Buscar

aulas 01 a 05

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

exercicios
aula 1
1.Uma medida usualmente utilizada é MTBF (medium time between failures, - tempo médio entre falhas) é empregado numa rede ou num equipamento de rede para medir: Confiabilidade
2.A taxa máxima de transmissão de dados do ADSL depende da atenuação no par de fios utilizado. A atenuação aumenta com os seguintes fatores, EXCETO: Fontes de Ruído próximas da linha de transmissão
3.A codificação, juntamente com a modulação, são técnicas que se aplicam aos dados antes de eles, efetivamente, chegarem a ser enviados pelo transmissor. Elas representam uma etapa de configuração, em outras palavras. Acerca de codificação, é INCORRETO afirmar que: Ela corresponde a uma forma de alterar as propriedades do sinal a ser transmitido, tais como fase, frequência e amplitude
4.Uma rede local possui um switch com oito hosts ligados a ele como os adaptadores de rede funcionando com o protocolo de negociação automática de velocidade. O administrador resolve desabilitar o protocolo de negociação automática deixando dois adaptadores com a comunicação em apenas uma direção por vez e os outros com a comunicação simultânea em ambas as direções. Dessa forma os tipos de comunicação configurados pelo administrador foram: half-duplex, full-duplex
5.Preencha os parênteses da coluna da direita com os valores da coluna dos anos. Nas opções de resposta selecione a que corresponde à sequência da coluna dos parênteses.
(Obs: os valores podem se repetir e todos os parênteses devem receber número)
1. 1950 ( ) Surgimento dos Microcomputadores
2. 1960 ( ) Computadores enormes e complexos.
3. 1970 ( ) Trabalho centralizado
4. 1980 ( ) Surgimento dos Minicomputadores
4-1-1-3
6.Acerca das áreas de abrangência, as redes de computadores podem ser classificadas em: redes PAN (Rede de Área Pessoal), LAN (Rede de Área Local), MAN (Rede de Área Metropolitana) e WAN (Rede de Longas Distâncias). Com base nisso e em suas características, analise as informações a seguir e marque a alternativa correta.
I.Como exemplos de redes WPAN podemos citar o Bluetooth (IEEE802.15), controles remotos e a tecnologia RFID (Identificação por Rádio Frequência).
II.Ethernet (IEEE802.3) e Wi-Fi (IEEE802.11) representam, essencialmente, os dois tipos de protocolo mais famosos usados em redes LAN, e apresentam, atualmente, taxas de transmissão praticamente iguais, da ordem de Kbps.
III.As redes MAN se originaram da infraestrutura das operadoras de TV a cabo, e o WiMAX (IEEE802.16) constitui um dos principais exemplos de redes WMAN.
IV.Ao estruturar uma rede WAN, uma empresa normalmente tem três opções: adquirir o enlace só para suas transmissões, contratar um ISP e dividi-lo com os demais assinantes, ou estabelecer a conexão entre os usuários remotos através de uma Rede Privativa Virtual (VPN). Apenas I, III e IV estão corretas.
7."Refere-se à forma como os enlaces físicos e os nós de comutação estão organizados".
Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a esta sentença: Topologia
8.A transmissão de qualquer informação ocorre através de um elemento chamado canal. Esse canal pode ser representado por uma conexão Ethernet, fibra óptica, cabo coaxial, conexão wireless, dentre outros, e ele está sujeito a uma série de fatores responsáveis pela degeneração da informação. Um desses fatores ocorre quando há transmissões simultâneas ocupando a mesma faixa de frequência do aparelho transmissor. Estamos nos referindo a: Interferência
9,.As Redes de Computadores se constituem em um arranjo topológico que interliga computadores através de meios físicos.
Assinale a alternativa referente ao responsável pelo regramento e organização desta comunicação:Protocolo
10.Considerando a comutação de pacotes e circuitos, assinale a alternativa correta. A comutação de pacotes é utilizada para otimizar o uso da largura de banda da rede, minimizar a latência (isto é, o tempo que o pacote demora a atravessar a rede) e aumentar a robustez da comunicação
11.Considerando a evolução da computação, assinale a alternativa que contém 3 elementos básicos da comunicação: Transmissor, meio de transmissão, Receptor
12.Marque a alternativa CORRETA em relação à Comutação de Pacotes: Não existe um circuito dedicado para a comunicação e a informação é enviada fragmentada.
