A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
curso EMAG CONTEUDISTA - exercício avaliativo 01

Pré-visualização | Página 1 de 1

EMAG CONTEUDISTA
Painel
Meus cursos
eMAG Conteudista
Módulo 1 - Introdução
Exercício Avaliativo 1
	Iniciado em
	quarta, 27 fev 2019, 12:23
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	quarta, 27 fev 2019, 12:31
	Tempo empregado
	7 minutos 36 segundos
	Notas
	4,00/4,00
	Avaliar
	50,00 de um máximo de 50,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Como exemplos de algumas barreiras enfrentadas por pessoas com deficiência visual e auditiva quando acessam a Web temos, respectivamente:
 
a. Imagens sem descrição e parágrafos muito extensos.
b. Links mal descritos e abertura de várias janelas simultaneamente.
c. Imagens sem descrição e vídeos sem legenda ou Libras. 
d. Áudio sem transcrição em texto e existência de imagens ou animações decorativas.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta é: 
Imagens sem descrição e vídeos sem legenda ou Libras.
Imagens sem descrição não são barreiras somente para deficientes visuais, mas também para pessoas que por motivo de economia de banda de internet, ou por possuir uma velocidade de download baixa  preferem não fazer o carregamento de imagens, assim como vídeos sem legendas não permite o acesso ao conteúdo para aqueles usuários que encontrem-se em um dispositivo incapaz de reproduzir áudio, ou que estejam em ambientes barulhentos.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
1. Os recursos de Tecnologia Assistiva possibilitam e facilitam a realização de tarefas por pessoas com deficiência. Como exemplo de Tecnologia Assistiva para pessoas cegas e para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, temos, respectivamente:
 
a. Leitor de tela e linha Braille
b. Leitor de tela e teclado de lâminas 
A linha Braille é um dispositivo de saída, onde grupos de pinos dispostos em linha se movem de maneira a formar a linha de texto que o leitor de telas está lendo no momento, de forma que o usuário cego pode fazer a leitura tátil do conteúdo digital.
Veja um exemplo de funcionamento em:
Play Video
c. Ampliador de tela e acionador
d. Mouse ocular e mouse de rolos
Feedback
A resposta é: 
Leitor de tela e teclado de lâminas
A linha Braille é um dispositivo de saída, onde grupos de pinos dispostos em linha se movem de maneira a formar a linha de texto que o leitor de telas está lendo no momento, de forma que o usuário cego pode fazer a leitura tátil do conteúdo digital.
Veja um exemplo de funcionamento em: 
Play Video
Leitor de tela e linha Braille
Os leitores de tela são programas que transformam textos em sons e são  usados,  principalmente, por pessoas com deficiência visual. Já o teclado de lâminas é um equipamento físico, um tipo de teclado em que se trocam as lâminas e suas funcionalidades se modificam.
Ampliador de tela e acionador
Um ampliador de telas é uma ferramenta para auxiliar pessoas com deficiência visual,  mas não pode ajudar uma pessoa cega, sendo o que ele faz  é somente ampliar o que estiver em sua área de atuação e funciona como uma lupa.
      Veja um exemplo de funcionamento em:  
Play Video
      O acionador é um dispositivo para ser usado por pessoas com deficiência motora, para acionar por exemplo os botões do mouse ou a movimentação do cursor.
       Veja um exemplo de funcionamento em: 
Play Video
Mouse ocular e mouse de rolos
O mouse ocular é um dispositivo que permite a interação com o computador a partir do movimento dos olhos, ele permite que pessoas com deficiência motora possam ter mais autonomia no desempenho de suas atividades diárias, para alguns é sua única forma de interagir com o mundo externo.
Veja um exemplo de funcionamento em: 
Play Video
O mouse de rolos é um mouse em que a movimentação do cursor na tela é efetuada apartir de um rolo vertical e outro horizontal, e ele beneficia pessoas com deficiência motora.
Saiba mais sobre o funcionamento e como construir um em: http://acessibilidade.bento.ifrs.edu.br/arquivos/pdf/manual/manual-02-arquivo-28.pdf
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Sobre os Recursos de Tecnologia Assistiva é INCORRETO afirmar que:
 
a. Os recursos de Tecnologia Assistiva abrangem apenas recursos de acesso ao computador como hardwares e softwares sofisticados e específicos. 
b. São recursos que contribuem para que as pessoas com deficiência possam ter uma vida mais independente e autônoma.
c. São exemplos de recursos de Tecnologia Assistiva: bengalas, brinquedos adaptados, equipamentos de comunicação alternativa, chaves e acionadores especiais, adaptações para mobilidade, dentre muitos outros.
d. Essas tecnologias objetivam ampliar a comunicação, a mobilidade e o controle do ambiente, as possibilidades de aprendizagem, trabalho e inclusão social de seus usuários.
Feedback
A resposta é: 
Os recursos de Tecnologia Assistiva abrangem apenas recursos de acesso ao computador como hardwares e softwares sofisticados e específicos.
Recursos de Tecnologia Assistiva não são apenas aqueles relacionados à acessibilidade digital. A largura de uma porta, uma rampa de acesso, portas automáticas, uma cadeira de rodas, andadores, carros adaptados, tudo isso são recursos de Tecnologia Assistiva, ou seja, são itens que retiram barreiras do meio em que vivemos e permite que as pessoas com deficiência sejam capazes de interagir de maneira mais autônoma. Podemos assim dizer que os recursos de tecnologia Assistiva tiram as deficiências do mundo em que vivemos e o torna melhor adaptado para todas as pessoas.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Selecione o recurso de Tecnologia Assistiva correspondente.
	Equipamento eletrônico que transforma o conteúdo em informação tátil, exibida dinamicamente em Braille. É ligado ao computador por cabo, que possui uma linha régua de células Braille, cujos pinos se movem para cima e para baixo, representando uma linha de texto da tela do computador.
	Resposta 1
	Software utilizado principalmente por pessoas cegas, que fornece informações através de síntese de voz sobre os elementos exibidos na tela do computador.
	Resposta 2
	São softwares utilizados por pessoas com baixa visão que ampliam toda ou uma parte da tela para que seu conteúdo seja mais facilmente visualizado.
	Resposta 3
	Representam recursos de hardware ou software utilizados por pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, que proporcionam uma maneira alternativa de utilizar as teclas ou o mouse.
	Resposta 4
Feedback
Linha Braile - Equipamento eletrônico que transforma o conteúdo em informação tátil, exibida dinamicamente em Braille. É ligado ao computador por cabo, que possui uma linha régua de células Braille, cujos pinos se movem para cima e para baixo, representando uma linha de texto da tela do computador. 
Leitores de Tela - Software utilizado principalmente por pessoas cegas, que fornece informações através de síntese de voz sobre os elementos exibidos na tela do computador.
Ampliadores de Tela - São softwares utilizados por pessoas com baixa visão que ampliam toda ou uma parte da tela para que seu conteúdo seja mais facilmente visualizado.
Teclados Alternativos e Acionadores - Representam recursos de hardware ou software utilizados por pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, que proporcionam uma maneira alternativa de utilizar as teclas ou o mouse.
Parte inferior do formulário
Terminar revisão