Buscar

Apol nota 100 Geografia Fundamentos e Metodologias Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Geografia: Fundamentos e Metodologias Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Estudar o lugar para compreender o mundo significa para o aluno a possibilidade de trilhar no caminho de construir a sua identidade e reconhecer o seu pertencimento”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: STRAFORINI, R. Ensinar geografia: o desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais. São Paulo, Annablume, 2004. p. 18. 
A análise geográfica do lugar no qual moramos pressupõe investigações históricas, sociais, econômicas, políticas, culturais etc. Para entender geograficamente o “seu” lugar, você precisa estabelecer algumas relações. Considerando os textos acima e os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, quais são as relações que precisam ser estabelecidas?
Nota: 20.0
	
	A
	Relações entre a materialidade e a situação cultural.
	
	B
	Relações entre a dinâmica social e espacial.
	
	C
	Relações entre a materialidade que o constitui e a dinâmica social que a produziu e faz uso dela.
Você acertou!
A alternativa “C” está correta, pois para entender geograficamente o “seu” lugar, você precisa estabelecer algumas relações entre a materialidade que o constitui e a dinâmica social que a produziu e faz uso dela. (p. 23)
	
	D
	Relações entre a materialidade que o constitui e os fenômenos territoriais.
	
	E
	Relações entre a dinâmica social que a produziu e faz uso dela.
Questão 2/5 - Geografia: Fundamentos e Metodologias Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Não podemos entender a mundialização e a globalização como processos rápidos e simplificadores no plano teórico, mesmo que pareçam no momento inexoráveis”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SPOSITO, E. S. Geografia e filosofia: contribuição para o ensino do pesamento geográfico. São Paulo: Editora UNESP, 2004. p. 137.
A história, por sua vez, avançou, gerando nas últimas décadas seu novo período, chamado de globalização, o que afetou profundamente conceitos e categorias com os quais a geografia sempre trabalhou. Quais foram as transformações que colocaram em pauta a necessidade da discussão do quadro conceitual da geografia? Considerando os textos acima e os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, analise as afirmativas a seguir sobre as transformações:
I. O enfraquecimento do capital e do mercado, livres da tutela estatal.
II. A queda do muro de Berlim e o fim do socialismo real fecharam o ciclo do mundo bipolar.
III. As empresas multinacionais, que não eram um fenômeno recente, tiveram difusão acelerada e sistemática por todo o mundo.
IV. As mudanças de ordem financeira e produtiva, apoiadas pelas novas possibilidades de gerenciamento a distância.
São corretas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	II e III apenas.
	
	B
	I, II e III apenas.
	
	C
	I e II apenas.
	
	D
	II, III e IV apenas.
Você acertou!
As afirmativas II, III e IV estão corretas, pois as transformações que colocaram em pauta a necessidade da discussão do quadro conceitual da geografia foram: a queda do muro de Berlim e o fim do socialismo real fecharam o ciclo do mundo bipolar e marcaram o estabelecimento de uma nova ordem mundial. As empresas multinacionais, que não eram um fenômeno recente, tiveram difusão acelerada e sistemática por todo o mundo. As mudanças de ordem financeira e produtiva, apoiadas pelas novas possibilidades de gerenciamento a distância. A afirmativa I está incorreta, pois o fortalecimento do capital e do mercado, livres da tutela estatal levou a uma política de enfraquecimento do Estado de Bem-Estar. (p. 56)
	
	E
	I, II e IV apenas.
Questão 3/5 - Geografia: Fundamentos e Metodologias Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A premissa inicial para o trabalho docente, que se desdobra nas discussões feitas neste texto sobre as demandas atuais para o ensino de geografia, é a de que esse trabalho deve estar voltado para a aprendizagem geográfica do aluno”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALCANTI, L. de S. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino da geografia para a vida urbana cotidiana. São Paulo: Papirus, 2008. p. 59.
Quando trabalhamos com filmes nas aulas de geografia, embora seja uma prática comum, pode ser mais complicado do que parece. É preciso que o professor tome alguns cuidados. Quais são esses cuidados? De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Cuidar com os estereótipos, com as mensagens ideológicas e com a autenticidade das imagens.
II. ( ) Requer um trabalho prévio do professor para escolher o filme como recurso metodológico, pois este deverá prender a atenção dos alunos como uma “mágica” onde não será preciso contextualizar o conteúdo.
III. ( ) Trazer temas atuais para discussão, porém, sem arrogância e principalmente sem preconceitos.
IV. ( ) Precisa preocupar-se com a relação que se quer transmitir com essa aula, quais conceitos e visões serão passadas aos alunos.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – V – F – F
	
