são definidos como:
		
	
	Operação, produção e entrada de recursos.
 
	
	Operação, produção e distribuição física.
 
	
	Operação, produção e manufatura.
	 
	Suprimentos, produção e distribuição física.
 
	 
	Suprimentos, entrada de recursos e distribuição física.
.
	
Explicação:
Suprimento, distribuição física e produção. Esta é a opção coerente com o que denominamos componentes do sistema Logístico.
As outras opções apresentam algumas atividades que não correspondem a esses três componentes básicos. 
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O gerenciamento logístico na atualidade se faz através de: a)interdisciplinaridade dos fatores b)integração funcional c)conjunto de componentes d)valor do tempo e)somente qualidade
		
	 
	integração funcional
	
	somente qualidade
	
	valor do tempo
	
	interdisciplinaridade dos fatores
	 
	conjunto de componentes
	
Explicação:
As diversas atividades devem estar integradas, principalmente : Transporte, estoque e armazenagem.
	
	
	 
	
	 4a
Questão
	
	
	
	
	Gerencia a matéria-prima e seus componentes. Compreende o pedido ao fornecedor, o transporte, a armazenagem e a distribuição. Qual a denominação de ciclos de atividades citadas abaixo que está relacionada com a expressão ?
		
	
	Produção
	
	Distribuição
	 
	Estocagem
	
	Reabastecimento
	 
	Suprimentos
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Dentre os macro-processos que definem as atividades logísticas na Cadeia de Suprimentos, aquele encarregado de transformar as matérias-primas e outros materiais em produtos finais é denominado:
		
	 
	Logística de Produção.
	
	Logística de Suprimentos.
	
	Logística de Armazenagem.
	
	Logística de Recursos.
	
	Logística de Distribuição.
	
Explicação:
Logística de Produção é a opção coerente com o solicitado na questão, pois é a responsável pelas atividades que transformam os insumos em produtos finais desejados pelos clientes.
As demais opções colocadas não correspondem a esse entendimento.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Esta incluida a responsabilidade pela coordenação conjunta com Marketing em áreas como apoio promocional, niveis de serviço ao cliente, padrões de entrega, manuseio de mercadoria. Qual a denominação deste ciclo ?
		
	 
	Transportes
	
	Produção
	
	Suprimentos
	 
	Distribuição
	
	Estoques
	
Explicação:
A opção que indica: - Distribuição é a que está coerente com o solicitado na questão, pois serve de grande apoio ao Marketing através das atividades mencionadas. 
As outras opções colocadas não executam esse tipo de apoio.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Qual o termo apropriado para a logística que cuida dos fluxos de materiais que se iniciam nos pontos de consumo dos produtos e terminam nos pontos de origem com o objetivo de recapturar valor com o devido reaproveitamento para outros setores ou com o intuito de disposição final para itens que ofereçam riscos à sociedade?
		
	
	Logística Clássica
	
	Pós-Venda
	
	Gestão da Cadeia de Suprimentos
	
	Supply Chain Management
	 
	Logística Reversa
	
Explicação:
O texto das respostas são auto explicativos.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Este ciclo tem uma função importante. Vinculam fabricantes, atacadistas e varejistas em canais de distribuição que fornecem a disponibilidade de produtos como aspecto integrante de todo o processo. Qual a sua denominação ?
		
	
	Estoques
	 
	Produção
	
	Suprimentos
	
	Armazenagem
	 
	Distribuição
	
Explicação:
A opção coerente é a que menciona: - Distribuição, que é o Ciclo que exerce as atividades ligadas a disponibilizar os produtos conforme as necessidades dos envolvidos.
As demais opções colocadas na questão não se referem a esses tipos de atividades.
	
	
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	É a série de atividades logísticas que inicia-se nos procedimentos de compras, recebimento, conferencia, armazenagem e controle, com a finalidade de dar apoio ao seu cliente interno, que é a logística de produção:
		
	
	Logística de Distribuição
	
	Picking
	
	Logística
	 
	Logística Integrada
	 
	Logística de Suprimento
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Em uma Cadeia de Suprimentos, algumas empresas situadas mais próximas do consumidor final costumam adotar a filosofia Just in Time (JIT). Pode-se dizer que o JIT, em termos de Cadeia de Suprimentos, constitui um sistema:
		
	
	desacoplado
	 
	derivado
	
	empurrado
	
	kanban
	 
	puxado
	
Explicação:
O Just in time preconiza trabalhar sem fazer estoque, portanto usa o processo puxado. A produção só inicia mediante um pedido detalhado do cliente.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Como se configura o fluxo de produtos e/ou serviços:
		
	
	Fornecedores - Fonte - Distribuidores - Fabricante - Varejistas - Consumidores.
	
	Fornecedores - Fabricante - Fonte - Distribuidores - Varejistas - Consumidores.
	
	Fonte - Distribuidor - Fabricante ¿ Fornecedores - Varejistas - Consumidores.
	
	Fonte - Fabricante - Fornecedores - Distribuidores - Varejistas - Consumidores.
	 
	Fonte -Fornecedores -Fabricante -Distribuidores -Varejistas - Consumidores.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Concluída a produção, o estoque de produtos acabados é alocado e distribuído diretamente para os clientes ou para centros de distribuição para entrega subseqüente para o cliente. Qual o ciclo de atividades que está descrito ?
		
	 
	Distribuição
	
	Suprimentos
	 
	Transportes
	
	Produção
	
	Estoques
	
Explicação:
O Ciclo descrito nesta questão é o chamado "Ciclo da Distribuição", aquele que inicia suas atividades na solicitação do pedido pelo varejista para reabastecer estoques que deverão atender a uma futura demanda. Em alguns casos, o reabastecimento pode ser realizado por um distribuidor que possui um estoque de produtos acabados. Em outros casos, o reabastecimento é realizado, diretamente, pela linha de produção do fabricante. O objetivo do ciclo de reabastecimento é restaurar os estoques dos varejistas a um custo mínimo e oferecer simultaneamente a disponibilidade de produtos necessários ao cliente.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Sobre a gestão da cadeia de suprimento, é correto afirmar que:
		
	 
	O motivo principal para a existência de qualquer cadeia de suprimento é satisfazer as necessidades do cliente, em um processo gerador de lucro.
	