13.Assinale a assertiva que apresenta uma desvantagem dos sistemas de processamento distribuído: Nível de complexidade do software.
aula 2
1..Analise a rede de Circuito Virtual abaixo. Como seria a tabela de roteamento do circuito virtual no roteador R1, considerando uma transferência de dados do computador A para o computador B.
1 - 63 - 2 - 73
2.Analise a rede de Circuito Virtual abaixo. Como seria a tabela de roteamento de circuito virtual no roteador R2, considerando uma transferência de dados do computador B para o computador A.
 2 - 83 - 1 - 73
3.Analise a rede de Circuito Virtual abaixo. Como seria a tabela de roteamento de circuito virtual no roteador R2, considerando uma transferência de dados do computador A para o computador B.
1 - 73 - 2 - 83
4.Quais das tecnologias abaixo é caracterizada por realizar o encaminhamento de pacotes baseada em rótulos ou labels e que atua entre as camadas 2 e 3 do modelo OSI? MPLS
5.Atualmente diferentes organizações normatizam a área de tecnologia, como a ISO (International Organization for Standartization), a ITU (International Telecomunications Union) e a ANSI (American National Standards). Um dos resultados dos trabalhos dessas organizações é: A interoperabilidade entre diferentes plataformas é favorecida.
6.Marque a alternativa que corresponde a uma estrutura de rede atuando em uma faixa de transmissão sempre elevada: LAN
7.Sobre a camada de transporte, é correto afirmar que: Estabelece a comunicação lógica entre os processos
8.Banda é o conceito é utilizado no âmbito das telecomunicações em referência à transmissão de dados simétricos que permite enviar diversos pacotes de informação em simultâneo para aumentar a velocidade de transmissão efetiva.
A tecnologia que utiliza apenas uma parte pequena do espectro eletromagnético e envia somente um sinal de cada vez através do meio de transmissão denomina-se: Banda Larga
9.A topologia típica desta rede utiliza-se da propriedade de estabelecer um circuito lógico entre o computador de origem e destino, através da transmissão de dados por comutação de células: ATM
10.As redes de comutação de pacotes podem fazer uso de datagrama ou de circuito virtual. Assinale a assertiva que descreve uma característica de uma rede de comutação por circuito virtual: Os pacotes de uma mesma mensagem são transmitidos através de uma mesma rota.
11.Sobre Redes de Circuito Virtuas, é correto afirmar que: O codigo identificador do Cirtcuito Virtual será o mesmo em todos os roteadores envolvidos neste cirtuito.
12.Arquitetura de rede WAN, orientada a conexão, para transmissão de dados sobre uma rede física sujeita a alta taxa de erros: X.25
13.O crescimento do uso das redes sem fio contribuiu para que as MANs (Redes Metropolitanas) se tornassem mais presentes. O WiMax caracteriza bem esta estrutura e foi publicado pelo IEEE em 2002 através do padrão: IEEE 802.16
14.Considerando o modelo de serviço ATM CBR, qual a alternativa INCORRETA? Não mantem temporização no envio de dados
aula 3
1.Sobre as características do protocolo de rede Frame Relay, considere as afirmativas abaixo.
I - A camada física do Frame Relay lida com temporizações de bits, e a camada de rede (ou adaptação) determina pilhas de endereçamento para transmissão de pacotes.
II - A configuração de uma conexão Frame Relay necessita de um provedor de serviços para disponibilização de um circuito virtual permanente com uma taxa de informação assegurada (mesmo nas horas de pico).
III - O Frame Relay é usado em redes de longa distância que necessitem de alto volume de tráfego e não necessitam de linhas privadas para suas conexões, sendo ideal para uso em conexão de redes locais.
