A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
apol 5

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/5 - O Contador e a Ética Profissional
Dentre as informações que são prestadas pela empresa à sociedade encontra-se o Balanço Social (BS). Embora essa não seja uma demonstração contábil obrigatória, ela poderá ajudar às organizações a contribuir uma boa visibilidade da mesma perante a todas as partes envolvidas.
Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta corretamente o objetivo e as informações que são prestadas através dessa demonstração:
Nota: 20.0
	
	A
	Essa demonstração detalha e presta contas das movimentações pertinentes ao seu quadro social, ou seja, aos investidores do capital próprio.
	
	B
	Essa demonstração tem como propósito principal a utilização como uma estratégia de marketing, disseminando, assim, a imagem que o corpo diretivo espera que a sociedade tenha em relação à organização.
	
	C
	Essa demonstração refere-se a uma prestação de contas à sociedade, onde a empresa apresenta o seu desempenho social e econômico, destacando seu o compromisso com a comunidade.
Você acertou!
De acordo com o material para impressão da aula 01, página 16, “O Balanço Social (BS) apresenta um rol de informações que evidenciam o compromisso da entidade com a sociedade, de forma a divulgar sua gestão econômico-social. Tal relatório visa demonstrar à comunidade que o compromisso final da organização não é apenas com aferição de lucros, mas também com o desempenho social.”
	
	D
	Essa demonstração leva em consideração o valor agregado gerado às partes envolvidas, demonstrando de forma os recursos gerados retornaram à sociedade.
	
	E
	Essa demonstração evidencia o desempenho econômico e financeiro como premissa básica principal.
Questão 2/5 - O Contador e a Ética Profissional
Correlacione a primeira coluna com os conceitos da segunda coluna:
	 (A) Moral
	(   )Conjunto de regras acerca de um determinado assunto que foi esclarecido e adotadas na própria mentalidade do indivíduo. Também entendida como a ciência da moral – estuda para extrair princípios e regras universais aplicáveis a
toda conduta humana (grupo humano).
	(B) Ética
	(   ) Acordos de caráter obrigatório, estabelecidos entre pessoas.
	(C) Direito
	(   ) Conjunto de hábitos e costumes efetivamente vivenciados por um grupo humano, e passados de geração para geração.
Nota: 20.0
	
	A
	A, B e C
	
	B
	B, C e A
Você acertou!
ALTERNATIVA CORRETA "B"
Moral - Conjunto de hábitos e costumes efetivamente vivenciados por um grupo humano, e passados de geração para geração. 
Ética -  Conjunto de hábitos e costumes efetivamente vivenciados por um grupo humano, e passados de geração para geração. 
Direito - Acordos de caráter obrigatório, estabelecidos entre pessoas.
	
	C
	C, A e B
	
	D
	B, A e C
Questão 3/5 - O Contador e a Ética Profissional
A informação contábil tem sido tratada como “bem de domínio público” uma vez que influencia na percepção dos stakeholders em relação à empresa e da sua relação com a sociedade, interferindo na tomada de decisão de todos os agentes que dela se servem (órgãos reguladores, acionistas, clientes, fornecedores e credores, investidores, empregados).
Diante da relevância dessa informação, a empresa deve ter o cuidado de manter e zelar pela manutenção de determinadas características qualitativas e quantitativas da informação contábil. Assinale a alternativa que destaca parte das características que devem ser respeitadas:
Nota: 20.0
	
	A
	Observação ao regime de caixa e às leis fiscais.
	
	B
	A forma das relações sempre deve prevalecer em relação a sua essência.
	
	C
	Somente bens tangíveis devem ser considerados na composição do patrimônio da entidade.
	
	D
	Relevância, materialidade e tempestividade no fornecimento das informações (observação ao princípio da oportunidade).
Você acertou!
De acordo com o material para impressão da aula 01, página 15, “A relevância é uma característica fundamental para que a informação contábil seja capaz de afetar as decisões dos usuários, de modo a reduzir incertezas (SALOTTI; YAMAMOTO, 2006). Nesse sentido, a relevância torna-se produto da materialidade, convenção que restringe a aplicação do princípio contábil da oportunidade, que impõe o registro imediatamente à ocorrência do fato contábil.”
	