	Ela envolve apenas a gestão dos seguintes estágios: clientes, varejo, atacado e fabricantes.
	
	Ela implica na gestão dos fluxos de informação, monetários e de produtos, em apenas um sentido ao longo da cadeia.
	
	Cadeias de suprimento bem-sucedidas oferecem ao cliente um alto nível de disponibilidade de produtos, buscando custos altos.
	
	Seu principal objetivo é maximizar a lucratividade em cada um dos estágios da cadeia de suprimento.
	
Explicação:
A opção que indica: O motivo principal para a existência de qualquer cadeia de suprimento é satisfazer as necessidades do cliente, em um processo gerador de lucro, é a única que tem coerência com o que se propõe para uma cadeia de suprimentos efetiva. Ela precisa atender coerentemente o cliente e também gerar lucros aos seus componentes.
As outras opções não apresentam essa mesma conotação.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Em logística, existem dois prazos cruciais para a eficiência do processo: o prazo logístico, resultante da soma dos tempos de aquisição dos insumos, de manufatura do produto e de entrega ao cliente; e o ciclo do pedido do cliente, que é o tempo decorrido entre o pedido e o recebimento do produto pelo cliente. Considerando essa observação, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas: I. Um dos desafios da logística está em igualar o prazo logístico ao ciclo do pedido do cliente. II. Os consumidores querem os bens e serviços no tempo, no lugar e com a qualidade contratada. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
		
	 
	Proposições enunciadas como verdadeiras I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	
	Proposições enunciadas como verdadeiras I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	
	Proposições enunciadas como verdadeiras I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Proposições enunciadas como verdadeiras I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	Proposições enunciadas como verdadeiras I e II são proposições falsas.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A demanda é o parâmetro base de orientação. Devemos lembrar que o atendimento ao cliente é o objetivo primordial da cadeia de suprimentos (BALLOU, 2008). Assim, no que tange à previsão da demanda, analise as questões abaixo e marque a incorreta.
		
	 
	Para prever a demanda, uma primeira divisão diz respeito aos métodos qualitativos e quantitativos. Os métodos qualitativos usam intensamente a coleta e recuperação de dados para seu tratamento matemático;
	
	Para o planejamento das operações, não basta sabermos a situação da demanda hoje: é preciso estimar a sua evolução;
	 
	Para realizar estimativas de demanda, existe uma variedade de métodos e caberá ao gestor e a equipe técnica decidir sobre a conveniência do uso de cada um deles;
	
	Estimar a demanda é essencial para programar a quantidade a ser produzida e o nível de estocagem, as respectivas necessidades de transporte e as formas de distribuição.
	
	O ¿efeito chicote¿ caracteriza as mudanças de pequena dimensão e de caráter aleatório no varejo que se transformam em perturbações de grande amplitude na área de produção;
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A amplitude dos canais de distribuição é representada pelo número de empresas que nela atuam, e cada modalidade de distribuição tem características próprias. A distribuição do tipo intensiva é direcionada a produtos:
		
	
	de consumo frequente, exigindo apenas um distribuidor atuando em cada região demarcada pelo fabricante.
	
	especiais, com apenas uma empresa revendedora atuando em mercado indicado.
	 
	de compra rotineira, exigindo a disponibilização do produto em grande quantidade de lojas de cada região.
	 
	que envolvem pesquisa antes da compra, exigindo que o fabricante disponibilize sua mercadoria em quantidade limitada de lojas em cada região.
	
	de compra comparada, e existe mais do que um distribuidor atuando em certa região, o que garante condições limitadas de acesso aos produtos.
	
	
	
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Sob a perspectiva da responsividade e eficiência da cadeia de suprimentos, os fatores chave ou críticos de desempenho da Cadeia de suprimentos são: I. Tecnologia (Informação) e Instalações. II. Gestão de Estoques. III. Infraestrutura de transporte. É correto o que se afirma apenas em:
		
	
	(I) e (II) apenas.
	
	Apenas I.
	
	(I) e (III) apenas.
	 
	(I), (II), (III)
	
	(II), (III) apenas.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O LEAD TIME compreende:
		
	
	Pesquisa de novos produtos
	 
	Avaliação das necessidades de demanda
	
	Planejamento do fluxo de caixa
	
	Provisão e alocação orçamentária
	 
	Controle físico e distribuição
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	¿Interdependência financeira e comercial de fatores de produção em diferentes países, como resultante de esforços coletivos para produzir, montar e distribuir produtos de melhor qualidade, preço e serviços, que serão vendidos em qualquer lugar do planeta¿. São fenômenos observados pela (o):
		
	
	marketing integrado
	
	planejamento estratégico
	
	logística
	 
	gestão da cadeia de suprimentos
	 
	globalização da economia
	
Explicação: globalização da economia
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Sobre o lead time do pedido é correto afirmar:
		
	
	Não se aplica a todos os produtos
	
	Representa o tempo de faturamento do pedido
	
	Só é aplicado no setor de serviços
	
	Só pode ser executado através do software proprietário
	 
	Representa o tempo transcorrido entre a realização da compra e sua entrega
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A gestão da cadeia de suprimento envolve alguns tipos de logística com características diferenciadas, dependendo do nível de tecnologia e sistemas utilizados. Em um supermercado, quando um item é vendido, a informação é enviada em tempo real, a partir do registro no caixa para o fornecedor que recebe a informação com o objetivo de gerenciar o abastecimento e o estoque no próprio supermercado (cliente). Este procedimento caracteriza:
		
	
	Logística de transporte
	
	Logística de movimentação de materiais
	
	Logística reversa.
	
	Logística de armazenagem.
	 
	Logística integrada.
	
Explicação: O fornecedor gerencia o estoque do produto a partir da informação no ponto de venda do cliente em tempo real, ou seja, é do interesse do fornecedor manter o estoque do cliente abastecido, o que representa uma integração da operação logística do cliente com o fornecedor.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A empresa precisa conseguir estabelecer o equilíbrio entre responsividade e eficiência em sua cadeia de suprimento para melhor atender às necessidades de sua estratégia competitiva. Assim, podemos afirmar que: I. quanto maior a incerteza implícita da demanda, mais responsiva deve ser a cadeia. II. as empresas podem obter economias de escala quando um produto é fabricado e armazenado em apenas um local, essa centralização aumenta a eficiência. III. o aumento dos estoques, em geral, tornará a cadeia de suprimento mais responsiva ao cliente. Logo, é correto afirmar que:
		
	 
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	Apenas a III está correta.
	
