Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
AVA 02 Seminário VII

Pré-visualização | Página 1 de 1

AVA 02 Seminário VII
1)O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) emitiu um pronunciamento diretamente relacionado com as empresas que tem contratos de construção (Pronunciamento Técnico CPC 17 – Contratos de Construção).
Nesse pronunciamento, o CPC validou algumas informações já existentes pela legislação fiscal e introduziu novos conceitos.
Analise as sentenças:
I-Contrato de preço fixoé um contrato de construção em que o contratante concorda com o preço pré-fixado ou com a taxa pré-fixada, por unidade concluída que, em alguns casos, estão sujeitos às cláusulas de custos escalonados.
II-Contrato de custo mais margem(cost plus) é um contrato de construção em que o contratado é reembolsado por custos projetados e aprovados pelas partes – ou de outra forma definidos – acrescido de percentual sobre tais custos ou por remuneração pré-fixada. 
III-No contrato de preço fixo, quem contratar a empresa construtora já sabe qual o valor que irá pagar pela obra, porém, pode haver contratos que deixem cláusulas que permitam alteração do preço caso os custos aumentem excessivamente.
Assinale a alternativa que compõe a sentença correta:
Alternativas:
a) Estão corretas as sentenças I, II e III.
b) Somente a sentença I esta correta.
c) Somente a sentença II esta correta.
d) Somente a sentença III esta correta.
2) De acordo com o conceito de Empresa de Grande Porte, vamos retratar a definição que foi relatada pela Lei 11.638/07:
I-Art. 3o Aplicam-se às sociedades de grande porte, ainda que não constituídas sob a forma de sociedades por ações, as disposições daLei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, sobre escrituração e elaboração de demonstrações financeiras e a obrigatoriedade de auditoria independente por auditor registrado na Comissão de Valores Mobiliários.
II-Parágrafo único. Considera-se de grande porte, para os fins exclusivos desta Lei, a sociedade ou conjunto de sociedades sob controle comum que tiver, no exercício social anterior, ativo total superior a R$ 240.000.000,00 (duzentos e quarenta milhões de reais) ou receita bruta anual superior a R$ 300.000.000,00 (trezentos milhões de reais).
III-Sendo assim, as empresas de grande porte e as sociedades anônimas devem seguir as regulações da lei sobre a escrituração e elaboração das demonstrações financeiras.
Assinale a alternativa que compõe as sentenças corretas:
Alternativas:
a) Estão corretas as sentenças I, II e III.
 b) Somente a sentença II esta correta.
c) Somente a sentença III esta correta.
d) Somente a sentença I esta correta.
3) Art. 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:
I - balanço patrimonial;
II - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;
III - demonstração do resultado do exercício; e
IV - demonstração das origens e aplicações de recursos.
Assinale a alternativa que compõe as sentenças corretas.
Alternativas:
a) Estão corretas as sentenças I, II, III e IV.
b) Somente as sentenças I e IV estão corretas.
c) Somente as sentenças II e III estão corretas.
d) Somente a sentença I esta correta.
4) O Pronunciamento Técnico CPC 27 (Ativo Imobilizado) não estabelece percentuais de depreciação específica para cada item, mas destaca que "o valor depreciável de um ativo deve ser apropriado de forma sistemática ao longo da sua vida útil estimada."
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a) Assim, o contador agora deverá, junto de seus auxiliares técnicos de cada área (engenharia, manutenção, compras, etc.) e informações técnicas dos fornecedores, definir a vida útil dos bens que utiliza na entidade.
b) Assim, o administrador agora deverá, junto de seus auxiliares técnicos de cada área (engenharia, manutenção, compras, etc.) e informações técnicas dos fornecedores, definir a vida útil dos bens que utiliza na entidade.
c) Assim, o proprietário agora deverá, junto de seus auxiliares técnicos de cada área (engenharia, manutenção, compras, etc.) e informações técnicas dos fornecedores, definir a vida útil dos bens que utiliza na entidade.
d) Assim, o professor agora deverá, junto de seus auxiliares técnicos de cada área (engenharia, manutenção, compras, etc.) e informações técnicas dos fornecedores, definir a vida útil dos bens que utiliza na entidade.
5) As alíquotas fiscais continuam existindo para fins de apuração dos tributos, porém, para fins societários (contabilidade societária) não será mais necessário ____________________ as depreciações de acordo com as exigências fiscais.
Assinale a alternativa que completa corretamente a frase acima:
Alternativas:
a) Contabilizar
b) Contratar
c) Retratar
d) Abordar