Buscar

AGNATAS E PEIXES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

AGNATAS E PEIXES
01. Naquela tarde assaram trinta bois, quantidade ínfima para abastecer os homens que ainda sobravam (...)
Os bois e os homens pertencem à Classe dos Mamíferos e ao Filo dos Cordados.
a) Cite duas características exclusivas desse Filo.
b) Justifique a afirmação: Uma das inovações mais significativas surgidas durante a evolução dos Cordados foi o desenvolvimento da mandíbula. 
a) Os cordados são animais que apresentam em alguma fase de seu desenvolvimento as seguintes estruturas: tubo nervoso dorsal, notocorda e fendas faringeanas.
b) O desenvolvimento da mandíbula permitiu aos cordados deixar de ser parasitas e desempenhar o papel de predadores. Esse fato muito contribuiu para a adaptação destes animais em ambientes com grande disponibilidade de presas.
02. "Cientistas ingleses disseram ter descoberto os restos de um dos primeiros tubarões. Os fósseis encontrados datam de 25 milhões de anos antes do que se acreditava. A impressão, a partir dos achados, é que os tubarões desta época não tinham mandíbulas."
(O ESTADO DE S. PAULO, 17/02/98, pág. A-12.)
a) Qual é o grupo de vertebrados que não possuía mandíbulas e que, provavelmente, antecedeu aos peixes? Cite um exemplo de um animal desse grupo.
b) Qual a grande vantagem da aquisição de mandíbula pelos peixes. 
a) Ciclostomados (Agnatas). Ex: lampréias e feiticeiras ou peixes-bruxa. 
b) Facilitou a vida livre já que os agnatas são parasitas, Os peixes com mandíbula (gnatostomados) podem abocanhar suas presas e, como predadores, apresentam maiores chances de sobrevivência no ambiente aquático, além de proporcionar melhor chance de defesa.
03. Ouriço-do-mar, lagartixa, planária, polvo, anfioxo e cavalo-marinho.
a) Quais dos animais acima pertencem ao filo dos cordados?
b) Cite duas características que permitem agrupá-los nesse filo? 
a) Anfioxo (protocordatas) Lagartixa (anfíbio), cavalo-marinho (peixe-ósseo). 
b) Presença de notocorda, fendas branquiais, sistema nervoso dorsal em alguma fase da vida.
04. Com relação à bexiga natatória, responda: 
a) Que tipo de peixe tem bexiga natatória?
b) Qual a principal função desse órgão?
c) Quando o peixe se encontra junto à superfície da água, o volume da bexiga natatória aumenta ou diminui?
d) Qual a função da bexiga natatória nos peixes dipnóicos, como a piramboia?
a) Peixes ósseos.
b) Funciona como órgão hidrostático.
c) Aumenta.
d) Nos peixes dipnóicos, a bexiga natatória tem função respiratória.
05. Dê quatro caracteres que distinguem os peixes cartilaginosos dos ósseos. 
Peixes cartilaginosos têm esqueleto de cartilagem, boca ventral, nadadeiras caudal heterocerca e não têm bexiga natatória. Peixes ósseos têm esqueleto ósseo, boca anterior ou terminal, nadadeira caudal homocerca e possuem bexiga natatória.
06. Muitas espécies são introduzidas em um ambiente sem que haja uma avaliação de riscos associados a essa prática. Isso tem acontecido em larga escala com peixes em todo o mundo. A truta arco-íris já foi introduzida em 82 países, uma espécie de tilápia em 66 países e a carpa comum em 59 países".
(Ciência hoje, 21 (124) 36-44, 1996)
Caracterize os peixes quanto à anatomia do coração, quanto ao tipo de sistema respiratório e quanto ao tipo de sistema circulatório. 
O coração dos peixes possui duas cavidades: um átrio e um ventrículo. O sistema circulatório é fechado, simples e completo. È fechado porque o sangue circula apenas dentro de vasos. É simples porque o sangue passa apenas uma vez pelo coração. No coração dos peixes passa apenas sangue venoso. É completo porque não há mistura de sangue venoso com o arterial. A maioria dos peixes tem respiração branquial, mas há aqueles que têm respiração pulmonar (peixes dipnóicos como a piramboia) através da bexiga natatória modificada.
07. Há pouco mais de 400 milhões de anos, alguns peixes tropicais começaram a desenvolver uma estratégia respiratória (respiração aérea) que tornou uma vantagem evolutiva para a ocupação de águas com baixa concentração natural de oxigênio, como as dos rios da Amazônia. Recentemente, um dos problemas que têm preocupado os ambientalistas é o derramamento acidental de petróleo em rios da Amazônia, com a formação de uma película de óleo sobre a superfície dos rios. Estudos realizados por pesquisadores brasileiros demonstraram que algumas espécies de peixe podem ser mais afetadas por este tipo de acidente ambiental. (adaptado da Revista Pesquisa FAPESP N° 87 2003)
Tendo como referência o texto, responda.
a) Qual a estrutura presente em alguns peixes que possibilita a respiração aérea? Cite uma segunda função dessa estrutura.