	Apenas a I está correta.
	 
	Apenas II e III estão corretas.
	
	Apenas a I e II estão corretas.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	¿A qualidade com que o fluxo de bens ou serviços é gerenciada; o resultado líquido de todos os esforços logísticos da empresa, visto como o fator chave do conjunto de valores logísticos que as empresas oferecem a seus clientes para assegurar sua fidelidade¿. Estes conceitos estão relacionados com:
		
	
	Benchmarking logístico
	 
	Escolha dos modais de transportes
	
	Trade off logísticos
	
	Multi modalidades de atendimento
	 
	Nivel de serviços logísticos
	
Explicação:
A questão faz evidência ao nível de serviços logísticos, ou seja, a questão é a propria definição de nivel de serviços logisticos, de acordo com Ballou.
 
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O ciclo de atividades de Produção ocorre na interface entre o distribuidor e o fabricante (ou varejista e fabricante) e inclui todos os processos envolvidos no reabastecimento dos estoques do distribuidor (ou varejista).
Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta um processo que NÃO pertence ao ciclo de atividades de Produção.
		
	 
	Recebimento do pedido pelo varejista.
	
	Programação para produção.
	
	Recebimento do produto.
	 
	Chegada do pedido.
	
	Fabricação e transporte do produto.
	
Explicação:
Todas as opções está corretas (fazem parte do Ciclo da Produção) com exceção da "Recebimento do pedido pelo varejista". Esta opção é a última etapa do Ciclo da Distribuição quando o cliente recebe o produto, o confere e paga ao fornecedor.
 
	
	
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Sob a perspectiva da responsividade e eficiência da cadeia de suprimentos, os fatores chave ou críticos de desempenho da Cadeia de suprimentos são: I. Tecnologia (Informação) e Instalações. II. Gestão de Estoques. III. Infraestrutura de transporte. É correto o que se afirma apenas em:
		
	
	(I) e (II) apenas.
	
	Apenas I.
	
	(I) e (III) apenas.
	 
	(I), (II), (III)
	
	(II), (III) apenas.
	
	
	 
	
	 2a Questão
O LEAD TIME compreende:
		
	
	Pesquisa de novos produtos
	 
	Avaliação das necessidades de demanda
	
	Planejamento do fluxo de caixa
	
	Provisão e alocação orçamentária
	 
	Controle físico e distribuição
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	¿Interdependência financeira e comercial de fatores de produção em diferentes países, como resultante de esforços coletivos para produzir, montar e distribuir produtos de melhor qualidade, preço e serviços, que serão vendidos em qualquer lugar do planeta¿. São fenômenos observados pela (o):
		
	
	marketing integrado
	
	planejamento estratégico
	
	logística
	 
	gestão da cadeia de suprimentos
	 
	globalização da economia
	
Explicação: globalização da economia
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Sobre o lead time do pedido é correto afirmar:
		
	
	Não se aplica a todos os produtos
	
	Representa o tempo de faturamento do pedido
	
	Só é aplicado no setor de serviços
	
	Só pode ser executado através do software proprietário
	 
	Representa o tempo transcorrido entre a realização da compra e sua entrega
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A gestão da cadeia de suprimento envolve alguns tipos de logística com características diferenciadas, dependendo do nível de tecnologia e sistemas utilizados. Em um supermercado, quando um item é vendido, a informação é enviada em tempo real, a partir do registro no caixa para o fornecedor que recebe a informação com o objetivo de gerenciar o abastecimento e o estoque no próprio supermercado (cliente). Este procedimento caracteriza:
		
	
	Logística de transporte
	
	Logística de movimentação de materiais
	
	Logística reversa.
	
	Logística de armazenagem.
	 
	Logística integrada.
	
Explicação: O fornecedor gerencia o estoque do produto a partir da informação no ponto de venda do cliente em tempo real, ou seja, é do interesse do fornecedor manter o estoque do cliente abastecido, o que representa uma integração da operação logística do cliente com o fornecedor.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A empresa precisa conseguir estabelecer o equilíbrio entre responsividade e eficiência em sua cadeia de suprimento para melhor atender às necessidades de sua estratégia competitiva. Assim, podemos afirmar que: I. quanto maior a incerteza implícita da demanda, mais responsiva deve ser a cadeia. II. as empresas podem obter economias de escala quando um produto é fabricado e armazenado em apenas um local, essa centralização aumenta a eficiência. III. o aumento dos estoques, em geral, tornará a cadeia de suprimento mais responsiva ao cliente. Logo, é correto afirmar que:
		
	 
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	Apenas a III está correta.
	
	Apenas a I está correta.
	 
	Apenas II e III estão corretas.
	
	Apenas a I e II estão corretas.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	¿A qualidade com que o fluxo de bens ou serviços é gerenciada; o resultado líquido de todos os esforços logísticos da empresa, visto como o fator chave do conjunto de valores logísticos que as empresas oferecem a seus clientes para assegurar sua fidelidade¿. Estes conceitos estão relacionados com:
		
	
	Benchmarking logístico
	 
	Escolha dos modais de transportes
	
	Trade off logísticos
	
	Multi modalidades de atendimento
	 
	Nivel de serviços logísticos
	
Explicação:
A questão faz evidência ao nível de serviços logísticos, ou seja, a questão é a propria definição de nivel de serviços logisticos, de acordo com Ballou.
 
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O ciclo de atividades de Produção ocorre na interface entre o distribuidor e o fabricante (ou varejista e fabricante) e inclui todos os processos envolvidos no reabastecimento dos estoques do distribuidor (ou varejista).
Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta um processo que NÃO pertence ao ciclo de atividades de Produção.
		
	 
	Recebimento do pedido pelo varejista.
	
	Programação para produção.
	
	Recebimento do produto.
	 
	Chegada do pedido.
	
	Fabricação e transporte do produto.
	
Explicação:
Todas as opções está corretas (fazem parte do Ciclo da Produção) com exceção da "Recebimento do pedido pelo varejista". Esta opção é a última etapa do Ciclo da Distribuição quando o cliente recebe o produto, o confere e paga ao fornecedor.
 
	
	
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	O fator de nível de serviço associado à capacidade de ter o produto em estoque no momento que ele é desejado pelo cliente é conhecido como:
		
	
	Flexibilidade.
	
	Consistência.
	
	Velocidade.
	 
	Disponibilidade.
	
	Confiabilidade.
	
Explicação:
Disponibilidade está relacionada a logística. Um exemplo é a capacidade de atender a um pedido do cliente. Responsividade.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Um dos objetivos da Logística é atender aos requisitos do cliente. Qual as alternativas abaixo NÃO é considerada um serviço ao cliente de responsabilidade da Logística?
		
	
	Acompanhamento de pedidos
	 
	Financiamento do cliente
	 
	Assistência técnica
	
	Disponibilidade de estoques
	
	Procedimentos de devoluções
	
Explicação: De acordo com o slide 10 da aula 2, o Financiamento ao Cliente não é uma responsabilidade da Logistica
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	É a capacidade da empresa de lidar com solicitações extraordinárias dentro de serviço do cliente. A competência da empresa esta diretamente relacionada a maneira como são tratadas as situações inesperadas,de ser ¿maleável¿. Como se denomina este Nivel de Serviços.
		
	
	Disponibilidade
	 
	Flexibilidade
	
	Consistência
	
	Velocidade
	
	Confiabilidade
	
Explicação:
Fonte: https://quizlet.com/56333855/gestao-da-cadeia-de-suprimentos-flash-cards/
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Quando existem diferenças nas necessidades ou desejos dos consumidores, ou em suas atitudes e predisposições quanto às ofertas, ou ainda entre grupos ou indivíduos, surge a oportunidades para segmentar o mercado, ou seja, subdividir um mercado maior em grupos menores que se transformam em mercados-alvo. Esta segmentação nos da a oportunidade de:
		
	
	Estratégias Adequadas de Promoções
	 
	Todas alternativa citadas.
	
	Projetar ótimos Produtos e que coincida com as necessidades do Mercado
	
	Canal de Distribuição mais apropriados
	
	Alocação Efetiva de Propaganda
	
Explicação:
Nenhuma empresa é capaz de atender a todo o mercado. Sendo assim, a segmentação de mercado, isto é, a divisão do mercado em partes "homogêneas" permite estratégias distintas, ampliando a lucratividade no atendimento de necessidades específicas.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A logística sofreu significantes alterações ao longo de sua existência, tornando-se uma importante ferramenta de controle e redução dos custos e desperdícios. Sendo assim, podemos dizer que os fundamentos da Logística a nível estratégico são:
		
	
	Nível de serviço ao fornecedor e Redução / Otimização dos custos.
	 
	Nível de serviço ao cliente e Redução / Otimização dos custos.
	
	Nível de serviço ao cliente e Redução / Otimização dos furtos.
	
	Nível de serviço ao cliente e Redução / Otimização dos lucros.
	
	Nível de serviço ao fornecedor e Redução / Otimização dos lucros.
	
Explicação:
A opção que indica: - Nível
de serviço ao cliente e Redução / Otimização dos custos. - é a única que corresponde ao que se propõe uma estratégia Logística. É vital alcançar um bom nível de atendimento ao cliente, porém adequado a custos otimizados.
As demais opções colocadas não são compatíveis com esse entendimento.. 
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Para atingir os níveis de serviços esperados pelos clientes é necessário alcançar níveis elevados de CONSISTÊNCIA. Considere as seguintes afirmações e escolha que está relacionada com o tema.
		
	
	Depende da capacidade para ser maleável quando apropriado para atender a uma necessidade apresentada por um cliente.
	
	As empresas estão investindo muito e aprendendo a utilizar para elaborar soluções logísticas inovadoras e únicas.
	
	Esta vontade em adquiri-lo será tanto maior, quantos forem os benefícios que o cliente observar neste produto, seja em função de preço, da utilidade, da disponibilidade, dentre outros.
	 
	Refere-se à capacidade da empresa de executar dentro do prazo de entrega esperado durante vários ciclos de atividades
	 
	Deve ser vista como uma oportunidade de desenvolver um diferencial frente ao mercado. Tornar-se uma empresa flexível significa estar apta a mudar e adaptar-se às solicitações do mercado.
	
Explicação:
Fonte|: https://quizlet.com/56333855/gestao-da-cadeia-de-suprimentos-flash-cards/
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	De acordo com o que estudamos são objetivos da logística:
		
	
	A logística existe para melhorar apenas os serviços disponíveis ao cliente.
	 
	A logística existe para tornar produtos e serviços disponíveis ao cliente, no momento que ele deseja e na quantidade que ele necessita, pelo menor custo possível.
	
	A logística torna possível entregar apenas os produtos ao cliente final.
	
	A logística existe para facilitar o escoamento dos produtos apenas aos empresários na quantidade que eles desejem.
	
	A logística existe para facilitar que os produtos estejam disponíveis apenas as empresas, no momento em que ela desejar.
	
Explicação: A logística existe para tornar produtos e serviços disponíveis ao cliente, no momento que ele deseja e na quantidade que ele necessita, pelo menor custo possível.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	No tocante ao conceito de Logística Reversa, o que pode ser aplicado na operação das organizações para garantir a competitividade?
		
	
	A Logística Reversa se aplica por meio dos canais de distribuição reversos, agregando valor exclusivamente ecológico;
	
	A Lei de Diretrizes e Bases da Educação n° 4.024/61 não gerou uma ampliação das Ciências no currículo escolar,
	
	A Logística Reversa se aplica por meio dos canais de distribuição reversos, agregando valor exclusivamente legal.
	 
	A Logística Reversa não está diretamente relacionada à competitividade das organizações;
	 
	A Logística Reversa se aplica por meio dos canais de distribuição reversos, podendo agregar valor de imagem corporativa;
	
Explicação: A logistica reversa pode agregar valor de diversas formas, inclusive imagem corporativa
	
	
	
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Disponibilidade de peças de reposição, Tempo de atendimento de chamada, Acompanhamento/garantia do produto, Queixas e reclamações do cliente referem-se a atributos que mensuram: I ¿ O nível de serviço logístico; II ¿ A cadeia de suprimentos III ¿ Elementos pré-transação IV ¿ Elementos de transação V ¿ Elementos pós-transação Está correto o que se afirma em:
		
	 
	I e V
	
	IV E V
	
	I E IV
	
	II E III
	
	I E III
	
Explicação:
O texto das respostas são auto explicativos.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Em gestão da cadeia de suprimentos os elementos do serviço ao cliente são:
		
	
	elementos das ameaças de entrega de serviços e das oportunidades de atendimento aos clientes.
	 
	elementos da pré-transação, elementos da transação e elementos da pós-transação.
	
	elementos da pré-transação e elementos da pós-transação.
	
	elementos das análises dos clientes e oportunidades de atendimento aos cliente.
	
	elementos da transação e elementos da pós-transação.
	
Explicação: Elementos da pré-transação são Política de atendimento; Procedimentos de devolução; Disponibilidade de estoque e Datas de entrega requeridas. Elementos da transação são Status dos pedidos; Acompanhar pedidos; Atrasos no carregamento; Substituições de produtos; Roteirização e Alterações nas rotas. Elementos da pós-transação são Rastreamento; Instalação; Garantia; Assistência técnica; Reposição de peças; Reclamações e Recalls.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Devido ao crescimento da concorrência e exigência por melhores produtos, gerando um ambiente de competitividade maior entre as empresas, torna-se necessário um trabalho conjunto entre Marketing e Logística. Cada área com papéis definidos. Escolha a frase que identifica um dos papéis de LOGISTICA.
		
	 
	A qualidade refere-se à funcionalidade, ao desempenho e às especificações técnicas da oferta. Os serviços estão relacionados à disponibilidade, ao suporte, enfim, ao compromisso com o cliente
	
	Identificar necessidades e desejos não atendidos, definir, medir e quantificar o tamanho de um mercado e o potencial de lucro do mesmo.
	
	É um processo por meio do qual as pessoas e os grupos de pessoas obtém aquilo que necessitam e o que desejam com a criação, com a oferta e com a livre negociação de produtos e serviços
	 
	Este se refere à possibilidade de uma maior participação dos processos relacionados não só à movimentação, mas, principalmente, pela disponibilidade dos produtos no lugar certo e na hora certa, que se refere ao processo de distribuição.
	
	A vantagem competitiva sustentável pode ser aumentada e/ou alcançada quando a empresa está focada em atender os requisitos indicados pelos clientes.
	
Explicação:
Fonte: https://quizlet.com/56333855/gestao-da-cadeia-de-suprimentos-flash-cards/
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Manter estoques é uma das formas de oferecer melhor nível de serviço logístico, pois:
		
	
	não reduz a probabilidade de faltas de produtos para os clientes
	
	reduz a probabilidade de faltas de produtos para os fornecedores
	
	aumenta a probabilidade de faltas de produtos para os fornecedores
	 
	reduz a probabilidade de faltas de produtos para os clientes
	
	aumenta a probabilidade de faltas de produtos para os clientes
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Num Centro de Distribuição, durante um período de 2 meses, foram solicitados 500 pedidos de itens de material, com um número médio de 2 itens por pedido. Foram entregues 960 itens conforme solicitado. Qual o nível de atendimento deste Centro de Distribuição?
		
	 
	98%
	
	95%
	
	97%
	
	99%
	 
	96%
	
Explicação: Resp.: 960 itens/(2 x 500)=96%
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Segundo Ronald Ballou, as interfaces do Sistema Logístico são:
		
	
	Marketing e Recursos Humanos.
	
	Produção e Recursos Humanos.
	
	Marketing e Finanças.
	 
	Marketing e Produção.
	
	Finanças e Produção.
	
Explicação:
O desafio da Logística é integrar coerentemente as áreas de Marketing e de Produção, para adequar os interesses dos clientes aos da empresa. Uma boa gestão da Logística pode proporcionar equilíbrio em termos de custo e de qualidade de atendimento no serviço ao cliente.
As outras opções apresentadas na questão não
têm essa conotação.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Agregar valor aos produtos e serviços, de forma que os benefícios oferecidos aos clientes sejam cada vez mais expressivos, continuamente, ao menor custo possível. Este é o desejo das empresas que veem oportunidades de construir parcerias duradouras, criando valor na visão do consumidor e auferindo maiores lucros. Qual das opções abaixo corresponde ao texto apresentado?
		
	 
	Esta visão corresponde a relação da logística vs. Marketing.
	
	Otimiza de forma integrada processos produtivos, suprimento, redes de distribuição, sistemas de transporte e tecnologia de informação.
	
	Relaciona tempo, espaço e qualidade, buscando aumentar a margem de lucro e auferir vantagem competitiva para a organização.
	
	Equaliza simultaneamente o conjunto de variáveis custo.
	
	Decide quanto aos processos de suprimento de bens e serviços a clientes, com base na avaliação dos cenários micro e macroeconômicos.
	
Explicação:
A única opção que faz sentido em relação ao exposto na questão é a que indica - Relação logística vs Marketing.
Esse entrosamento é que irá proporcionar a fidelização do cliente e a lucratividade da empresa.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Sobre os fatores que influenciam na previsão de demanda, analise as afirmativas: I- O efeito chicote se refere a distorções das informações sobre a demanda que é verificada quanto mais a jusante uma empresa está na cadeia de suprimentos. II- Previsões de longo prazo normalmente são menos precisas do que previsões de curto prazo. III- Previsões agregadas normalmente são mais exatas que as previsões desagregadas. É (são) correta(s) a(s) afirmativa(s):
		
	 
	I
	 
	II e III
	
	II
	
	I e II
	
	III
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	"A globalização, em conjunto com as novas tecnologias de comunicação, sobretudo a internet, permitiu às organizações conectar fornecedores, fabricantes e clientes em uma rede mundial. Isso trouxe novos desafios relacionados à localização de instalações, planejamento global de operações e distribuição internacional de produtos". Este texto caracteriza a fase da evolução histórica da logística denominada:
		
	
	Logística nas instalações.
	
	Gestão da cadeia de suprimentos.
	
	Logística no trabalho.
	
	Logística corporativa.
	 
	Logística global.
	
Explicação:
O texto se refere à fase logística global, ao citar no enunciado:"planejamento global de operações e distribuição internacional de produtos".
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Verifique a informação a seguir: (Av m) ERP pode ser definido como uma arquitetura de software que facilita o fluxo de informações entre todas as atividades da empresa como fabricação, logística, finanças e recursos humanos. Portanto, é correto o que se afirma em:
		
	
	É usado somente na área de materiais e patrimoniais das organizações.
	 
	Interage com um conjunto segmentado de aplicações.
	
	É um sistema restrito de soluções e informações.
	
	Consolidando operações somente setoriais do negócio.
	 
	Um banco de dados único, operando em uma plataforma comum.
	
Explicação:
Aplicação do ERP na Cadeia de Suprimentos como vantagem competitiva
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O Sistema que permite a conexão com impressoras de notas fiscais, coletores de dados, impressoras e leitoras de códigos de barras e demais equipamentos utilizados na movimentação de produtos (esteiras, empilhadeiras, balanças etc), é chamado de:
		
	
	Electronic Data Interchange;
	 
	Warehouse Management Systen;
	
	Computer Assisted Ordering;
	
	Back Hull;
	
	Retail Link;
	
Explicação:
O WMS gerencia as operações de armazenagem, registrando as entradas e saídas de produtos, bem como produzindo o endereçamento das cargas aos locais de armazenagem( estrutura porta paletes).As atividades de picking( separação) para entrega, acontecem de forma rápida e  com segurança devido a utilização de leitores de código de barras.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Neste nível as informações logísticas são sustentáculos para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da estratégia logística. Nesse nível, encontram-se atividades como formulação de alianças estratégicas, desenvolvimento e aperfeiçoamento de capacitação e oportunidades e análises do serviço ao cliente focadas e baseadas no lucro. Escolha a denominação que define o texto acima.
		
	 
	Planejamento Estratégico
	
	Controle Tático
	
	Apoio às Decisões
	
	Controle Gerencial
	
	Sistema TRansacional
	
Explicação:
Trata-se do nível que toma decisões de longo prazo.Uma empresa que  adquire uma frota de veículos de cargas, deve realizar alianças com os participantes da cadeia, e possuir clientes que justifiquem o investimento, pois toda empresa  precisa ter lucro para continuar operando no mercado,além de procurar manter o nível de serviço fidelizando clientes.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Antes do conceito de integração total pelas empresas, o conceito de cadeia de suprimentos, as gestões baseavam-se em papel, e eram comuns os erros, que até então eram tolerados. Algumas decisões gerenciais são extremamente complexas de serem solucionadas sem a utilização da Tecnologia da Informação. Existem vários sistemas com responsabilidades específicas, sendo assim, é correto afirmar que a sigla do programa que integra todos os processos da empresa é:
		
	
	MRPII.
	 
	EDI.
	
	TMS.
	 
	ERP.
	
	WMS.
	
Explicação:
Os sistemas integrados ERP, integram todas as atividades de uma empresa, sendo possível operar com outros sistemas como o WMS e o EDI que ao se conectarem com o ERP, fornecem dados relevantes para o planejamento das atividades desenvolvidas ,principalmente, de transporte, estoque e armazenagem.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Leia o texto: Gurgel (2007) afirma que um padrão vastamente utilizado para identificação de mercadorias é o código de barras. Entre as vantagens de utilização do código de barras, citam-se as seguintes (GONÇALVES, 2009): I - Fácil utilização e grande capacidade de captura dos dados via reconhecimento ótico das barras; II - Baixo custo operacional e implantação relativamente simples; III - Uso de equipamentos robustos na leitura dos dados. A respeito das asserções, marque a opção correta.
		
	
	II está correta apenas.
	 
	I e II estão corretas apenas.
	
	I está correta apenas.
	
	III está correta apenas.
	
	I e III estão corretas apenas.
	
Explicação:
As asserções I e II destacam características básicas sobre a utilização do código de barras no controle dos materiais( produtos) em todos os processos logísticos.Trata-se da aplicação da T.I. na gestão de estoques.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	São seis as principais variáveis impactadas pela utilização da TI na Cadeia de Suprimentos. Através da gestão do fluxo de informações, que só é possível com o apoio incondicional da TI, os diversos processos e operações e controles poderão ser efetivados. Sendo assim, marque a opção que trate da ¿Velocidade¿.
		
	 
	A Ti possibilita a identificação para a posterior eliminação de processos redundantes e que não estejam agregando valor a Cadeia de Suprimentos.
	 
	Com o uso da TI possibilita ganhos na Cadeia de Suprimentos como: Agilidade, Velocidade de resposta as novas demandas e Flexibilidade.
	
	É a organização que acontece entre os diversos departamentos
da empresa e seus parceiros externos que são partes integrantes da Cadeia de Suprimentos.
	
	É o planejamento das ações integradas entre as empresas que fazem parte da Cadeia de Suprimentos.
	
	Podem corresponder a até 60% do custo logístico na Cadeia de Suprimentos, portanto o uso da TI tende a efetivar os controles que poderão diminuir os custos.
	
Explicação:
A velocidade da informação, que ocorre através da utilização de sistemas, possibilita maior eficiência  nso processos desenvolvidos em uma cadeia de suprimentos ( compras,  gestão de estoques, roteirização para entregas ou coletas, dentre outros).
 
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	É o nível que embasa as atividades operacionais táticas e estratégicas que possuem elevado nível de complexidade. Programação e roteamento de veículos, gerenciamento e níveis de estoque, configurações de redes são algumas atividades que se podem encontrar nesse nível de função logística. Escolha a denominação que define o texto acima.
		
	 
	Apoio a Decisão
	
	Controle Operacional
	
	Sistema Transacional
	 
	Planejamento Estratégico
	
	Controle Gerencial
	
Explicação:
A tecnologia da informação fornece apoio para a tomada de decisão,pois ao receber informações atualizadas e precisas, é possível alterar uma rota, por exemplo.Também é possível reduzir custos mantendo o nível de serviço.
	
	
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Qual dos itens abaixo NÂO representa um dos princípios básicos abrangidos pelos Sistemas Logísticos de informação:
		
	
	Disponibilidade
	
	Atualização rápida
	 
	Cooperação
	
	Precisão
	
	Flexibilidade
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Consta apenas uma alternativa incorreta sobre a INTEGRAÇÃO ,quando o tema é a aplicação da tecnologia da informação nos sistemas logísticos.Assinalar a mesma.
		
	
	É a extensão da conexão intra e entre as atividades da organização e de seus parceiros.
	 
	Por meio da tecnologia da informação é possível reduzir o controle das atividades desenvolvidas na cadeia,já que o controle é menos relevante que outros itens.
	
	Por meio da tecnologia da informação as empresas conseguem simplificar seus processos decisórios.
	
	Por meio da tecnologia da informação as empresas conseguem manter o intercâmbio de informações entre os parceiros da cadeia.
	
	A tecnologia da informação facilita e integra as atividades de planejamento e controle da produção.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O intercâmbio eletrônico de dados (Eletronic Data Interchange - EDI) é um formato padrão para trocar dados de negócios. Uma mensagem EDI contém uma sequência de dados, por exemplo, preço, número de série e quantidade. O EDI é usado entre duas empresas que fazem sempre o mesmo tipo de transação, como as transações entre fornecedor e comprador. Os dados trafegam pela Internet, integrando empresas independentemente do seu porte, da estrutura de tecnologia da informação ou do nível de conhecimento de seus funcionários. Logo, não há necessidade de software e treinamentos específicos para uso do sistema que opera em ambiente web. O EDI tem como benefícios: I. a eliminação da necessidade de impressão, postagem, verificação e manuseio de inúmeros formulários e documentos comerciais. II. a redução de atrasos pela utilização de formatos padrão. III. a diminuição de custos com a redução do uso de papel, da postagem e da mão-de-obra. É correto o que se afirma em:
		
	
	I e II, apenas.
	
	II e III, apenas.
	
	I, apenas.
	 
	I, II e III.
	
	III, apenas.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Quando dizemos que um dos quatro princípios básicos que um Sistema Logístico de Informações deve ter é precisão, estamos dizendo que ele deve:
		
	 
	Ter conformidade e coerência com as informações que entram no sistema.
	
	Estar disponível no exato momento em que precisa ser utilizado.
	
	Ter prazo certo, para permitir o uso sem comprometer o resultado.
	
	Ser rápido e acessível, para que o atendimento seja bem efetivado.
	 
	Ser flexível, para que se consiga fazer as modificações do momento.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	(Adaptada ENADE -2012) O intercâmbio eletrônico de dados (eletronic data interchange - EDI) é um formato padrão para trocar dados de negócios. Uma mensagem EDI contém uma sequência de dados, por exemplo, preço, número de série e quantidade. O EDI é usado entre duas empresas que fazem sempre o mesmo tipo de transação, como as transações entre fornecedor e comprador. Os dados trafegam pela Internet, integrando empresas independentemente do seu porte, da estrutura de tecnologia da informação ou do nível de conhecimento de seus funcionários. Logo, não há necessidade de software e treinamentos específicos para uso do sistema que opera em ambiente web. O EDI tem como benefícios: I. a eliminação da necessidade de impressão, postagem, verificação e manuseio de inúmeros formulários e documentos comerciais. II. o aumento de atrasos pela utilização de formatos padrão. III. a diminuição de custos com a redução do uso de papel, da postagem e da mão-de-obra. É correto o que se afirma em:
		
	
	II e III
	
	I e II
	 
	I, II e III
	
	I apenas
	 
	I e III
	
Explicação: as afirmações corretas estão expressas em I e III. Os atrasos são reduzidos, não aumentados
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O uso de sistemas de informação é a prática mais comum em armazéns, sendo essencial no caso de grandes instalações. Mesmo em armazéns menores e mais simples, melhorias significativas podem ser obtidas pela adoção de que tipo de sistema?
		
	
	CRM
	
	TMS
	
	ECR
	 
	WMS
	
	VMI
	
Explicação:
O WMS - Warehouse Management System é o sistema de gerenciamento de armazéns, parte importante da cadeia de suprimentos que fornece a rotação dirigida de estoques, diretivas inteligentes de picking, consolidação automática cross-docking maximizando o uso do espaço dos armazéns. O WMS também dirige e otimiza a disposição de "put-away" ou colocação no armazém, baseado em informações de tempo real sobre o status do uso de prateleiras.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Dentre os Sistemas de Informações utilizados para administrar Cadeias de Suprimentos, um deles permite acesso aos dados e informações dos principais processos da organização e de suas funções administrativas. Esse Sistema é conhecido como:
		
	
	Intercâmbio Eletrônico de Dados - EDI
	 
	Sistema Integrado de Gestão - ERP
	 
	Identificação por Rádio Frequência - RFID
	
	Sistema de Gestão de Relacionamento com Clientes - CRM
	
	Sistema de Estoque Gerenciado para Vendedor - VMI
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O programa computacional que integra todos os processos de uma empresa tem como sigla:
		
	
	MRPII
	 
	EDI
	
	MRP
	
	WMS
	 
	ERP
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Otimizar o investimento, maximizando o uso eficiente dos meios da empresa e minimizando as necessidades de capital investido. Vital no composto logístico, podendo absorver de 25 a 40% dos custos totais, pois exige investimentos. Tendo como a principal dificuldade: conciliar diferentes objetivos de cada departamento, beneficiando a operacionalidade do conjunto, visando atende ao cliente final. Podemos chamar de gestão de:
		
	
	Benefícios.
	
	Operações.
	 
	Estoques.
	
	Compras.
Transportes.
	
Explicação: A gestão de estoque influenciará nas tomadas de decisões junto aos resepctivs cliente.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	No que concerne aos métodos de revisão de estoque (periódico e contínuo), assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	No sistema de revisão periódico, o nível de estoque tem seu ponto máximo pré-estipulado.
	
	O sistema de revisão contínuo parte da premissa de analisar o nível de estoque continuamente, ou seja, a cada retirada ou cada dia, por exemplo, sendo de maneira manual, eletrônica, entre outras.
	
	No método de revisão contínuo, assim que o estoque chegar no seu nível de segurança, ou na sua quantidade mínima, é feita uma recolocação seguindo o lote econômico de compra pré-determinado anteriormente.
	
	No método de revisão periódico, a cada período, que pode ser semanal, mensal, entre outros, o estoque é revisado e compra-se apenas a quantidade que somada ao que já existe atualmente, resultará na quantidade máxima de estoque desejada.
	 
	No sistema de revisão periódico, o período de tempo é variável e o tamanho do lote invariável.
	
Explicação:
O tamanho do lote é VARIÁVEL.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Uma fábrica consome um componente a uma taxa de 10 unidades por dia e o tempo entre a emissão do pedido e a entrega é de 15 dias. Um novo pedido ocorreu quando o nível de estoque estava em 350 unidades. O estoque de segurança é de:
		
	
	250 unidades.
	 
	200 unidades.
	
	150 unidades
	 
	350 unidades.
	
	100 unidades.
	
Explicação: Estoque de segurança = Ponto de ressuprimento de 350 unidades ¿ (Lead time de 10 unidades/dia x 15 dias) = 200 unidades.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O valor do volume de vendas anual de uma empresa é de R$ 200.000,00 e o giro de estoque anual é de 5 vezes. O estoque médio anual em reais é de:
		
	
	R$ 50.000,00
	 
	R$ 40.000,00
	
	R$ 35.000,00
	
	R$ 60.000,00
	
	R$ 30.000,00
	
Explicação:
R$ 200.000,00 ÷ 5 = R$ 40.000,00
Calcula-se o estoque médio dividindo o valor do volume de vendas anual da empresa pelo giro de estoque anual da mesma. 
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O ponto de ressuprimento é o nível de estoque no qual é necessário um pedido de reabastecimento de uma quantidade fixa pré-determinada de um item em um estoque. O ponto de ressuprimento na atividade de controle de estoque de materiais para abastecer um processo é identificado por:
		
	
	Taxa de utilização da demanda no processo.
	
	Volume do estoque disponível para a demanda.
	
	Volume do estoque disponível subtraído do estoque de segurança.
	
	Estoque de segurança subtraído da demanda no lead time.
	 
	Demanda no lead time somado ao estoque de segurança.
	
Explicação: O ponto de ressuprimento é definido de forma que o estoque disponível no momento em que o pedido é feito seja suficiente para atender à demanda durante o lead time (tempo de espera entre a emissão do pedido e o recebimento do material), incluindo o estoque de segurança.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A Empresa Consultar foi chamada a opinar sobre a implantação de uma produção Just In Time (JIT) na Fábrica de Pregos e Parafusos Ltda. A justificativa central para a adoção do JIT relaciona-se ao fato de que a Fábrica poderá:
		
	
	Manter estoques elevados em uma determinada hora.
	
	Aumentar o uso de computadores no controle da distribuição com redução de custos.
	
	Utilizar um sistema de produção online.
	
	Decidir suas compras em cima da hora.
	 
	Reduzir seus custos através de diminuição dos níveis de estoque.
	
Explicação:
O Just In Time, um dos pilares oriundos do modelo Toyota de Produção é redução de desperdícios. Isto é: estoque, matéria-prima, mão-de-obra etc.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Ballou (2001) classifica as atividades logísticas em atividades-chave e sub-atividades. Essas atividades são separadas porque, algumas delas, ocorrerão em todo o canal logístico, enquanto outras ocorrerão em alguns tipos de empresas, em particular. Desta forma, pode-se afirmar que:
		
	
	Somente a gestão de transportes pode ser considerada como sub-atividade;
	
	Processamento de reclamações é considerada atividade-chave.
	 
	A gestão de estoques é considerada sub-atividades;
	
	Somente a Gestão de estoques pode ser considerada como atividade-chave;
	 
	Nem a gestão de estoques e nem a gestão de transportes são consideradas sub-atividades;
	
Explicação:
A gestão de estoques e de transporte são cruciais para qualquer sistema logístico focado na competitividade da organização, portanto a resposta correta é: "Nem a gestão de estoques e nem a gestão de transportes são consideradas sub-atividades".
 
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Esse estoque pode ser considerado um plano de contingência e deve ser formado em casos onde o item seja crítico para o negócio da empresa e também tenha um ressuprimento complexo, inseguro. Essa é a definição de : Aponte a alternativa CORRETA.
		
	 
	Estoque de Segurança
	
	Estoque Empurrado
	
	Estoque Sazonal
	
	Estoque de Ciclo
	
	Estoque Puxado
	
Explicação:
A resposta correta é "Estoque de segurança". Este tipo de estoque é considerado um plano de contingência porque é formado quando o item é crítico para o negócio da empresa ou tenha um ressuprimento complexo e/ou inseguro. 
	
	
	
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Em um fluxo de atividades da cadeia de suprimentos como: Necessidade do cliente; Análise; Reposição dos materiais; Recebimento; Armazenamento e Logística (distribuição) e (entrega). Podemos dizer que o cross docking deve ser aplicado entre as atividades:
		
	
	Necessidade do cliente e Recebimento, eliminando a análise e a Reposição dos materiais.
	
	Análise e Recebimento, eliminando a Reposição dos materiais.
	
	Reposição dos materiais e armazenagem, eliminando o Recebimento.
	 
	Recebimento e Logística (distribuição) e (entrega), eliminando a armazenagem.
	
	Necessidade do cliente e Reposição dos materiais, eliminando a análise.
	
Explicação:
A opção que indica - Recebimento e Logística (distribuição) e (entrega), eliminando a armazenagem.Recebimento e Logística (distribuição) e (entrega), eliminando a armazenagem.- é a única coerente com o cross docking, pois ele tem a virtude de eliminar a necessidade de armazenagem.
As outras opções não têm essa conotação.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Armazenagem e manuseio de materiais são componentes essenciais do conjunto de atividades logísticas. Nesse contexto, os depósitos prestam quatro classes principais de serviços aos usuários. Com relação aos serviços prestados pelos depósitos, assinale a alternativa INCORRETA.
		
	 
	Produção de bens.
	
	Consolidação.
	
	Transferência.
	
	Abrigo de produtos.
	
	Agrupamento de itens de produto.
	
Explicação:
A opção que indica: - Produção de bens - é a única que não condiz com atividades executadas pelos depósitos'.
 
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	As análises comparativas permitem concluir que a escolha do tipo, da localização e da infraestrutura necessária para um Centro de Distribuição (CD) é uma decisão estratégica da empresa e o primeiro passo na escolha de sua logística de distribuição.
Assim, uma das DESVANTAGENS de se investir em um CD é:
		
	 
	Aumento nos gastos com transporte de suprimento
	
	Maior flexibilidade de rotas
	
	Diminuição

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais