Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Prévia do material em texto

Uma breve definição de ÉTICA:
Ética (do grego ethos, que significa modo de ser, caráter, comportamento) é o ramo da filosofia que busca estudar e indicar o melhor modo de viver no cotidiano e na sociedade. 
 Diferencia-se da moral, pois enquanto esta se fundamenta na obediência a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar o bom modo de viver pelo pensamento humano.
Uma breve definição de CIDADANIA:
Cidadania (do latim, civitas, "cidade"), o conceito de cidadania sempre esteve fortemente "ligado" à noção de direitos, especialmente os direitos políticos, que permitem ao indivíduo intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (direto), seja ao concorrer a cargo público (indireto).No entanto, dentro de uma democracia, a própria definição de Direito, pressupõe a contrapartida de deveres, uma vez que em uma coletividade os direitos de um indivíduo são garantidos a partir do cumprimento dos deveres dos demais componentes da sociedade Cidadania, direitos e deveres.
Ética 
A ética se diferencia da censura porque, enquanto a censura vem de fora, dependendo da política, a ética ao contrário vem de dentro, é a voz da consciência, não a sirene do camburão. Censura tem a ver com violência.
Ética fala da incessante luta da consciência consigo mesmo.
Acabe-se com a censura e uma civilização floresce; tira-se a ética e não há civilização.
A ÉTICA seria produto das LEIS erigidas pelos costumes e das virtudes e hábitos gerados pelo caráter dos indivíduos.
A ética revela que:
Nossas ações tem efeitos sobre a sociedade;
Cada homem deve ser livre e responsável por suas atitudes;
A justiça é a principal das virtudes;
Nossos valores têm uma origem histórica;
Cada moral é filha do seu tempo;
Devemos adequar nossas vontades às obrigações sociais
As transformações econômico-sociais, bem como as mudanças que se operam no seio de uma cultura, impõem desafios aos sujeitos morais, uma vez que fazem surgir o problema referente à oposição entre relativismo e universalismo.
Cidadania:
Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade
Na prática as desigualdades sociais e as estruturas de poder impedem que tal idéia se efetive
Cidadania e desigualdade social : como compatibilizar?
Como ser plenamente cidadão numa realidade marcada pela desigualdade, pela negação da meritocracia e pela subversão do princípio de justiça?
A história da cidadania confunde-se em muito com a história das lutas pelos direitos humanos. A cidadania esteve e está em permanente construção; é um referencial de conquista da humanidade, através daqueles que sempre lutam por mais direitos, maior liberdade, melhores garantias individuais e coletivas, e não se conformam frente às dominações arrogantes, seja do próprio Estado ou de outras instituições ou pessoas que não desistem de privilégios, de opressão e de injustiças contra uma maioria desassistida e que não se consegue fazer ouvir, exatamente por que se lhe nega a cidadania plena cuja conquista, ainda que tardia, não será obstada. Ser cidadão é ter consciência de que é sujeito de direitos. Direitos à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade, enfim, direitos civis, políticos e sociais. Mas este é um dos lados da moeda. Cidadania pressupõe também deveres. O cidadão tem de ser cônscio das suas responsabilidades enquanto parte integrante de um grande e complexo organismo que é a coletividade, a nação, o Estado, para cujo bom funcionamento todos têm de dar sua parcela de contribuição. Somente assim se chega ao objetivo final, coletivo: a justiça em seu sentido mais amplo, ou seja, o bem comum.
http://eticaecidadania2010.xpg.uol.com.br
Significado de Ética e Cidadania
Ética é um conjunto de princípios que os integrantes de uma sociedade utilizam para responder às questões mais importantes da vida, que são o “quero”, “devo” e “posso”, definindo basicamente sua convivência com os outros.
Trata-se de um conjunto de hábitos da espécie humana e de seu caráter, manifestando-se de acordo com o tempo e de acordo com algumas sociedades específicas de maneira diferente. Entendemos, então, que a ética são os costumes agregados a uma sociedade, não uma lei imutável.
Ética e cidadania, portanto, são conceitos cruciais dentro da sociedade, estando relacionados com as atitudes dos seus integrantes e a maneira como interagem entre si. Os conceitos estão intrinsecamente ligados, já que a cidadania tem como pressuposto uma nacionalidade, que é regida por um conjunto de leis e onde os cidadãos possuem determinados direitos, e a ética é o braço da filosofia que estuda como os costumes interferem na vida dos cidadãos.
Percebemos, também, que esses conceitos são dinâmicos, estando sempre em evolução, visto que são os parâmetros sociais que as constroem e que possibilita a visão geral de uma sociedade. A ética está restrita ao lado particular do caráter e da conduta dos indivíduos, relacionando sua cidadania a princípios morais e investigando o escopo desses princípios morais em seu sentido fundamental.
Em cidadania podemos estabelecer duas categorias: a cidadania formal, que se refere a uma nacionalidade material, ou seja, onde nasceu e em que sociedade vive o indivíduo, e a cidadania substantiva, onde são caracterizados os direitos políticos, sociais e civis da pessoa.
Ética e cidadania na profissão
Ética Profissional são os imperativos da conduta de um trabalhador de qualquer área, regidos por normas éticas que o obrigam a cumprir segundo princípios sociais e de sua área de trabalho. A maior parte das profissões possui atualmente um Código de Ética Profissional para reger as atividades de seu grupo, embora devamos ressaltar que características como competência, honestidade e responsabilidade sejam intrínsecas para o exercício de qualquer profissão.
Ética e Cidadania na sociedade
Para que possamos viver numa sociedade sadia, precisamos retornar aos três termos do início deste artigo: “quero”, “devo” e “posso”. Segundo Mário Sérgio Cortella, filósofo e professor da Universidade Católica, os princípios básicos para se viver numa sociedade devem respeitar esses três pontos: alguns, eu quero mas não devo; outros, eu devo mas não posso e, finalmente, coisas que quero mas não posso.
Por exemplo, se estamos dispostos a prestar um concurso público, imprescindível que estejamos imbuídos dos mais altos princípios de ética e cidadania para atender os requisitos necessários ao exercício da função.
http://www.significadosbr.com.br/etica-e-cidadania
C) Por que se fala tanto em ética hoje no Brasil? 
Não só no Brasil se fala muito em ética, hoje. Mas, temos motivos de sobra para nos preocuparmos com a ética no Brasil. O fato é que, em nosso país, assistimos a uma degradação moral acelerada, principalmente na política. Ou será que essa baixeza moral sempre existiu? Será que hoje ela está apenas vindo a público? Uma ou outra razão, ou ambas, combinadas, são motivos suficientes para uma reação ética dos cidadãos conscientes de sua cidadania. 
O tipo de desenvolvimento econômico vigente no Brasil tem gerado, estrutural e sistematicamente, situações práticas contrárias aos princípios éticos: gera desigualdades crescentes, injustiças, rompe laços de solidariedade, reduz ou extingue direito, lança populações inteiras a condições de vida cada vez mais indignas. E, tudo isso, convive com situações escandalosas, como o enriquecimento ilícito de alguns, a impunidade de outros, a prosperidade da hipocrisia política de muitos etc. Afinal, a hipocrisia será de todos se todos não reagirem eticamente para fazer valer plenamente os direitos civis, políticos e sociais proclamados por nossa Constituição:
Constituem objetivos fundamentaisda República Federativa do Brasil: construir uma sociedade livre, justa e solidária; garantir o desenvolvimento nacional; erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação (Art. 3º da CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, 1988).
Visitando um antigo cemitério, impressionou-me a inscrição, na lápide de uma mulher, de um epitáfio colocado por sua família. Dizia: ‘Ela fez o que pôde’. Acho que não existe melhor resumo para uma vida bem vivida, uma vida eticamente vivida. Ela fez o que pôde. Mais não fez, porque mais não podia fazer. Mas, e principalmente, isso: não fez menos do que podia fazer. Com o quê, ganhou o respeito, a admiração e afeto de sua família e, certamente, de muitas outras pessoas. Somos éticos quando fazemos, pelos outros, tudo o que podemos fazer tudo o que está ao nosso alcance. Ética é isso, é a prática do bem até o limite de nossas forças. Quando atingimos esse limite, temos a satisfação do dever cumprido. Que é a primeira condição para chegarmos à felicidade. 
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 
http://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/27500/etica-cidadania-e-moral#ixzz3ZCyE6YtE

Mais conteúdos dessa disciplina