A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
19 pág.
Anatomia dos Sistemas UNIP

Pré-visualização | Página 2 de 6

na função neurológica?
D - Isolar a fibra nervosa e permitir a rápida condução dos impulsos nervosos.
21 - Conforme investigações atuais, os seres humanos perdem neurônios com o passar dos anos. Este dado esclarece a presença de algumas doenças, ligadas ao sistema nervoso, relacionadas aos senis. Entre as doenças estão à doença de Alzheimer, a doença de Parkinson, a esclerose lateral amiotrófica, e a coreia de Huntington. Com o auxílio desta definição, julgue as afirmações que se seguem. 
Na esclerose lateral amiotrófica ocorre um acúmulo de glutamato no corpo do neurônio, o que motiva a sua degeneração. 
II. Na coreia de Huntington há abundância de neurônios que usam GABAérgicas e acetilcolina como transmissores.
 III. Na doença de Parkinson a depleção de acetilcolina, pela diminuição da atividade da enzima colina-acetiltransferase e dos receptores nicotínicos de acetilcolina.
 IV. Na doença de Alzheimer os neurônios dopaminérgicos do encéfalo degeneram vagarosamente e acabam morrendo. 
Com relação aos dados apresentados, está correto APENAS o que se afirma em:
E – I
22 - Paciente do sexo masculino, 53 anos de idade, 90 kg, portador de hipertensão arterial sistêmica crônica e insuficiência renal crônica em decorrência de nefropatia hipertensiva apresentou-se, em caráter de urgência, para transplante renal. O paciente foi sedado, e posto na posição sentada para a prática do bloqueio. Não ocorreu problema de localização dos espaços entre os processos espinhosos de L2-L3 e L3-L4. A agulha alcançou o espaço subaracnóideo. O tipo de procedimento utilizado foi:
B - anestesia raquidiana
23 - Paciente do sexo feminino, 32 anos de idade, 60 Kg, com história de lombalgia, e dificuldade de flexão da coxa esquerda, submeteu-se à cirurgia para liberação dos tendões dos músculos posteriores no quadril esquerdo. Foi submetida à cirurgia perante anestesia geral venosa e inalatória, sem intercorrências, tendo alta com programação de Fisioterapia. Quatro dias após a alta hospitalar, a paciente retornou ao hospital, queixando-se de dor no local da incisão cirúrgica, e durante a execução de Fisioterapia. Solicitado pelo cirurgião, a paciente foi internada, sendo programada analgesia controlada pelo paciente por via peridural, para viabilizar a Fisioterapia. Baseado no caso clínico, abaixo temos algumas características dos métodos anestésicos.
O anestésico foi inserido no espaço subaracnóideo.
 II. Aparecimento habitual de dores de cabeça nos pacientes. II. A agulha perfurou continuamente: a pele, a tela subcutânea ou hipoderme, o ligamento interespinal, o ligamento amarelo, a dura-máter e a aracnóide-máter.
 III. O anestésico se espalhou, e alcançou os forames intervertebrais, pelos quais passam as raízes dos nervos espinais. 
IV. Esse tipo de procedimento requer uma habilidade técnica muito maior do anestesista. 
V. Os agentes hipnóticos utilizados sugerem que a intensidade do estímulo doloroso foi suficiente para modificar a atividade cortical da paciente.
 Escolha a letra:
C - se apenas três delas forem corretas.
24 - (MODIFICADA FUVEST). A figura representa um arco reflexo: o calor da chama de uma vela suscita a contração do membro superior, e a retirada da mão da fonte de calor. Idealize duas condições: em “A” seria cortada a raiz posterior do nervo e, em “B” a raiz anterior.
Considere as seguintes possibilidades relacionadas à transmissão dos impulsos nervosos neste arco reflexo. 
O indivíduo não sente a queimadura e não afasta a mão da fonte de calor. 
II. O indivíduo não sente a queimadura e não afasta a mão da fonte de calor.
 III. O indivíduo não sente a queimadura, porém afasta a mão da fonte de calor. Indique quais dessas possibilidades aconteceriam na condição “A” e na condição “B”, concomitantemente.
C - Condição “A”: o indivíduo não sente a queimadura e não afasta a mão da fonte de calor. Condição “B”: o indivíduo não sente a queimadura e não afasta a mão da fonte de calor.
25 - A ilustração abaixo representa um corte transversal da medula espinal, onde se constitui o nervo espinal.
Com referência às estruturas anatômicas da medula espinal foram formuladas quatro afirmativas:
A letra “A” aponta o corno anterior.
 II. A letra “B” aponta o neurônio aferente.
 III. A letra “C” aponta o gânglio espinal. 
IV. A letra “D” aponta a substância branca. 
Assinale a alternativa que contém as afirmações CORRETAS.
E - apenas III e IV.
26 - René Descartes (1596-1650), ao estudar fenômenos simples, como o movimento involuntário que acontece em um membro quando alguém queima sua mão, ou seu pé em uma chama sugeriu a ideia do arco reflexo, e perfeitamente identificou seus componentes à sensação de dor, a condução da mesma pelos nervos que levam ao SNC, os nervos motores sendo excitados, e por fim os músculos que são responsáveis pelo ato. O esquema abaixo representa um arco reflexo simples.
D - via sensitiva, sinapse, via motora e efetuador.
27 - A figura abaixo representa um arco reflexo. A região que corresponde um efetuador é:
E – V
28 - Considere as quatro afirmações seguintes.
A medula espinal situa-se dentro do canal vertebral, que apresenta a função de protegê-la.
 II. As lesões medulares podem acontecer nos traumatismos da coluna vertebral, como por exemplo, em acidentes automobilísticos. 
III. A medula espinal corresponde a` parte cranial do tubo neural, expondo diversas mudanças durante a sua formação embriológica.
 IV. O sulco mediano posterior é central, bem profundo, e com vasos de sangue no seu interior.
 Das afirmações apresentadas, são CORRETAS:
B - I e II.
29 - Homem de 45 anos de idade, que era alcoolista, começou a ter uma marcha cambaleante atrapalhada mesmo quando não estava intoxicado. O distúrbio tornou-se vagarosamente pior durante um período de diversas semanas e, então, pareceu estabilizar-se. Os amigos notaram que ele tinha dificuldade para caminhar, seguindo atrás de outra pessoa, e tendia a tornar-se instável ao dar uma volta rápida. A respeito dele são feitas as seguintes afirmações: 
É uma síndrome do arquicerebelo. 
II. A marcha cambaleante é conhecida como ataxia dos membros inferiores. I
II. Ocorre a degeneração do córtex do lobo anterior em razão de alcoolismo crônico. 
IV. Há modificação do tônus muscular, quando o paciente fica deitado. 
Estão CORRETAS apenas:
E - II e III.
30 - “Os dados sensoriais transmitidos a esse órgão são empregados na coordenação automática do papel somatomotor, na regulação do tônus muscular estriado e na manutenção do equilíbrio, ou seja, ele regula a postura e o equilíbrio, sendo efetivo para todas as atividades motoras habilidosas, desde empunhar uma bola até dançar”. Qual alternativa você assinalaria como CORRETA, referente ao texto acima:
A – Cerebelo
31 - Embriológica e funcionalmente, o cerebelo pode ser dividido em três partes, o arquicerebelo, o paleocerebelo e o neocerebelo. As partes que agem na postura e no equilíbrio são RESPECTIVAMENTE:
D - o paleocerebelo e o arquicerebelo
32 - O cerebelo também possui dois hemisférios, como o cérebro, e, internamente, tem uma organização similar, já que detém, igualmente, uma área periférica de substância ____________, denominada córtex cerebelar, e uma área interna de substância ___________. O cerebelo e o cérebro são os dois órgãos que formam a parte do sistema nervoso denominado ___________. Incluem, pois, uma organização análoga e totalmente dessemelhante da dos órgãos do sistema nervoso dito parte ____________. O cerebelo provém da parte dorsal do ___________.A alternativa que completa corretamente o parágrafo acima é: 
A - cinzenta – branca – suprassegmentar – segmentar – metencéfalo
33 - Estruturas anatômicas do lobo cerebelar posterior:
Fissura pós-clival
 II. Pirâmide
 III. Úvula
 IV. Lóbulo biventre 
V. Flóculo
D - I, II, III e IV.
34 - Em 1987, Courchesne, et al., foram os primeiros pesquisadores a descrever a relação entre o cerebelo e o autismo. Portanto, estão corretas as características de pacientes autistas,

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.