Buscar

docência ensino superior passei direto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sua melhor nota
10
Peso
10
Nota na tentativa
10
1. Comênio, pedagogo do século XVII considerado pai da Didática, produziu obras fecundas e sistemáticas, cujo principal livro é a “Didática Magna”. Seu ideal pedagógico era movido pelo preceito de:
Se preocupar com os conteúdos a serem ensinados, e não com os métodos a serem utilizados.
Ser universal, ou seja, “ensinar tudo a todos”. (Alternativa correta)
Atender a classe social mais abastada.
Ser oferecida, sobretudo à população pobre.
2. O termo pedagogia tradicional adveio do estudo das concepções antigas de educação. Reconhecido como tendência liberal, formou-se a partir dos pontos recorrentes nas práticas de ensino evidentes ao longo da história da educação. A pedagogia tradicional é marcada por um ensino baseado em:
Preparar os alunos para a vivência grupal, na autogestão e estudo do meio natural e social.
Estimular os alunos a descobrir como aprender, e a aprender a fazer, e, assim, orientá-lo para a vida profissional.
Orientar os alunos a desenvolver pesquisas práticas.
Transmitir para os alunos o saber acumulado historicamente, de forma pronta e repassado ao aluno como verdade. (Alternativa correta)
3. Atualmente, com os adventos dos recursos tecnológicos, os professores tem a possibilidade de utilizarem diferentes estratégias e técnicas para criar espaços que incentivem a aprendizagem dos alunos, e com isso poder contemplar os mais diferentes estilos de aprendizagem que possam ter em sala de aula. Sobre o planejamento de ensino, pode-se afirmar que:
O planejamento ideal é aquele que traz em sua estrutura o currículo a ser cumprido, e como trabalhar o processo de ensino é de exclusiva responsabilidade do professor.
Ao planejar o ensino não é necessário que o professor atente-se para os interesses e necessidades almeja atender, mas sim para o que pretende com a aula, quais seus objetivos e o que é de caráter urgente naquele momento.
O planejamento deve levar em conta apenas a natureza do conteúdo a ser ensinado e o tipo de aprendizagem a efetivar-se.
O planejamento de ensino necessita ter certa flexibilidade, para que o tempo de aprendizagem dos alunos seja respeitado. (Alternativa correta)
4. O processo educacional vem mudando e a dinâmica em sala de aula deve acompanhar essa realidade. A mudança do paradigma educacional passou a exigir mudanças no perfil do professor. Gil (2011), aponta características do professor como: estabilidade emocional, versatilidade, iniciativa, autoconfiança, etc. De acordo com o autor, essas características podem classificadas como:
Psicotemperamentais (Alternativa correta)
Intelectuais
Físicas
Fisiológicas
5. No contexto da sociedade do conhecimento, os recursos tecnológicos passaram a ter função de mediar as relações entre professores e alunos ou dos alunos entre si para o uso educacional. Para que essa associação entre a educação e os recursos tecnológicos possa possibilitar o enriquecimento dos processos de ensino e de aprendizagem, é necessário, EXCETO:
O conhecimento adquirido na educação por meio dos recursos tecnológicos poderá ser objeto de avaliação, reconhecimento e certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos.
A criação de uma cultura de participação coletiva nas interações que suportam as atividades de aprendizagem dos membros de uma comunidade virtual de aprendizagem.
Selecionar e organizar os conteúdos de ensino para manter os registros das atividades realizadas em sala de aula com o apoio dos recursos tecnológicos. (Alternativa correta)
Incorporar os recursos tecnológicos no contexto educacional visando tornar mais eficientes e produtivos os processos de ensino e de aprendizagem, aproveitando os recursos e possibilidades que tais tecnologias podem oferecer.
6. A avaliação, segundo Libâneo, é uma tarefa didática necessária e permanente, que deve acompanhar o processo de ensino e aprendizagem. Através dela os resultados obtidos no decorrer do trabalho são comparados com os objetivos propostos. Até 1970, pode-se afirmar que a avaliação do desempenho dos alunos era determinada EXCETO por:
Notas obtidas por meio de exames e quizzes.
Notas obtidas por meio de provas e exames.
Avaliação exclusiva do professor. Era quem dava a última palavra.
Diferentes meios, principalmente, pela observação informal. (Alternativa correta)
7. Na visão de Elaine McEwan, um professor eficaz é apaixonado pelo o que faz, tem qualidades de justiça e respeito, e afeta a vida dos estudantes.Sendo um líder, está sempre preocupado com o que ocorre com a sala; possui um estilo próprio para suas aulas, e conhece sobre seus alunos e a organização que trabalha. Nessa vertente, a autora apresenta dez traços relacionados à:
Estilo pessoal, características físicas e estratégias de ensino.
Conteúdo acadêmico, objetivos a serem alcançados e desempenho do aluno.
Estilo acadêmico, autonomia e independência intelectual.
Características pessoais, resultados pretendidos e vida intelectual. (Alternativa correta)
8. O autor do pensamento que “cabe à didática converter objetivos sociopolíticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos, estabelecer os vínculos entre ensino e aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades mentais dos alunos” é:
Rousseau
Libâneo (Alternativa correta)
Paulo Freire
Saviani
9. Paulo Freire (1974), em sua conhecida obra intitulada “Pedagogia do Oprimido”, refletiu sobre a educação bancária. Sobre esse tipo de educação, o autor aponta características da aprendizagem praticada pelo professor (educador) e pelo aluno (educando). Analise as proposições a seguir: I – O educador é o que atua; os educandos, os que têm a ilusão de que participam na atuação do educador. II – O educador, finalmente, é o sujeito do processo, com o papel de problematizador. III – O educador escolhe o conteúdo programático; os educandos são ouvidos nesta escolha, e integram-se a ele. IV - O educador identifica a autoridade do saber com seu poder funcional, que se opõe, antagonicamente, à liberdade dos educandos; estes devem adaptar-se as determinações daquele; São corretas as afirmativas:
III e IV
I, II e III
I e IV (Alternativa correta)
I, III e IV
10. A avaliação é uma tarefa complexa que não se resume a realização de provas e atribuição de notas. A mensuração apenas proporciona dados que devem ser submetidos a uma apreciação qualitativa. A avaliação, assim, cumpre funções pedagógico-didáticas, de diagnóstico e de controle em relação as quais se recorrem a instrumentos de verificação do rendimento escolar. (LIBÂNEO, 1994, p. 195). Com relação às avaliações diagnóstica, formativa e somativa, assinale a opção correta. ( ) A modalidade de avaliação formativa é contínua, ou seja, realizada durante todo decorrer do período letivo, ao longo do processo ensino e aprendizagem. ( ) A avaliação somativa é uma avaliação de aprendizagem de acordo com a qual notas e conceitos são atribuídos ao aluno. ( )A avaliação somativa funciona como parâmetro para a checagem das metas que a sala de aula ainda necessita alcançar. ( ) A avaliação somativa funciona como parâmetro para a checagem das metas que a direção da escola ainda necessita alcançar.
V – V – F – F (Alternativa correta)
V – V – V - F
V – F – V - F
F – F – F – V

Outros materiais