Buscar

PERGUNTA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
Texto 01
Em 2017, a Opinion Box, empresa que realiza pesquisa de mercado, destacou que em sua pesquisa no Distrito Federal, 54% das pessoas dão preferências para marcas reconhecidas por cuidar do meio ambiente. Ainda segundo essa pesquisa, os cinco itens que impediriam a compra ou contratação de produto ou serviço seriam: trabalho escravo (66%), poluição ambiental (65%), escândalos de corrupção (63%), teste em animais (57%) e maltratar funcionários (56%).
SCHERMANN, D. Sustentabilidade: os consumidores estão preocupados com ações sustentáveis? 2017. Disponível em: < https://blog.opinionbox.com/pesquisa-de-mercado-sustentabilidade/ >. Acesso em: 06 dez. 2018.
Texto 02 
“Ao adotar algumas medidas de responsabilidade social, o empresário reforça o seu compromisso com a sociedade e com os valores declarados no seu Código de Ética e de Conduta, gerando ainda mais credibilidade aos seus negócios [...]
[...] Atualmente, as empresas não visam tão somente aos lucros, pois para alcançá-los elas precisam preencher o quesito sustentabilidade. Isso significa que os objetivos sociais caminham lado a lado com os objetivos econômicos, de modo que não basta apenas atuar em alguns poucos projetos sociais, é imprescindível haver uma mudança na cultura da organização.
Indubitavelmente, as organizações precisam atuar na construção de um mundo melhor. As empresas consideradas bem sucedidas perante o mercado são aquelas que adotam elevados padrões éticos, atuam com transparência, responsabilidade social e de forma sustentável. Esses pontos representam a “chave do jogo” e remetem à garantia de perenidade”.
LOURENÇO, L. A importância da responsabilidade social nas empresas. 2018. Disponível em: < https://www.migalhas.com.br/dePeso/16,MI288883,81042-A+importancia+da+responsabilidade+social+nas+empresas >. Acesso em: 06 dez. 2018. (adaptado).
A partir das informações apresentadas, redija um texto que aborde os seguintes aspectos:
a) A função social das organizações.
b) Os desafios contemporâneos para o desenvolvimento sustentável nas empresas.
	Para acessar a barra de ferramentas, pressione ALT+F10 (PC) ou ALT+FN+F10 (Mac).
		
	
	
	
	
	
	
	
	
		
	
	
		
	
	
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		
	
	
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
A medida que a população vai ficando mais informada e consciente, sobre a necessidade da preservação do meio ambiente, as empresas cada vez mais terá que adotar medidas de sustentáveis para produção e distribuição dos seus produtos, pois de posse dessas informações os consumidores se tornam mais exigentes e seletivos ao efetuar suas compras, querendo saber, qual a origem, como foi o processo de fabricação, quais as condições da mão de obra usada, se o ambiente está sendo degradado com a produção desses produtos e etc.
O principal desafio a ser cumprido, tem que ser a mudança da mentalidade empresarial, ou seja, abolir a cultura do "lucro a qualquer custo", no mundo de hoje não cabe mais essa filosofia, a maioria  das pessoas não aceitam mais esse modelo, então as empresas vão ter que se adequar.  Implementando ações que visam minimizar ao máximo os impactos ambientais, como uso racional da água, investindo em estação de tratamento para reuso, usa de energia solar ou heolica, reflorestamento, campanhas de conservacionismo ambiental, etc. A exemplo da empresa Ypê que tem um programa de reflorestamento costante e também um moderno sistema de tratamente de agua, mostrando ser uma empresa que está mostrando ter responsabilidade sócial de forma totalmente sustentavel.
	
	Caminho: p
Palavras:205
A medida que a população vai ficando mais informada e conciente, sobre a necessidade da preservação do meio ambiente, as empresas cada vez mais teram que adotar medidas de sustentaveis para produção e distribuição dos seus produtos, pois de posse dessas informações os consumidores se tornam mais exigentes e seletivos ao efetuar suas compras, querendo saber, qual a origem, como foi o processo de fabricação, quais as condções da mão de obra usada, se o ambiente está sendo degradado com a produção desses produtos e etc.
O principal desafio a ser cumprido, tem que ser a mudança da mentalidade empresarial, ou seja, abolir a cultura do "lucro a qualquer custo", no mundo de hoje não cabe mais essa filosofia, a maioria  das pessoas não aceitam mais esse modelo, entao as empresas vão ter que se adequar.  Implementando ações que visam minimizar ao máximo os impactos ambientais, como uso racional da agua, investindo em estação de tratamento para reuso, uso de energia solar ou heolica, reflorestamento, campanhas de conservacionismo ambiental, etc. A exemplo da empresa Ypê que tem um programa de reflorestamento costante e também um moderno sistema de tratamente de agua, mostrando ser uma empresa que está mostrando ter responsabilidade sócial de forma totalmente sustentavel.

Outros materiais