1 etica e educacao especial
9 pág.

1 etica e educacao especial


Disciplina<strong>educação Especial</strong> e Ética2 materiais12 seguidores
Pré-visualização3 páginas
Ética, educação e trabalho	
Questão 1/10
Atente para a citação a seguir: 
\u201cCada um compartilha responsabilidade pelo presente e pelo futuro bem-estar da família humana e de todo o mundo dos seres vivos. O espírito de solidariedade humana e de parentesco com toda a vida é fortalecido quando vivemos com reverência o mistério da existência, com gratidão pelo dom da vida, e com humildade considerando em relação ao lugar que ocupa o ser humano na natureza\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Carta da Terra. 2000. p. 2 (http://www.mma.gov.br/estruturas/agenda21/_arquivos/carta_terra.pdf. Acesso em 11 fev. 2016).
Considerando o trecho citado e as reflexões contidas no livro Ética, educação e trabalho em relação à compreensão do espaço escolar como ambiente de educação ética, é correto afirmar que:
	
	A
	É um espaço de ensino de conteúdos que deve se preocupar com a transmissão de conhecimentos científicos.
	
	B
	É um espaço apropriado para discussão de temas éticos, desde que cada aluno possa ficar com sua opinião.
	
	C
	É um ambiente que considera o mundo com base nas pessoas que o organizam, pois a escola está inserida no mundo.
Você acertou!
A escola está inserida no contexto de mundo. A compreensão do ambiente escolar considera então, o mundo com base nas pessoas que organizam o espaço escolar.  (Livro-base , p. 125).
	
	D
	É um ambiente marcado pela multiplicidade, o que impossibilita uma reflexão madura sobre questões ética.
	
	E
	É um ambiente repleto de conflitos no qual a discussão ética precisa ser orientada, uma vez que, boa educação vem de casa.
 
Questão 2/10
Leia o excerto a seguir: 
\u201cO ser humano vive em sociedade, convive com outros seres humanos e, portanto, cabe-lhe pensar e responder à seguinte pergunta: \u2018Como devo agir perante os outros?\u2019. Trata-se de uma pergunta fácil de ser formulada, mas difícil de ser respondida\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Ética e cidadania: construindo valores na escola e na sociedade. Brasília: Secretaria da Educação Básica, 2007, p. 49.
A partir do trecho citado e considerando o conteúdo das aulas e do livro base Ética, educação e trabalho, assinale a alternativa que apresenta os dois valores essenciais da moral e da ética:
	
	A
	Autonomia e o reconhecimento
	
	B
	Liberdade e responsabilidade
Os dois valores essenciais da moral e da ética são a liberdade e a responsabilidade. Elas são interdependentes e complementares. Cada pessoa é livre para fazer o que quiser. Esse fazer livre sempre implica uma responsabilidade (...). (Livro-base, p. 91).
	
	C
	Esforço e dedicação
	
	D
	Honestidade e inteligência
	
	E
	Humildade e prudência
Questão 3/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
\u201cAs adaptações curriculares constituem, pois, possibilidades educacionais de atuar frente às dificuldades de aprendizagem dos alunos. Pressupõem que se realize a adaptação do currículo regular, quando necessário, para torná-lo apropriado às peculiaridades dos alunos com necessidade especiais. Não um novo currículo, mas um currículo dinâmico, alterável, passível de ampliação, para que atenda realmente a todos os educandos\u201d. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: adaptações curriculares; secretaria de educação fundamental. Brasília: MEC; SEF; Seesp, 1998. p. 34.
Sabe-se que as adaptações curriculares são respostas educativas que devem favorecer a todos os alunos do sistema educacional. Considerando o fragmento acima e os conteúdos do livro-base Fundamentos para educação especial,  leia as afirmativas a seguir e analise quais apresentam corretamente os objetivos das adaptações curriculares:
I. Acesso ao currículo.
II. Participação parcial, efetiva e bem-sucedida em uma programação escolar tão comum quanto possível.
III. A consideração e o atendimento de suas especificidades no processo de elaboração do Projeto Pedagógico da Unidade Escolar.
IV. A consideração e o atendimento de suas especificidades no processo de elaboração do Plano Municipal da Educação e do Projeto Pedagógico da Unidade escolar.
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I, II e III
	
	B
	I, III e IV
Você acertou!
As afirmativas I, III, IV estão corretas, pois as adaptações curriculares são medidas adotadas enfatizando-se um grupo específico: envolvem a adoção de estratégias diferentes das usuais. A afirmativa II está incorreta, pois não deve ser de forma parcial e, sim, de forma integral. &quot;De acordo com o MEC, adaptações curriculares são respostas educativas que devem ser dadas pelo sistema educacional, de forma a favorecer todos os alunos e, dentre estes, os que apresentam necessidades educacionais especiais: - o acesso ao currículo; - a participação integral, efetiva e bem-sucedida em uma programação escolar tão comum quanto possível; - a consideração e o atendimento de suas peculiaridades e necessidades especiais, no processo de elaboração [...]&quot; (livro-base, p. 176, 177).
	
	C
	I, II e IV
	
	D
	I e III
	
	E
	I e II
Questão 4/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
O conceito de moral e ética para Vázques:  \u201c[...] moral vem do latim mos ou mores, \u2018costumes\u2019 no sentido de conjunto de normas e regras adquiridas por hábito\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WEBER, Otário José. Ética, Educação e Trabalho. Curitiba: InterSaberes, 2014, p. 59.
A partir dessa compreensão sobre o conceito de moral e de acordo com o livro-base Ética, Educação e Trabalho, é correto afirmar que:  
	
	A
	a moral envolve atos, comportamentos, fatos e acontecimentos do comportamento  humano no contexto individual.
	
	B
	a moral se relaciona com a conduta real do ser humano no contexto do social.
Você acertou!
A moral envolve atos e comportamentos fatos e acontecimentos do comportamento humano no contexto social, pois se apoia naquilo que a comunidade concebe como valor. Apresenta características do comportamento humano em um determinado contexto social. Embora sua adesão seja individual por convicção, ela é de caráter coletivo. Mas como ninguém pode obrigar o cumprimento da norma de forma integral, existem tantas diferenças no em seu cumprimento no contexto social (livro-base p. 59).
	
	C
	a moral apresenta a característica psíquica do ser humano individual.
	
	D
	a moral é individual.
	
	E
	a moral, ou seja, as normas são cumpridas pelos indivíduos por imposição.  
Questão 5/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
\u201cNo que diz respeito mais especificamente aos benefícios para os pais, eles podem aprender maneiras novas e mais eficazes de disciplinar seus filhos, entender as intervenções realizadas na escola, contribuir com a realização destas e diminuir a tensão sobre a criação dos filhos\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: SILVA, Aline Maria. Educação especial e inclusão escolar: história e fundamentos. Curitiba: Ibpex, 2010. p. 153. 
De acordo com o livro-base Fundamentos para educação especial, as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial (Res. Nº 4/2009), aponta para a reorganização da estrutura escolar em relação aos recursos e apoios especializados a serem ofertados. Enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos grupos: 
     1. Alunos com deficiência \u2013 surdos
     2. Alunos com deficiência visual
     3. Alunos com deficiência intelectual
     4. Alunos com transtornos globais de desenvolvimento
     5. Alunos com altas habilidades/superdotação
     (   ) Educação bilíngue.
     (   ) Adequação de objetivos, conteúdos e metodologias.
     (   ) Atividades