Buscar

APOL 2 SISTEMA DE ENSINO E POLITICAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Sistema de Ensino e Políticas Educacionais 
Leia a passagem a seguir:
“Como conceito, a educação básica veio esclarecer e administrar um conjunto de realidades novas trazidas pela busca de um espaço público novo. Como um princípio conceitual, genérico e abstrato, a educação básica ajuda a organizar o real existente em novas bases e administrá-lo por meio de uma ação política consequente”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CURY, Carlos Roberto Jamil. A educação básica como direito. Cadernos de Pesquisa, São Paulo,  v. 38, n. 134, p. 293-303,  ago.  2008. p. 294. <http://www.scielo.br/pdf/cp/v38n134/a0238134.pdf>. Acesso em: 11 de jul. 2017.
Levando em consideração as informações contidas na passagem de texto e nos conteúdos do livro-base Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica sobre processos educativos sobre a legislação referente à educação básica brasileira, leia as seguintes afirmativas:
I. A extensão é parte da educação básica brasileira.
II. O ensino infantil é parte da educação básica brasileira.
III. A graduação é parte da educação básica brasileira.
IV. O ensino fundamental é parte da educação básica brasileira.
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	I, II e III.
	
	B
	II e IV.
	
	C
	II e III.
	
	D
	I e IV.
	
	E
	III e IV.
Questão 2/5 - Sistema de Ensino e Políticas Educacionais 
Considere o seguinte excerto:
“Em alguns países, o cuidado com a criança é considerado de responsabilidade do Estado, como na Suécia, por exemplo, que oferece serviços públicos de Educação e Cuidado da Criança Pequena [...] de alta qualidade e já no início dos anos de 1990, contava com 85% das mães com crianças em idade pré-escolar trabalhando. Em outros países, a educação e os demais cuidados para a criança pequena são vistos como de foro privado e os serviços públicos são limitados. Nessas circunstâncias, a qualidade e o tipo de serviço serão mais diversificados”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MELHUISH, Edward. Efeitos de longo prazo da educação infantil: evidências e política.Cadernos de Pesquisa,  São Paulo ,  v. 43, n. 148, p. 124-149,  abr.  2013. p. 126. <http://www.scielo.br/pdf/cp/v43n148/07.pdf>. Acesso em: 22 jul. 2017.
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica sobre processos educativos quanto ao atendimento à infância no Brasil, leia as afirmativas que seguem e marque (V) para as afirmativas verdadeiras, e (F) para as afirmativas falsas.
I. ( ) O atendimento à infância no Brasil, historicamente, foi marcado predominantemente por suas características pedagógicas.
II. ( ) A ideia de assistência social marcou o início do atendimento à infância no Brasil.
III.( ) A educação infantil brasileira tem um alto índice de atendimento às crianças na faixa etária entre 0 e 5 anos.
IV.( ) Atualmente a expressão “educação infantil” designa o atendimento a crianças de 0 a 5 anos de idade em instituições coletivas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
 
	
	A
	V – V – F – F
	
	B
	F – F – V – V
	
	C
	F – V – V – F
	
	D
	V – F – V – F
	
	E
	F – V – F – V
Questão 3/5 - Sistema de Ensino e Políticas Educacionais 
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Estamos vivendo um processo de formalização de uma política de avaliação, ainda sem estar claro se da ou na educação infantil. Isto é, o termo/tema avaliação está entrando no campo da educação infantil delimitando um novo ‘problema social’ para sua política, já que a educação infantil não constitui um recorte, até agora, da produção sobre avaliação na educação básica”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSEMBERG, Fúlvia. Políticas de educação infantil e avaliação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 148, p. 44-75,  abr.  2013.  p. 47.
<http://www.scielo.br/pdf/cp/v43n148/04.pdf>.  Acesso em: 22 jul. 2017.
Conforme o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica sobre processos educativos referentes às conclusões acerca do acesso ao ensino infantil apresentados no documento do MEC “Política de educação infantil no Brasil: relatório de avaliação”, leia as seguintes afirmativas:
I. A carência de formação especializada na educação infantil foi suprida.
II. A qualidade do serviço varia de acordo com as diferentes regiões do Brasil.
III. Na educação infantil o problema da qualidade é considerado menos grave nas creches.
Está correto apenas o que se afirma em:  
	
	A
	I e II.
	
	B
	I e III.
	
	C
	II e III.
	
	D
	II.
	
	E
	III.
Questão 4/5 - Sistema de Ensino e Políticas Educacionais 
Leia o seguinte trecho de texto:
“O binômio educar e cuidar [...] foi a solução conceitual encontrada para o enfrentamento de tal dilema, representando uma tentativa de superação da histórica dicotomia entre assistência e escola, de modo que toda e qualquer instituição de educação infantil, creche ou pré-escola, teria como função precípua cuidar de e educar crianças pequenas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PASQUALINI, Juliana Campregher; MARTINS, Lígia Márcia. A Educação Infantil em busca de identidade: análise crítica do binômio "cuidar-educar" e da perspectiva anti-escolar em Educação Infantil. Psicologia Educacional, São Paulo, n. 27, p. 71-100, dez. 2008. p. 75.<http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psie/n27/v27a05.pdf>. Acesso em: 22 jul. 2017.
Considerando o trecho acima e os conteúdos do livro-base Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica sobre processos educativos referentes à educação infantil brasileira, é correto afirmar que:
	
	A
	A matrícula na educação infantil é obrigatória a partir de 1 ano de idade.
	
	B
	A matrícula na educação infantil é obrigatória a partir dos 2 anos de idade.
	
	C
	A matrícula na educação infantil é obrigatória a partir dos 3 anos de idade.
	
	D
	A matrícula na educação infantil é obrigatória a partir dos 4 anos de idade.
	
	E
	A matrícula na educação infantil é obrigatória a partir 2 anos e meio de idade.
Questão 5/5 - Sistema de Ensino e Políticas Educacionais
Considere o seguinte excerto:
“Recentemente foi aprovado o Plano Nacional de Educação (PNE), por meio da Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014 [...]. Esta Lei estabelece as metas para a próxima década no que tange à educação escolar e dispõe de um Anexo. O Anexo fixa 20 metas a serem atingidas, as quais são desdobradas em estratégias cujo texto tem uma extensão mais longa do que o da própria Lei”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVARENGA, Claudia Helena Azevedo; MAZZOTTI, Tarso Bonilha. Análise dos argumentos que apresentam as 20 metas do Plano Nacional de Educação. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ.,  Rio de Janeiro ,  v. 25, n. 94, p. 182-206,  Mar.  2017. p. 182.<http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v25n94/1809-4465-ensaio-25-94-0182.pdf>. Acesso em: 22 jul. 2017. 
Levando em consideração o excerto e os conteúdos do livro-base Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica sobre processos educativos a respeito das metas do PNE, leia as afirmativas que seguem e marque (V) para as afirmativas verdadeiras, e (F) para as afirmativas falsas.
I.  ( ) É meta do PNE 2014 alfabetizar as crianças até o final do primeiro ano do ensino fundamental.
II. ( ) Oferecer educação em tempo integral para no mínimo 50% das escolas públicas consta como meta do PNE 2014.
III.( ) Entre as metas do PNE 2014 está atingir a média nacional de 6,0 nos anos iniciais do ensino fundamental para o Ideb.
IV. ( ) Aparece entre as metas do PNE 2014 atingir a média de 6,5 nos anosfinais do ensino fundamental para o Ideb.
 Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – V – V – F
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	F – V – V – F 
	
	D
	V – V – F – F 
	
	E
	F – V – F – F

Outros materiais