Buscar

Redes COnvergentes - Aulas 06 a 10

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

aulas 06 a 10
aula 6
1.Qualidade de Serviço (QoS) é um tipo especial de roteamento orientado a: conexão. São protocolos QoS que funcionam em ambientes TCP/IP, o RTSP e o RSVP.
2.Os protocolos de roteamento foram criados em resposta à demanda por tabelas de roteamento dinâmicas. Na realidade atual, as dimensões da Internet são tão grandes que um protocolo de roteamento não é capaz de lidar com a tarefa de atualizar as tabelas de roteamento de todos os roteadores. Por esta razão, é dividida em ASs (Autonomous Systems). Um AS é um grupo de redes e roteadores sob a regência de uma única administração, e: BGP, um protocolo de roteamento interdomínio, é uma implementação do protocolo vetor de rota (o critério é a política que pode ser ativada pelo administrador; a política define que rotas devem ser escolhidas).
3.O envio de pacotes de controle aos participantes de uma chamada, fornecendo um feedback da qualidade dos serviços de envio de áudio e vídeos pela Internet (VOIP), é realizado pelo protocolo: RTCP
4.Na transmissão de informação em uma rede de computadores, podemos afirmar que a escolha pela utilização de uma rede convergente atende ao desejo de convergência organizacional (centralização de recursos de rede, telecomunicações e serviços) e aos seguintes propósitos. I.	Convergência de payload: transporte de diferentes tipos de informações na mesma unidade de dados. II.	Convergência de protocolo: propõem utilizar um único protocolo roteável (geralmente o IP). III.	Convergência de dispositivos: em sua arquitetura os dispositivos de rede suportam diferentes tecnologias em um mesmo sistema. Assinale a opção abaixo, que possui a(s) afirmativa(s) correta(s). I, II e III.
5.Suponha uma aplicação multimídia na Internet. É correto afirmar que: Se um pacote for perdido, o protocolo RTP não o reenvia.
6.A respeito dos protocolos utilizados em VoIP, julgue os itens que se seguem.
I) Tanto o SIP quanto o H323 utilizam o TCP como método de transporte principal, a fim de garantir que, em uma sessão de VoIP, os pacotes de voz não se percam.
II) Em razão de suas características, o real time protocol (RTP) pode ser utilizado para fluxo de dados em tempo real, como tráfego de voz.
III) O real time control protocol (RTCP) pode transportar informações sobre a identidade dos participantes de uma comunicação VoIP.
Estão corretos os itens: II e III, apenas
7.A respeito dos protocolos utilizados em VoIP, julgue os itens que se seguem.
I - Tanto o RTP quanto o RTCP influenciam amplamente o comportamento de uma rede IP, tornando-se elementos-chave para o controle da qualidade de serviço em circuitos virtuais.
II - No SIP, um softphone é considerado elemento do tipo user agent client (UAC).
III - Entre as características dos protocolos IP e UDP, está a de garantir a entrega ordenada dos dados; por isso, eles são utilizados em aplicações VoIP.
Estão corretos os itens: II apenas
8.A respeito da tecnologia VoIP, analise as afirmativas a seguir. 
I - O protocolo VTP é utilizado em certas implementações de VoIP para criação, modificação e término de sessões. 
II - Os gateways de voz realizam a transcodificação do sinal de voz entre os padrões adotados pela rede de telefonia tradicional e a rede VoIP. 
III - Os switches e roteadores adequados para lidar com VoIP devem ter recursos para o fornecimento de energia para telefones IP padrão IEEE 802.3af, permitindo fornecimento de energia de baixa voltagem por cabos Ethernet Categoria 5 UTP. 
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s) : II, apenas.
9.
aula 7
1.É empregado com o objetivo de evitar congestionamentos principalmente após sua detecção inicial. Utilizado principalmente em redes de trânsito de Alta Velocidade. a) RED (Random Early Detection)
2.Digamos que ao receber 4 endereços de rede abaixo, precisaremos sumarizar em uma única rede. Qual a alternatica que atende a esta sumarização:
10.1.12.0/24
10.1.13.0/24
10.1.14.0/24
10.1.15.0.24 10.1.12.0 255.255.252.0
3.Serviços Integrados é uma abordagem QoS baseada em fluxo, desenvolvido para o protocolo IP.
4.
Refere-se à capacidade da rede em prover o melhor serviço para determinados tipos de tráfego sobre as mais diversas tecnologias, inclusive Frame Relay, ATM, Ethernet, SONET, e redes IP que usem algumas ou todas essas tecnologias: QoS
5.É um Protocolo voltado para a arquitetura de serviços integrado, seu emprego é para fazer reservas.
Importante ferramenta no arsenal QoS.
Não é um protocolo de roteamento, ele não determina ou indica como a rede deve fornecer a largura de banda demandada; ele somente permite a declaração da reserva, por parte das aplicações. RSVP (Resource reSerVation Protocol)
6.O QoS deve ser configurado: Fim a Fim em todos os elementos, em todos os sentidos
7.Considere a topologia de rede ilustrada na figura abaixo. O servidor possui um serviço WEB e deseja-se implementar a seguinte regra de acesso:
- Somente o usuário 192.168.0.1 deve ser incapaz de ter acesso à navegação web provida pelo servidor.
Assinale a alternativa que contém os comandos corretos para a criação dessa ACL.
Ip access-list extended 100
deny tcp host 192.168.0.1 host 10.0.0.2 eq 80
permit ip any any
8.Com base na figura a seguir, informe a alternativa correta quanto a função dos blocos funcionais do roteador, quando efetua a ação de QoS.
Marcador: utilizado para marcar um pacote, que pode ser o campo ToS no cabeçalho IPv4, por exemplo
9.
aula 8
1.O IntServ é uma das principais metodologias de QoS atualmente empregadas, possuindo características bem peculiares, as quais podem ser bastante atrativas para serviços que exigem um alto índice de QoS. Com base nessas informações, marque a alternativa incorreta acerca do IntServ: A largura de banda solicitada por uma aplicação pode ser aproveitada por outros serviços, uma vez que o QoS utilizado pelo IntServ é por tráfego agregado.
2.Na arquitetura DiffServ, Serviços diferenciados, temos implementados nos nós da rede os elementos funcionais, com a opção de encaminhamento por nó, conhecida como PHB (Per Hop Behavior), funções de classificação e condicionamento de tráfego.
Temos basicamente dois tipos de PHB, sendo, EF (Expedited Forwarding) - encaminhamento expresso e o AF (Assured Forwarding) encaminhamento assegurado. Além destes dois nós não podemos nos esquecer do encaminhamento de melhor esforço, o BE (Best Effort), utilizado na Internet.
Considerando o exposto acima, os PHBs para os serviços de voz e Internet seriam, respectivamente? EF e BE
 Certo		
	AF e EF
	BE e EF
	BE e AF
	EF e AF
3.
Comunicação Unificada é a solução ideal para pequenas, médias e grandes corporações, promovendo telefonia integrada entre as diversas localidades através da infraestrutura da rede de dados. Assim podemos dizer que são características dessas redes:
 	b) Redução de chamadas telefônicas; Simplificação da Gerência do Ambiente e aumento de custos.
	d) Alinhamento com tecnologias atuais, Utilização de infraestrutura comum e maiores custos de expansão.
	a) Aumento de Produtividade, Integração da voz às aplicações e Infraestrutura diferenciada.
Certo		c) Redução de Custos; Compartilhamento dos circuitos e recursos; Alocação dinâmica de banda.
	e) Maiores custos de expansão, não possui alinhamento com tecnologias atuais e redução de chamadas telefônicas.
4.
Sobre os processos de roteamento e comutação nos roteadores, assinale a afirmação VERDADEIRA:
 	Se os pacotes chegam mais rápido do que a taxa de comutação do comutador, não formam-se filas nas entradas.
	Roteamento é o processo de mover pacotes da entrada do roteador para a saída apropriada do roteador.
	Comutação é o processo de determinação da rota a ser seguida pelos pacotes desde a origem até o destino.