IV - O Frame Relay utiliza a comutação de pacotes
com canais virtuais, e esses pacotes têm comprimento fixo de 53 bytes para facilitar a comutação em velocidade controlada.
Está correto APENAS o que se afirma em: II e III
2.A arquitetura SNA foi padrão por aproximadamente 20 anos. Estima-se que tenham sido gastos em torno de US$ 20 trilhões no desenvolvimento de aplicações para essa arquitetura. Embora o TCP/IP seja o padrão atual, muitas organizações ainda utilizam a arquitetura SNA. Assinale a assertiva que contém uma explicação do motivo pelo qual essas organizações ainda fazerem uso do SNA: Migrar aplicações de rede para TCP/IP significa ter que reprogramar todas as APIs, o que é técnica e financeiramente inviável.
3.A arquitetura Internet TCP/IP foi projetada visando resolver o problema da dificuldade em se conectar diferentes redes. Por esse motivo, a camada de rede utiliza um único protocolo, o IP (protocolo internet). A arquitetura OSI, por outro lado, permite que na camada de rede sejam implementados tanto protocolos orientados a conexão quanto não-orientados a conexão. Esta diferença entre a arquitetura OSI e Internet tem como consequência: A flexibilidade da camada de rede da arquitetura OSI pode ocasionar a impossibilidade de comunicação entre dois sistemas em conformidade com o padrão.
4.O Frame Relay é um protocolo para a transmissão da informação entre redes de computadores bastante eficiente, graças à sua simplicidade.
Considerando o modelo OSI, o Frame Relay está mapeado na(s) camada(s): 2
5.O protocolo X-25 atua em quais camada do Modelo OSI? Física, Enlace e Rede
6.Em relação ao modelo de referência RM-OSI definido pela ISO é correto afirmar que: O RM-OSI é um modelo conceitual que determina apenas o que cada camada deve fazer.
7.As sete camadas do modelo OSI podem ser classificadas em camadas de aplicação (host layers) e camadas de nível físico (media layers). Assinale a assertiva que contém apenas camadas de aplicação: Aplicação, apresentação e sessão.
8.As redes, quanto a sua multiplexação, podem ser classificadas como estatísticas e determinísticas. Com relação às redes determinísticas assinale a alternativa correta: Redes determinísticas são redes que fornecem links dedicados e não compartilhados.
9.Em 1974 a IBM anunciou seu próprio padrão de arquitetura de rede, denominado SNA (Systems Network Architecture). Pouco tempo depois, em 1975, a DEC também anunciou seu padrão, o DNA (Digital Network Arquitecture). Como eram padrões proprietários, os equipamentos dos diferentes fabricantes não eram compatíveis. Logo, um usuário de um equipamento IBM, por exemplo, precisava ter outros equipamentos IBM para fazer uso da arquitetura de rede da IBM. O mesmo acontecia com a DEC. Desta forma, é possível concluir que: O uso de padrões internacionais em detrimento de padrões proprietários favorece a interoperabilidade entre equipamentos de diferentes fabricantes.
10.Em que camada do modelo OSI funciona o protocolo Frame Relay: Enlace
11.A camada de rede do modelo OSI é responsável por: Determinar a rota que um pacote deve seguir até o final.
12.Assinale a alternativa incorreta em relação a tecnologia Frame Relay. O Frame Relay é um protocolo de camada de transporte
aula 4
1.Sobre o protocolo MPLS assinale a afirmativa incorreta: O MPLS oferece suporte a QoS entretanto também pode ser implementada em rede IP.
2.(ESAF/ANA 2009) A tecnologia utilizada para implementar estruturas de serviço diferenciado (diffserv) e redes privadas virtuais (VPNs), baseada em roteadores de comutação de rótulos, é denominada: Comutação de rótulos multiprotocolo (MPLS).
Explicação: VPN - redes privativas virtuais é uma aplicação do MPLS.
