Buscar

Desenvolvimento Economico AULA TEMA 06

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

AULA TEMA 06
1 - (EMESCAM/ES) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória - 2009) “Para obter a liberdade de nosso país, estamos dispostos a derramar nosso sangue, não o vosso sangue” (Mahatma Gandhi) – frase dirigida aos ingleses na luta desse líder pela independência da Índia.
Assinale a alternativa que contém princípios defendidos por Gandhi em sua campanha nacionalista.
Resposta correta: Desobediência civil e resistência passiva.
2 - (UFAM - 2008) O sistema de castas, apesar de extinto por lei, ainda se mantém vivo na cultura do povo:
Resposta correta: Indiano.
3 - (PUC-Rio, 2004) A Índia, um país de fortes tradições e de cultura milenar, tornou-se, nas últimas décadas, um polo de tecnologia de informação. Este avanço tecnológico vem repercutindo na economia e na sociedade do país. 
A partir do texto, podemos afirmar que o setor de tecnologia de informação:
I. Gerou, com a produção de software e serviços, um percentual de empregos qualificados, o que acentuou ainda mais as diferenças sociais·.
II. Foi o setor que mais cresceu na economia, mas, como está orientado para a exportação, sua influência não atinge o dia a dia da maior parte dos indianos.
III. Criou uma nova classe social empreendedora e de perfil global, num país em que ainda persiste a divisão em castas.
IV. Resultou dos incentivos governamentais na formação de um grande número de pesquisadores no exterior e que retornaram ao país. 
Assinale
Resposta correta: Se as afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
4 - (FUVEST, 2012 - Adaptado) A economia da Índia tem crescido em torno de 8% ao ano, taxa que, se mantida, poderá dobrar a riqueza do país em uma década. Empresas indianas estão superando suas rivais ocidentais. Profissionais indianos estão voltando do estrangeiro para seu país, vendo uma grande chance de sucesso empresarial.
(BECKETT et al., 2007).
O significativo crescimento econômico da Índia, nos últimos anos, apoiou-se em vantagens competitivas, como a existência de:
Resposta correta: expressiva mão de obra qualificada e não qualificada.
5 - (Fundação Carlos Chagas - 2010) O país-sede do Campeonato Mundial de Futebol de 2010 vive hoje pacificamente, mas seus problemas raciais não estão totalmente eliminados. Além de diferenças econômicas, há critérios culturais que bloqueiam a entrada de negros em determinados lugares, como casas noturnas e restaurantes. O tempo ainda não curou todos os desmandos promovidos pelo governo racista que imperou na África do Sul até 1994, quando foram realizadas as primeiras eleições multirraciais. Na região, são muitas as heranças daquele período, marcado:
Resposta correta: Pelo regime do Apartheid imposto pelos colonizadores.
6 - (Unifor - 2009) Analise as informações a seguir para responder à questão e depois assinale a alternativa que reflete as condições sul-africanas apresentadas no gráfico.
Resposta correta: O fim da política do Apartheid não conseguiu ainda promover de forma significativa a inclusão dos negros na economia.

Outros materiais