Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
27 pág.
APOL 1 ATELIER DE ARTES VISUAIS   ESCULTURA

Pré-visualização | Página 1 de 5

Questão 1/5 - Atelier de Artes Visuais - Escultura
Leia o seguinte trecho sobre a escultura brasileira no século XX: 
“Persistem os escultores ainda preocupados com o figurativo, apesar de distingui-lo em variadas e até extravagantes interpretações [...] especialmente na escultura, desvinculada, como de resto aconteceu no estrangeiro, de qualquer ligação com a tradição [...] agora nosso excurso vai assinalar novos modos – não fechados em um sistema científico – pois os números das tendências dificultam a interpretação e complicam uma possível definição”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARDI, P. M. Em torno da escultura no Brasil. São Paulo: Banco Sudameris, 1989. p. 66. 
Considerando este trecho de texto e os conteúdos do livro-base Artes visuais – práticas tridimensionais, leia as afirmativas a seguir sobre a escultura brasileira no século XX e marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
( V ) No início do século XX, os escultores brasileiros começaram a apresentar obras de estilo mais informal, deixando a temática figurativa, tornando-se mais abstratos.
( F) Pernambuco foi o grande centro motivador para os escultores do início do século XX como o artista Victor Brecheret (1894-1955), que veio da Argentina para Recife ainda criança.
(V ) A industrialização, os progressos científicos e tecnológicos provocavam mudanças no modo de vida e no pensamento no início do século XX. O modernismo traz a negação dos padrões antigos, para expressar uma nova linguagem, condizente com os novos tempos.
(V) As transformações das artes visuais no Brasil ocorreram de forma diferente da transição europeia. A mudança não se deu de modo linear, mas sem dúvida o grande impulso foi o evento da Semana de Arte Moderna de 1922. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta:
	
	A
	V - F - V - F
	
	B
	V - V - F - F
	
	C
	F - V - F - V
	
	D
	V - F - V - V
	
	E
	F - V - F - F
Leia a e citação a seguir: 
“O grupo concreto carioca prega a experimentação de todas as linguagens, ainda que no âmbito não figurativo geométrico. À investigação paulista centrada no conceito de pura visualidade da forma, o grupo carioca opõe uma articulação forte entre arte e vida - que afasta a consideração da obra como ‘máquina’ ou ‘objeto’ -, e maior ênfase na intuição como requisito fundamental do trabalho artístico. As divergências entre Rio e São Paulo se explicitam na Exposição Nacional de Arte Concreta, São Paulo, 1956, e Rio de Janeiro, 1957, início da ruptura neoconcreta, efetivada em 1959”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo370/concretismo.  Acesso em: 21 jan.  2017. 
De acordo com a citação e o livro-base Artes Visuais – práticas tridimensionais, relacione enumerando corretamente os artistas concretos às suas respectivas obras:
1)Hélio Oiticica
2) Lygia Clark
3) Waldemar Cordeiro
4) Abraham Palatnik
( 3 ) O Beijo, 1967
( 1 ) Parangolé, 1964
( 2 ) Bichos, 1960
( 4 ) Aparelhos Cinecromáticos 
Agora marque a sequência correta:
	
	A
	1 - 3 - 4 - 2
	
	B
	3 - 1 - 2 - 4
	
	C
	2 - 3 - 4 - 1
	
	D
	4 - 3 - 1 - 2
	
	E
	1 - 2 - 4 - 3
Questão 3/5 - Atelier de Artes Visuais - Escultura
Considere o seguinte trecho sobre a escultura cinética: 
“Foi inspirado nas obras abstratas de Piet Mondrian (1872-1944) que o americano Alexander Calder (1898-1976) imaginou suas esculturas verticais suspensas, cinéticas e coloridas, feitas de placas geométricas de metal, hastes e arame”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARTHING, Stephen. Tudo sobre arte. Rio de Janeiro: Sextante, 2011. p. 447. 
A partir deste texto e dos conteúdos do livro-base Artes visuais – práticas tridimensionais, leia as seguintes afirmativas sobre a escultura cinética:
I. Nas esculturas de Alexander Calder o ar produz efeitos espontâneos, ao contrário das obras movidas mecanicamente, nas quais a sequência dos movimentos é previamente programada e, consequentemente, controlada.
II. As obras de Alexander Calder que passaram a ser conhecidas como móbiles são peças suspensas, que se movem apenas com a ação natural do vento.
III. Em 1920 Man Ray construiu uma peça móvel, de papel, em forma de espiral. É uma obra que tem as características e antecede as obras de Alexander Calder, que passaram a ser conhecidas como móbiles.
IV. Na década de 1950 ficou conhecido um grupo de jovens artistas alemães, o grupo Zero, que produziu inúmeras obras cinéticas.
V. No Brasil podemos citar como exemplos de artistas que produziram obras cinéticas Victor Brecheret e Bruno Giorgi. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I, II e V.
	
	B
	III e IV.
	
	C
	I, II, III e IV.
	
	D
	II, III e IV.
	
	E
	I, II, III, IV e V
Questão 4/5 - Atelier de Artes Visuais - Escultura
Observe a imagem a seguir:
 
Após a avaliação, caso queira examinar mais demoradamente a imagem, ela está disponível em:  https://www.shutterstock.com/es/search/esculturas?page=7&searchterm=esculturas&language=es. Acesso em 18 dez. 2016. 
De acordo com a imagem da obra renascentista acima – a Pietá, de Michelangelo – e os conteúdos abordados no livro-base Artes visuais – práticas tridimensionais, assinale a alternativa correta sobre a escultura no Renascimento.
	
	A
	Os temas predominantes do período continuavam sendo os religiosos, imagens do homem comum e da vida cotidiana quase não aparecem.
	
	B
	No Renascimento (séculos XIV a XVI) a escultura atingiu maior status na forma, indicando o auge da representação: perfeição, clareza, equilíbrio e harmonia.
	
	C
	A escultura desse período rompeu com os princípios da arte clássica, evitando, portanto, temas mitológicos ou alegóricos.
	
	D
	As representações nesse período obedecem rigorosamente à lei da frontalidade.
	
	E
	As esculturas renascentistas utilizam predominantemente o alto-relevo.
Questão 5/5 - Atelier de Artes Visuais - Escultura
Atente para a seguinte citação: 
“A importância de Rodin para os escultores que vieram depois dele não está tanto em sua fidelidade à experiência visual [...] mas exclusivamente na integridade dos meios técnicos que empregou, a confiança quase cega em suas ferramentas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HEAD, Herbert. Escultura moderna – uma história concisa.  São Paulo: Martins Fontes, 2003.p.10. 
De acordo com a citação e os conteúdos trabalhados no livro-base Artes visuais – práticas tridimensionais sobre a técnica escultórica da obra de August Rodin, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Rodin deixava suas obras com um aspecto inacabado e esboçado, representando momentos fugazes, retratando a vida cotidiana em seus pequenos gestos.
	
	B
	O escultor incorporou em suas criações os princípios da arte clássica – rigor técnico e superfícies extremamente polidas.
	
	C
	Uma inovação significativa em comparação com os temas históricos, na obra de Rodin se deve ao fato de utilizar temas mitológicos ou alegóricos do neoclassicismo.
	
	D
	A modernidade de Rodin reside em seus temas abstratos.
	
	E
	A obra de Rodin, caracteristicamente neoclássica, representa figuras e grupos de modo a serem vistos de um único ponto.
Questão 1/10 - Atelier de Artes Visuais: Escultura 
Leia a citação a seguir: 
“O Minimalismo, um movimento usualmente mais identificado com a atividade 
escultural, pode então se r entendido, pelo menos em parte, como uma continuação da 
pintura por outros meios. Como muitos dos outros nomes de movi mentos da história da 
arte moderna – Impressionismo, Fauvismo, Cubismo –, o rótulo ‘Minimalismo’ foi 
aplicado por críticos ao trabalho de Donald J udd (1928 -94), Robert Morri s (1931), Dan 
Flavin (1933-96) e Carl
Página12345