	E
	A informação contábil deve respeitar a forma e as qualidades como o corpo diretivo da empresa espera que se forneça disponibilize à sociedade de forma geral.
Questão 4/5 - Contabilidade das Organizações
De acordo com Bazzi (2015) Todos os lançamentos contábeis, sejam qualitativos ou quantitativos, devem ser registrados nos chamados livros de escrituração.
Dessa forma é correto afirmar que;
(  ) Todos os livros contábeis são obrigatórios.
(  )  O livro Caixa é um livro contábil auxiliar
(  )  O livro de Prestação de Serviços é um livro fiscal.
(  ) Os livros Diário e Razão são livros contábeis obrigatórios.
Nota: 20.0
	
	A
	F – V – V – V
Você acertou!
ALTERNATIVA CORRETA "A", de acordo com o material para impressão disponibilizado na rota de estudos da aula 02, páginas 13 e 14.
( F ) Todos os livros contábeis são obrigatórios. É falsa somente a proposição 01, pois nem todos os livros contábeis são obrigatórios, por exemplo, o livro caixa é um livro contábil auxiliar.
( V )  O livro Caixa é um livro contábil auxiliar
( V )  O livro de Prestação de Serviços é um livro fiscal. Livro obrigatório perante o fisco municipal em empresas prestadores de serviço, nele são registradas todas as operações de serviços.
( V ) Os livros Diário e Razão são livros contábeis obrigatórios.
	
	B
	V – F – F – F
	
	C
	F – V – F – V
	
	D
	V – V – V – F 
Questão 5/5 - Contabilidade das Organizações
De acordo com Bazzi (2015), DRE é uma demonstração contábil que expõe, de forma ordenada, as receitas e as despesas do exercício.
A Demonstração do Resultado do Exercício, regulamentado pelo art. 187 da Lei 6.404/1976, visa a apuração do resultado econômico no exercício financeiro, ou seja, demonstra se houve lucro ou prejuízo no período de apuração.
As receitas representam os valores auferidos no momento das vendas das mercadorias ou dos outros bens da empresa ou no momento da prestação de serviços a terceiros.
Sobre a DRE, analise as afirmativas, marque V (verdadeira) e F (falsa), em seguida assinale a sequência correta:
(  ) A principal característica da Receita é que quando ocorre diminui uma conta do ativo.
(  ) A apresentação da DRE é realizada de forma vertical..
(  )  Na DRE, todos os lançamentos devem atender obrigatoriamente ao princípio da competência.
(   ) A estrutura básica da DRE contempla, em primeiro lugar, as Receitas da empresa e, depois, os custos e as despesas do exercício.
Nota: 20.0
	
	A
	F – V – V – V
Você acertou!
A classificação como V ou F é a seguir apresentada:
( F ) A principal característica da Receita é que quando ocorre diminui uma conta do ativo.
Sempre que for realizado um lançamento de receita significa que a empresa aumentou um conta do Ativo, seja por ter aumento a conta de caixa e equivalentes de caixa em função do cliente ter pago a vista, ou por ter aumentado um direito, no caso de uma venda a prazo, por exemplo.
( V ) A apresentação da DRE é realizada de forma vertical.
A estrutura de apresentação das contas de acordo com o padrão contábil vigente é de forma vertical.
(  )  Na DRE, todos os lançamentos devem atender obrigatoriamente ao princípio da competência.
Esse é um requisito obrigatório de acordo com as características qualitativas e quantitativas da informação contábil, de forma que se consiga apurar o real resultado econômico das organizações.
(   ) A estrutura básica da DRE contempla, em primeiro lugar, as Receitas da empresa e, depois, os custos e as despesas do exercício.
As primeiras contas informadas de acordo com a estrutura da DRE são as receitas operacionais e depois as demais contas que diminuem o valor dessas receitas para apuração do Lucro ou Prejuízo da empresa.
BAZZI, Samir.