Buscar

apol fisica e matemática2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Leia o fragmento se texto a seguir:
“Em relação ao papel da Matemática no ensino de Física, a habilidade estruturante desempenha uma função muito importante, pois diz respeito à formulação do pensamento matemático, à problemática ou o conhecimento em questão”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PIETROCOLA, Maurício; KARAM, Ricardo Avelar Sotomaior. Habilidades Técnicas Versus Habilidades Estruturantes: resolução de problemas e o papel da matemática como estruturante do pensamento físico. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 2, n.2, p. 190, jul. 2009.
De acordo com o texto-base Habilidades Técnicas Versus Habilidades Estruturantes, em relação à habilidade estruturante, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.
(  x ) É a capacidade de se fazer o uso organizacional da Matemática em domínios externos a ela (especialmente em Física).
(   ) É a habilidade de pensar matematicamente os fenômenos do mundo físico, ou, de ler esse mesmo mundo por meio de uma linguagem matemática, ou ainda, de estruturar o mundo físico por meio da matemática.
(   ) É a capacidade de manipular tecnicamente gráficos, tabelas, dados estatísticos etc.
(   ) É a capacidade de manipular tecnicamente números, equações, figuras geométricas etc.
(   ) Naturalmente, a busca pelo desenvolvimento de habilidades estruturantes no ensino de Física passa pela formulação de leis e princípios.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
	
	A
	V – V – F – F – F
	
	B
	F – V – V – F – F
	
	C
	V – F – V – F – V
	
	D
	F – F – V – V – V
	
	E
	V – F – V – F – V
Questão 2/5 - Física e Matemática: Aproximações
Analise o fragmento de texto a seguir:
“A Matemática utilizada na Física possui uma semântica diferente daquela ensinada pelos professores de Matemática. Essa defesa é fundamentada em três dimensões: 1) os estudantes têm dificuldade de mapear/traduzir conceitos dos cursos de Matemática para os cursos de Física; 2) existem diferenças ontológicas entre a matemática ensinada nos cursos de Matemática e a matemática necessária nos cursos de Física; e 3) os estudantes acham que existe uma diferença entre a ‘Matemática das aulas de Física’ e a ‘Matemática das aulas de Matemática’ (essa afirmação é baseada na análise das falas dos próprios estudantes). Para ilustrar essa situação, vejamos a lei de Ohm dada por U=R.iU=R.i, onde U é diferença de potencial, R é a resistência elétrica e i é a corrente elétrica; e a correspondente relação matemática que pode representar essa lei física é dada por y=kxy=kx.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PIETROCOLA, Maurício; KARAM, Ricardo Avelar Sotomaior. Habilidades Técnicas Versus Habilidades Estruturantes: Resolução de Problemas e o Papel da Matemática como Estruturante do Pensamento Físico. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 2, n. 2, jul. 2009. p. 192-193.
De acordo com o texto-base Habilidades Técnicas Versus Habilidades Estruturantes: Resolução de Problemas e o Papel da Matemática como Estruturante do Pensamento Físico, sobre o papel da matemática no ensino de física, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas: 
(  ) Graficamente é possível representar a função linear y=kxy=kx como uma reta que passa pela origem e possui inclinação k, dada por tgα=ktgα=k, onde αα é o ângulo formado entre a reta e o eixo x.
(  ) x tradicionalmente representa a variável independente, y a variável dependente e k a constante de proporcionalidade.
(  ) Na Física, a separação entre variáveis dependentes e independentes é unívoca, ou seja, a tensão sempre será a variável dependente e a resistência e a corrente as variáveis independentes.
(  ) Na Física, só é possível obter a tensão se for medida a corrente elétrica.
(  ) Na Física, só é possível obter a corrente se for medida a tensão.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
	
	A
	F – V – V – F – F
	
	B
	V – V – F – F – F
	
	C
	F – V – V – F – V
	
	D
	V – V – V – F – F
	
	E
	V – V – V – V – V
Questão 3/5 - Física e Matemática: Aproximações
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A modelagem Matemática tem sido um recurso metodológico muito usado nas pesquisas científicas, principalmente, na Matemática e na Física para a elaboração de modelos matemáticos e/ou físicos. Para além dessa perspectiva, esse recurso parece ser bastante interessante quanto tomado como metodologia de ensino, porém a nomenclatura muda e passa ser chamada de modelação matemática”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BASSANEZI, Rodney Carlos. Ensino-aprendizagem com Modelagem matemática. Book August, 2002, p. 20-22. 
De acordo com o texto-base Ensino-aprendizagem com modelagem matemática, sobre a modelagem matemática, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas. 
(  ) A Modelagem Matemática é um processo dinâmico utilizado para a confirmação de modelos matemáticos.
(  ) A Modelagem Matemática é uma forma de abstração e generalização com a finalidade de previsão de tendências.
(  ) A Modelagem Matemática consiste essencialmente na arte de transformar situações da realidade em problemas matemáticos cujas soluções devem ser interpretadas na linguagem usual.
(  ) A Modelagem Matemática é eficiente a partir do momento que nos conscientizamos que estamos sempre trabalhando com situações que correspondem a própria realidade, ou seja, que estamos elaborando sobre representações de um sistema.
(  ) Na Modelagem Matemática o conteúdo e a linguagem matemática utilizados devem ser equilibrados e circunscritos tanto ao tipo de problema como ao objetivo que se propõe alcançar.
(  ) Na Modelagem Matemática, transpõe-se o problema de alguma realidade para a Matemática onde será tratado através de teorias e técnicas próprias dessa ciência.
 
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta.
	
	A
	V – F – F – V – F – V
	
	B
	F – V – V – F – V – V
	
	C
	F – F – V – V – F – V
	
	D
	F – V – F – V – V – F
	
	E
	V – V – F – V – V – F
Questão 4/5 - Física e Matemática: Aproximações
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Galileu Galilei, físico e astrônomo, nasceu na cidade de Pisa, Itália, no dia 15 de fevereiro de 1.564. Em 1.574, é enviado ao Monastério de Santa Maria de Vallombrosa, até que, em 1.581, seu pai o matriculou como estudante de medicina na Universidade de Pisa, mas, depois de ter-se iniciado em matemática, astronomia e física por conta própria, abandona o curso de medicina”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.infoescola.com/biografias/galileu-galilei/>. Acesso em: 10 fev. 2017.
De acordo com o texto-base A matemática como estruturante do conhecimento físico, assinale a alternativa que está associada à ideia concebida por Galileu em relação à Matemática.
	
	A
	A matemática é a própria Natureza, em essência.
	
	B
	A matemática é uma mitologia grega.
	
	C
	A matemática é uma linguagem direta de interpretação da natureza.
	
	D
	A matemática é uma linguagem analógica dos fenômenos naturais.
	
	E
	A matemática é uma linguagem empírica dos fenômenos naturais.
Questão 5/5 - Física e Matemática: Aproximações
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A metodologia de ensino através da resolução de problemas traz simultaneamente as principais dimensões do trabalho docente: o ensino, a aprendizagem e a avaliação. No entanto, o envolvimento dos estudantes nas tarefas de resolução de problemas é diferente: uns mais, outros menos e alguns até indiferentes”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROMANATTO, Mauro Carlos. Resolução de problemas nas aulas de Matemática. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v. 6, n. 1, p. 299-311,maio 2012. p. 303.
De acordo com o texto-base Resolução de problemas nas aulas de Matemática, em relação à prática docente na metodologia de ensino através da resolução de problemas, assinale a alternativa correta.
	
	A
	Nessa prática docente, o aleatório e o não pensado são situações que não 
ocorrem durante a busca das soluções para os problemas trabalhados.
	
	B
	Nessa prática pedagógica, quase tudo é previsível, conhecido e, por 
decorrência
, controlável nas aulas de resolução de problemas.
	
	C
	Nessa prática docente, quase sempre, impera a imprevisibilidade e a
 incerteza e, por isso, gera a necessidade constante de avaliação das 
consequências das ações propostas.
	
	D
	O surgimento de situações inesperadas é pouco constante e, por isso, exige
 pouca preparação do professor para enfrentá-las.
	
	E
	Nessa prática docente, o professor é mais solicitado a responder às perguntas
 dos alunos do que formulá-las.

Outros materiais