Certo		As taxas de transmissão de pacotes nas saídas dos roteadores dependem dos tamanhos dos pacotes e das larguras de banda dos enlaces de saída.
	Como podem existir em torno de 4 bilhões endereços IP, então cada tabela
de roteamento tem em torno de 4 bilhões de entrada.
5.
Em uma topologia da Rede de Telefonia Pública Comutada (RTPC), a alternativa que contém o conceito correto para os tipos de protocolos é:
 	Sinalização por Canal Comum SS7 permite canal exclusivo para sinalização, comum a diversas chamadas e utilizadas em centrais analógicas com o objetivo de criar a compatibilidade com este sinal legado.
Certo		
H.323 Provê uma base tecnológica para comunicações de áudio, vídeo e dados, para redes baseadas no protocolo IP
	
MEGACO centralizam a gerência da rede digital
	
SIP é um protocolo de sinalização, que estabelece, modifica e termina sessões multimídia e/ou ligações.
	
MGCP centralizam o controle da rede digital
6.
Em QoS, ela é uma alternativa técnica básica para a qualidade de serviço em redes IP e tem como princípio básico de concepção "a qualidade de serviço garantida por meio de mecanismos de reserva de recursos na rede":
 	DiffServ - Differentiated Services Framework.
	SBM - Subnet Bandwidth Management.
	DSCP - Differentiated Service Code Poin
	MPLS - Multiprotocol Label Switching.
Certo		IntServ - Integrated Services Architecture.
7.
Os serviços Diferenciados foram desenvolvidos para lidar com o problema de _________________ associado aos Serviços Integrados.
 	Estabilidade
	Reserva
	IP
Certo		Escalabilidade
	UDP
8.
Com relação ao padrão H.323, a afirmativa FALSA é:
 	O padrão H.323 é completamente independente dos aspectos relacionados à rede e podem ser utilizadas quaisquer tecnologias de enlace;
	Um MCU consiste de um Multipoint Controller suportando conferências entre três ou mais participantes.
Certo		Os terminais são elementos opcionais que podem substituídos pelos Gateways.
9.Considerando-se a análise para um único elemento de comutação dentro de uma rede MPLS, leia as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.
É plenamente possível ter rótulos de entrada e saída iguais.
É plenamente possível ter dois pacotes sendo encaminhados pela mesma interface física, mas com rótulos de saída diferentes.
Rótulos em branco na tabela de um roteador MPLS indicam que o dispositivo analisado é um LER, tratando-se de um ponto de entrada/saída do domínio.
É possível ter dois pacotes sendo encaminhados por interfaces diferentes, mas com mesmo rótulo de saída?
 	Nenhuma das alternativas está correta.
	Há exatamente uma alternativa correta.
Certo		Todas as alternativas estão corretas.
	Há exatamente duas alternativas corretas.
	Há exatamente três alternativas corretas.
2.
Qual dos protocolos abaixo monitora a qualidade de serviço (QoS) de sessões multimídias em redes convergentes?
 	HTTP
	POP
Certo		RTCP
	SMTP
	FTP
3.
O DiffServ é uma das principais metodologias de QoS atualmente empregadas, possuindo características bem peculiares e cujo custo-benefício pode ser bastante atrativo para serviços que permitem índices mais baixos de QoS. Com base nessas informações, marque a alternativa incorreta acerca do DiffServ:
 	Em domínios DiffServ, a garantia do QoS se dá por meio da priorização de classes, usando níveis de encaminhamento específicos, tais como AF, DF e EF.
	Trata-se de uma metodologia de QoS primariamente voltada a redes de grande porte, tal como a Internet, uma vez que dispensa a obrigação do conhecimento do tráfego por todos os elementos do domínio DiffServ.
	Em domínios DiffServ, não se realiza a reserva de recursos, portanto, a transmissão dos dados pode ocorrer sem a necessidade de uma configuração prévia.
Certo		O QoS proporcionado por um domínio DiffServ é tecnicamente superior ao do IntServ, já que ele possui um sistema interno mais organizado, com elementos responsáveis por tratar os fluxos individuais e agregados.
	A largura de banda solicitada por uma aplicação de QoS pode ser aproveitada por outros serviços, uma vez que o QoS utilizado pelo DiffServ é por tráfego agregado.
4.
Quais os elementos que fazem parte da solução NGN proposta neste tutorial?
 	Domínio de Conteúdo, ou head-end.
	Domínio de Aplicações, data center de serviços adicionais.
	Elementos de Controle, ou seja, middleware, controlador de comunicação e controlador de banda.
Certo		Todas as alternativas anteriores.
	Home Network, ou seja, a rede doméstica onde chegam os serviços convergentes.
5.
Qual das alternativas a seguir apresenta uma informação INCORRETA acerca da técnica DiffServ.
 	A largura de banda não consumida por um serviço pode ser reaproveitada para a execução de outra aplicação.
	Cada protocolo ou serviço é tratado individualmente pelo DiffServ na solicitação, permitindo estabelecer prioridades no encaminhamento do tráfego.
	Não faz uso do protocolo RSVP, pois não é necessário efetuar uma reserva de recursos para a transmissão.
	A técnica DiffServ é utilizada em redes de grande porte, como a Internet.
Certo		Todos os roteadores - do remetente ao receptor - precisam estar configurados via DiffServ, de modo que os pacotes de informação possam ser entregues.
6.
Convergência tecnológica é um termo que, de uma maneira geral, é utilizado para designar a tendência de utilização de uma única infraestrutura de tecnologia para prover serviços que, anteriormente, requeriam equipamentos, canais de comunicação, protocolos e padrões independentes. Faz-se para permitir que o utilizador aceda às informações de qualquer lugar e através de qualquer meio de comunicação por uma interface única e as suas evidências revelam-se em muitos setores - na economia, na comunicação e na produção, entre outros. (1 ponto) (Wikipedia, 2014) Com relação a esse tema, analise as asserções que se seguem e a relação proposta entre elas. O Quadruple Play, assim como o Triple Play, é um pacote de serviços que não representa qualquer inovação do ponto de vista tecnológico. PORQUE O pacote de serviços Quadruple Play apenas inclui a telefonia móvel no pacote de serviços Triple Play (voz, banda larga e televisão), que se compõe de tecnologias existentes há anos.
 	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é justificativa correta da primeira.
	Tanto a primeira quanto a segunda asserção são proposições falsas.
Certo		As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
7.
O sistema de transmissão abaixo está apresentando problemas de atraso de enfileiramento em algumas interfaces, uma vez que as interfaces C e G foram dimensionadas com 50% e 80% das vazões mínimas ideais, respectivamente. Com base nessa informação, marque a alternativa que contém os valores ideais de vazão a, b e c, respectivamente, de modo a evitar um comprometimento ainda maior dessa rede. 
 	a=40 Mbps; b=40 Mbps; c=100 Mbps
	a=80 Mbps; b=100 Mbps; c=100 Mbps
Certo		a=25 Mbps; b=40 Mbps; c=80 Mbps
	a=40 Mbps; b=40 Mbps; c=80 Mbps
	a=100 Mbps; b=100 Mbps; c=100 Mbps
8.
Complete a Lacuna: De acordo com o assunto CODECS: Neste último aspecto, o ______ é considerado excelente. Todos esses codecs são recomendados pela entidade ITU-T (International Telecommunications Union ¿ Telecommunications standardization sector) e geralmente trabalham em conjunto com mais outro protocolo: O CRTP (Compressed Real-Time Protocol), responsáveis por melhorar a compressão de pacotes e assim dar mais qualidade ao VoIP.
 	G.729
	G.749
	G.751
	G.721
Certo		G.711
aula 9
1.Para que o QoS possa ser implementado sobre um tráfego de rede, é necessário que o gerente da rede adote algumas técnicas específicas, como o IntServ, DiffServ, SBM ou MPLS. Leia as informações a seguir acerca do IntServ e marque a alternativa incorreta.
 	É um tipo de técnica normalmente adotada em redes de pequeno porte.
	O tráfego é tratado como um bloco único de informações, o que torna seu processamento mais complexo.
	Todos os roteadores intermediários precisam ter conhecimento do status atual do tráfego
e devem ser capazes de implementar o IntServ.
	É necessário que haja uma reserva dos recursos a serem utilizados no fluxo de tráfego, feita basicamente por meio do protocolo RSVP.
Certo		A largura de banda reservada para uma aplicação pode ser reutilizada por outra aplicação de serviço.
Explicação: A alternativa incorreta é a letra B.
2.
Os parâmetros de QoS tradicionais incluem a largura de banda, jitter, atraso e taxa de perda. Em relação a estes parâmetros, analise as afirmativas a seguir. 
I - Os protocolos FTP, WWW e Telnet são muito sensíveis ao jitter, enquanto as aplicações de vídeo são pouco sensíveis à perda. 
II - Um protocolo com pequena taxa de perda de pacotes (inferior a 0,001), largura de banda garantida, ausência de variação de atraso e atraso fim-a-fim maior que 400 milisegundos atende aos requisitos de QoS referentes à transmissão de áudio e vídeo, em tempo real, na Internet. 
III - VLANs podem ser utilizadas para separar o tráfego da LAN em classes de tráfego (gerenciamento/voz/ vídeo/dados, por exemplo) permitindo identificar as necessidades de cada tipo de tráfego e melhorar o desempenho do sistema. 
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s) :
 	I e II, apenas.
Certo		III, apenas.
	I, apenas.
	I, II e III.
	II, apenas.
3.
Em quantos subcanais pode ser dividido um canal E1 (inclusive de sinalização)?
 	16
Certo		32
	26
	31
	30
4.
É um protocolo de controle da camada de aplicação que pode estabelecer, modificar e terminar sessões multimídia como ligações telefônicas através da Internet. Foi desenvolvido para que sinalização fosse simples, atendendo somente aos requisitos básicos (criar, modificar e terminar) de um protocolo de sinalização de chamadas. Logo, as chamadas podem ser estabelecidas de maneira mais rápida do que no H.323. O rápido estabelecimento de chamadas é crucial para uma alta qualidade de serviço (QoS). Além disso, um grande número de parâmetros usados na negociação e estabelecimento de fluxos de mídia entre participantes de uma chamada é encapsulado no corpo da mensagem do SIP através do SDP (Session Description Protocol), o que aumenta a velocidade no estabelecimento da chamada. Assinale a alternativa que contém o protocolo ao qual o texto se refere.
 	H.323
	MEGACO
	H.245
	TCP
Certo		SIP
5.
O SIP (Session Initiation Protocol) é um dos protocolos mais populares para controlar as sessões de comunicação de voz sobre IP (VoIP). Considerando o modelo de referência OSI, o protocolo SIP pertence à camada de:
 	Transporte
Certo		Aplicação
	Rede
	Enlace de dados
	Apresentação
6.
Leia os trechos a seguir e marque a alternativa correta acerca do protocolo MPLS.
I. Existem três tipos de operação MPLS: PUSH, POP e FORWARDING.
II. O MPLS realiza engenharia de tráfego, permitindo flexibilidade no tráfego de informações da rede em caso de congestionamento e/ou falha de enlaces.
III. No MPLS, os endereços IP são substituídos por rótulos, por meio de um processo de codificação.
IV. O MPLS tem uso limitado na interconexão de redes, pois é incapaz de lidar com tráfegos pertencentes a protocolos diferentes.
 	Todas as alternativas estão corretas.
	Todas as alternativas estão erradas.
	Há exatamente três alternativas corretas.
	Há exatamente duas alternativas corretas.
Certo		Há exatamente uma alternativa correta.
7.
A transmissão de certas informações na Internet, como VoIP e videoconferência, exige alguns recursos especiais da Infraestrutura de Redes. O processo de planejamento e monitoramento desses recursos passou a ser conhecido como QoS (Qualidade de Serviço). Com base nessas informações, é possível afirmar que são parâmetros de QoS:
 	Taxa de Erro de Bit, vazão, numeração das portas, jitter e largura de banda.
Certo		Latência, vazão, jitter, largura de banda e Taxa de Erro de Bit.
	Largura de banda, organização dos cabos, latência, atraso e vazão.
	Taxa de Erro de Bit, vazão, jitter, largura de banda e organização dos cabos.
	Jitter, largura de banda, numeração das portas, atraso e vazão.
Explicação: F-F-V-F-F
8.2.Uma série de fatos contribuíram e ainda contribuem para a convergência tecnológica em nível mundial e local. Nesse sentido analise as afirmativas a seguir sobre esses fatos:) I)Publicação emergencial de regulamentações de convergências, atendendo com rapidez as ofertas de novos produtos das operadoras de Telecom. II)O Crescente uso e interesse por aplicações multimídia que estejam disponíveis em equipamentos com mobilidade. III)Falta de investimentos por parte das operadoras de Telecom. IV Aumento da concorrência entre operadoras de Telecom. Se somente as alternativas II e IV são verdadeiras.
9.O uso de PABX-IP nas empresas tem as seguintes vantagens: I - Mesma infraestrutura de cabeamento e sistemas de dados. II - Mesmo grupo de suporte de TI. III - Facilidade de mobilidade dos usuários. Podemos concluir que:
 	Apenas a III é verdadeira
	As afirmativas I, II e III são falsas
	Apenas a I é falsa
	Apenas a II é verdaeira
Certo		As afirmativas I, II e III são verdadeiras
Aplicações como VoIP são consideradas parte de uma classe maior de aplicações em que se podem estabelecer sessões entre dois ou mais usuários para trocar vários fluxos de informação multimídia. O IETF (Internet Engineering Task Force) elaborou um protocolo para permitir a criação e o gerenciamento dessas seções. Esse protocolo permite efetuar toda a sinalização necessária para estabelecer, por exemplo, as codificações utilizadas pelas diferentes mídias e a localização dos usuários pertencentes a uma sessão. Diante do exposto assinale a alternativa que representa o protocolo descrito. SIP
12.A entidade H.323 responsável pela translação de protocolos em uma rede H323/H320 é?
 Certo		Gateway
12.Quais cuidados adicionais devem ser considerados no projeto da Rede VoIP? Todas as anteriores
13.Em uma rede IP que utiliza o padrão H.323 para a transmissão de conteúdo multimídia o gerenciamento de chamadas, largura de banda e controle de acesso é responsabilidade do:
Signalling Gateway Controller
Signalling Gateway
Media Gateway
Certo		
Gatekeeper
Media Gateway Controller
14.Um protocolo de Sinalização que auxilia o IP a criar um fluxo é denominado ______________.
 	PATH
Certo		RSVP
	FIFO
	Serviços Integrados
	Serviços Diferenciados
15.As alternativas abaixo apresentam elementos que compõem uma rede SIP, exceto:
 	UAS (User Agent Server).
	UAC (User Agent Client)
	Proxy SIP.
Certo		MCU (Multipoint Control Unit).
16.
aula 10
1.Dentre os diversos problemas a serem tratados em uma linha de comunicação de dados podemos citar o jitter. Este problema afeta, principalmente, as aplicações de tempo real, como transmissões de imagem e voz. Assinale a alternativa que melhor define jitter. É a medida de variação do atraso entre os pacotes sucessivos de dados em um link de comunicação.
2.No âmbito de VoIP, quais os três tipos de servidores que compõem a arquitetura do SIP (Session Initiated Protocol)? Redirect, Registrar e poxy
3.Para efeito de QoS, nos roteadores de borda, qual dos seguintes mecanismos tem a função de separar os pacotes IP por classe de serviço? Classificação
4.Os últimos anos vêm sendo marcados pela convergência de serviços. Aplicações como VoIP, que até uma década atrás praticamente inexistia, hoje fazem parte do dia-a-dia. Como a demanda por serviços dessa natureza vem aumentando, cresce também a necessidade de profissionais capacitados e com conhecimento nessas tecnologias. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
I) O codec G.711 utiliza a técnica de modulação por codificação de pulso.
II) Entre os codecs padronizados pelo ITU-T, somente o G.729 possui uma GPL (general public license)
III) As mensagens utilizadas no protocolo SIP e H.323 são enviadas em formato texto (ASCII).
Está(ão) correto(s) o(s) item(ns): I, apenas
5.Considerando as características de uma Redes de Nova Geração (NGN - Next Generation Networks),podemos afirmar que : I- Uma Rede NGN é, basicamente, formada por dois elementos principais,
os Media Gateways e os Softswitches. II-Na topologia da Rede NGN, os Media Gateways são controlados pelos Softswitches. III- O Softswitch ou Media Gateway Controller faz o controle da chamada, admissão da chamada, conversão de numeração telefônica convencional em endereço IP, ofertas dos serviços suplementares, tais como conferência a três e redirecionamento de chamada e conversão de tipo de sinalização entre as redes. Assinale a opção abaixo, que possui a(s) afirmativa(s) correta(s): I, II e III.
6.Com relação a protocolos de roteamento, e características, arquiteturas e protocolos de redes de videoconferência, assinale a opção incorreta. As métricas aprendidas pelo protocolo BGP permitem que seja determinada a melhor rota para um destino. Estas métricas são chamadas de pesos do BGP.
7.Qual dos seguintes mecanismos de QoS limita o tamanho das filas através de um descarte preventivo, randômico, assim que o tamanho da fila atinge um limiar pré-definido? RED: Randon Early Detection
8.Qual dos seguintes mecanismos de escalonamento fornece prioridade absoluta ao tráfego de voz (VoIP) sobre todos os demais tráfegos de uma interface? Enfileiramento de baixa latência LLQ (PQ dentro da CB-WFQ)
9.Em aplicações VoIP, é fundamental a garantia de que os pacotes de informações serão processados em períodos de tempo bem definidos e entregues na ordem correta. Qual parâmetro de Qualidade de Serviço (QoS) deve ser definido para atender a essa necessidade? Jitter.
10.Novos padrões estão sendo definidos para que as redes IP possam suportar estratégias de QoS. Um destes padrões é o Serviços diferenciados (DiffServ). Qual das seguintes afirmações NÃO corresponde às características do DiffServ? É baseado na reserva de recursos.
11.Para efeito de QoS, nos roteadores de borda, qual dos seguintes mecanismos tem a função de limitar nas interfaces de saída o tamanho das rajadas das aplicações recebidas nas interfaces de entrada? Regulação
12.Os últimos anos vêm sendo marcados pela convergência de serviços. Aplicações como VoIP, que até uma década atrás praticamente inexistia, hoje fazem parte do dia-a-dia. Como a demanda por serviços dessa natureza vem aumentando, cresce também a necessidade de profissionais capacitados e com conhecimento nessas tecnologias. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
I) O controle de mídia e a sinalização de chamadas, em umaarquitetura H.323, é realizado pelos protocolos H.245 e H.225, respectivamente
II) As mensagens utilizadas no protocolo SIP e H.323 são enviadas em formato texto (ASCII).
III) Entre as funcionalidades do protocolo RTCP (real-time transport control protocol), encontra-se a de prover informações acerca da qualidade da distribuição dos dados de um fluxo. A arquitetura H.323 utiliza o RTCP.
Está(ão) correto(s) o(s) item(ns): I e III apenas
13.O padrão H.323 é : um conjunto de protocolos verticalizados para sinalização e controle da comunicação entre terminais que suportam aplicações de áudio (Voz), vídeo ou comunicação de dados multimídia.
14.Nos protocolos definidos pelo padrão H.323, o RTP (Real Time Transport Protocol) tem como função : trocar dados entre os componentes do padrão.
15.O protocolo RSVP tem variação do seu cabeçalho devido as mensagens que envia. A função de cada mensagem está correta na alternativa: Na alteração de algum fluxo, o protocolo RSVP envia mensagem de alteração de fluxo, com um cabeçalho contendo esta informação de alteração na reserva de recurso.
16.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais