Buscar

ABNT PRE TCC 7 SEMESTRE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

5
serviço social
NILCEIA NALESSO
Projeto de Pesquisa para o Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
REINSERÇÃO DO ADOLESCENTE PÓS-CUMPRIMENTO DE MEDIDAS SÓCIO EDUCATIVO E LIBERDADE ASSISTIDA
Votorantim
2019
NILCEIA NALESSO
Projeto de Pesquisa para o Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
REINSERÇÃO DO ADOLESCENTE PÓS-CUMPRIMENTO DE MEDIDAS SÓCIO EDUCATIVO E LIBERDADE ASSISTIDA
T
rabalho de Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso 
apresentado à Universidade 
Pitágoras Unopar,
 como requisito parcial para a obtenção de média bime
stral na disciplina de Serviço Social.
 
Orientador: Prof. 
Amanda Bozo Gonçalves.
Votorantim
2019
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO.........................................................................................................3
2.DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA..............................................4
3. FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICO GERAL...................5
4. JUSTIFICATIVA......................................................................................................5
5. METODOLOGIA......................................................................................................5
6. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA...................................................................................6
7. CRONOGRAMA......................................................................................................6
8.ORÇAMENTO...........................................................................................................7
9. RESULTADOS ESPERADOS.................................................................................7
10. REFERÊNCIAS......................................................................................................8
1. Introdução
No momento atual em que se encontra a marginalidade junto à população brasileira, onde infelizmente nosso país se tornou campeão mundial com mera desigualdade social, visamos que nossas crianças e adolescentes, são vitimas frágeis da falta de estruturação da família, sociedade e Estado, onde não são assegurados seus direitos fundamentais.
A formação de crianças e adolescentes é o reflexo de um sistema falido em nossa sociedade, onde não são passados mais conceitos do que significa moral e bons costumes.
Muitos buscam através do ato inflacionário chamar atenção como se gritasse por socorro imediato, tentando mostrar sua existência como se através de sua transgressão ele passasse a ser olhado e visto pela sociedade em si, muitas vezes tentando de alguma forma ser acolhido pelo sistema e é neste momento que devemos acolher esses adolescentes buscando entender em qual momento de sua vida houve falha ou negligência por parte de um todo. 
 Com tudo, não podemos generalizar que a maioria dos menores infratores venha de classe dos menos favorecidos, pois hoje não interfere mais as classes sociais, não dependem mais de status sociais, pois isso está atingindo todas as classes sociais.
Conforme o Conselho Nacional da Justiça, existem mais ou menos 70 mil adolescentes em cumprimentos de medidas socioeducativas em todo país, e cerca de 20 mil estão cumprindo em regime fechado, sendo que 92% são do sexo masculino e 8% do sexo feminino.
No Brasil podemos contar com o ECA que trata no artigo 118 e 119 sobre:
 Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.
Art. 118. A liberdade assistida será adotada sempre que se afigurar a medida mais adequada para o fim de acompanhar, auxiliar e orientar o adolescente.
§ 1º A autoridade designará pessoa capacitada para acompanhar o caso, a qual poderá ser recomendada por entidade ou programa de atendimento.
§ 2º A liberdade assistida será fixada pelo prazo mínimo de seis meses, podendo a qualquer tempo ser prorrogada, revogada ou substituída por outra medida, ouvido o orientador, o Ministério Público e o defensor.
Art. 119. Incumbe ao orientador, com o apoio e a supervisão da autoridade competente, a realização dos seguintes encargos, entre outros:
I - promover socialmente o adolescente e sua família, fornecendo-lhes orientação e inserindo-os, se necessário, em programa oficial ou comunitário de auxílio e assistência social;
II - supervisionar a frequência e o aproveitamento escolar do adolescente, promovendo, inclusive, sua matrícula;
III - diligenciar no sentido da profissionalização do adolescente e de sua inserção no mercado de trabalho;
IV - apresentar relatório do caso.
 Com tudo busco investigar uma maneira de ressocialização para adolescentes em cumprimento de medidas sócio educativas, visando combater a criminalidade infantil e discutir a sua reinserção social assim que termina o cumprimento de medida imposto pela lei.
A pesquisa tem por objetivo analisar as punições impostas pelo sistema aos menores infratores embasados no Estatuto da Criança e do Adolescente buscando medidas eficazes para que os mesmos não tornem a cometer atos inflacionários decorrentes dos cotidianos onde muitos podem retornar as casas de recuperação em situação pior do que quando saíram.
Infelizmente a falta de oportunidades tanto por parte da sociedade, da família, assim como do Estado faz com que esses adolescentes voltem a repetir atos impróprios que acarretam por toda uma vida.
Observa-se que infelizmente esses atos vêm acometidos durantes anos em que não conseguimos atingir um objetivo concreto, mas com conceito em que não podemos perder o foco e sim ajudar a reintegrar esses adolescentes assim que já estiverem cumpridos e não devendo mais nada a justiça, nem a sociedade. 
2.Delimitação e formulação do problema
Tendo em vista que grande parte dos menores infratores não é reinserida na sociedade de maneira adequada, quais seriam as medidas viáveis que as autoridades competentes deveriam adotar para solucionar esse problema na cidade e assegurar a integridade física e moral desses menores?
3. Formulação dos objetivos geral e específica geral
A pesquisa tem como objetivo geral compreender as necessidades do que será feito pós-cumprimento de medidas sócias educativas.
Visando buscar ajuda para que esse adolescente possa ser inserido de forma digna e com comprometimento junto à família, estado e sociedade.
 Priorizar as atividades que visem o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários (ECA, artigo 100).
Compreender que sozinho não será capaz de atingir os objetivos propostos e impostos pelo sistema, dando respaldo e apoio, com oportunidades voltadas a educação e cursos profissionalizantes inserindo no mercado de trabalho.
Dando apoio a família em meio a encontros realizados mensalmente na instituição onde o adolescente cumpriu a medida e prestou serviço.
Será um grande desafio tanto na sociedade como nas instituições publicas que precisam adequar com respaldos em leis, a receber esses adolescentes, visando que é o futuro do nosso país.
4. Justificativa
A pesquisa vem buscar meios junto aos adolescentes inseridos nas medidas sócias educativas de Liberdade assistida e prestação de serviço à comunidade, possibilitando ações que ofereçam a formação de sua identidade e cidadania, oportunizando a inclusão escolar e profissionalizante, acesso à saúde, atividades esportivas e culturais, adquirindo argumentos e fortalecimento do seu vinculo familiar e comunitário. 
5. Metodologia
Empregou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, com o objetivo de buscar dados quantitativos e qualitativos aos conhecimentos a medida sócia educativa e liberdade assistida e explicar o processo das necessidades de aprimorar e entender as dificuldades encontradas no percurso que se deseja desenvolver o projeto.
6. Revisão bibliográfica
Usando a teoria através da metodologia de Paulo Freire (Mestre Educacional) e Antonio Carlos Gomes da Costa (Pedagogo) refletimos nos
conceitos como autonomia, proteção, segurança e autenticidade como é importante buscar melhoria continua da situação envolvendo os assistidos.
 Ainda neste contexto, realiza-se o primeiro levantamento de dados, quando o profissional verifica a “... regularidade da documentação pessoal do adolescente obtém dados gerais da família ou do grupo de referencia, dados da situação escolar, de trabalho e de vivência infracional...” (Costa), concretizando os primeiros envios possíveis e pertinentes.
As aproximações em grupos ou individuais buscando um direcionamento a mudança de comportamento, através de implantação de oficinas e atividades junto ao trabalho em equipe. Não deixando de lado que a partir deste momento cada adolescente terá que ser capaz de ser condutor de sua própria história.
Segundo Freire (2003), por meio do diálogo, é restabelecido o direito de o ser humano se inserir no mundo, transformá-lo e humanizar se. 
O diálogo pressupõe compromisso com os homens, um compromisso amoroso, ético, humilde, grávido de fé e de esperança na humanidade e nas suas possibilidades de libertação.
7.Cronograma
	ETAPAS
	MARÇO
	ABRIL
	MAI.
	Elaboração
	X
	
	
	Projeto
	X
	
	
	Revisão de Leitura
	X
	
	
	Apresentação
Do Projeto
	
	X
	
	Coleta De Dados
	
	X
	
	Conclusão
	
	X
	
	Correção
	
	
	X
	Entrega
	
	
	X
8. Orçamento
Foram utilizados na execução do projeto materiais de papelaria. Livro para pesquisa e custos com impressão.
9. Resultados esperados
	Este trabalho pretende apontar um resultado baseado na pesquisa bibliográfica visando as expectativas dos adolescentes de medida socio educativa e liberdade assistida na instituição, mesmo com tantas dificuldades em meio a tantos desafios a ser enfrentados, mas focando que ainda podemos acreditar e ter esperança na mudança. Desde que tenham apoio da família sociedade e Estado. Nunca deixando de acreditar que o ser humano é capaz de mudar sim, quando se consegue que alguém dê oportunidades de poder ser inserido novamente na sociedade sem o olhar critico e sim com um olhar de amor e respeito.
	
	
	
	
	
10. REFERÊNCIAS
http://menoresinfratoresfja.blogspot.com/2011/05/pre-projeto.html, acesso em 10/03/19.
https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10600655/artigo-119-da-lei-n-8069-de-13-de-julho-de-1990, acesso em 12/03/2019.
www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/852-2, acesso em 15/03/2019.
	
file:///C:/Users/nilceia/Pictures/MEDIDAS%20SOCIOEDUCATIVAS.pdf,acesso em 18/03/2019.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais