Buscar

estudodirigido-Aula 3-Aula 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido- Aula 3: Fisiologia Renal-Farmácia
1) Diferencie os transportes passivo, ativo primário e secundário:
No transporte passivo não há gasto de energia.O transporte ativo primário, gasta energia diretamente, e o transporte ativo secundário se utiliza da energia produzida secundariamente, indiretamente. 
2) O que são as vias paracelular e transcelular de passagem de substâncias pelo epitélio renal?
As vias paracelulares ocorrem pelos espaços entre as células através das tight junctions e do fluído intersticial, já as vias transcelulares ocorrem através das células, passando pela membrana luminal. 
3) Quais os principais componentes reabsorvidos no túbulo contorcido proximal (TCP)?
Açúcares ( D-glicose e D- galactose ), íons ( fosfato, sulfato, hidrogênio ), aminoácidos ( neutros, ácidos e básicos ), mioinositol, metabólitos orgânicos ( intermediários do CK, corpos cetônicos, l-lactato ).
4) Qual a importância do gradiente de concentração de sódio no TCP?
Carregadores específicos que também se ligam ao sódio, transportam solutos do fluído tubular para o interior da célula tubular. Existem três esquemas principais: a) co-transportador eletrogênio de sódio com solutos orgânicos, como açúcares e aminoácidos; b) contransportador neutro de Na+/H+, responsável pela reabsorção de bicarbonato na membrana basolateral; c) co- transportador neutro de sódio com ânions orgânicos. 
5) Por que é importante que o Tm (transporte máximo tubular) para a glicose seja muito acima da carga filtrada normal? O que ocorre quando o Tm dos transportadores SGLT é excedido?
Para que toda glicose filtrada seja reabsorvida. Em casos onde isso não acontece, e o Tm dos transportadores SGTL é excedido, atingindo a faixa hiperglicêmica, qualquer glicose filtrada é excretada, como acontece nos casos de diabetes. 
6) O que são sistemas limitados pelo gradiente?
Propriedade da permeabilidade da camada epitelial, independente da taxa máxima de transportes por proteínas. Chegam ao seu limite máximo porque os complexos juncionais apertados podem ser permeáveis para algumas substâncias, e qualquer diminuição significativa da concentração do lúmen em relação ao interstício, resulta no retrovazamento para o lúmen na mesma velocidade em que a substância foi transportada para fora ( vazamento de volta pra o lúmen –Back Leek )
7) A antidiurese máxima gera um fluído isosmótico, hiposmótico ou hiperosmótico? Explique.
Hiperosmótico, já que as ações do ADH estimulam a reabsorção de água nos túbulos coletores corticais e medulares, além disso, não ocorre reabsorção de água no túbulo coletor cortical, mas ocorre ainda no túbulo coletor medular interno, o que gera uma urina muito diluída. 
8) Qual a importância dos diferentes segmentos da Alça de Henle na reabsorção de água e solutos?
Segmento fino descendente – transporte passivo de solutos e paracelular; reabsorve cerca de 20% da água; moderadamente permeável ao Na+, Cl- e ureia.
Segmento grosso ascendente – reabsorção de sódio transcelular e paracelular (25%), potássio e cloreto; pode compensar a reabsorção de Na se o túbulo proximal deixar de absorver os seus 2/3 habituais.
9) Caracterize os tipos celulares do ducto coletor e suas funções:
Células principais - responsável por reabsorver Na e secretar K. A reabsorção de água depende da [] plasmática de ADH mediada por AMPc que induz aquaporinas do tipo 2 na membrana apical. 
Células intercalares tipo alfa – secretam H+ e reabsorvem K+ ( H+ ATPase secreta H+ para o lúmen, e a H+/K+ ATPase reabsove K+ para a célula ), na membrana basolateral existem transportadores Na+n(HCO3-) e trocadores HCO3-/Cl- que levam o íon bicarbonato para fora da célula. 
Células intercalares tipo beta – polaridade inversa as da alfa, ou seja H+/K+ATPase está na basolateral e trocador HCO3-/Cl- na luminal. Na membrana basolateral também existe trocador Na+/K+ e canal para Cl-. 
Estudo Dirigido- Aula 4: Fisiologia Renal-Farmácia
1) Quais são as etapas envolvidas na secreção tubular?
1 – Difusão do soluto orgânico do capilar peritubular para o interstício perritubular.
2- Transporte ativo do soluto do interstício para o interior celular por transportadores da membrana basolateral.
3 - Difusão passiva da célula para o lúmen tubular , a favor do gradiente de [] criado pelo [soluto] no interior celular. 
2) Por que a secreção tubular é fundamental a eliminação de substâncias ligadas as proteínas plasmáticas?
Pois as que tem forte ligação a tais proteínas, sofrem pouca ou nenhuma filtração, logo a secreção tubular é o único mecanismo para sua excreção. 
3) Quais são os transportadores relacionados a secreção de ácidos e bases orgânicas?
Transportadores de ânions orgânicos – OAT
Transportadores de cátions orgânicos – OCT 
4) De que maneira a dieta rica ou pobre em K influencia na sua secreção? Quais os tipos celulares envolvidos?
Na dieta com pouco potássio, a reabsorção é o processo dominante e muito pouco é excretado. Já na dieta rica em potássio, os ductos coletores têm a capacidade de secretar K+, estimulando a sua excreção através de um aumento da taxa de secreção em comparação com a taxa de reabsorção. Significativamente maior no ducto coletor cortical em comparação ao túbulo contorcido distal. Os tipos celulares são as células principais e intercalares do tipo A. 
5)Quais os fatores que regulam a secreção de K?
O hormônio aldosterona, que promove o aumento da atividade da Na+/K+ATPase. 
6) Relacione hiperpotassemia/acidose e hipopotassemia/alcalose:
Hiperpotassemia/acidose: eleva a [] sanguínea de H por inibir sua secreção competindo com o transporte. K+ elevado no lúmem do ramo grosse ascendente da Alça de Henle compromete a reabsorção de NH4+, pois compete com NH4+ no transportador NKCC e no canal de K+ na membrana luminal. 
Hipopotassemia/alcalose: ativa o trocador Na+/H+ e o cotransportador Na+/HCO3-, estimulando a secreção de H+. A hipopotassemia também estimula a síntese de NH3 e excreção de NH4+.

Outros materiais