Buscar

ESTRATÉGIAS DE PREÇO

Prévia do material em texto

��UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS E EXATAS – FACSAE
ADMINISTRAÇÃO
Marketing II
Principais Estratégias de preço
Discente: Patrícia Queiroz
Estratégias de determinação de preços de novos produtos
Determinação de preços de desnatamento: Estabelecimento de altos preços e posteriormente reduzir gradativamente os preços ao longo dos anos para atrair novos compradores. A qualidade e a imagem do produto devem dar respaldo a seu preço mais elevado, e é preciso que haja compradores suficientes que queiram adquirir o produto por esse preço, os custos para produzir um pequeno volume não podem ser tão elevados a ponto de anular a vantagem de cobrar mais e os concorrentes não podem ter condições de entrar facilmente no mercado e oferecer o produto por preços mais baixos. Exemplo: Sony
Determinação de preços de penetração de mercado: As empresas estabelecem um preço inicial baixo com a finalidade de penetrar no mercado rápida e profundamente, para atrair um grande número de compradores rapidamente e conquistar uma grande participação de mercado. Exemplo: Dell
Condições: o mercado deve ser altamente sensível a preços, de modo que o preço baixo produza mais crescimento de mercado, os custos de produção e distribuição precisam cair à medida que aumenta o volume de vendas, o preço baixo deve ajudar a afastar a concorrência.
Estratégias de determinação de preços de mix de produtos
Determinação de preços para linha de produtos: A gerência de marketing precisa decidir qual gradação de preço deve estabelecer entre os diversos produtos de uma linha. A gradação de preços deve levar em conta as diferenças de custos entre os produtos da linha, as avaliações de suas diferentes características pelos clientes e os preços de concorrentes. A tarefa da empresa vendedora é estabelecer diferenças na qualidade percebida que justifiquem as diferenças de preço. Exemplo: ternos
Determinação de preços para produtos opcionais: Acontece quando as empresas vendem produtos opcionais ou acessórios juntamente com seu produto principal. Exemplo: carros
Determinação de preços para produtos complementares: Esse tipo de determinação é usado por empresas que fabricam produtos que devem ser usados juntamente com um produto principal. Exemplo: cartuchos de impressora
Determinação de preços para subprodutos: O processo de produção de carnes, derivados de petróleo e produtos químicos e agrícolas, entre outros resultam em subprodutos. Os subprodutos podem ser lucrativos, assim o fabricante procura um mercado para eles que cubra o custo de transportá-los ou armazená-los. Exemplo: zoológicos.
Determinação de preços para pacotes de produtos: Quando os vendedores agrupam vários de seus produtos e oferecem pacotes a um menor preço. Os pacotes podem promover as vendas de produtos que os consumidores, de outra maneira, não comprariam, mas o preço do pacote deve ser baixo o suficiente para induzi-los à compra.
Estratégias de ajuste de preços
Determinação de preços com descontos e concessões: Quando as empresas ajustam seus preços básicos para recompensar os clientes por determinadas ações, como pagamentos antecipados de fatura, compras em grandes quantidades e compras fora de temporada.
Determinação de preços segmentados: As empresas frequentemente ajustam seus preços básicos segundo as diferenças entre clientes produtos e localidades. A empresa vende um produto ou serviço por dois ou mais preços diferentes, embora essa diferença não se baseie na diferença de custos.
Determinação de preços psicológicos: O preço comunica algo sobre o produto, muitos consumidores utilizam os preços para avaliar a qualidade do produto. Exemplo: Um frasco de perfume de 100 dólares pode conter apenas o equivalente a 3 dólares, mas sempre há quem esteja disposto a pagar os 100 dólares, porque indica algo de especial.
Determinação de preços promocionais: As empresas estabelecem seus preços temporariamente abaixo dos preços de tabela e, às vezes, até abaixo do custo para criar um senso de empolgação e urgência na compra.
Determinação de preços baseados em regiões geográficas: As organizações também devem decidir como determinar preços para seus produtos para clientes localizados em diferentes partes do país ou do mundo.
Determinação dinâmica de preços: Ajuste contínuo dos preços de acordo com as características e os requisitos de clientes e situações individuais.
Determinação de preços internacionais: Empresa que comercializam seus produtos internacionalmente devem decidir que preços cobrar nos diferentes países em que operam, deve ser observado vários fatores, como condições econômicas, situação de concorrência, leis e regulações e estágio de desenvolvimento dos sistemas atacadistas e varejistas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes