Buscar

APOL 4 ARQUITETURA Segurança no Trabalho2019 100%

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Arquitetura da Segurança
Leia o texto abaixo e depois responda: 
“A abordagem 3D trata da utilização do espaço e da sua adequada gestão. Entram aqui os quatro princípios básicos da Cpted: vigilância natural, controle de acesso, reforço territorial e manutenção e gestão”.”
Assinale a alternativa abaixo que apresenta corretamente os elementos que fazem parte dos questionamentos para avalição dos espaços do Guia de boas práticas do Cpted:
	
	A
	Cercamento, concertinas, eclusas.
	
	B
	Designação, definição e design.
	
	C
	Equiparação nas possibilidades, flexibilidade no uso, uso simples e intuitivo.
	
	D
	Tolerância ao erro, mínimo esforço físico, captação da informação.
	
	E
	Definição de espaço, definição, capacitação.
Questão 2/5 - Arquitetura da Segurança
Leia o texto abaixo e depois responda: 
A segurança de residências e condomínios segue, no tocante à arquitetura contra o crime, as mesmas noções que devem, como já comentamos, serem adaptadas para cada caso específico. (...) o conceito de por Bondaruk (2015) acerca das linhas de defesa são três perímetros de proteção que estão localizados entre o que queremos proteger e o delinquente”. 
KARPINSKI, Marcelo Trevisan. Arquitetura contra o crime: prevenção, segurança e sustentabilidade. Curitiba: InterSaberes, 2016.
Assinale a alternativa abaixo que apresenta os perímetros de proteção das linhas de defesa na ordem correta:
	
	A
	Primeira linha de defesa: rua e calçada.
Segunda linha de defesa: cerceamento, concertinas, cercas elétricas, eclusas.
Terceira linha de defesa: portas, janelas.
	
	B
	Primeira linha de defesa: portas, janelas
Segunda linha de defesa: rua e calçada.
Terceira linha de defesa: cerceamento, concertinas, cercas elétricas, eclusas.
	
	C
	Primeira linha de defesa: cerceamento, concertinas, cercas elétricas.
Segunda linha de defesa: portas, janelas.
Terceira linha de defesa: rua e calçada.
	
	D
	Primeira linha de defesa: portas, janelas
Segunda linha de defesa: cerceamento, concertinas, cercas elétricas, eclusas.
Terceira linha de defesa: rua e calçada.
	
	E
	Primeira linha de defesa: rua e calçada.
 Segunda linha de defesa: portas, janelas.
Terceira linha de defesa: cerceamento, concertinas, cercas elétricas, eclusas.
Questão 3/5 - Segurança no Trabalho
Leia o texto abaixo e depois responda: 
“O profissional da segurança privada, ao longo do seu dia a dia de trabalho, está exposto a riscos ambientais que podem afetar diretamente a sua integridade física e a sua saúde. Por isso é importante conhecer e seguir à risca as normas relacionadas a saúde e segurança no trabalho”. 
Fonte: BALBINOTI, Jonas Raul; ZWICKER, Milena; CARVALHO, Robert Carlon de. Direito individual e segurança do trabalho para vigilantes. Curitiba: InterSaberes, 2017.
De acordo com o livro base da disciplina, o que visa a Segurança do Trabalho?  Leia atentamente as alternativas e assinale a correta:
	
	A
	Corresponde ao grupo de profissionais responsável pelo planejamento, implantação, manutenção e melhoria dos aspectos relacionados à Segurança e Medicina do Trabalho na empresa.
	
	B
	Visa a proteção à saúde do trabalhador e a legislação determina que algumas empresas tenham em seus estabelecimentos o que chamamos de comissão interna de prevenção de acidentes.
	
	C
	Esse grupo de trabalhadores tem por objetivo, prevenir acidentes e doenças que possam vir a ocorrer no ambiente de trabalho.
	
	D
	É a ciência que visa a proteção das pessoas em seu ambiente de trabalho.
	
	E
	É uma ferramenta que permite demonstrar, por representação gráfica, os riscos existentes no local de trabalho. Geralmente os mapas são fixados em áreas de fácil visualização aos trabalhadores do local ou outros que eventualmente estejam neste ambiente.
Questão 4/5 - Segurança no Trabalho
Leia o texto abaixo e depois responda: 
“A estabilidade provisória caracteriza-se pela impossibilidade temporária do empregador dispensar sem justo motivo o empregado. Suas hipóteses são: dirigente sindical, gestante, membro da CIPA, empregado acidentado, membro do Conselho Curador do FGTS e do Conselho Nacional da Previdência Social e Membros da Comissão de Conciliação Prévia”.  
Fonte: BALBINOTI, Jonas Raul; ZWICKER, Milena; CARVALHO, Robert Carlon de. Direito individual e segurança do trabalho para vigilantes. Curitiba: InterSaberes, 2017.
Sobre as Hipóteses de Estabilidade Provisória e de acordo com os estudos realizados e a bibliografia básica indicada para esta disciplina, leia e analise as assertivas abaixo, identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) e depois assinale a alternativa que corresponde à sequência correta:
(   ) O dirigente sindical é aquele empregado sindicalizado, que foi eleito para o cargo de direção ou representação sindical, seja efetivo ou suplente, o qual não poderá ser demitido do emprego, em nenhum momento e por nenhum motivo.
(   ) O membro da CIPA também tem direito a estabilidade provisória no emprego, é proibida sua dispensa, desde o registro de usa candidatura, até dez anos após o término do mandato, podendo ser dispensado somente por falta grave, o tema será abordado quando estudarmos sobre segurança do trabalho.
(   ) O art. 10, inciso II da ADCT, garante a gestante estabilidade no emprego por 2 (dois) meses. É assegurada a gestante desde a concepção a estabilidade ao emprego, caso a gestante desconheça que esteja grávida e for dispensa sem justa causa, poderá requerer sua reintegração em virtude do estado gestacional.
	
	A
	V, V, F.
	
	B
	F, F, F.
	
	C
	F, V, V.
	
	D
	F, V, F.
	
	E
	F, F, V.
Questão 5/5 - Arquitetura da Segurança
Leia o texto abaixo e depois responda: 
“Segundo o Guia de boas práticas do Cpted: um campo de visão é a linha de observação em termos de dimensão e profundidade. A impossibilidade de antever o percurso na sua totalidade devido à forma como se apresenta, por exemplo, em forma de esquinas, muros, muretes, cercas, sebes, arbustos, pilares e/ou outros elementos que obstruem o campo de visão, podem contribuir para uma redução do sentimento de segurança”. (KARPINSKI, Marcelo Trevisan. Arquitetura contra o crime: prevenção, segurança e sustentabilidade. Curitiba: InterSaberes, 2016.). 
Os princípios básicos da Cpted podem ser subdivididos em várias estratégias. Estas, por sua vez, podem ser classificadas em categorias. Leia as categorias abaixo e de acordo com os estudos realizados e a bibliografia básica indicada para esta disciplina, analise as assertivas abaixo, identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) e depois assinale a alternativa que corresponde à sequência correta: 
(    ) A iluminação adequada é necessária para ver e ser visto. Do ponto de vista da segurança, a iluminação estrategicamente programada pode ter um impacto substancial na redução do medo do crime.
(   ) Demonstrar responsabilidade e preocupação com o meio ajuda a tornar o local mais seguro.
(  ) Sinalização e mapas adequados e estrategicamente colocados contribuem para a segurança do local de maneira significativa.
(  ) A concepção e gestão do espaço influenciam o comportamento humano. Um local abandonado, sem atividade e rodeado por sistemas de segurança eletrônica gera medo, enquanto um local “vibrante” e agradável transmite uma ideia de confiança e preocupação.
	
	A
	V, V, F, V
	
	B
	V, V, V, V
	
	C
	F, V, V, V
	
	D
	V, V, F, F
	
	E
	F, F, V, V
	
	
	
_1615206339.unknown
_1615206432.unknown
_1615206468.unknown
_1615206470.unknown
_1615206471.unknown
_1615206469.unknown
_1615206434.unknown
_1615206435.unknown
_1615206467.unknown
_1615206433.unknown
_1615206341.unknown
_1615206342.unknown
_1615206431.unknown
_1615206340.unknown
_1615205875.unknown
_1615205877.unknown
_1615205878.unknown
_1615206338.unknown
_1615205876.unknown
_1615205821.unknown
_1615205822.unknown
_1615205874.unknown
_1615205819.unknown
_1615205820.unknown
_1615205817.unknown

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais