A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
Fichamento    A CONTRIBUIÇÃO DO JOGO PARA O DESENVOLVIMENTO MOTOR DA CRIANÇA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Pré-visualização | Página 1 de 1

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE BELO HORIZONTE
CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA: PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO IV
PROFESSOR (A): ANA PAULA SOARES
ALUNAS: ADRIANA PRAIS, ESTER MAYRA, GRAZIELA ROCHA E LORRAYNNE GOMES
A Contribuição do Jogo para o desenvolvimento motor da criança de Educação Infantil
Desde a antiguidade os jogos estão presentes nas atividades dos seres humanos, na Grécia antiga, já afirmava.
“Que os primeiros anos da criança deveriam ser ocupados com jogos educativos”. (pag1)
“O jogo é tão importante na vida da criança como o trabalho é para o adulto” (pag1)
Através de observações realizadas com crianças da Educação Infantil, foi verificado que as crianças apresentam maior facilidade de desenvolvimento, cognitivo, afetivo e motor e melhor aquisição de conhecimentos quando vivenciam experiências com os jogos desde os primeiros anos de vida.
A criança na Educação Infantil está na fase de desenvolvimento das habilidades motoras básicas. Sendo assim essencial para o futuro da criança.
Dentro da nossa cultura o jogo é visto como competição. Porém na educação é utilizado como divertimento, algumas vezes pode ser até usado para a competição, mas o objetivo principal e estimular o desenvolvimento da criança, sendo um facilitador na aprendizagem e ajudando na relação interpessoal entre as crianças.
 É através dos jogos e brincadeiras que se desenvolve a consciência corporal.
“Para Antunes (2003) num enfoque educacional o jogo se aproxima de sua origem latina com o significado de divertimento, passatempo, gracejo.” (p.03)
O jogo é muito importante na vida da criança. Quando utilizado de forma recreativa possibilita a evolução e a capacidade de aprimorar suas capacidades de movimento.
Com a utilização do jogo é preciso que o educador planeje aulas visando um crescimento da criança. Assim é importante lembrar que o jogo na Educação Infantil é fonte de alegria e prazer. O verdadeiro jogo possibilita a superação das dificuldades deixando com que a criança viva entre o mundo real e o imaginário.
Desta forma o jogo é cada vez mais utilizado como método de ensino-aprendizagem e tem como objetivo principal o desenvolvimento dos alunos. Utilizado de forma lúdica o jogo passa a ser um elemento metodológico para promover a formação e integração das crianças.
Conclui-se que através desta dissertação que houve a valorização dos jogos. Verificamos que os jogos contribuem para o desenvolvimento motor. Havendo melhora na coordenação motora através das atividades realizadas. Percebe-se que através dos jogos não somente se desenvolve o motor, mas sim a grande inter-relação entre o cognitivo e o afetivo. Fazendo com que a criança desenvolva sua socialização sempre que participa dos jogos em grupo. Tendo, porém a necessidade de um educador capacitado e preparado para desenvolver tarefas com um objetivo do crescimento da criança de forma integral.