Buscar

Exercício 3 administração e planejamento

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Exercício 3 administração e planejamento
	1a Questão
	
	
	Planejamento se configura como um importante instrumento para gestão de planos, programas e politicas socais, sobre seu conceito, assinale a alternativa incorreta:
		
	 
	Na história do planejamento no Brasil, a primeira experiência de planejamento se realizou apenas após a Constituição Federal de 1988, com a elaboração dos planos plurianuais (PPA).
	 2a Questão
	
	
	
	
	Fundação Carlos Chagas - Defensoria de SP (2009): No processo de planejamento faz-se necessária a criação de condições para que a intervenção conduza a mudanças significativas. (Baptista, 2000:73). Para tanto é preciso
		
	 
	No processo de planejamento faz-se necessária a criação de condições para que a intervenção conduza a mudanças significativas. (Baptista, 2000:73). Para tanto é preciso procurar superar os limites do enfoque situacional para identificar prioridades de intervenção, adotando uma visão que não reduza a ação à imediaticidade.
	
Explicação: QUESTÃO SOBRE A DIMENSÃO POLÍTICA DO PLANEJAMENTO
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	No processo de planejamento do serviço social, a fase que corresponde ao exame do desempenho e dos resultados das ações, a partir de critérios determinados, denomina-se
		
	 
	avaliação.
	
Explicação:
O planejamento é de extrema importância para os programas e projetos sociais.
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Existe, atualmente, uma ampla e variada literatura sobre análise e avaliação de políticas, programas e projetos sociais. No Serviço Social, esse debate tem início nos anos 1980, com a incorporação da Teoria Social Crítica pela profissão, e adensa-se após a promulgação da Constituição Federal de 1988, que aporta uma nova lógica para a elaboração e implementação de políticas sociais públicas. Nessa perspectiva, as políticas sociais ¿(...) devem ser entendidas e avaliadas como um conjunto de programas, projetos e ações que devem universalizar direitos¿ (Boschetti, 2009: 577). A partir do texto, a avaliação de políticas, programas ou projetos sociais deve priorizar:
		
	 
	A identificação da concepção de Estado e de política social que determina seu resultado.
	
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	É um conjunto organizado de projetos, atividades, processos ou serviços orientados para se alcançar objetivos mais amplos. A frase acima refere-se:
		
	 
	Programa social.
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Programa desenvolvido pelas Secretarias de Desenvolvimento Social destinado a jovens entre 15 e 17 anos que proporciona capacitação teórica e prática, por meio de atividades que não configuram trabalho, mas que possibilitam a permanência do jovem no sistema de ensino, preparando-o para futuras inserções no mercado de trabalho. Assinale a opção correta:
		
	 
	Programa ProJovem.
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	______________é o processo pelo qual tentamos aumentar a probabilidade dos resultados futuros desejados, além e acima da probabilidade de que isso aconteça por acaso. A palavra que preenche corretamente a lacuna é:
		
	 
	Planejamento
	
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Abaixo estão algumas características de um Plano, EXCETO:
		
	 
	Apenas objetivos específicos da instituição.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais