A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
11 pág.
EXERC 02 PORTUGUES

Pré-visualização | Página 2 de 2

unidade, a ênfase e o produtor do texto não precisa preocupar-se com a coerência. 
b. O parágrafo tem como qualidades a unidade, a coerência e a exatidão. Sempre transmite uma ideia que está desmembrada do texto no qual está inserido. 
c. O parágrafo é uma unidade de composição constituída por um ou mais de um período, em que se desenvolve determinada ideia central, ou nuclear, a que se agregam outras, secundárias, intimamente relacionadas. 
d. O parágrafo é uma unidade que transmite muitas ideias e tem como inten¬ção atingir um objetivo. São consideradas qualidades suas à unidade, a coe¬rência e a ênfase. Na produção de um texto, é pouco relevante. 
e. O parágrafo é uma unidade que transmite uma ideia e não tem como inten¬ção atingir um objetivo. São consideradas qualidades suas à unidade, a coe¬rência e a ênfase. 
O parágrafo é uma unidade de composição constituída por um ou mais de um período, em que se desenvolve determinada ideia central, ou nuclear, a que se agregam outras, secundárias, intimamente relacionadas. 
Feedback
A resposta correta é: O parágrafo é uma unidade de composição constituída por um ou mais de um período, em que se desenvolve determinada ideia central, ou nuclear, a que se agregam outras, secundárias, intimamente relacionadas.. 
Questão 7
Incorreto 
Marcar questão 
Texto da questão
Para desenvolver os parágrafos em um texto, é possível recorrer a vários recursos, como por exemplo, a enumeração com expressões próprias da ideia de enumerar, seguir uma ordem ou sequência. A esta técnica de desenvolvimento de parágrafos dá-se o nome de: 
Escolha uma: 
a. Desenvolvimento por recorrência. 
b. Desenvolvimento por assimilação e contraste. 
c. Desenvolvimento por enumeração de pormenores ou fatos. 
d. Desenvolvimento por elementos de tempo/espaço. 
e. Desenvolvimento por quantidade de informações. 
Desenvolvimento por enumeração de pormenores ou fatos é a continuação da ideia contida no tópico frasal. Esta enumeração pode ser feita com expressões próprias da ideia de enumerar, como: em primeiro lugar, a segunda, na fase inicial, na sequência, entre outras. É possível, ainda, escrever os fatos em sequência natural, que dá também essa noção. O desenvolvimento por enumeração de pormenores acontece de forma a estabelecer maior informação para o leitor. 
Feedback
A resposta correta é: Desenvolvimento por enumeração de pormenores ou fatos.. 
Questão 8
Incorreto 
Marcar questão 
Texto da questão
Para se escrever um bom parágrafo, é preciso saber como é a estrutura que ele deve apresentar, é preciso ter organização das informações: noção de introdução, desenvolvimento e conclusão. Sendo assim, uma definição de parágrafo mais assertiva seria: 
Escolha uma: 
a. O parágrafo é um enunciado em que há uma unidade de sentido na transmissão de uma ideia completa e intenciona atingir um objetivo. 
b. O parágrafo é um enunciado em que há unidade de sentido que transmite uma mensagem a um interlocutor por meio de discurso indireto livre. 
c. O parágrafo é uma ideia completa escrita em várias linhas. 
Parágrafo é um enunciado em que há uma unidade de sentido na transmissão de uma ideia completa e intenciona atingir um objetivo. São consideradas qualidades suas à unidade, a coerência e a ênfase. É uma unidade de composição estruturada em um ou mais de um período. A unidade está relacionada com a questão de apresentar apenas uma ideia central em torno da qual gravitam as ideias secundárias. A coerência consiste na transposição de um parágrafo para outro, na ordenação das ideias de maneira lógica. 
d. O parágrafo é uma oração principal com subordinadas que o completam. 
e. O parágrafo é parte integrante de um texto científico. Sua estrutura é basicamente o início, meio e fim de uma tese. 
Feedback
A resposta correta é: O parágrafo é um enunciado em que há uma unidade de sentido na transmissão de uma ideia completa e intenciona atingir um objetivo.. 
Questão 9
Incorreto 
Marcar questão 
Texto da questão
A coesão por elipse se constitui em uma forma de evitar a repetição desnecessária de um termo ou de uma expressão. Analise as questões abaixo e indique qual alternativa apresenta coesão por elipse. 
I. Irei com você, ele com os pais. 
II. Você não sabe o que está dizendo, mas você sabe o que está fazendo. 
III. Já elaborou a carta? – Ainda não! 
IV. Fui à sessão de livros, meu irmão a de revistas.
Escolha uma: 
a. I, II, III e IV. 
As questões I, III e IV evitam a repetição dos verbos empregados nas primeiras orações. Evitar repetições é um dos objetivos da coesão por elipse. 
b. I, III e IV. 
c. I, II e III. 
d. III e IV. 
e. II e IV. 
Feedback
A resposta correta é: I, III e IV.. 
Questão 10
Incorreto 
Marcar questão 
Texto da questão
Analise o seguinte texto: 
CIRCUITO FECHADO 
Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço. Relógio, maço de cigarros, caixa de fósforos, jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapos. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, telefone, agenda, copo com lápis, canetas, blocos de notas, espátula, pastas, caixas de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetos de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia. Água. Táxi, mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo, xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras. Cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro. 
Autor: Ricardo Ramos 
Com base na leitura e em relação à coerência, podemos afirmar que:
Escolha uma: 
a. Há coesão elíptica. 
Há duas formas de coesão do ponto de vista estrutural. Uma é a coesão externa e a outra é a interna. A coesão externa diz respeito ao leitor e a interna ao autor do texto. Neste casso, há coesão interna, pois é possível compreender que o autor do texto descreve uma rotina de afazeres diários. Mesmo sem haver conectivos, a mensagem fica clara. 
b. Há elementos coesivos, contudo não há coerência interna. 
c. O texto é totalmente incoerente, pois não há coesão. 
d. É possível inferir que somente há coerência externa. 
e. No texto há coerência interna, apesar de não haver elementos coesivos. 
Feedback
A resposta correta é: No texto há coerência interna, apesar de não haver elementos coesivos.. 
Bottom of Form 1
Terminar revisão