A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Aula 5   Administração de Sistemas de Informação

Pré-visualização | Página 1 de 1

Administração de Sistemas de Informação / Aula 5: Desafios gerenciais da tecnologia da informação
Sistemas de informação nas empresas
A utilização dos sistemas de informação oferece às empresas comunicação e ferramentas analíticas para administrar e conduzir o comércio. São os alicerces dos novos produtos e serviços. Permitem às empresas utilizarem os processos digitais de negócios e melhorar o relacionamento com os diversos clientes.
Os sistemas de informação representam uma solução gerencial e organizacional baseada na tecnologia de informação para enfrentar os desafios do ambiente em transformação.
Os sistemas de informação estão impulsionando tanto as operações diárias como as estratégias organizacionais. Reestruturar o fluxo de trabalho, a utilização de computadores, softwares e redes tem ajudado as organizações a se tornarem mais maleáveis, eliminando níveis gerenciais e desvinculando o trabalho da localização.
Processos de negócios
Existem vários tipos diferentes de Sistemas de Informação em uma organização que dão apoio a diferentes níveis organizacionais, funções e processos de negócios. Os processos de negócio referem-se à maneira pela qual o trabalho é organizado, coordenado e focado para conduzir um produto ou serviço de valor. São fluxos concretos de trabalho, materiais, informações e conhecimento.
Em relação a construção dos sistemas de informação, analise as afirmativas a seguir:
I. A natureza e o nível de tomada de decisões não interferem na construção dos sistemas de informação para gerentes. As decisões podem ser estruturadas (nível operacional da organização), semiestruturadas e não estruturadas (nível estratégico da organização). Ocorrem em nível individual.
II. Sistemas de informação não podem ser usados para ajudar as empresas a se tornarem fabricantes de baixo custo ou fidelizar clientes.
III. Os atuais sistemas de informação e-business desempenham um papel vital no sucesso de uma empresa. Grande parte da infraestrutura de tecnologia de informação que uma empresa necessita para operações de e-business, administração eficaz e vantagem competitiva são oferecidas pela internet, intranet e extranets.
IV. O desenvolvimento de soluções de um sistema de informação para problemas das organizações é uma tarefa simples, geralmente proposto por um funcionário do setor de TI.
V. Os especialistas projetam aplicações de sistemas de informação com base nas exigências de negócio de uma organização.
 São verdadeiras as afirmativas III e a V.
Desafios do administrador
Além de ser responsável pela administração bem sucedida de sistemas e tecnologias de informação, o outro desafio do administrador é gerenciar de forma ética e eficaz a função de sistemas de informação e os recursos de tecnologia de informação para alcançar elevado desempenho e valor para os negócios, alinhados à estratégia da organização.
O papel estratégico dos sistemas de informação envolve utilizar a tecnologia da informação para desenvolver produtos, serviços e capacidades que confiram à empresa vantagens estratégicas sobre as forças competitivas que ela enfrenta no mercado mundial.
Elementos de estratégia de reação a forças impactantes do mercado:
1. Utilizar uma ou a combinação das estratégias genéricas de Porter: Liderança em custo, Diferenciação ou Foco;
2. Buscar crescimento;
3. Estabelecer parcerias inovadoras;
4. Incorporar novas tecnologias;
5. Buscar melhoria da eficiência interna;
6. Incorporar abordagens orientadas para o cliente: CRM.
CRM: O CRM é a abordagem organizacional para entender e influenciar o comportamento dos clientes, através de uma comunicação expressiva voltada para aprimorar a busca, reconquista, fidelidade e lucratividade dos clientes.
Atividade
De acordo com o que estudamos nessa aula, diga quais são as finalidades das aplicações dos sistemas de informação.
As finalidades das Aplicações dos Sistemas de Informação são: Melhorar o conhecimento do Mercado; Aumentar a Capacidade de Resposta; Aperfeiçoar as Comunicações; Melhorar a Seleção Estratégica.