Buscar

apol2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - História da América 
Leia o trecho a seguir:
“Entre 1740 e 1771, a região, inteiramente demarcada pelas autoridades e já constituindo o 'distrito diamantino', foi entregue a contratadores, como o famoso João Fernandes de Oliveira. Problemas de administração e contrabando crescente, além das sempre presentes dificuldades de comercialização no mercado mundial, fizeram com que o Estado assumisse a exploração da área”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WEHLING, Arno. WEHLING, M.J.C.M. Formação do Brasil colonial. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999, p.221.
A partir da leitura do texto dado e dos conteúdos abordados no livro-base História da América: da Era Pré-Colombiana às independências sobre a exploração das primeiras minas de diamantes descobertas em território brasileiro, em 1729, é correto afirmar que:
	
	A
	a extração de diamantes tornou-se monopólio real e, para evitar contrabando, a mineração contava com o trabalho de escravos alugados pela Coroa.
	
	B
	foram criadas cartas régias, que davam a determinados contratadores o direito de explorar o território em nome da Coroa Portuguesa.
	
	C
	com as medidas tomadas pela Coroa, a exploração de diamante durou muito mais tempo que a exploração de ouro.
	
	D
	na região do distrito diamantino havia uma circulação muito grande de pessoas, que supriam a região de outros produtos, necessários ao cotidiano.
	
	E
	apesar da descoberta da região mineradora ter gerado grandes riquezas para a colônia, a região Nordeste continuou dominando o cenário econômico no Brasil Colonial.
Leia a citação a seguir: 
“Em 1783, com a assinatura do tratado [...] terminaram oficialmente as hostilidades entre os americanos e os ingleses. Durante a guerra, os estadistas americanos não buscaram implantar uma nova ordem social”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NARO, P.N.S. A formação dos Estados Unidos. São Paulo: Atual, 1991, p.10. 
A partir da leitura da citação e dos conteúdos abordados no livro-base História da América: da Era Pré-Colombiana às independências, o tratado referido no trecho acima...
	
	A
	é o Tratado de Tordesilhas.
	
	B
	é a Declaração de Independência dos Estados Unidos.
	
	C
	são os Tratados de Livre Comércio.
	
	D
	é o Tratado de Paris.
	
	E
	é o Tratado Interamericano.
Questão 3/5 - História da América 
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A revolução ocorrida na França no final do século XVIII mudou radicalmente a face do mundo. Pôs fim ao chamado ‘Antigo Regime’ e inaugurou a nossa história, a nossa modernidade. Mas ela não surgiu do nada. Os revolucionários que partiram ao assalto do poder político foram buscar em um rico arsenal de ideias as justificativas para a sua ousadia”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FORTES, L.R.S. O Iluminismo e os reis filósofos. São Paulo: Brasiliense, 1991, p. 8. 
A partir da leitura do texto dado e dos conteúdos abordados no livro-base História da América: da Era Pré-Colombiana às independências sobre o movimento iluminista, leia as afirmativas a seguir:
I. Defendia o lema liberdade, igualdade e fraternidade, incompatível com as monarquias absolutistas da época, pois questionava a autoridade dos reis.
II. Apesar de ser um movimento de ideias, o Iluminismo foi além da filosofia, pois norteou modificações em outras áreas da vida e do cotidiano, ligada às artes, religião, ciências e política.
III. Apesar de defender ideias universais, as ideias iluministas só tiveram importância na Inglaterra.
IV. Por estar na linha de pensamento do ideário burguês, foi norteador dos questionamentos feitos ao “antigo regime”. 
Estão corretas as afirmativas:
	
	A
	I e IV apenas.
	
	B
	I e III apenas.
	
	C
	II e IV apenas.
	
	D
	I, II e IV apenas.
	
	E
	I, II, e III apenas.
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Em 5 de setembro de 1774, o primeiro Congresso Continental reuniu-se na Filadélfia, com representação de todas as colônias, exceto a Geórgia. [...] elaboraram uma firme declaração de direitos coloniais [...]. O segundo Congresso Continental [...] reuniu-se como um órgão francamente rebelde”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NEVINS, A. COMMAGER, H.S. Breve História dos Estados Unidos. São Paulo: Alfa-Ômega, 1986, p.100-101 
A partir da leitura do texto dado e dos conteúdos abordados no livro-base História da América: da Era Pré-Colombiana às independências, sabemos que foram organizados dois congressos continentais, durante os quais se produziram documentos importantes. A respeito desses congressos e desses documentos, leia as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
( ) Os congressos foram reuniões que tentaram firmar acordos de paz com a Inglaterra.
( ) O Segundo Congresso endossou a Resolução Suffolk, que rejeitava as Leis de Coerção como contrárias a suas cartas estaduais ou constituições.
( ) Redação da Declaração de Independência, orientada pelas ideias iluministas de liberdade e igualdade.
( ) Elaboração da primeira Constituição americana, como forma de anunciar que as colônias americanas se declaravam independentes. 
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	F – V – V - F
	
	B
	F – V – F – V
	
	C
	F – F – V – V
	
	D
	V – V – F – F
	
	E
	V – V – F – V
eia o trecho a seguir: 
“Com o Stamp Act, os colonos já eram taxados sem o consentimento dos seus representantes. Os fundos assim levantados eram usados para manter um exército estacionado nas colônias [...]. Aos funcionários da Coroa, parecia cabível em 1761, pedir aos tribunais [...] mandados de busca para dar conta dos contrabandistas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NEVINS, A.; COMMAGER, H.S. Breve História dos Estados Unidos. São Paulo: Alfa-Ômega, 1986, p. 92-93. 
A partir da leitura do trecho acima e dos conteúdos abordados no livro-base História da América: da Era Pré-Colombiana às independências, assinale a afirmativa que explica corretamente como a Lei do Selo atingiu diretamente o comércio triangular.
	
	A
	Os comerciantes não conseguiam aplicar os selos em todas as mercadorias, atrapalhando a realização da atividade comercial.
	
	B
	Não havia funcionários que organizassem a aplicação do selo nas mercadorias, impedindo a saída destas.
	
	C
	Como muitas mercadorias eram fruto de contrabando, a obrigatoriedade do selo dificultava a atividade.
	
	D
	Houve um boicote da própria elite americana à prática do comércio triangular.
	
	E
	Outras colônias se negavam a receber as mercadorias americanas seladas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais