A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
19 pág.
Anatomia dos Sistemas UNIP

Pré-visualização | Página 6 de 6

predispondo o sistema a infecções. Com o desenvolvimento da gravidez a bexiga muda de posição, para se tornar um órgão intra-abdominal, é pressionada acima e deslocada pelo útero. O ângulo uretrovesicular pode ser alterado e a pressão intra-abdominal elevada. O músculo liso da uretra pode se tornar hipotônico e os componentes colágenos da superfície pélvica ficam frouxos e elásticos. Com o auxílio desta informação julgue as afirmações que se seguem.
A cavidade do rim coleta e transporta urina do rim para o ureter. 
II. A pelve renal recolhe a urina dos cálices e a transporta para a bexiga urinária. 
III. O ureter é uma estrutura ascendente. 
IV. Nas mulheres a bexiga urinária está situada posteriormente ao útero. 
V. A bexiga urinária é um órgão sacular que se destina ao armazenamento da urina. 
Estão corretas, apenas, as afirmações:
A - I e V
71 - Texto referente às questões 03 e 04. Um homem de 36 anos de idade queixa-se a seu médico de dores de latejamentos ocasionais no testículo direito e escroto. O exame indicou varicocele do plexo pampiniforme. O médico comentou que com grande probabilidade o paciente já teria essa patologia desde a adolescência e não deveria se preocupar com isso. O paciente foi enfático em afirmar que o problema havia aparecido nos últimos meses. A cirurgia foi cogitada. Fatores que devem ser analisados pelo médico, nesse momento, incluem o fato de que a varicocele do plexo pampiniforme do lado direito:
A - É muito rara.
72 - Um homem de 36 anos de idade queixa-se a seu médico de dores de latejamentos ocasionais no testículo direito e escroto. O exame indicou varicocele do plexo pampiniforme. O médico comentou que com grande probabilidade o paciente já teria essa patologia desde a adolescência e não deveria se preocupar com isso. O paciente foi enfático em afirmar que o problema havia aparecido nos últimos meses. A cirurgia foi cogitada. Ao acessar a cavidade peritoneal e localizar a veia testicular, observou-se que a veia estava inexplicavelmente dilatada. Explorações complementares revelaram uma grande massa retroperitoneal nas proximidades da extremidade inferior do rim, que avançava sobre a veia de forma que ela não podia drenar livremente para a:
B - Veia cava inferior
73 - O sistema urinário é constituído pelos órgãos uropoéticos, isto é, incumbidos de elaborar a urina e armazená-la temporariamente até a oportunidade de ser eliminada para o exterior. Na urina encontramos ácido úrico, ureia, sódio, potássio e bicarbonato. Com relação ao texto acima, indique a alternativa CORRETA:
A - Na margem medial côncava de cada rim encontra-se uma fenda vertical, o hilo renal, onde a artéria renal entra e a veia e a pelve renal deixam o rim.
74 - A vagina pode ser considerada um tubo de tecido conjuntivo e fibromuscular coberta internamente por mucosa vaginal e externamente pela fáscia endopélvica. O mecanismo de sustentação da vagina provém de dois diferentes sistemas: a musculatura estriada do assoalho pélvico que dá o suporte ativo, por meio do músculo elevador do ânus, e a fáscia endopélvica que fornece o suporte passivo. A musculatura em situações de sobrecarga, como partos, aumenta de peso excessivo etc. pode ser alongada, e a mucosa vaginal a acompanha, porém fáscia não possui elasticidade e, portanto rompese ou desprende-se de onde estava inserida. Formam-se então verdadeiras hérnias, que nada mais são que os diferentes defeitos do assoalho pélvico. É correto afirmar que a vagina se fixa ao redor:
C - Colo do útero
75 - O funículo espermático é uma estrutura formada, além do ducto deferente, por artérias, plexo pampiniforme, vasos linfáticos e nervos que se estende da extremidade superior da margem do testículo ao ânulo inguinal profundo, local em que seus elementos tomam rumos diferentes. O funículo espermático esquerdo é mais longo, o que significa que o testículo esquerdo permanece em nível mais baixo que o direito. Com base em seus conhecimentos sobre a anatomia clínica das estruturas do funículo espermático, podemos afirmar:
