Buscar

trabalho geraçoes de tomografos

Prévia do material em texto

faculdade cenecista de bento gonçalves
 Técnico de Radiologia
 ademar a. da silva junior
 geracoes de tomografos 
 BENTO GONÇALVES 2015
 ademar a. da silva junior
 geraçoes de tomografos
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Procedimentos 2, do curso técnico de radiologia médica, turno noite da faculdade Cenecista de Bento Gonçalves. Ministrado pelo professor Jorge Lando.
 BENTO GONÇALVES 
 2015
 SUMÁRIO
 introduçao 
1. termos usados pelos tec. de radiologia em procedimentos...........................................................01
2. historia da tomografia computadorisada 
3. PRIMEIRA GERACAO .............
3.1 CARACTERISTICAS .............
4. SEGUNDA GERACAO ............ 
4.1 CARACTERISTICAS..............
5. TERCEIRA GERACAO ............
5.1 CARACTERISTICAS..............
6. QUARTA GERACAO ............... 
6.1 CARACTERISTICAS............... 
7. QUINTA GERAÇAO ................. 
7.1 CARACTERISTICAS...............
8. SEXTA GERAÇAO....................
8.1 CARACTERISTICAS...............
9. SETIMA GERAÇAO .................
9.1 CARACTERISTICAS
9.2 COMPONENTES DE UM TOMOGRAFO ........
 
Lista de Ilustrações
Imagem 1 tec de radiologia na sala de controles...
Imagem 2 DR willian nos primeiros testes do primeiro tomógrafo........
Imagem 3 fotos dos inventores da tomografia computadorizada ......
Imagem 4 cristal de amerício ...........
Imagem 5 primeiro tomógrafo de crânio em 1971 ......
Imagem 6 exame realizado num tomógrafo de primeira geração .....
Imagem 7 aparelho de TC terceira geração ........ 
Imagem 8 aparelho de TC quarta geração ..........
Imagem 9 aparelho de TC quinta geração ......
Imagem 10 aparelho de TC sétima geração instalado no rio de janeiro ......
Imagem 11 componentes de um tomógrafo........
 
 Introdução :
Neste trabalho falaremos sobre a tomografia computarizada , com o objetivo de conhecer mais a essa técnica de exames por imagem , que nos auxilia para um diagnostico mais ágil , detalhado e seguro .
Esse exame trata-se de um exame capaz de obter imagens com mais pressiçao em tons de cinza , sendo o órgão cortado em fatias ,as quais são geradas por um processamento realizado por um computador onde são geradas uma sequencia de imagens em alta resolução .
Nos dias de hoje existem vários tipos de aparelhos de tomografia computadorizada e o funcionamento deles podem ser diferentes uns dos outros , mas todos tem algo em comum a utilização dos raios x para obter imagens com eficácia das estruturas do corpo humano .
Neste trabalho teremos curiosidades e fatos históricos da evolução dos tomagrafos , suas aplicações e componentes e para que são usados . a tomografia computadorizada tem por base os princípios técnicos da radiologia convencional sendo uma evolução técnica que usa também radiação ionizante , mas mostra o exame em fatias não em estruturas inteiras como no raio x convencional e também suas imagens são em alta definição que nos possibilita visualizar não so fraturas mas também tumores e obstruções circulatórias e tecidos moles sendo mais nítida do que nas radiografias simples .
 
 1.termos usados pelos tec em radiologia em procedimentos :
 (técnico de radiologia na sala de controle de um tomógrafo )
 
Calibração : a calibração mensura as variações de intensidade do feixe do detector , para obter homogeneidade no campo de visão e números de tc .
Plano sagital : trata- se de um plano imaginário que parte um organismo ao meio dividindo-o em direita e esquerda . externamente ocorre grande simetria entre os lados , porem internamente existem diferenças bastante significativas , como na posição do fígado , da visicula biliar e entre os dois emisferios cerebrais.
Plano coronal ou frontal : e um dos tipos de planos anatômicos dividindo o corpo com cortes verticais e perpendiculares ao plano mediano . assim e possível definir a parte ventral anterior da posterior e usado para para dividir diversos órgãos e para indicar a direção do ponto de vista de uma imagem.
Plano transversal ou axial : e um corte imaginário dividindo o corpo ou um órgão ao meio , separando superior e inferior . termo utilizado na descrição de partes do corpo .
Delay : tempo de espera para iniciar aquisição de imagens após o inicio de injeção de contraste venoso.
Bomba injetora : equipamento que realiza a injeção do meio de contraste por via arterial ou venosa . por meio de punção venosa e ligada por um cateter a uma seringa com contraste , que esta conectada ao equipamento em que esta planejada a velocidade , quantidade de delay para esta injeção .
Gantry : alojamento dos principais componentes do quipamento de tomografia ,que são os tubos de raios x , detectores , motores , etc..
Left: representado pela letra ‘’L’’ indica o lado esquerdo do corpo frequentemente aparece na imagens axiais .
Right : representado pela letra ‘’R’’ indica o lado direito do corpo frequentemente aparece nas imagens axiais .
Posterior : representado pela letra ‘’P’’ nas imagens, indica a parte posterior do corpo , principalmente nas imagens axiais .
Artefato : representação na imagem que não se origina das estruturas do corpo do paciente . os artefatos da tomografia são causados por movimentação do paciente , meios de contraste , falta de calibração ou processamento .
Escanograma : imagem digital para realizar o planejamento de cortes . pode ser de frete e perfil , com características iguais as dos raios x , também chamada de imagem piloto , topograma ou scout .
Slice: espessura do corte adquirido ,que pode ser de 0,5 mm a 1 cm . e o tamanho da amostra de fatia do corpo .
Voxel : elemento de volume tridimensional de uma imagem . as imagens de tc são reconstituídas através de um grande numero de mediações em diversas posições do sistema tubodetector em relação ao objeto .
Pixel : valor da atenuação para cada voxel , o próximo passo consiste na construção da imagem digital que representara a fatia irradiada. 
2 . historia da tomografia computadorizada :
( dr willian H. oldendorf nos primeiros testes do primeiro tomógrafo )
2.1 fatos históricos : em 1961, o neurologista willian H. oldendorf abril caminho para a tomografia computadorizada , descrevendo um sistema experimental que ,na teoria seria capaz de reproduzir cortes transversais de estruturas intracranianas de radiodensidades diferentes .
Dr willian dedicou-se a tal tarefa matemática e física movido pela necessidade imperiosa que ele mesmo sentia no manejo diário de seus pacientes , que com frequência eram submetidos as angiografias , pneumencefalografias e ventriculografias, de resultados pouco significativos.
Oldendorf foi um dos grandes iniciadores teóricos da tomografia computadorizada , cabendo todo mérito a hounsfild , que teve a facilidade de introduzir o computador ao sistema básico e promover sua aplicação pratica .
 
( fotos de housfield a esquerda e oldendorf a direita , inventores da tomografia computadorizada . ) 
O primeiro equipamento foi construído em um torno antigo e o objeto a ser examinado constituía-se de um conjunto de peças de plástico , fixadas numa porção móvel que durante o teste girava em ângulos desejados para irradiar o conjunto , foram utilizados raios gama , obtidos de uma fonte de amerício ( elemento químico radioativo ) .
A irradiação dessa fonte era avaliada por detectores de cristal de iodeto de sódio e os sinais obtidospelos detectores eram transmitidos a um computador , programado para reprodução bidimensional das peças examinadas . o processamento esse que levou 9 dias para ser concluído , dada a baixa intensidade da fonte de irradiação .
( cristal de amerício )
Em 1967 ocorreu o encontro de Hounsfield com o radiologista J. ambrose , Atkinson- moreley´s hospital inglês , ambrose vinha desde 1961 trabalhando com o ultra som na tentativa de construir um equipamento capaz de reproduzir uma imagem cerebral com razoável detalhes e após debater as teorias do dr Hounsfield , abandonou o seu projeto passando a se dedicar-se somente ao trabalho em conjunto ao seu novo amigo. 
Ainda em 1967 , os doutores Hounsfield e ambrose fizeram um segundo experimento mas dessa vez , ultilizando um tubo comercial de raios x para a reprodução de uma peça cerebral , retirada de um cadáver e colocada num pote plástico . avia um tumor no terceiro ventrículo que podia ser visualizado com clareza após a reconstrução computadorizada da imagem.
Em 1969 foi iniciada a construção do primeiro protótipo de um tomógrafo para a utilização clinica. O primeiro aparelho ficou pronto e instalado no hospital inglês Atkinson-moreley´s , em outubro de 1971 . a primeira tomografia computadorizada foi realizada em um paciente do sexo feminino com a idade de 41 anos , com suspeita de tumor no lombo frontal esquerdo , e oexame mostrou com perfeição a localização e as reais proporções do tumor .
Em 19 de abril de 1972 , no congresso anual do instituto britânico de radiologia , os doutores apresentaram a primeira comunicação sobre o novo sistema de diagnostico por imagem e em 1973 suas primeiras publicações apareceram no jornal of radiology.
 3. primeira geração :
 ( primeiro tomógrafo de crânio em 1971 )
 Na história da tomografia computadorizada, diferente tipos de tomógrafos têm sido criados. Os tomógrafos de primeira geração (EMI Mark I) foram aqueles criados por Sir. Godfrey Newbold Hounsfield em 1972. O padrão de varredura destes tomógrafos de primeira geração consistia de uma translação de tubo de raio X e do detector (um ou no máximo dois) em conjunto, seguida de uma pequena rotação. O procedimento era repetido até completar 180º. 
3.1 caracteristicas :
- principio de translação e rotação .
- foco de feixe retilíneo único .
- um único detector .
- tempo de aquisição de 4 a 6 minutos.
- tomografia apenas era feita do crânio .
 
( exame sendo realizado num tomógrafo de primeira geração )
 4 segunda geração :
 Na segunda geração de tomógrafos, ao invés de um detector um conjunto de detectores colocava-se do outro lado do tubo de raio X, de forma que o feixe de raio X formava um leque e não apenas uma linha única de aquisição de dados.
O primeiro tomógrafo de segunda geração foi lançado em 1974 pela firma americana OHIO NUCLEAR e, depois deste, outros tomógrafos de segunda geração mais aperfeiçoados e com maior número de detectores foram lançados no mercado dando um impulso muito grande à TC de corpo inteiro, pois eram mais rápidos e diminuíam acentuadamente os artefatos de movimento. 
4.1 caracteristicas : 
- tomografia de varias partes do corpo.
- tempo de aquisição de 20 a 30 segundos.
- múltiplos detectores ( 30 a 50 ).
- foco com feixe retilíneo duplo .
- principio de translação e rotação de 180 graus .
 5 terceira geração :
 Na terceira geração de tomógrafos, o movimento de translação foi eliminado, mantendo-se apenas o movimento de rotação e o feixe de raio X foi ampliado graças às novas tecnologias do tubo de raio X e o grande aumento no número de detectores, mudando-se completamente a geometria de varredura. O tempo de aquisição tornou-se bem mais rápido e a qualidade da imagem sofreu uma melhora bastante significativa.
A terceira geração de tomógrafos foi desenvolvida em 1974 pela firma Artronix, mas só colocada em prática em 1975 pela GE. Posteriormente, em 1977, a Philips melhorou a terceira geração de tomógrafos introduzindo o princípio do "geometric enlargement" que contribuiu para o desenvolvimento das técnicas de alta resolução nos tomógrafos subseqüentes.
5.1 caracteristicas:
- principio de rotação de 360 graus .
- rotação conjunta do tubo de raios x em leque pulsado.
- múltiplos detectores ( 260 – 520 ) .
- tempo de aquisição de 5 a 10 segundos .
 (tomógrafo de terceira geração )
 6 quarta geração : 
 Em abril de 1976 a firma AS&E introduziu o conceito de tomógrafo de quarta geração que consistia num tubo de raio X, com movimento de rotação dentro de um conjunto fixo de detectores. Esses tomógrafos, contudo, devido a problemas de tecnologia dos computadores e dos detectores, matemática de reconstrução, processamento dos sinais e tubos de raio X só puderam entrar efetivamente em uso por volta de 1981.
Com toda esta evolução, contudo, grandes volumes corporais (tórax e abdômen) só podiam ser examinados através de cortes individuais (tomogramas) e, dependendo do número de cortes, os pacientes permaneceram durante muito tempo na mesa de exame, ou seja, cerca de 30 a 45 minutos para um exame completo do tórax ou abdômen (antes e depois do contraste).
Felizmente, novas gerações de tomógrafos surgiram e desta vez, com surpreendente tecnologia que conjuga novos computadores, novos softwares, novos tubos de raio X e novos sistemas de aquisição de dados. Foram a quinta e a sexta gerações que culminaram com o sistema helicoidal. Com ele é possível a aquisição de dados de grandes volumes (até um metro de extensão corporal) em apenas 32 segundos para obtenção de milhares de cortes tomográficos.
6.1 caracteristicas : 
- principio de rotação .
- rotação apenas do tubo .
- múltiplos detectores fixos dispostos em anel .
- largo feixe de raios x .
- tempo de aquisição de 2 a 10 segundos . 
 
 ( tomógrafo de quarta geração ) 
 
 7 quinta geração :
 durante os primeiros anos da década de 1990 , um novo tipo de scaner foi desenvolvido , chamado de scanner de tc por volume ( helicoidal – espiral ) com esse sistema o paciente e movido de forma continua e lenta através de abertura , durante o movimento circular de 360 graus do tubo de raios x e dos detectores , criando um tipo de obtenção de dados em mola .
Dessa forma, um volume de tecido examinado , e os dados são coletados em vez de cortes individuais como nos outros sistemas . os sistemas de TC por volume, utilizam aranjos de detectores do tipo de terceira ou quarta geração , dependendo do fabricante especifico .
O desenvolvimento de anéis de deslizamento para substituir os cabos de raio x de alta tensão , permite rotação continua do tubo , nessesaria para varredura do tipo helicoidal .
Anteriormente o movimento do tubo de raio x era restrito por cabos de alta tensão fixados , e limitados a uma rotação de 360 graus em uma direção compreendendo um corte , seguida por outra rotação de 360 graus na direção oposta , criando um segundo corte com o paciente , movendo um incremento entre os cortes .
 7.1 caracteristicas :
- rotação continua .
- movimentos de translação da mesa.
- tubo com um único foco de raios- x .
- uma fileira de detectores.
- tempo de aquisição menor que 1 s .
- ilimitada capacidade calorifica do tubo .
- aumento da cobertura anatômica.
- exames com menos filmes .
 
 ( tomógrafo de quinta geração ) 
 8. sexta geração :
 em 1998 fabricantes de equipamentos de TC anunciaram novos scanners multi-corte . Estes são scanners com capacidade helicoidal e com 4 bancos paralelos de detectores são capazes de obter quatro cortes de TC simultaneamente , em uma rotação do tubo de raios-x . 
Uma das ventagens desse método e a velocidade de obtenção de imagens, especialmente quando o movimento do paciente e um fator limitante. Essa obtenção mais rápida de imagens torna possíveis estudos cardiovasculares por TC , exames pediátricos ou outros casos em que são nessesarios tempo de expocisao rápidos .
8.1 caracteristicas :
- rotação continua no tubo.
- translação da mesa .
- tubo com duplo foco .
- dupla fileira de detectores.
- tempo de aquisição menores que 1s.
 
 
 9. sétima geração :
 a sétima geração de tomógrafos , chamada de multifatias , também consiste de um scanner em que há rotação continua do conjunto , velocidade de detectores e movimento de translação da mesa .
Desta forma , a dupla fileira de detectores e a velocidade de aquisicao permitem adiquirir varias fatias finas , de 2 a 3 mm de espessuras , em um tempo curto , diminuindo o tempo de exposição do paciente . esses equipamentos passaram a apresentar múltiplos conjuntos de detectores tornando – se possível a aquisição de dados simultâneos de vários volumes de imagens em um tempo ainda menor .
9.1 caracteristicas :
- rotação continua do tubo .
- translação da mesa.
- tubo com duplo foco . 
- dupla fileira de detectores .
- aquisição simultânea de dados .
 ( tomógrafo de sétima geração instalado no rio de janeiro ) 
 9.2 Componentes de um tomógrafo:
 
 
 
 Comclusao:
Vismos neste trabalho um pouco da historia , curiosidades e a diferença da tomagrafia computadorizada em relação a radiografia convencional que somente mostra estrutudas inteiras e com menor resolução do que a tomografia computadorizada .
Podemos ver a evolução tecnológica nas gerações dos tomógrafos nos trazendo a cada dia que passa mais presissao e confiança nos métodos de diagnostico por imagem .
Sendo assim essa técnica nos permite uma imagem com maior nitidez para indentificarmos não somente fraturas osseas mas também tumores , anomalias e densidades de tecidos e órgãos que não são detectadas nas radiografias comuns .
A cada dia que passa a tomografia computadorizada tem sido um dos exames mais pedidos nos métodos de diagnostico por imagem mesmo sendo usada mais radiação do que num raio x convencional por causa de sua precisa identificação .
Mesmo que o risco seja muito baixo , e de extrema importância que as exposições aos raios x , sejam monitoradas e sejam dentro das leis impostas pela cenen , tanto para os pacientes como para os técnicos em radiologia , que não devem deixar de usar os epi’s de proteção .
Referências
www.google.com.br visitado no dia 04-04-15
www.guiadoestudante.com.br visitado no dia 04-04-15 
www.portaldaeducaçao.com.br visitado no dia 04-04-15
www.googleimagens.com.br visitado no dia 04-04-15
www.dicasderadiologia.com.br visitado no dia 04-04-15
www.simens.com.br visitado no dia 04-04-15

Outros materiais