Buscar

SÍNTESE DO DIREITO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DISCIPLINA: DIREITOS HUMANOS		 �
3º SEMESTRE – 2015-1 
MATERIAL DE APOIO AS AULAS	
			ANGELA KEITEL
 � HYPERLINK "mailto:angelakeitel@unicruz.edu.br" �angelakeitel@unicruz.edu.br�
SÍNTESE DO DIREITO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS
DIDH – O processo de reconstrução dos direitos humanos no período posterior à Segunda Guerra Mundial (1945) fomentou uma nova mentalidade, o que resultou na emergência do Direito Internacional dos Direitos Humanos. Com o término do Grande Conflito, com a criação da ONU em 1945 e com a adoção da Declaração Universal em 1948 começa a ser delineado o sistema normativo de proteção dos direitos humanos.
Paz de Vestefália – A Paz de Vestefália foi celebrada em 1648 com o objetivo de findar a violenta e duradoura Guerra dos Trinta Anos, que envolvia facções religiosas e caracterizava-se como um conflito, nitidamente, de cunho político-religioso. Assim sucedeu com a celebração do Tratado de paz de Vestefália.
Expansão do Direito Internacional – O Direito Internacional assume, gradativamente, roupagem compatível com a conjuntura que se formou após 1945. A globalização é um dos fatores determinantes para essa nova postura. O Direito das Gentes foi alargado, percebendo-se o aumento de temas e objetos de estudos.
Direito Internacional da Atualidade – Os novos desafios pela pacificação de conflitos internos de cunho racial ou religioso e pela constante preocupação de proteção aos direitos humanos e ao meio ambiente. Desse contexto é que se consolida um novo ramo do Direito Público, chamado Direito Internacional dos Direitos Humanos.
DIDH – O DIDH é um novo ramo, com princípios próprios, autonomia e especificidade e, atualmente, no Brasil, apresenta hierarquia constitucional. O DIDH nasce com a mentalidade de que todo individuo é titular de direitos e merece proteção, independentemente da nacionalidade ou qualquer outra condição. 
Gênese do DIDH – O DIDH é a fonte dos sistemas internacionais de proteção aos direitos e tem como primeiro antessente histórico a Paz de Vestefália de 1648. Contudo, outros antecedentes mais concretos foram decisivos, quais sejam: o Direito Internacional Humanitário, a criação da Liga das Nações e a criação da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
SISTEMA GLOBAL DE PROTEÇÃO
	O sistema global ou universal é gerenciado pela Organização das Nações Unidas, a ONU, e é composto por imenso número de convenções, ora gerais (protegendo todas as pessoas indistintamente), ora, especiais, protegendo determinado grupo de indivíduos (processos de especificação dos sujeitos).
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇOES UNIDAS (ONU)
A organização das Nações Unidas (ou, simplesmente, Nações Unidas) é a mais importante organização internacional da atualidade, atuando em vários campos de interesse da humanidade, desde proteção ao meio ambiente, aos direitos humanos e direito ao desenvolvimento até a manutenção da paz. 
A ONU é classificada como uma Organização Internacional de atuação geral e de âmbito global. Ela foi criada pela Carta da ONU ou Carta de São Francisco, de 1945, a qual é um documento fundamental para a Teoria Geral das Organizações Internacionais, para o Direito internacional e para o Direito Internacional dos Direitos Humanos. 
ATENÇÃO: A Carta das Nações Unidas, com 111 artigos, foi assinada em São Francisco, aos 26 de junho de 1945, após o término da Conferência das Nações Unidas sobre Organização Internacional, entrando em vigor aos 24 de outubro daquele mesmo ano. O Estatuto da Corte Internacional de Justiça com 70 artigos, faz parte integrante da Carta. 
A ONU é uma organização internacional (OI) com personalidade jurídica internacional e com ampla capacidade de atuação, sediada em Nova York, sendo um dos mais importantes sujeitos do DI, responsável pelo fomento do trato multilateral de temas internacionais. Ela é integrada por Estados soberanos, contando com 193 países-membros, sendo que, desse total, 51 formam a galeria dos integrantes fundados, dentre eles, o Brasil.
Somente estados podem ser membros de pleno direito da ONU, o que lhes garante a possibilidade de participar dos processos de tomadas de decisões, isto é, podem debater e votar; atuando, dessa fora, diretamente nos rumos definidos pela organização. Contudo, não se trará de direito absoluto e incondicionado. 
Órgãos Principais:
- Assembleia-Geral (AG)
- Conselho de Segurança (CS)
- Conselho Econômico e Social (CES)
- Conselho de Tutela
- Corte Internacional de Justiça (CIJ)
- Secretariado
ATENÇÃO: Além dos órgãos principais, a ONU possui um sistema próprio, o sistema das Nações Unidas (também conhecido como Família das Nações Unidas), responsável pelo trato específico, direcionado e técnico de determinados assuntos. Tal sistema é constituído por agencias ou organismos especializados, que, exemplificativamente são: Organização Internacional do Trabalho (OIT); Organização da Aviação civil Internacional (OACI); Organização para a Alimentação e a Agricultura; Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a cultura (UNESCO); Fundo Monetário Internacional (FMI); Organização Mundial da Saúde (OMS); e Organização Mundial do Turismo (OMT).
A ONU é a instituição principal do sistema global ou universal de promoção e proteção dos direitos humanos, sendo a responsável pela organização, manutenção, gerenciamento e fiscalização do sistema. Para operacionalizar tais atribuições, a ONU possui um quadro amplo de órgãos e uma diversidade de fontes.
Para a vigilância, supervisão, monitoramento e fiscalização do cumprimento dos instrumentos normativos, foram criados mecanismos extraconvencionais e convencionais.
Além dos órgãos principais, como Assembleia-Geral e Conselho de Segurança, há outros organismos especificamente criados para a promoção e proteção dos direitos humanos. 
- Comissão de direitos humanos da ONU (substituída pelo novo Conselho de Direitos Humanos). O conselho foi criado pela Resolução 60/251, aprovado pela Assembleia-Geral no dia 15 de março de 2006. Está sediado em Genebra e sua principal finalidade é aconselhar a Assembleia-Geral sobre situações em que dos direitos humanos violados. Atualmente, formado por 47 países (inclusive o Brasil).
- Há, também, vários Comitês de Direitos Humanos. Eles são considerados mecanismos convencionais de proteção dos direitos humanos, isto porque são criados por meio de convenções internacionais. São compostos por especialistas em matéria de direitos humanos, independentes e autônomos. Comitê de Direitos Humanos para monitorar a implementação do Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos; Comitê de Direitos Humanos para monitorar a implementação do Pacto Internacional sobre Direitos Sociais, Econômicos e Culturais e Comitê para monitorar a implementação da Convenção Internacional sobre a Eliminação de todas as formas de Discriminação Racial. 
A Carta Internacional dos Direitos Humanos ou Declaração Internacional de Direitos (International Bill of Rights) é constituída por três documentos, os mais importantes do sistema global, de alcance generalizado, ou seja, integram o sistema homogêneo ou geral do sistema geral da ONU: a) Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948; b) o Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos, de 1966 e o c) Pacto sobre Direitos Econômicos, sociais e Culturais, de 1966. 
- A Declaração Universal de Direitos Humanos de 1948 foi instituída pela Resolução 217-A/III da Assembleia-Geral das Nações Unidas. Tal documento está fundamentado em dogmas jusnaturalistas, pois se baseia no princípio da dignidade da pessoa humana, centrando o homem como base de sua normativa. Ela prevê direitos de 1º e 2º gerações, ou seja, é bipartite.
- Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos de 1966 entrou em vigor em 23 de março de 1976. É um documento com auto-aplicabilidade. Esse Pacto ora trata de obrigações negativas do Estado (ninguém será submetido à tortura), ora positivas (determinam que o Estado tome medidas para efetivardireitos).
- Pacto Internacional sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais de 1966 esse é o segundo Pacto a ser estudado, conhecido como Pacto de Nova York. Trata de direitos de segunda geração, tendo entrando em vigor em 03 de janeiro de 1976. Ele almeja reafirmar os direitos econômicos, sociais e culturais estatuídos na Declaração Universal, pois agora constante de um tratado internacional.
Além dos três documentos básicos do sistema global, que formam a carta internacional, há tantos outros que de forma especial, compõem o sistema global como a Convenção sobre os Direitos da Criança de 1989. Tratado internacional integrante do sistema global da ONU e do sistema heterogêneo de proteção à criança, vigente desde 1990, consagrador da doutrina da proteção integral e do princípio da prioridade absoluta. 
Outros Documentos: Ex: Convenção para a Prevenção e Repressão do Crime de Genocídio, de 1948; Convenção Internacional sobre a Eliminação de todas as formas de Discriminação Racial, de 1965; Convenção contra a tortura e outros tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanos ou Degradantes, de 1984; e Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra Mulheres, de 1979.

Outros materiais