PROTESE FIXA
9 pág.

PROTESE FIXA


DisciplinaPrótese Fixa911 materiais9.867 seguidores
Pré-visualização3 páginas
FIXA
1. QUAIS SÃO AS FUNÇÕES DO RETENTOR INTRA-RADICULAR?
Favorecer a biomecânica para manter a prótese em função.
 2. QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS IDEAIS DO RETENTOR INTRA-RADICULAR? 
Ser biocompatível; ser de fácil uso; preservar a dentina radicular; ser estético; ser resistente à corrosão.
 3. QUAIS AS INDICAÇÕES DE USO DO RETENTOR INTRA-RADICULAR? 
Dentes que apresentam coroa clínica com certo grau de destruição e que necessitam de prótese.
Dentes que sofre forças horizontais, de cisalhamento ou compressão intensas e concentradas.
4. COMO SE DETERMINA O COMPRIMENTO MÍNIMO DO RETENTOR INTRA-RADICULAR?
Comprimento do dente x 2/3= tamanho mínimo 
 5. COMO SE DETERMINA O COMPRIMENTO MÁXIMO DO RETENTOR INTRA-RADICULAR? 
Comprimento do dente \u2013 3 ou 4mm= tamanho máximo
(1mm do ápice e 3mm do material obturador da região apical)
6. COMO SE DETERMINA O COMPRIMENTO MÍNIMO DO RETENTOR INTRA-RADICULAR EM CASO DE DENTES SEM SUPORTE ÓSSEO? 
Quando tem perda óssea tem que ficar metade do pino envolvido por osso.
7. POR QUE É IMPORTANTE RESPEITAR OS VALORES MÍNIMO E MÁXIMO DO COMPRIMENTO DO RETENTOR INTRA-RADICULAR? 
Distribuição uniforme das forças oclusais ao longo das superfícies radicular, reduzindo fratura e concentração de estresse. 
8. QUAL A QUANTIDADE MÍNIMA DE GUTA PERCHA DEVE PERMANECER NO CONDUTO APÓS A DESOBSTRUÇÃO PARA CONFECÇÃO DE RETENTOR INTRA-RADICULAR? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA. 
3mm de material obturador na região apical para fazer o vedamento.
9. LISTE AS SITUAÇÕES CLÍNICAS NAS QUAIS É INDICADO O RETRATAMENTO ENDODÔNTICO? 
Presença de lesão periapical; extensão da obturação; sintomatologia; endodontia parcial.
10. EM QUAL REGIÃO OCORRE CONCENTRAÇÃO DE FORÇA EM PINOS METÁLICOS?
Região apical
 11. É NECESSÁRIO FAZER A DESOBSTRUÇÃO DE TODOS OS CONDUTOS EM DENTES MULTIRRADICULARES? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA. 
Não. Em PF extensa apenas o conduto de maior diâmetro 2/3 do remanescente e outro conduto sendo a metade do remanescente. E coroa isolada ou PF de três elementos raiz de maior diâmetro 2/3 do remanescente. 
12. COMO REALIZAR A MODELAGEM DE RETENTOR INTRA-RADICULAR EM CASO DE DENTES MULTIRRADICULARES COM CONDUTOS DIVERGENTES? 
Confecção do núcleo em duas etapas; encaixe; cimentação em duas etapas
13. QUAL O DIÂMETRO IDEAL DO RETENTOR INTRA-RADICULAR? 
Diâmetro do pino 1/3 do diâmetro total da raiz.
14. DESCREVA A TÉCNICA DE CONFECÇÃO DO RETENTOR INTRA-RADICULAR MÉTALICO DESDE A CONSULTA INCIAL ATÉ A CIMENTAÇÃO FINAL DA PEÇA? 
Confecção direta do núcleo: lubrificar o conduto e porção coronária com vaselina, preencher o conduto com resina duralay, introduzir o \u201cpinjet\u201d e aguardar a presa da resina. Cortar o bastão no nível oclusal/incisal, confeccionar a porção coronária, aplicar duralay dando formato do dente preparado e enviar para o laboratório.
Prova do pino: radiografia periapical, verificação de adaptação.
Tratamento de superfície do pino: jateamento de óxido de alumínio. 
Limpar o conduto: álcool ou clorexidina e secar com cone papel. 
Cimentação: cimento de fosfato de zinco (selamento marginal, fácil manipulação, adesão às estruturas de contato, alta resistência flexural).
15. DESCREVA A TÉCNICA DE CONFECÇÃO DO RETENTOR INTRA-RADICULAR DE PINO DE FIBRA DE VIDRO DESDE A CONSULTA INCIAL ATÉ A CIMENTAÇÃO FINAL DA PEÇA? 
Selecionar o pino, radiografia para obter o comprimento do dente, desobstrução parcial do canal, fazer preparo pra o pino com brocas largos. Prova única e radiografia, cortar o pino, preparo do pino e secagem dp canal, condicionamento ácido, lavagem abundante, remoção do excesso de água, aplicação do adesivo, fotopolimeriza, inserção do cimento resinoso, cimentação do pino seguida da remoção do excesso de material, fotopolimeriza, núcleo preenchido. 
16. QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE PINO DE FIBRA DE VIDRO E PINO METÁLICO FUNDIDO?
O pino de fibra de vidro tem o preparo mais conservador, tem baixo custo, dispensa etapa laboratorial, é disponível em várias formas e tamanhos, dispensa uso de opacos. O pino metálico fundido é popularmente conhecido, e pode ser fraturado na raiz. 
 17. DESCREVA A TÉCNICA DA SILHUETA PARA CONFECÇÃO DE COROAS TOTAIS METALOCERÂMICAS DE DENTES POSTERIORES (NÚMERO DAS BROCAS, PROFUNDIDADE DE DESGASTE, INCLINAÇÃO, FACES ENVOLVIDAS,...)
Sulco marginal cervical- objetivo: estabelecer desde o início ao termino cervical. Broca esférica 1014, faces vestibular e lingual até o próximo dente vizinho, profundidade: 0,7 mm com inclinação de 45°.
Sulcos de orientação- objetivo: controlar a quantiddae de desgaste, localização: faces vestibular, oclusal e lingual, broca cilíndrica 3216 ou 2215. Face vestibular e lingual, 2 sulcos de orientação, profunfidade: 1,2 (1broca), devem seguir os planos inclinados. Face oclusal, 2 sulco de orientação, profunfidade: 2,0mm (1+ ½ broca), devem seguir os planos inclinados.
Desgaste proximal- objetivo: eliminar a convexidade natural do dente, criar espaço para o desgaste com broca 3216, deixar espaço para a papila; proteger o dente vizinho com matriz de aço; broca troncocônica fina 3203;
União dos sulcos de orientação- faces vestibular, lingual e oclusal: broca 3216; preparar metade do dente.
Termino cervical- broca 3216; metade da ponta ativa da broca em contato com dente; profundidade: 0,5 até 1,0mm subgengival 
Acabamento- broca troncocônica 4138 apoiada a parede axial; regularização do preparo. 
18. DESCREVA A TÉCNICA DA SILHUETA PARA CONFECÇÃO DE COROAS TOTAIS METALOCERÂMICAS DE DENTES ANTERIORES (NÚMERO DAS BROCAS, PROFUNDIDADE DE DESGASTE, INCLINAÇÃO, FACES ENVOLVIDAS,...) 
Sulco marginal cervical- objetivo: estabelecer desde o início ao termino cervical. Broca esférica 1014, faces vestibular e lingual até o próximo dente vizinho, profundidade: 0,7 mm com inclinação de 45°.
Sulcos de orientação- objetivo: controlar, localização: faces vestibular, incisal e linguocervical, broca cilíndrica 3216 ou 2215. Face vestibular e linguocervical, 2 sulcos de orientação, profunfidade: 1,2 (1broca), devem seguir os planos inclinados. Face incisal, 2 sulco de orientação, profunfidade: 2,0mm (1+ ½ broca), devem seguir os planos inclinados.
Desgaste proximal- objetivo: eliminar a convexidade natural do dente, criar espaço para o desgaste com broca 3216, deixar espaço para a papila; proteger o dente vizinho com matriz de aço; broca troncocônica fina 3203;
União dos sulcos de orientação- faces vestibular, linguocervical e incisal: broca 3216; preparar metade do dente.
Desgaste lingual- broca em forma de pêra 3118; desgaste da concavidade palatina; profundidade 0,6mm(metal)/ 1,2mm (metaloceramica); referência: oclusão com antagonista
Termino cervical- broca 3216; metade da ponta ativa da broca em contato com dente; profundidade: 0,5 até 1,0mm subgengival 
Acabamento- broca troncocônica 4138 apoiada a parede axial; regularização do preparo. 
19. DEFINA TÉRMINO CERVICAL
É uma região terminal da face cervical do dente para ser realizados preparos com brocas em função protéticas, onde vai servir para adaptação de coroas. 
 20. DESCREVA OS TIPOS DE TÉRMINO CERVICAL.
Ombro ou degrau 90º: indicado para coroa de porcelana pura. Representa um ângulo bem definido. Indicado para alguns sistemas de restaurações de cerâmica pura e metalocerâmicas. Gera maior resistência aos arcos de deslocamento, entretanto também desgasta mais o dente, além de poder gerar maior estresse da estrutura. Nesse aspecto, pode ser feito com o ângulo interno (axio-gengival) arredondado ou vivo. Pela menor concentração de tensões, o ângulo interno arredondado é normalmente o mais indicado.
Ombro ou degrau biselado: indicado para coroa curta e coroa metalocerâmica com liga aérea. Como o ombro, porém com um pequeno desgaste em bisel na margem. Indicado para algumas restaurações metalocerâmicas e mesmo algumas totalmente metálicas. Apresenta as mesmas vantagens e desvantagens do ombro. Como vantagens adicionais possui maior adaptação marginal e menor chance de distorção durante a sinterização da cerâmica; como desvantagem
Virginia
Virginia fez um comentário
?
0 aprovações
Virginia
Virginia fez um comentário
Alguem poderia me mandar esse material
0 aprovações
Carregar mais