atv,1 Linguagem aplicada
1 pág.

atv,1 Linguagem aplicada


Disciplina<strong>lbd</strong>1 materiais
Pré-visualização1 página
At 1 LA 2018-2
Atividade 1 a ser postada no portfólio 1 .
Obrigatoriamente antes de elaborar suas atividades leia critérios avaliativos para elaborar textos I e II.

1-Para que você realize com sucesso a atividade que segue , releia a aula 1 , tantas quantas vezes se faça necessário, vá à ferramenta Arquivo e leia o texto intitulado \u201cHistória da Linguística 1\u201d .Se necessário vá `a rede também e pesquise .
Reflita sobre o que leu e elabore um texto expositivo, que não ultrapasse as 16 linhas,expondo acerca dos estudos sobre a linguística , assim como conceito, objeto e os modelos teóricos da mesma.
Seja claro em suas exposições e lembre-se de que seu texto é um texto acadêmico que deve seguir a norma padrão da língua Portuguesa e atentar à coesão e coerência textuais.
Seu texto pode/deve basear-se em leituras , pesquisas , mas de forma alguma deve conter cópias de trechos de outros textos ,sem as devidas citações , caso seja necessário,ou de outros colegas.
Não faça parágrafos com menos de 4linhas!Use times 12 , cor preta e e nunca apenas 1 parágrafo.
A linguística é considerada como uma ciência que estuda os mecanismos da linguagem, também caracterizada como um estudo científico da linguagem humana. As diferentes formas de expressões da linguagem humana utilizam a materia linguística. Podemos dizer que o conceito da linguística, têm referência àquilo que pertenceu à linguagem, usando como objeto de estudo a língua. O sistema de estudo da língua se aplica em vários níveis: fonético, morfologíco, léxico, semántica e sintáxe.
A lingua é o objeto utilizado no estudo da linguística. Ela é uma unidade única, sendo um produto social e uma norma para as outras manifestações da linguagem. De maneira diferente a fala também têm sua importância dentro dos estudos lingiuísticos, já que ela permite a exposição de idéias pelo sujeito falante. Com a evolução dos estudos da linguística, outras áeas foram se desenvolvendo, como a psicolinguistica, a pragmática, a teoría de argumentação da língua, a teoría da enunciação, a análise do discurso, e a linguística do texto.

2- Leia atentamente ao texto em Arquivos \u201cSAUSSURE, OS ESTUDOS LINGUÍSTICOS NO SÉCULO XX E A LINGUÍSTICA APLICADA\u201d, e, explique, na citação que segue , o que é a linguagem como prática social .
Máximo 10 linhas.

\u201cPara a Linguística Aplicada o objeto de investigação é a linguagem como prática social, seja no contexto de aprendizagem de língua materna ou estrangeira, seja em qualquer outro contexto onde surjam questões relevantes sobre o uso da linguagem (MENEZES, 2008).\u201d

Não faça parágrafos com menos de 4 linhas! Use times 12 , cor preta e nunca apenas 1 parágrafo.
Linguística Aplicada (LA) é entendida como a utilização de conteúdos linguísticos para aprimorar as práticas nas disciplinas que usam a linguagem, é denominada como atividade, e a linguagem aplicada se preocupa com questões de uso da mesma, sendo esta uma ciência, tão importante como qualquer outra. Existem duas partes da linguística, a sincrônica que se utiliza em âmbitos coletivos, e a diacrônica que existe sem formar sistema coletivo.
Pela língua o homem assimila a cultura. A diversidade de línguas e culturas são articuladas graças aos símbolos, que permitem a união constante entre o homem, a língua e a cultura. Sabendo que o signo linguístico é a união de uma imagem acústica com um conceito, podemos dizer que em um signo linguístico, é procedente à uma vontade coletiva, fazendo com que a linguagem em sí seja uma ferramenta de união.

3-Tomando como ponto de partida a aula número 3, e ainda, o texto que está na ferramenta arquivo, intitulado : \u201c O preconceito linguístico\u201d ,elabore um texto reflexivo, sem uso da primeira pessoa do singular , e que não ultrapasse as 12 linhas, o qual trate sobre a importância do professor , que trabalha com alfabetização , em compreender a linguagem enquanto instrumento maior de interação da criança com o mundo ,tendo claro, enquanto educador, a forma como deve ser abordada a linguagem no contexto educacional: escola.

Pensando na educação atual, é necessário perceber que a tecnologia têm uma grande influência nas mudanças comportamentais na vida humana e consequentemente em sua rotina, fazendo com que esquemas de ensino y técnicas de aprendizagens necessitem se atualizar.
Estamos vivendo novos paradigmas ditados pela virtualização e globalização. É inquestionável que essas condições não proporcionaram novas formas dos homens agirem entre si, e consequentemente nas formas de educar, exigindo uma reorganização do espaço escolar.
Alguns elementos s\ufffd\ufffdo fundamentais para essa conquista, podemos citar o uso de recursos didático-pedagógicos compatíveis com os recursos tecnológicos que dispomos hoje, um projeto pedagógico reflexivo sobre a ação pedagógica, o papel do professor com uma linguagem mais atualizada e uma maneira mais aberta de ensinar, o papel do aluno, e o uso das de novas Tecnologias na Educação da Informação e da Comunicação na Educação.

4)- Assista ao vídeo : \u201cIntrodução aos estudos linguísticos\u201d , faça mais pesquisa , além do vídeo e então explique em um texto com no máximo dez linhas :
a- O que são os níveis de fala? Como atuam no processo comunicativo? De dois exemplos de níveis de fala?
b- O que vem a ser significante e significado que compõem o signo ? Em que medida eles fazem parte do nosso dia a dia?
Não faça parágrafos com menos de 4linhas! Use times 12 , cor preta e nunca apenas 1 parágrafo.

Os níveis de fala são: a língua, que atua como um código utilizado por indivíduos de uma sociedade, a fala é como a língua é reproduzida, o nível formal seria quem leva em consideração e aplica as normas cultas da língua, os dois exemplos destacados seriam: o nível informal , que são as gírias e o nível formal que seria o português utilizado de maneira correta. Os níveis de fala fazem parte do nosso cotidiano por introduzirem elementos que vão desde a alfabetização e letramento as nossas experiências com diferentes pessoas.
O signo é átomo da linguagem, ele é a unidade fundamental de entendimento de um código e pode ser decomposto em dois níveis de compreensão: o significante que é o elemento tangível, perceptível, material do signo e o significado que é o conceito, o ente abstrato do signo.