B - A varicocele consiste na dilatação dos vasos do plexo pampiniforme
76 - Além do ducto deferente, outras estruturas normalmente encontradas no funículo espermático incluem tudo o que segue, exceto:
B - Ductos eferentes
77 - O câncer de vulva representa 4% dos tumores ginecológicos malignos, e ocorre predominantemente em mulheres acima dos 50 anos, sendo fatores de risco as irritações locais crônicas (como lesões por coceira), a irradiação pélvica prévia, o uso de substâncias cáusticas e abrasivas e o Papilomavírus. O câncer de vulva, bem como suas lesões precursoras, é diagnosticado pelo exame ginecológico periódico, com inspeção vulvar a olho nu, ou com colposcópio (aparelho que aumenta a imagem), teste de Collins (no qual se coram as lesões suspeitas com o azul de toluidina) e do ácido acético, e pela biópsia de todas as lesões suspeitas. A vulva constitui na verdade um conjunto de órgãos genitais femininos. Assinale a alternativa que contêm apenas os órgãos que fazem parte deste conjunto.
B - Lábios maiores e monte do púbis
78 - As atividades orgânicas resultam na decomposição de proteínas, lipídeos e carboidratos, acompanhada de liberação de energia de formação de produtos que devem ser eliminados para o meio externo; a urina é um dos veículos de excreção. Baseado nas informações sobre o aparelho urogenital leia as afirmativas abaixo e responda:
A uretra masculina é longa (15-20 cm) e sua última parte é a prostática. 
II. A uretra feminina é um órgão de dupla função, assim como a masculina. 
III. A bexiga feminina fica entre útero e sínfise púbica.
 IV. Trajeto da urina: pirâmides renais - papilas renais - cálices renais menores (07-14) - cálices renais maiores (02-03) - pelve renal - ureter - bexiga urinária - uretra - meio externo. 
São corretas, SOMENTE:
A - II e IV
79 - A falta de controle voluntário da micção é denominada incontinência urinária. Ela é normal na criança de até aproximadamente dois anos de idade. No adulto pode ocorrer durante o sono ou como consequência de lesões da medula espinal, doenças da bexiga urinária ou alterações dos esfíncteres que controlam a passagem entre a bexiga urinária e a uretra. A retenção urinária (incapacidade ou dificuldade na micção) pode ocorrer em virtude de obstruções da uretra. Estas têm causas variadas, entre elas a contração de sua musculatura e a hipertrofia glandular. Portanto, a glândula que atravessa a parte inicial da uretra é:
D – Próstata
80 - Depois de ter sido orientada sobre o melhor momento do ciclo ovulatório e a posição da relação sexual mais favorável para a concepção, a paciente engravidou. A fertilização normalmente acontece no (a). (Modificado. Snell, 1999):
A - Ampola da tuba uterina
81 - No caminho do trabalho para casa, um escriturário de 42 anos de idade experimentou subitamente uma dor aguda no lado esquerdo. A dor era tão forte que ele se dobrou e gemia. Um companheiro de trabalho levou-o ao hospital. Quando o médico pediu-lhe para descrever o início da dor, o paciente relatou que primeiro sentiu uma leve dor entre as costelas e o osso do quadril, e que esta dor aumentou gradualmente, até que era tão aguda que seus olhos se encheram de lágrimas. Quando solicitado a fornecer uma amostra de urina, o paciente afirmou ser muito difícil e doloroso para ele urinar. A enfermeira relatou que a amostra de urina do paciente continha sangue (hematúria). O médico solicitou uma radiografia abdominal do rim, ureter e bexiga urinária. Diagnóstico: cálculos uretéricos no ureter esquerdo e cálculos renais na bexiga urinária. Com base no caso clínico apresentado, responda: quais são as funções dos ureteres e bexiga urinária, respectivamente? (Modificado: April, 2000).
E - Transporte de urina e reserva temporária de urina

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.