A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
19 pág.
provas uni

Pré-visualização | Página 6 de 8

e intervenções relacionados ao trabalhador e às condições de trabalho. Fazia uso da psicometria, orientação vocacional e visava à adaptação do homem ao seu trabalho, objetivando o aumento da produção e lucratividade.
* Segunda Fase ¿ de 1970 a 1990: nesta fase, a Psicologia Organizacional volta sua atenção aos efeitos da estrutura organizacional e de outras variáveis relacionadas às ações do trabalhador. Os estudos estão direcionados ao clima ou cultura organizacional e qualidade de vida no trabalho. Faz uso de técnicas de dinâmicas de grupos, e utiliza os conhecimentos sobre liderança e desenvolvimento de equipes.
* Terceira Fase ¿ de 1990 em diante: a Psicologia Organizacional e do Trabalho passa a se preocupar com questões relacionadas ao bem-estar e saúde do trabalhador. Além disso, também se ocupa com temas como ergonomia, poder e conflitos. Os estudos estão relacionados à compreensão do trabalho humano em suas manifestações e significados.
QUESTÃO:
2. O estresse, quando não em excesso, também pode ser considerado positivo. Por essa razão, os pesquisadores dividiram o estresse em dois tipos. Cite e explique os dois tipos de estresse.
RESPOSTA ESPERADA:
Euestresse: também conhecido como estresse positivo, deixa a pessoa em alerta e a prepara para agir diante de um fator estressor. Este tipo de estresse não prejudica a saúde da pessoa, pois logo ela restabelece o equilíbrio do corpo.
Diestresse: é conhecido como estresse negativo. O excesso de exposição a fatores estressores por longos períodos torna-se prejudicial à saúde e leva ao surgimento de doenças, além de contribuir para a diminuição da qualidade de vida.
QUESTÃO:
3. Cada tipo de grupo de trabalho possui características diferentes. Assim, os grupos podem ser divididos em formais e informais. Partindo desse pressuposto e com base no estudo realizado na disciplina, defina grupos formais e informais e dê um exemplo de cada grupo.
RESPOSTA ESPERADA:
Grupos formais: são determinados pela organização para cumprir uma tarefa específica.
Exemplo: comissões, grupos de auditoria, brigada de emergência, grupos de tarefa (GT).
Grupos informais: surgem espontaneamente e são determinados pela afinidade entre as pessoas.
Exemplo: grupo de estudo, família, grupo de amigos ou colegas (grupo primário), grupo de interesse, coalizão.
3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (271775)
Gestão Financeira (EMD05)
Prova: 2824569
QUESTÃO:
1. Desde a vinda de Dom João VI e da Família Real ao Brasil, o Sistema Financeiro Brasileiro vem se ajustando e estruturando. Esta evolução tornou o SFN um dos mais eficientes e regulamentados. Como está organizado o SFN atualmente?
RESPOSTA ESPERADA:
O SFN está classificado em três níveis: no topo temos os órgãos normativos responsáveis pela criação de todas as normas e regras a serem cumpridas pelo SFN.
A operacionalização do SFN ocorre por meio dos operadores, que realizam as operações do dia a dia.
As atividades dos operadores são fiscalizadas pelas entidades supervisoras, verificando se o que foi estabelecido está sendo cumprido.
QUESTÃO:
2. Métodos desenvolvidos para a análise de investimentos, apesar de adequados, muitas vezes têm sido esquecidos por grande parte das organizações, principalmente nas pequenas e médias empresas. Nesse cenário, encontramos as técnicas de apuração do VPL (Valor Presente Líquido) e da TIR (Taxa Interna de Retorno), que são ferramentas de análise de investimentos. Compare os dois principais métodos para a análise de investimentos apresentando suas diferenças e aplicações.
RESPOSTA ESPERADA:
A aplicação do método do VPL parte do princípio de que as entradas de caixa no decorrer do projeto, calculadas a valor presente, possam ser deduzidas dos custos e despesas (investimento inicial).
O método da TIR prevê essa dedução sobre a própria taxa de retorno, buscando um retorno percentual maior que o fator de desconto considerado.
