Buscar

A Importância da Responsabilidade Social na Empresa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A Importância da Responsabilidade Social na Empresa
Responsabilidade social e sua grande importância nas organizações faz com que a empresa apareça pelo social, promovendo transformações sociais que possam garantir a melhoria da qualidade de vida da empresa e dos públicos envolvidos.
O objetivo deste estudo é compreender, a importância da responsabilidade social nas organizações e o motivo de algumas empresas adotarem como estratégia de gestão, e se posicionarem no mercado como uma empresa sustentável. Como sabemos as organizações precisam estar em busca de novos diferencias, devido à concorrência, tanto a responsabilidade social quanto o marketing social. Procuram estabelecer estratégicas para inovar e atender as necessidades do cliente. O assunto abordado é de grande importância para a vida acadêmica e profissional. Será possível entender de uma maneira clara e objetiva alguns de muitos assuntos relacionados à responsabilidade social.
O conceito de RSE às vezes está associado à prática filantrópica, pois é muito comum ver empresários e empresas divulgando nos meios de comunicação a participação ou o apoio a projetos sociais, através de doações. No entanto, a questão da responsabilidade social abrange muito mais do que simples doações financeiras ou materiais. De acordo com Silva (2001), “filantropia significa amizade do homem para com o outro homem”. Significa ajuda e possui um caráter assistencialista. Trata-se de uma ação externa à empresa, tendo como benefício à comunidade. Responsabilidade social - relacionamento ético e transparente da organização com todas as partes interessadas, visando ao desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras.
A responsabilidade social empresarial (RSE) é baseada na busca das organizações em realizar suas atividades com uma conduta ética, levando em conta aspectos culturais da natureza, da saúde, da economia e da educação. Assim, a empresa é capaz de implementar ações sociais que resultem na construção de uma sociedade melhor, levando em consideração toda a comunidade e sem comprometer a lucratividade do negócio. A responsabilidade social empresarial deve focar em dois conceitos: o da transparência-pois tanto o discurso da organização quanto a prática, devem caminhar lado a lado – e o dos valores éticos que nortearão a empresa na construção de uma sociedade mais igualitária .

Outros materiais