b) Comparando os peixes pirarucu (Araipama gigas, que tem respiração aérea obrigatória) e boari (Mesonauta insignis, que retira todo oxigênio que fica entre as moléculas de água), qual dos dois seria mais afetado pelo derramamento de petróleo nos rios? Por quê? 
a) A estrutura é a bexiga natatória. Outra função dessa estrutura é atuar como órgão com função hidrostática (equilíbrio na água).
b) O mais afetado será o pirarucu, pois na tentativa de obtenção do ar atmosférico vai se contaminar com petróleo, substância rica em hidrocarbonetos, tóxicos aos peixes.
08. Os vertebrados apresentam apenas endoesqueleto, enquanto os invertebrados podem apresentar exoesqueleto ou endoesqueleto. 
a) Dê um exemplo de invertebrado, com endoesqueleto e outro com exoesqueleto. Indique em cada caso a função e o principal componente químico do esqueleto. 
b) Que grupo de vertebrados possui esqueleto inteiramente cartilaginoso? 
a) Invertebrados com endoesquelto : poríferos (esponjas) possuem espículas de calcárias ou silicosas ou espongina com função de sustentação e equinodermos possuem esqueleto formado por placas calcárias, também com função de sustentação.
Invertebrados com exoesqueleto : artrópodes possuem esqueleto formado por quitina, com função de proteger e dar sustentação ao corpo do animal e corais (cnidários) possuem esqueleto externo de calcário.
b) Os peixes cartilaginosos ou condrictes.
9. Os peixes podem ser, entre outras formas alimentares, carnívoros ou herbívoros .Quanto a essas duas formas de alimentação: Como são os peixes marinhos que vivem em grandes profundidades (regiões abissais)? Justifique sua resposta. 
Carnívoros ou detritívoros porque em regiões abissais não chega luz e, portanto não há produtores (vegetais ou algas).
10.Os peixes são considerados animais pecilotérmicos e sofrem a influência direta da temperatura ambiental. O gráfico a seguir representa a relação entre o consumo de oxigênio de um peixe - primeiramente em repouso e, posteriormente, em atividade - e a temperatura da água.
Comente como podemos comprovar que os peixes são pecilotérmicos e não homeotérmicos, de acordo com os dados do gráfico. O gráfico mostra que a taxa metabólica dos peixes (consumo de oxigênio, por hora) aumenta proporcionalmente ao aumento da temperatura da água. Se fossem homeotérmicos, com temperatura constante, sua taxa metabólica diminuiria com o aumento da temperatura ambiental. Pode-se observar também que numa mesma temperatura o consumo de oxigênio, é maior quando o peixe está em atividade.
11. Os peixes apresentam grande variedade de adaptações a modos de vida diferente no ambiente marinho. Entre os peixes carnívoros existem aqueles adaptados à captura de presas graças ao nado rápido (grupo 1), e outros que capturam suas presas permanecendo imóveis e dissimulados sobre o substrato em água rasas (grupo 2). Na tabela estão apresentados os valores da proporção (superfície branquial / massa corporal), de quatro espécies de peixes.
Admitindo que no ambiente onde vivem essas espécies não existe variação significativa na disponibilidade de oxigênio, determine quais as espécies que pertencem ao grupo 1 e ao grupo 2. Justifique sua resposta. 
As espécies A e D possuem uma maior relação superfície branquial/ massa corporal, portanto, pertencem ao grupo 1. Sua atividade metabólica é muito alta exigindo grande consumo de oxigênio,sendo que o mesmo é obtido através da grande superfície branquial. As espécies B e C são do grupo 2, pois sua relação entre a superfície branquial/massa corporal é menor, assim o seu gasto de oxigênio é menor, pois permanecem imóveis por longos períodos.
12. Um cientista, procurando identificar que sentidos são usados por piranhas para reconhecer e atacar presas montou um experimento em que preparou três aquários com esses peixes nas seguintes condições: 
»»	o aquário I foi mantido iluminado e nele se introduziram presas vivas;
»»	o aquário II ficou em total escuridão e também recebeu presas vivas;
»»	o aquário III, iluminado, recebeu presas vivas envoltas por um recipiente impermeável, transparente e incolor;
a) Se a visão for o único sentido que faz a piranha reconhecer a presa, o que será observado nos três aquários?
b) O que será observado caso a piranha utilize apenas o olfato para reconhecer a presa?
c) Se as piranhas não predarem no aquário III, o que você pode concluir?
a) Nos aquários I e III as piranhas devoram as presas. No aquário II as presas não serão devoradas.
b) Nos aquários I e II as piranhas devoram as presas. No aquário III as presas não serão devoradas.
c) Conclui-se que o olfato é o principal sentido da piranha.

Outros materiais