Para se apurar o retorno sobre o investimento em percentuais, aplica-se o método da TIR. Para apurar esse retorno em valores monetários, aplica-se o método do VPL.
QUESTÃO:
3. Com base na ferramenta de planejamento da gestão financeira denominada Fluxo de Caixa, pode-se prever ocasionais de excessos ou escassezes de saldo em caixa. Com essas informações, torna-se possível se anteceder a essas situações, evitando uma necessidade de caixa, visto que este representa a disponibilidade imediata. Contudo, existem diferenças entre lucro e caixa. Explique, então, como as situações a seguir indicadas podem provocar essa diferença.
a) Falta de pontualidade das receitas.
b) Depreciação dos bens.
RESPOSTA ESPERADA:
1. Falta de pontualidade das receitas: o lucro esperado está diretamente ligado às receitas futuras. Em caso de inadimplência, não ocorrerá o lucro previsto no planejamento do fluxo de caixa.
2. Depreciação dos bens: o caixa pode apresentar lucro, porém esse lucro pode não ser suficiente para cobrir a depreciação do investimento. Dessa forma, o lucro é ilusório, pois, ao final da vida útil das máquinas e equipamentos, será percebido que na realidade houve prejuízo.
3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (274729)
Sistemas de Informações Contábeis (CON74)
Prova: 2869958
QUESTÃO:
1. Para que um fato contábil possa ser lançado em um Sistema de Informação, é necessário que as contas contábeis, nas quais será registrado o lançamento, já estejam cadastradas no Plano de Contas. O Plano de Contas é a base para os lançamentos, sem o cadastramento das contas não é possível registrar os fatos nos Sistemas de Informação. Diante deste contexto, descreva como se classificam as contas no Plano de Contas.
RESPOSTA ESPERADA:
As contas classificam-se em Contas Patrimoniais, nas quais constarão as contas que representam o Ativo (bens e direitos) e o Passivo (obrigações e o patrimônio líquido) das empresas, e Contas de Resultado, em que constarão as contas que compõem o resultado das empresas (receitas e despesas).
QUESTÃO:
2. O Cadastro Específico do INSS (CEI), concedido tanto a pessoas físicas quanto a jurídicas, é feito via internet, através do site da Receita Federal do Brasil e deve respeitar a necessidade da empresa ou da pessoa física, pois o CEI não é obrigatório. Neste sentido, descreva a finalidade da inscrição no CEI.
RESPOSTA ESPERADA:
O cadastro no CEI tem a finalidade de garantir o controle do recolhimento das verbas previdenciárias do INSS, bem como o recolhimento do FGTS na Caixa Econômica Federal.
QUESTÃO:
3. Um ERP tem por objetivo facilitar o fluxo de informações entre os diversos setores de uma empresa. Para isto, em se tratando de Sistemas de Informação, faz-se necessário compreender o sistema, bem como suas características, que são próprias de cada empresa, ramo de atividade, localização, entre outros pontos que deverão ser observados. No caso do sistema ERP, cite e descreva três características fundamentais que ele deve ter.
RESPOSTA ESPERADA:
Flexibilidade - o sistema precisa ser flexível para suportar as mudanças. 
Aberto - deve existir uma interação entre seus elementos.
Compreensivo - suportar diversas estruturas funcionais.
Conectividade - estar interligado aos setores da empresa.
Simulação da realidade - criar uma realidade virtual dos processos da empresa no computador.
3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (296295)
Contabilidade Gerencial (CON11)
Prova: 3600239
QUESTÃO:
1. O inventário dos estoques para fins de orçamento é um importante mecanismo de planejamento do dimensionamento da produção para o período projetado. Considerando que a empresa possui controle dos materiais pelo inventário periódico, como deverá proceder para elaborar seu orçamento de produção de materiais com base em um adequado dimensionamento?
RESPOSTA ESPERADA:
Com base nas estimativas de vendas deverá somar com os estoques desejados em unidades no final do período projetado e deduzir dos estoques iniciais estimados em unidades no início do período