3.Considerando uma Rede MPLS que garanta QoS para 10 canais de voz a 8 Kbps, 64 Kbps para o SAP, 64 kbps para o B2B e 256 kbps para vídeo para uma determinada filial de uma empresa, qual das velocidades abaixo NÃO pode ser atribuída para o link de saída desta filial (banda que não pode ser contratada para esta filial). 128 Kbps
4.Sobre o MPLS, é correto afirmar que: é um mecanismo de transporte de dados pertencente à família das redes de comutação de pacotes
Explicação: é um mecanismo de transporte de dados pertencente à família das redes de comutação de pacotes.
5.Sobre a rede MPLS, o que NÃO podemos afirmar: FEC defini as velocidades de transmissão
Explicação:
A FEC (Forward Equivalency Classes) é um conjunto de parâmetros que irão determinar um caminho para os pacotes. Não define velocidades de transmissão.
6.Para interligar várias localidades remotas, determinado órgão público contratou um serviço de comunicação de dados que consiste em uma nuvem MPLS, formada por vários comutadores. Essa tecnologia: permite agregação de tráfego, além de suportar as arquiteturas de IP QoS como o IntServ e DiffServ
Explicação:
O MPLS:
- não tem como objetivo substituir o IPv6, pois é uma tecnologia virtual para transmissão de dados através de rótulos.
-os comutadores não trabalham com IP para determinar os caminhos ou rotas, pois trabalham com rótulos.
-não trabalha com CSMA/CD muito menos no nível de transporte, tendo em vista, que é um protocolo de nível 2,5.
-como é um protocolo de nível 2,5 não trabalha com TCP ou UDP que pertencem à camada de transporte (nível 4).
- permite agregação de tráfego, além de suportar as arquiteturas de IP QoS como o IntServ e DiffServ. Opção correta.
7.Assinale a alternativa que preenche adequadamente as lacunas.
Uma rede MPLS utiliza a estratégia de encaminhamento de dados chamada de _________________ e 
a tecnologia ATM é conhecida por utilizar _________________ e uma rede IP oferece às camadas superiores uma rede do tipo _____________________.
circuito virtual - comutação de células - datagrama
Explicação: MPLS usa circuito virtual, ATM comutação de células e IP datagrama
8.No que se refere as características do MPLS, assinale a afirmação incorreta: O label MPLS tem comprimento de 4 bytes, tendo, entre outros, um campo Label (20 bits). No entanto este campo não é utilizado, haja vista que o label não é utilizado no MPLS.
9.O esquema abaixo representa o funcionamento de uma rede MPLS. Quais são as 3 operações básicas realizadas nessas redes?
Empilhamento, troca e desempilhamento.
10.O roteamento por Rótulo é uma forma avançada de encaminhamento de pacotes que substitui os encaminhamentos convencionais por verificação de endereços longos por um algoritmo de troca de rótulos mais eficiente.
O MPLS propõe um método para gerar uma estrutura de comutação sob qualquer rede de datagramas, criando circuitos virtuais a partir das rotas organizadas pelos protocolos de roteamento da camada de rede.
De acordo com a afirmação acima, marque a opção que retrata o processo de envio da informação na rede: A informação é então processada e dividida em classes de serviço (recebe labels) e os dados encaminhados através de rotas estabelecidas anteriormente por essas classes, sendo feita apenas a comutação.
11.As sentenças abaixo se referem aos protocolos de transporte TCP e UDP. Todas são verdadeiras, EXCETO: O uso do TCP ou do UDP pode ser definida pelo usuário final, independente da aplicação que esteja em uso.
12.É uma comunidade internacional aberta, preocupada com a evolução da arquitetura da Internet e seu perfeito funcionamento: IETF - Internet Engineering Task Force 
13.As sentenças abaixo se referem aos protocolos de transporte TCP e UDP. Todas são verdadeiras, EXCETO: O cabeçalho do UDP, que possui 64 bytes, pode chegar a ser 3 vezes menor que o TCP.
14.Qualidade do Serviço (QoS - Quality of Service) é uma tecnologia que: Permite administrar o fluxo de dados, priorizando aquele com maior criticidade.
15.Sobre o protocolo MPLS, assinale a alternativa INCORRETA: Realiza a análise do cabeçalho IP em cada equipamento da rede, para encaminhamento dos pacotes.
aula 5
1.As células ATM têm que tamanho(s) ? Sempre 53 bytes sendo 48 de dados e 5 de cabeçalho.
Explicação:
A célula ATM possui um tamanho total de 53 bytes. 5 Bytes são para o cabeçalho e 48 bytes para carga útil
(dados).
2.Ele provê um meio para envio de informações em modo assíncrono através de uma rede de dados, com a propriedade de dividir as informações em pacotes de tamanho fixo, chamados células.
Este protocolo é orientado à conexão. A rede estabelece uma conexão através de um procedimento de sinalização (algo parecido com o three-way handshake), ou seja, um pedido de estabelecimento de conexão é enviado pela origem até o destinatário, através da rede. 
Esta definição se refere ao protocolo: ATM
3.O ATM utiliza switches orientados a conexão para permitir que emissores e receptores se comuniquem estabelecendo um circuito dedicado, em que os dados trafegam em pacotes de tamanho fixo chamados células. Neste contexto, as células têm: 53 bytes, dos quais 5 bytes formam o cabeçalho e 48 bytes são a carga útil.
Explicação: As células ATM contem 5 bytes de cabeçalho e 48 de payload.
4.Os parâmetros de níveis de serviço devem ser definidos na contratação do ATM tanto por parte do cliente quanto do prestador de serviços: São parâmetros que o cliente deve negociar, EXCETO: Equipamentos de Acesso
5.Quando comparada a outras tecnologias os enlaces ATM tem diversas características, exceto: Emprega a multiplexação estatística, que otimiza o uso de banda.
6.O ATM provê qualidade de serviço e um tratamento apurado no trânsito das células enquanto na rede, possibilitando assim ser utilizado por aplicações sensíveis. Uma questão relacionada a isso é o gerenciamento de congestionamento, que deve otimizar e resolver rapidamente qualquer impasse que possa gerar gargalos na transmissão dos dados. Para tanto, são estratégias utilizadas pelo ATM: Alocação de recursos, CAC (connection admission control), UPC (usage parameter control).
7.Na contratação do ATM, alguns parâmetros de níveis de serviços devem ser definidos por parte do Cliente e do Prestador de Serviços.
Qual a alternativa abaixo corresponde a um parâmetro do cliente? Classes de Qualidade de Serviço (QoS) que a rede deve oferecer
8.A tecnologia ATM é baseada no uso de conexões virtuais. O ATM implementa essas conexões virtuais usando 3 conceitos:
TP (Transmission Path): é a rota de transmissão física (por exemplo, circuitos das redes de transmissão SDH/SONET) entre 2 equipamentos da rede ATM.
VP (Virtual Path): é a rota virtual configurada entre 2 equipamentos adjacentes da rede ATM. O VP usa como infraestrutura os TP's. Um TP pode ter um ou mais VP's. Cada VP tem um identificador VPI (Virtual Paths Identifier), que deve ser único para um dado TP.
VC (Virtual Channel): é o canal virtual configurado também entre 2 equipamentos adjacentes da rede ATM. O VC usa como infraestrutura o VP. Um VP pode ter um ou mais VC's, Cada VC tem um identificador VCI (Virtual Channel Identifier), que também deve ser único para um dado TP.
A partir desse conceito, define-se dois tipos de conexões virtuais, quais são? VPC e VCC
9.Sobre rede ATM não é correto afirmar? TP são utilizadas para interconectar switches ATM públicos e privados
10.Assinale a Camada da estrutura ATM que é designada pelos processos de construção, processamento e transmissão das células: ATM
11.O campo CLP de uma célula ATM: indica o descarte da célula, em caso de congestionamento.
12.Assinale a Camada da estrutura ATM responsável pelos mecanismos de controle e sinalização: AAL
13.Assinale a alternativa que corresponde à informação responsável por identificar os circuitos virtuais na tecnologia ATM: VPI/VCI - Virtual Path Identifier/Virtual Channel Identifier
14.O pacote responsável pela transferência de dados em um circuito virtual X.25 é denominado Pacote de dados

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais