A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
34 pág.
ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

Pré-visualização | Página 4 de 9

à necessidade do cientista social não se envolver com o objeto de estudo, mantendo a objetividade e a neutralidade científica.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Qual afirmativa reflete o pensamento de Émile Durkheim sobre os fatos sociais?
		
	
	Os fatos sociais são somente coercitivos.
	
	Nenhum fato social é geral.
	 
	Os fatos sociais têm como características: a Coercitividade, a Generalidade e a Exterioridade.
	
	Nenhum fato social é objeto de estudo.
	
	Todo fato é psicológico.
	
Explicação:
Justificativa: a coerção social, força que os fatos exercem sobre os indivíduos, obrigando-os a conformarem-se com as regras impostas pela sociedade em que vivem. Os fatos sociais existem e atuam sobre os indivíduos, cuja vontade própria independe da vontade ou adesão consciente, sendo denominada como exterior aos indivíduos.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	De um modo geral, a cultura se constitui dos seguintes elementos :
		
	
	Conhecimentos, valores e normas
	
	Conhecimetos , crenças de valores, normas e símbolos
	 
	Conhecimentos , crenças ,valores,nomas e símbolos
	
	Normas e simbolos ,crenças e conhecimentos
	 
	Conhecimentos transmitidos, crenças ,símbolos e normas
	
Explicação:
CONHECIMENTOS. São transmitidos de geração em geração. Geralmente são práticos. Englobam também aspectos referentes à organização social, a estruturam de parentesco, aos usos e costumes, às crenças, às técnicas de trabalho etc.
CRENÇAS.  É a aceitação como verdadeira de uma proposição comprovada ou não cientificamente. São três os tipos de crenças:
VALORES. É empregado para indicar objetos e situações consideradas boas, desejáveis, apropriadas, importantes. Além de expressar sentimentos, o valor incentiva e orienta o comportamento humano.
SÍMBOLOS. Símbolos são realidades físicas ou sensoriais às quais os indivíduos lhes atribuem valores  ou significados específicos.
NORMAS. Normas são regras que indicam os modos de agir dos indivíduos em determinadas situações. Consiste, pois, em um conjunto de idéias, de convenções referentes àquilo que é próprio do pensar, sentir e agir em dadas situações.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A sociologia ainda não ultrapassou a era das construções e das sínteses filosóficas. Em vez de lançar luz sobre uma parcela restrita do campo social, ela prefere buscar as brilhantes generalidades em que todas as questões são levantadas sem que nenhuma seja expressamente tratada. Não é com exames sumários e por meio de intuições rápidas que se pode chegar a descobrir as leis de uma realidade tão complexa. Sobretudo, generalizações às vezes tão amplas e tão apressadas não são suscetíveis de nenhum tipo de prova. (DURKHEIM, E. O suicídio: estudo de sociologia. São Paulo: Martins Fontes, 2000). O texto expressa o esforço de Émile Durkheim em construir uma sociologia com base na:
		
	
	formulação de hipóteses subjetivas sobre a vida social.
	 
	vinculação com a filosofia como saber unificado
	 
	adesão aos padrões de investigação típicos das ciências naturais.
	
	reunião de percepções intuitivas para demonstração.
	
	incorporação de um conhecimento alimentado pelo engajamento político.
	
Explicação:
O enunciado destaca ideias de Émile Durkheim, considerado fundador da Sociologia. De acordo com seus estudos e pesquisas, a Sociologia é uma  ciência  independente da Filosofia e das demais Ciências Sociais.Seus métodos de investigação  se identificam com positivismo e a objetividade das Ciências Naturais.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Entrou para a École Normale Supérieure, quando conheceu as obras de pensadores como Auguste Comte e Herbert Spencer, intelectuais que o influenciaram na busca por dotar a Sociologia de um caráter científico. Lançou As Regras do Método Sociológico. Via a sociedade como um organismo constituído por órgãos que devem se integrar garantindo um funcionamento harmônico. Para tanto, nenhuma das partes pode agir como se fosse o todo, sob pena de fazer adoecer o corpo social.
Essas características pertencem ao pensador:
		
	
	Antonio Gramsci
	 
	Émile Durkheim
	
	Karl Marx
	
	Max Weber
	
	Lévi-Strauss
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Na concepção Durkheiniana o conceito de consciência coletiva é um conceito central. Durkheim compreendeu consciência coletiva como:
I. O conjunto de traços mentais e emocionais que identificam e distinguem um indivíduo de todos os outros.
II. O conjunto de conhecimentos depurados de pré-noções.
III. O conjunto de método que o sociólogo deve utilizar para analisar a sociedade.
IV. O conjunto de crenças, valores, ideias e percepções comuns aos membros de uma determinada sociedade.
		
	
	os itens II e III estão corretos
	
	os itens I e IV estão corretos
	 
	somente o item IV está correto
	
	somente o item I está correto
	
	os itens III e IV estão corretos
	
Explicação:
Justificativa: consciência coletiva , conceito criado por Dukheim, conjunto de características comuns de uma sociedade, faz com que os indivíduos pensem e ajam de forma minimamente semelhante. Corresponde às normas e práticas, aos códigos culturais.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O fato de o homem ver o mundo através de sua cultura tem como conseqüencia, a propensão para considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural. Essa tendência se denomina:
		
	
	heliocentrismo
	
	heterocentrismo
	
	Eurocentrismo
	 
	etnocentrismo
	
	egocentrismo
	
Explicação:
Justificativa: Etnocentrismo é uma visão de mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os grupos são pensados e sentidos através de nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é existência.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Sobre as formulações teóricas de Durkheim, ASSINALE APENAS A ALTERNATIVA ERRADA:
		
	
	Segundo Durkheim através do processo evolutivo, foi possível uma série de combinações das quais originaram-se outras espécies sociais identificáveis no passado e no presente, tais como os clãs e as tribos.
	 
	Durkheim considerava que todas as sociedades haviam evoluído a partir da horda, a forma social mais simples, igualitária, reduzida a um único segmento onde os indivíduos se assemelhavam aos átomos, isto é, se apresentavam justapostos e iguais.
	 
	Segundo Durkheim, a sociologia não tem o objetivo de comparar as diversas sociedades pelo fato de que todo comportamento humano, por mais diferente que se apresente, resulta da expressão de características universais de uma mesma espécie.
	
	Para Durkheim a normalidade do fato social só pode ser entendida em função do estágio social da sociedade em questão, pois do ponto de vista puramente biológico, o que é normal para o selvagem não o é sempre para o civilizado, e vice-versa.
	
	Toda teoria sociológica de Durkheim pretende demonstrar que os fatos sociais têm existência própria.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
		 
	ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
5a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Exercício: CEL0466_EX_A5_201902581441_V1 
	21/03/2019 (Finaliz.)
	Aluno(a): SANDRA REGINA PEREIRA
	2019.1 EAD
	Disciplina: CEL0466 - ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO 
	201902581441
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Para Marx era fundamental que todos os