	B
	V – V – F – V
	
	C
	F – F – V – V
	
	D
	V – F – V – V
Você acertou!
As afirmativas I, III e IV são verdadeiras, pois quando trabalhamos com filmes nas aulas de geografia, embora seja uma prática comum, pode ser mais complicado do que parece. É preciso que o professor tome alguns cuidados: com os estereótipos, com as mensagens ideológicas e com a autenticidade das imagens. Trazer temas atuais para discussão, porém, sem arrogância e, principalmente, sem preconceitos. Precisa se preocupar com a relação que se quer transmitir com essa aula, quais conceitos e visões serão passadas aos alunos. (p. 148 e 149).
	
	E
	V – F – F – V
Questão 4/5 - Geografia: Fundamentos e Metodologias Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A geografia trabalha com conceitos que fazem parte da vida cotidiana das pessoas e em geral elas possuem representações sobre tais conceitos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALCANTI, L. de S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 10. ed. São Paulo: Papirus, [s. d.]. p. 33. 
Segundo o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, um determinado conceito ignorava as lutas e resistências dos povos sem Estado. Não reconhecia nem valorizava sua organização socioespacial e seus modos de vida não capitalista. Qual é esse conceito?
Nota: 20.0
	
	A
	Território.
Você acertou!
A alternativa correta é a letra “A”, pois o conceito de território desenvolvido ignorava as lutas e resistências dos povos sem Estado. Não reconhecia nem valorizava sua organização socioespacial e seus modos de vida não capitalista. Enfim, o conceito de território tornou-se científico a partir de análises etnocêntricas, que desvalorizaram grupos étnicos-sociais não europeus. (p. 40)
	
	B
	Natureza.
	
	C
	Espaço.
	
	D
	Sociedade.
	
	E
	Lugar.
Questão 5/5 - Geografia: Fundamentos e Metodologias Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“O conhecimento cada vez mais elaborado do ser humano e da natureza, vindo das mais diferentes ciências, podem auxiliar na explicação da condição humana”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MEDEIROS, P. C. Fundamentos teóricos e práticos do ensino da geografia. Curitiba: Iesde, 2010. p. 101. 
Os critérios com os quais os autores (clássicos e críticos) abordavam a regionalização davam aos livros conteúdos muito diferentes. Em relação aos conceitos de natureza e de sociedade, de acordo o livro-baseMetodologia do Ensino de Geografia, o enfoque clássico apresentava:
Nota: 20.0
	
	A
	Nos livros, a relação sociedade/natureza era o foco principal.
	
	B
	A abordagem do conteúdo privilegiava as análises de como o modo capitalista de produção levara à modificação do quadro natural original até chegar à configuração do atual espaço geográfico.
	
	C
	O espaço e a paisagem revelam (materialmente) não apenas as explorações da natureza feitas pela sociedade, como também as explorações de uma classe social sobre a outra.
	
	D
	A revisão conceitual da geografia clássica ficou inacabada por alguns anos.
	
	E
	Os continentes eram apresentados aos alunos a partir de seus aspectos naturais originais (clima, vegetação, relevo e hidrografia).
Você acertou!
A afirmativa “E” está correta, pois nos livros didáticos com enfoque clássico, os continentes eram apresentados aos alunos a partir de seus aspectos naturais originais (clima, vegetação, relevo e hidrografia). Em geral, não eram mencionadas as ações humanas sobre o quadro natural e cabia ao aluno memorizar os elementos da natureza presentes nos diferentes continentes, ainda eles já estivessem completamente modificados. O conceito de sociedade não era desenvolvido nesses livros. No máximo, havia menção à população dos continentes, em suas características étnicas e quantitativas. As demais alternativas são de enfoque crítico. (p. 54 e 55)

Continue navegando