Buscar

TCC Projeto

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
IDENTIFICAÇÃO:
NOME: Natalha de Paula Aquini Mendes
RU: 1251113
1 TEMA
A brinquedoteca na Educação Infantil.
DELIMITAÇÃO DO TEMA
A importância da brinquedoteca na Educação Infantil.
PROBLEMATIZAÇÃO
Qual a importância da brinquedoteca e seus benefícios para a Educação Infantil?
JUSTIFICATIVA
	Ao brincar, a criança vai estimular a aprendizagem, a aquisição de conhecimentos, a criatividade, a imaginação, a socialização, a coordenação motora, bem como diversas habilidades importantes para o seu desenvolvimento. O brincar, além de ser um direito de todas as crianças (ECA – Artigo 16), é uma forma de expressão dos seus pensamentos e sentimentos. A criança brinca por necessidade e ao brincar aprimora seus sentidos e seus movimentos; vai conhecendo como são e para que servem os objetos e brinquedos; desenvolve sua linguagem e seu pensamento; aprende e compreende as atividades, os costumes dos adultos e as relações entre as pessoas. O brincar é uma necessidade para o desenvolvimento infantil.
OBJETIVOS
4.1 OBJETIVO GERAL
	Estimular a criança a brincar livremente, com acesso a uma grande variedade de brinquedos em um ambiente especialmente lúdico, no qual a criança tem a oportunidade de se relacionar com o grupo de forma agradável e prazerosa, livre do formalismo das escolas ou instituições.
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
	- Proporcionar aos alunos um ambiente dotado de jogos e brincadeiras construídos a partir das mais diversas inspirações para auxiliar no ensino-aprendizagem;
	- Abastecer a escola de brinquedos, materiais e jogos necessários às atividades pedagógicas;
	- Educar os pais na escolha de brinquedos;
	- Estimular o diálogo entre pais e filhos por meio de jogos;
	- Dar valor ao brinquedo e às atividades lúdicas e criativas;
	- Possibilitar o acesso da criança a uma variedade de brinquedos;
	- Ensinar a utilização dos brinquedos e socialização do seu uso; 
	- Estimular o desenvolvimento integral das crianças, desfazendo preconceitos;
	- Desenvolver hábitos e responsabilidades;
	- Colaborar para que as crianças brinquem espontaneamente;
	- Valorizar as atividades lúdicas como métodos pedagógicos que auxiliem a aprendizagem dos alunos.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A importância do brincar para a criança tem uma longa história descrita por muitos estudiosos e pensadores do meio educacional.  O brincar sofreu transformações no processo histórico desde o seu reconhecimento como elemento importante para a formação do ser humano.
Em 1959, a importância do brincar foi reconhecida mundialmente, conforme descrito no Princípio 7º da Declaração Universal dos Direitos da Criança, (1959 s/p.) cujo texto diz, “A criança deve ter plena oportunidade para brincar e para se dedicar a atividades recreativas, que devem ser orientadas para os mesmos objetivos da educação; a sociedade e as autoridades públicas deverão esforçar-se por promover o gozo destes direitos”.
Em decorrência da valorização do brinquedo e do brincar, bem como, a sua relevância à educação, principalmente na infância, surge a brinquedoteca, com o propósito inicial de empréstimos de brinquedos e a criação de espaços destinados à exploração lúdica. Passou a ser reconhecida e propagou-se pela Europa a partir dos anos 60. No Brasil, este espaço lúdico originou-se nos anos 80, com a adoção do brincar em muitas instituições educacionais nas atividades de docência.
A expansão e o reconhecimento da importância do brincar e do brinquedo para o desenvolvimento da infância foram tão profundos, que em 1976, realizou-se em Londres o primeiro Congresso sobre o trabalho iniciado com o empréstimo de brinquedos.
No Brasil, em 1971, realizou-se no Centro de Habilitação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), em São Paulo, uma exposição de brinquedos pedagógicos, direcionados aos pais de crianças ditas excepcionais, aos profissionais e aos estudantes. 
Desde então, diante de diferentes propósitos e características, as Brinquedotecas aperfeiçoaram e cresceram, com obtenção do reconhecimento e sua relevância à educação, que a torna um agente provocador de mudança no trato educacional, com inovações no atendimento à população, mais precisamente à criança.
A Brinquedoteca no meio escolar faz-se respeitar as necessidades afetivas, amenizar a rigidez de métodos tradicionais de ensino que ainda permeiam no sistema de ensino no Brasil, possibilitando o direito de ser criança e aperfeiçoar suas habilidades e aprimoramento de suas capacidades autonômicas, criativas e compensadoras das defasagens socioculturais.
A Brinquedoteca favorece o cultivo da brincadeira, de forma livre, para as pessoas em qualquer fase da vida. É um espaço que permite brincar livremente, com todo o estimulo à manifestação de suas potencialidades e necessidades lúdicas, com muitos jogos variados e diversos materiais que permitem a expressão da criatividade. Onde permite a construção da identidade, autonomia e das diferentes linguagens do educando. Responsável por mediar à construção do saber, em situações de prazer, com gosto de aventura, na busca pelo conhecimento espontâneo e prazeroso, e incentiva extravasar sentimentos, conhecimentos e emoções.
METODOLOGIA
	O estudo em questão caracteriza-se como uma pesquisa de campo e qualitativa, com o objetivo de conhecer a importância da Brinquedoteca no ambiente escolar como espaço mediador de aprendizagens. Volta-se para o campo educacional da Brinquedoteca, como espaço para brincadeiras espontâneas, com função lúdica e não apenas divertida, e ainda, sem intervenção do professor, com destituição das intencionalidades da educação formal, e assim, possibilitar inúmeras vivencias e experiências para desenvolver as potencialidades do ser humano.
	Serão disponibilizados dentro do seu espaço jogos, fantoches, livros infantis, brinquedos de sucatas, brincadeiras ao ar livre e outras atividades lúdicas. Os interessados em utilizar a Brinquedoteca, deverão agendar as visitas para conhecer, brincar, realizar atividades e aprender de acordo com os objetivos propostos. Onde estará sendo supervisionado por um profissional capacitado a lidar com jogos e com os visitantes.
REFERÊNCIAS
Santos, Santa Marli Pires dos. Brinquedoteca – O Lúdico em Diferentes Contextos. Petrópolis, RJ. Vozes, 1997.
Educando com amor e por amor: http://educandoporamorecomamor.blogspot.com.br (Acesso em 22/11/2016).
Brinquedos na Educação Infantil: http://brinquedosnaeducacaoinfantil.blogspot.com.br/2008/11/brinquedoteca-objetivo.html. ( Acesso em 23/11/2016)
Só Pedagogia: http://www.pedagogia.com.br/artigos/importanciadabrinquedoteca1/
index.php?pagina=6. (Acesso em 24/11/2016)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais