A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
apresentaointerdisciplinaremgrupo-seminrioii-131125150407-phpapp01

Pré-visualização | Página 1 de 2

APRESENTAÇÃO INTERDISCIPLINAR EM GRUPO
2º SEMESTRE – DISCIPLINA SEMINÁRIO II.
ANÁLISE DE UM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO – PPP
ADRIANA DIOGO COSTA DOS SANTOS
ELTON carlos silva dos santos
LUANE CONCEIÇÃO DA SILVA
mÁRCIO cABRAL silva souza
PAULA THAINARA CARDOSO DA ENCARNAÇÃO
sANDRO pElLEGRINi benjamin 
valdirene oliveira silva
UNIVERSIDADE DO NORTE DO PARANÁ – UNOPAR
PÓLO ILHÉUS- BAHIA
DEZEMBRO/2013
INTRODUÇÃO
Na tentativa do cumprimento efetivo de sua missão, de formar cidadãos com domínio das competências básicas que o habilite ao exercício pleno da cidadania, a Escola precisa organizar metas, e estruturar sua rotina, sendo assim capaz de alcançar os resultados planejados. Baseando-se nisso que se faz necessário à elaboração de documentos que venham nortear os trabalhos e as decisões de forma cooperativa, democrática e participativa, nesse âmbito, o PPP – Projeto Político Pedagógico surge como um documento capaz de apontar qual direção a Escola deve seguir, sempre visando oportunizar maior eficácia ao processo de ensino aprendizagem.
Sendo o PPP um documento democrático e participativo, onde o mesmo deve ser construído com a participação de toda a comunidade escolar (Pais, alunos, professores, direção e membros da comunidade do entorno da escola), pois dessa forma tentará atender às necessidades básicas de aprendizagem dos alunos e às expectativas de sua família, bem como apresentar soluções para problemáticas sociais dessa comunidade, problemáticas essas que direta ou indiretamente interferem no processo de ensino-aprendizagem da Escola.
É através do PPP que a Escola determina seus objetivos e como atingir o cada um deles, pois a função, a razão de existir da Escola deve estar bem detalhada no Projeto de tal forma que, qualquer pessoa, ao lê-lo, consiga saber o que esta Escola almeja.
INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO
Realizamos a análise de um PPP – Projeto Político Pedagógico de uma determinada Escola do município de Canavieiras, a qual atende nas modalidades de ensino EJA – Educação de Jovens e Adultos e Fundamental II (Séries Finais), elencando pontos fundamentais deste documento para uma melhor compreensão da sua importância no fazer pedagógico.
PARTE I – LEVANTAMENTO DE DADOS.
PARTE II – ENTREVISTA COM O GESTOR RESPONSÁVEL.
DESENVOLVIMENTO
PARTE I – LEVANTAMENTO DE DADOS.
O PPP analisado, como cita o entrevistado, demonstra ser um documento não utilizado pelos Membros da Unidade de Ensino, onde poucos possuem conhecimento sobre este. No documento existente na Escola, nota-se que o mesmo baseia-se nos documentos oficiais (LDB, PCN, Diretrizes Curriculares, entre outros), mas não aproxima estes documentos à realidade da Escola, percebe-se a utilização destes de forma desconexa do dia a dia escolar.
Em relação à fundamentação teórica e o embasamento histórico-filosófico, existe teorias e teóricos que não são utilizados na pratica pedagógica da Escola, e em alguns casos cita-se teóricos estranhos ao corpo docente. 
Algo importante a se salientar, é o não estabelecimento de uma linha pedagógica em si. Pois relata a existência de uma Escola sócio - construtivista, mas omite as teorias de Vygotsky, Piaget, Wallon entre outros, o que gera uma certa confusão no momento de leitura deste PPP.
DESENVOLVIMENTO
PARTE I – LEVANTAMENTO DE DADOS.
Um ponto muito importante que aparece de forma confusa é em relação à avaliação, a qual estar exposta de forma crua, padrão e de maneira tradicional, devemos ressaltar que o processo avaliativo se dar de forma somativa e processual, mas sem apresentar possibilidades de como realizá-la de um jeito que retrate a real situação do processo de aprendizagem.
Deve-se ressaltar que a rotina, organização, escolar está bem detalhada, estipulando horários, turnos, quantidade de alunos por série, modalidade de ensino, grade curricular, proposta de conteúdos para cada disciplina, organização de cada disciplina, divisões de tarefas, entre outras ações destinadas ao bom funcionamento da escola administrativamente. Já no âmbito pedagógico, não aparecem os projetos que serão desenvolvidos pela Escola, não cita as propostas para fortalecer a relação Comunidade X Escola, não deixa bem claro a forma como tratar os problemas disciplinares, entre outras omissões. 
DESENVOLVIMENTO
PARTE II – ENTREVISTA COM O GESTOR RESPONSÁVEL
A entrevista se deu através de um questionário entregue ao gestor da Escola, sendo este questionário respondido e devolvido dias depois a equipe. 
Q01 – COMO É ELABORADO O PPP DA ESCOLA?
 Sou professor do quadro efetivo da rede municipal desde 2007, assumir o cargo de gestor desta Unidade Escolar este ano, e deixo bem claro que o PPP sempre foi um documento apenas a constar nesta Escola, documento este enviado pela Secretaria de Educação Municipal – SEMED sem a colaboração de nenhum segmento da Comunidade Escolar. Este PPP não reflete a realidade da Escola e nem está em consonância com as Políticas Públicas de Educação.
Portanto, me reportarei sobre a elaboração do PPP que será construído em minha gestão, com vigência de 2 anos (2014-2016), tendo como passo primordial a análise das metas do IDEB em nível escolar, municipal, estadual e nacional com vistas na implementação das estratégias estabelecidas pela meta 7,no Projeto de Lei da Câmara (PLC) nº 103/2012, para assim mediante a realidade da Escola possamos ter um parâmetro de avaliação e análise com metas que deveriam ser atingidas e aquelas alcançadas.
A partir deste parâmetro esta Escola promoverá uma análise detalhada das propostas nacionais e dos níveis de desempenho alcançados na Prova Brasil e nos instrumentos de avaliações externas, para que assim venhamos a possuir um PPP que contemple a realidade pedagógica da Escola e as metas necessárias a serem alcançadas para construirmos uma educação de qualidade.
DESENVOLVIMENTO
PARTE II – ENTREVISTA COM O GESTOR RESPONSÁVEL
Q02 – QUEM PARTICIPA DA ELABORAÇÃO?
 A comunidade escolar (direção, coordenação, pais e alunos, funcionários, professores e Conselho Tutelar) para que assim na base diversificada e nos temas transversais venhamos a ter disciplinas e temáticas que abranjam a realidade econômica, social e cultural dos educandos.
 Q03 – QUAL A SUA PARTICIPAÇÃO NA ELABORAÇÃO DO PPP DA SUA ESCOLA?
 Além de representar mais um segmento da Comunidade Escolar (direção), estarei conduzindo os debates e como gestor tenho a obrigação as Políticas Públicas Educacionais e os índices alcançados por esta Unidade Escolar nos instrumentos de avaliação externa realizados pelo MEC.
 Q04 – OS PROFESSORES PARTICIPARAM DA CONSTRUÇÃO DO PPP? COMO? O QUE FIZERAM?
 A partir dos diagnósticos do cotidiano escolar, estes debaterão sobre estratégias, disciplinas e projetos que venham a superar os entraves da aprendizagem.
DESENVOLVIMENTO
PARTE II – ENTREVISTA COM O GESTOR RESPONSÁVEL
 Q05 – COMO É APRESENTADO O PPP AO NOVO PROFESSOR, ISTO É, COMO É FEITO PARA QUE O PROFESSOR O CONHEÇA E O PRATIQUE?
 O PPP será apresentado como uma bússola norteadora dos trabalhos pedagógicos, que revelem uma identidade e um perfil da Unidade Escolar. Este deverá revelar ao novo professor um diagnóstico da realidade pedagógica encontrada por este, para que assim juntamente com o perfil que a Escola adotar possa elaborar estratégias e metodologias que surtam o efeito desejado em seu trabalho enquanto educador.
 Q06 – EM SUA OPINIÃO, POR QUE É IMPORTANTE O PROFESSOR PARTICIPAR E CONHECER O PPP DA ESCOLA? 
 Sendo o PPP a carta náutica das ações pedagógicas, o professor ó terá êxito no aprendizado dos educandos e avaliar de forma embasada as suas metodologias e estratégias se participar e conhecer o PPP que contempla a sua realidade.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Toda escola deve saber qual caminho seguir, deve estipular metas e objetivos que visem à melhoria do processo de ensino-aprendizagem, que visem à qualidade do ensino e principalmente o bem-estar do aluno. 
Nessa visão, o PPP analisado não reflete a realidade, se apresenta de forma distante

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.